DSoM Veterano |
# dez/08 · Editado por: DSoM
Gostaria de compartilhar com vocês outro tutorial que escrevi para um outro fórum do qual também participo, desta vez abordando a montagem do kit.
Gostaria que vocês me ajudassem a melhorá-lo/incrementá-lo afim de enriquecer o conhecimento coletivo, postando e fazendo suas sugestões e críticas. Como podem ver, faltam algumas fotos ilustrando cada tópico. Se alguém estiver disposto a tirar tais fotos, por favor, entre em contato.
Espero que lhes seja útil.
Objetivo deste Tutorial Ensinar aos bateristas uma forma eficiente de montar seu kit , aproveitando todos os espaços e aumentando o conforto na hora de tocar.
1º - Posição do baterista
O banco em que o baterista ficará sentado deve estar numa altura mediana , que faça com que ele fique com a coluna reta , e com as pernas formando um ângulo de , ou bastante próximo de , 90º em relação ao chão.O importante é não deixar que os joelhos fiquem mais altos que o banco.
(colocar foto exemplificando)
2º - Posicionamento dos pés
Posicione seus pés nos pedais apoiando apenas as pontas , deixando os calcanhares numa distância de mais ou menos 2 centímetros do chão.
(colocar foto exemplificando)
Deixando a coluna reta , e deixando os pedais pressionados apenas pelas pontas dos pés você mantém o equilíbrio do seu corpo centrado nos quadris , reduzindo consideravelmente o seu esforço na hora de acionar os pedais.
Apoiadando apenas a ponta , em vez do pé inteiro , o pé fica mais ágil e consegue fazer notas com mais clareza e velocidade , sem "espancar" a pele dos bumbos e sem que o baterista tenha que se esforçar tanto. Esta posição do pé sobre o pedal é denominada heel up, do inglês: calcanhar pra cima.
Porém, quando não se exige velocidade e o baterista quiser ter um controle maior sobre o acionamento do pedal, recomenda-se apoiar o calcanhar no pedal, e acioná-lo com o pé inteiro em vez de somente a ponta. Esta posição do pé sobre o pedal é denominada heel down, do inglês: calcanhar pra baixo.
Escolha a posição adequada para seu pé de acordo com o ritmo que estiver tocando e, é claro, de acordo com suas características físicas.
3º - Posição das peças da bateria em relação ao baterista
As peças da bateria devem ficar a uma distância confortável dos braços e pernas , para que se evite esforço em excesso.
Pratos : se ficarem altos demais , os braços terão que se movimentar também apontados pro alto , e quanto mais altos , mais sofrerão a força da gravidade , cansando-os mais rápido.
(colocar foto exemplificando)
Evite deixar os pratos , principalmente o prato de condução/ride e o chimbal/hi-hat muito altos.Devem ficar a uma distância em que não se precise esticar demais o braço , e consequentemente curvar a coluna pra frente.Monte-os de acordo com suas características físicas , pra que tocá-los seja algo confortável.
-> O prato de condução deve estar com sua cúpula ao alcance da ponta da baqueta.Há bateristas que gostam de deixá-lo bem curvado e um pouco alto , outros gostam de deixá-lo reto e um pouco acima da linha da cintura.O importante é você conseguir atingir sua cúpula sem ter que esticar ou retrair demais seu braço.
Eu recomendo deixar o prato de condução principal o mais paralelo ao chão possível , no espaço ao lado dos tons , e em cima dos surdos.Uma posição boa , que não come muito espaço e é fácil atingir a cúpula do prato sem ter que esticar demais o braço ou erguê-lo demais.
Mas eu ressalto , o corpo de cada um é diferente , você precisa adaptar a montagem do kit às suas características físicas.
(colocar foto exemplificando)
-> O prato de ataque e o splash deve ficar numa posição em que o pescoço da baqueta possa atingir sua borda , fazendo-o vibrar explosivamente sem ter que aplicar tanta força no toque.Atingir pratos desse tipo com a ponta da baqueta pode ser fatal para ambos , se o prato for muito fino , poderá não resistir ao impacto , e se o prato for duro e a baqueta for muito fina , esta poderá quebrar facilmente.
(colocar foto exemplificando) -> Os chinas geralmente são deixados , em relação ao baterista , num ângulo de 45º aproximadamente.O ângulo depende do espaço disponível no kit , se houver espaço pode-se deixá-lo assim , mas caso seja necessário deixá-lo paralelo ao chão , não há problema algum.Também é recomendável atingí-lo com o pescoço da baqueta , em vez da ponta.Alguns bateristas gostam de deixá-los um pouco atrás dos ombros , cuide pra posicioná-lo num local confortável , pra que seu braço não tenha que se virar demais pra trás.
(colocar foto exemplificando)
Tambores: o ângulo deles depende da altura do baterista , se o baterista for mais alto que o kit de uma forma geral é recomendável deixar os tambores levemente inclinados , com a pele de ataque apontando para o baterista.Essa curvatura pode ser maior se o baterista for mais baixo.
(colocar foto exemplificando)
Importante : o baterista deve ser capaz de atingir o centro de cada tambor sem ter que esticar ou retrair demais seu braço , isso também vale para os pés , lembre-se da regra dos 90º.Lembre-se , conforto na hora de tocar é a prioridade.
Posição da Caixa Principal: a posição da caixa principal do kit (aquela que fica entre as pernas do baterista) depende do tipo de pegada que o baterista usar.A caixa é um dos tambores mais tocados em um kit de bateria , por isso deve ser posicionado de acordo com a forma de tocar de cada baterista.
-> Existe a matched grip , ou pegada moderna , em que a baqueta é segura pelo indicador e pelo dedão , onde a baqueta é uma extensão do próprio braço , formando com ele uma linha reta.
-> Existe a traditional grip , que é pegada tradicional , na qual a baqueta é segura por 4 dedos na mão ao invés de apenas dois , e forma um ângulo de aproximadamente 45º em relação à linha do braço.[/list]
Na pegada moderna , a mão toca a caixa em linha reta.Tocando com as duas mãos usando essa pegada , pode-se posicionar a caixa com uma leve curvatura da pele de ataque em direção ao baterista.Mas não a curve demais , ou você terá dificuldade para executar rimshots.
(colocar foto exemplificando)
Na pegada tradicional , a mão toca a caixa de lado.Aqui temos que tomar um pouco de cuidado , pois se a caixa não for bem posicionada , pode acabar lesionando o baterista que usa a pegada tradicional.A caixa deve ser curvada , mas desta vez , para o lado.A caixa deve ficar mais alta no lado da mão que usa a pegada tradicional , pra que você não tenha que curvar a coluna para executar rimshots.Isso é porque em relação à pegada moderna , a pegada tradicional faz a mão ficar um pouco abaixo de onde estaria a mão que usa a pegada moderna.Se a caixa não for erguida para o lado onde o baterista toca com a pegada tradicional , ele terá que dobrar a coluna para baixo , isso pode causar dor e mais tarde uma lesão.Lembre-se , tocar com conforto é a prioridade.
(colocar foto exemplificando)
Quanto à altura , para os dois tipos de pegada , é recomendável deixar a caixa com a pele de ataque mais ou menos na altura das coxas.Se ela ficar muito alta , você terá que curvá-la demais.Adapte a altura e a curvatura às suas características físicas.
Pedais: os pedais devem sempre formar uma circunferência onde o centro dessa circunferência é o baterista , e devem apontar para ele.
A razão pela qual os pedais devem formar uma circunferência é a seguinte : pra que haja conforto ao acionar os pedais , eles devem respeitar a abertura das pernas do baterista , sem que este tenha que dobrar os pés para o lado , ou dobrar a canela para trás.
Reparem no kit (gigante!!!) usado pelo Terry Bozzio : http://img167.imageshack.us/img167/7214/terrybozziosdrums300nl9.jpg Escolhi este kit como exemplo , por ter diversos pedais.Repare que todos os pedais apontam para onde o baterista senta , formando uma circunferência que corresponde à abertura das pernas do baterista.
Em kits menores também vale essa regra , os pedais devem formar uma circunferência e devem apontar para o centro , que é o baterista.
Bumbo: é possível diminuir o esforço ao tocá-lo com o pedal, aumentando a altura dos pés de sustentação, e aumentando o ângulo do bumbo em relação ao chão. Fazendo com que a pele de ataque reduza seu ângulo em relação ao pedal, o baterista levará menos tempo pra atingir a pele de ataque e, consequentemente, se esforçará menos. Mas cuidado, não levante seu bumbo demais, ou terá dificuldades pra tocá-lo.
(colocar foto exemplificando)
4º - Posição do Hi-Hat em relação à Caixa Essa é a parte principal de um kit de bateria.Essa posição depende principalmente do seu jeito de tocar e do gênero musical que irá tocar.
O ideal é você colocar o hi hat numa altura em que as duas baquetas não colidam, mas que ao mesmo tempo você possa atingí-lo com a ponta ou com o pescoço da baqueta, sem fazer muito esforço, ou seja, uma altura mediana, de mais ou menos 6 a 8 dedos.
(Colocar foto exemplificando)
5º - Distribuindo as peças pelo kit
O posicionamento de todas as peças deve respeitar a capacidade de o baterista girar o seu tórax para os lados , afim de alcançar peças que não estejam à sua frente.
Dica : Se você possuir vários splashes , ataques ou chinas e também vários pedestais , distribua-os uniformemente pelo kit , não os deixe em apenas uma parte do kit.
Isso pode facilitar muito sua vida na execução de viradas e frases rítmicas.Pense no esforço que você terá que fazer numa virada baseada em fusas ou semifusas se tiver que virar os braços para o outro lado no fim dela.
Essa dica vale não só para os pratos de ataque , mas para o condução , para os acessórios e tambores também!! Aproveite cada espaço que seu kit oferecer.
6º - Escolhendo o local de montagem para tocar
Prefira lugares em que você tenha certa mobilidade para você sentar no banquinho e sair dele com facilidade.Você ficar preso em seu próprio instrumento é bem desconfortável.
-> Se o espaço for farto , monte a bateria em uma das extremidades do local , de preferência perto das paredes ou dos cantos , para não atrapalhar a movimentação dos outros músicos com quem for tocar ou ensaiar.Mas procure não deixá-la tão próxima às paredes ou aos cantos , pra facilitar a sua movimentação.
-> Se o espaço for pequeno , uma boa dica é você montar o kit com a pele de resposta do bumbo quase colada em uma das paredes , ou seja , você ficará de costas pra quem irá tocar com você.Isso irá facilitar a movimentação de todos.[/list]
Agora falaremos sobre os pisos.
Como a bateria é um instrumento que está sujeito a impactos em diversas direções , você deve cuidar pra que o kit não escorregue pra longe devido a esses impactos.
Azulejos/Madeira e demais pisos lisos , sem ranhuras
São os pisos que oferecem menos atrito , e um kit de bateria montado num piso desses não parará no mesmo lugar por muito tempo.Mesmo os pés de borracha dos pedestais , dos bumbos e demais peças de sustentação dos kits escorregam em pisos lisos.
Sempre monte seu kit em cima de um tapete , quanto maior ele for , melhor , pois assim poderá proteger todo o kit da falta de atrito com o solo.A função dele é justamente aumentar a aderência com o solo.
Carpete
Neste piso não há necessidade do tapete , o próprio piso faz o trabalho de aumentar o atrito.
Para os dois tipos de piso :
Geralmente as máquinas de chimbal e os pedais de bumbo simples e duplos possuem parafusos de fixação , que servem justamente para penetrar em tapetes e pisos carpetados , deixando-os fixos , já que os pedais são mais sujeitos a sair do lugar , mesmo em cima de um tapete ou carpete , use também esses recursos se for preciso.
Artigos fonte: Montagem e Posicionamento, por Daniel Batera http://www.danielbatera.com.br/forum/viewtopic.php?p=194&sid=2bb41728f 417d67fb248149e4555668a Especial Dave Weckl (publicado pelo www.batera.com.br) http://www.batera.com.br/variedades/dave_weckl.asp
Usuários que contribuiram para expandir/aperfeiçoar o tutorial: - Rodrigo McBrain, do fórum Cifra Club.
|