Afim de evoluir!

    Autor Mensagem
    TássioDrummer
    Veterano
    # out/08


    Como já disse por aqui, sou canhoto e uso a condução aberta, ou seja mão esquerda no chimbal e direita na caixa, fiz 5 anos de aula de bateria e toco a 3, mas creio q esses 5 anos foram pessimamente usados...evolui muito na coordenação motora mas nao acredito q na técnica...melhorei mais mesmo no modo autodidático.To afim de evoluir pra isso estou ouvindo e vendo muitos vídeos do Carter Beauford e Simon Phillips que usa mesma condução minha, a aberta.
    Bom gostaria que me ajudassem em algum tópicos e agradeço muito desde já.

    ~> O que é um baterista técnico?O que ele tem mais que os outros?Como me transformo em um baterista técnico?Dizem que eu sou bastante...mas palavras são palavras.


    ~> Compensa treinar a condução com a mão direita e a caixa com a esquerda como um destro já que eu uso o contrário?

    ~> Devo tentar imitar tudo que o Carter Beauford e Simon Phillips fazem, com isso vou me tornar melhor?

    ~> O que devo observar nos vídeos desses bateristas para melhorar?

    ~> Vejo muita velocidade em alguns bateristas, tem algum segredo na grip?Algum posicionamento da mão ou dos dedos?Algo que favoreça a velocidade?


    ~> Se alguém puder me passar um material bom pra estudo via e-mail eu agradeceria, desejo muito evoluir.Meu email eh auadoz@bol.com.br

    Desculpem os erros de orotgráfia e agradeço desde já aos que me ajudarem.Vlw galera, precisando so mandar email pra mim ai que estou pronto a ajudar no que eu puder!

    pedal
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Putz pelo jeito é voce q vai ter q ajudar nois aqui xD

    guedes portnoy
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Putz pelo jeito é voce q vai ter q ajudar nois aqui xD(2)
    e quantos as suas perguntas eu não tenho experiencia o suficiente pra ti responder...

    Amok
    Veterano
    # out/08 · Editado por: Amok
    · votar


    TássioDrummer
    Bom, vamos ver...

    O que é um baterista técnico?O que ele tem mais que os outros?Como me transformo em um baterista técnico?
    Dá pra entender como "técnico" aquele músico que se utiliza de técnicas avançadas em seu modo de tocar. É obvio que um baterista somente técnico é um verdadeiro porre tocando. Pouca gente aguenta um baterista enfiando um monte de rudimentos e um batalhão de notas em semifusas e sincopes e rolls de todo tipo, sem respeitar a musicalidade. A maior armadilha para os pretendentes ao amplo domínio técnico é o chamado "overplaying", que é um "soterramento" dos outros instrumentos pela bateria. Os grandes bateristas são aqueles capazes de equilibrar técnica e musicalidade.
    Um bom exemplo de um baterista extremamente técnico (no rock)é o Virgil Donati. Existe um video de um workshop dele que o mostra executando paradiddles entre a mão e o pé esquerdos (caixa e chimbal) ao mesmo tempo em que executava paradiddle-diddle entre mão e pé direitos (ride e bumbo).
    Pra se tornar um batera técnico, é necessário bastante estudo de técnicas (dãã~...) Um amplo dominio de rudimentos (veja o excelente tópico em stick do Rodrigo McBrain) e stick control já ajudam. Conhecimento de técnicas avançadas de pedal (slide, pivot, heel-toe) também é importante, para poder executar padrões mais sofisticados de rudimentos entre mãos e pés. A armadilha do autodidatismo é que o aluno acaba buscando padrões mais confortáveis pra tocar e acaba não treinando padrões mais chatos e desconfortáveis que podem ser muito uteis no futuro. Um bom professor exige do aluno o estudo destes padrões mais chatos, e com isso o aluno se desenvolve. O auto didata caba deixando pra lá.

    Segue...

    Amok
    Veterano
    # out/08
    · votar


    TássioDrummer
    Compensa treinar a condução com a mão direita e a caixa com a esquerda como um destro já que eu uso o contrário?

    Todo tipo de treino que desenvolva seu "lado fraco" é muito útil. Entre bateristas de alto nivel, é irrelevante ser destro ou canhoto. A adoção de condução aberta é mais uma questão de escolha pessoal do que de ser destro ou canhoto. Se não me engano, Simon Phillips é destro. Métodos de bateria como o "Realistic Drum" do Carmine Appice solicitam que se estudem os padrões dos exercicios conduzindo primeiro com a mão "forte" e depois com a mão "fraca", sem alterar os padroes dos pés, e depois alterando os pés.

    Segue...

    guedes portnoy
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Amok
    Muito bom Cara!

    Amok
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Devo tentar imitar tudo que o Carter Beauford e Simon Phillips fazem, com isso vou me tornar melhor?

    Pra quem está começando, imitar é um bom caminho. No futuro, os bateristas que voce começou "imitando" passarão a ser "influências". O que não pode acontecer é você se deixar prender pelo estilo destes bateristas. Musicalmente, estes dois que você citou têm muito pouco em comum além da condução aberta. Se você estudar bastante, não vai haver necessidade de imitar ninguém. Voce será capaz de desenvolver seu proprio estilo.

    segue...

    Amok
    Veterano
    # out/08
    · votar


    O que devo observar nos vídeos desses bateristas para melhorar?
    Pra quem está começando, não adianta muito tentar "ler as mãos" de um músico em execução. Video-aulas que "dissecam" (explicam detelhadamente) os padrões de toques são bem mais uteis. Depois de entender como executar os padrões de toque, ái é interessante ver o cara tocando pra poder entender as aplicações dos exercícios.

    segue...

    Amok
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Vejo muita velocidade em alguns bateristas, tem algum segredo na grip?Algum posicionamento da mão ou dos dedos?Algo que favoreça a velocidade?

    Isso é dificil sem um professor. A velocidade é resultado de muito treino, desenvolvimento muscular, postura correta e coordenação motora. Muitas vezes, toques que parecem ser muito rápidos são apenas muito precisos. Estudos de rudimentos, com metrônomo, ajudam muito no desenvolvimento de velocidade. Existe um ponto onde a movimentação passa dos braços para os punhos, e outro que passa dos punhos para os dedos. A vídeo-aula "Back to Basics" do Dave Weckl dá umas noções de aceleração. Procure também informações sobre a técnica Moeller de controle. O Moeller é uma técnica que aproveita o rebote da baqueta para preparar o próximo toque, e é fundamental para toques rápidos.

    É isso. Espero ter ajudado.

    [ ]´s

    TássioDrummer
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Ajudou mt Amok, vejo q aqui no forum vc eh o q leva mais a sério as perguntas e sempre disposta a ajuda, meus parabens cara muito obrigado mesmo.

    Eu estudei 5 anos de bateria, mas fui mt preso a partituras sem usar mt habilidade...foram 5 anos jogados fora...agora q realmente esotu me desenvolvendo.Sinto muito por isso ter acontecido mas estou em busca de crescer...se puder me ajudar enviando algum material pro meu email eu ficaria mt grato...se nao..tem problema nao ehehehe ^^ ja estou mt agradecido.

    Eh de gente assim q esse forum precisa.

    Meu email é auadoz@bol.com.br

    julio-tm
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Amok

    Realmente, tiro o chapéu pra você brother. Acho que falo por todos aqui do FCC de Bateria, este fórum não seria o mesmo sem suas dicas. Estas dicas foram muito úteis não só para o nosso amigo TássioDrummer, como para mim e muita gente.

    Não desmerecendo os outros participantes do fórum, muito pelo contrário, acho que todos que frequentam o FCC tem o direito e a capacidade de contribuir para a evolução.

    Mais uma vez, parabéns Amok, e continue nos ajudando.


    | Júlio | Santos |

    Amok
    Veterano
    # out/08
    · votar


    TássioDrummer
    fui mt preso a partituras sem usar mt habilidade...foram 5 anos jogados fora...

    Se nestes 5 anos vc desenvolveu uma boa capacidade de leitura e escrita de partituras, eu não diria que foram jogados fora. Bateristas com esta habilidade são raros e muito procurados no meio profissional, em especial para trabalhos em estúdio. Eu recomendo fortemente que você continue a estudar leitura.

    Meu email é...

    Não é recomendável publicar seu E-mail em fóruns, pois podem se tornar alvo de spammers.
    Infelizmente, não tenho nenhum material "passável" por E-mail, mas fuçando aqui no fórum voce pode achar vários links muito interessantes postados pela galera.
    Seja bem-vindo ao fórum e fique à vontade para perguntar. No que eu puder ajudar, conte comigo.

    [ ]´s

    Amok
    Veterano
    # out/08
    · votar


    julio-tm

    O mérito é do TássioDrummer, que abriu o tópico. Quando o tópico é bom e as perguntas pertinentes, o assunto rende. Se mais gente aproveitou, tanto melhor.
    O problema é que o pessoal aqui do fórum tá mais interessado em equipamento do que em aprendizado, e eu, infelizmente, ando meio sem tempo pra me atualizar.

    [ ]´s

    DrummerZ
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Aproveitando este tópico, queria saber quanto tempo vcs levam em média para aumentar a velocidade nos exercicios.
    Estou com algo praticável (finalmente tomei vergonha na cara hehe) e comecei com os single strokes (meu professor me falou que se a cada semana estudar um rudimento, em seis meses dá pra aprender os 40 rudimentos todos...) e estou estudando aos poucos. Começo em 60 bpm, fico uns 10 minutos, subo pra 65, assim por diante.
    Será que é o certo, ou devo insistir um pouco mais de tempo em cada bpm?
    Abraçãooo

    Rodrigo McBrain
    Veterano
    # out/08
    · votar


    DrummerZ
    Opa,

    Cara eu nunca cronometrei tempo não. É tudo uma questão de segurança, se você se sente seguro em um andamento, e pode mante-lo por algum tempo sem erros você pode seguir adiante e aumentar um pouquinho.

    O tempo varia de cada pessoa, cada um tem seu ritmo de aprendizagem, embora acredito eu que 10 minutos é um tempo legal pra praticar um andamento.

    Pessoalmente sou contra a maneira que você esta estudando. Não acho que deva praticar apenas um rudimento por semana e esquecer os outros. É legal você pega-los em conjunto, pelo menos pegar os rolls, singles e doubles. Depois você parte pros outros, flams, drags, etc...

    Pegando por exemplo eu mesmo (hehe :D), eu tento praticar todos os tipos de rudimento em uma mesma semana. Mesmo que pratique mais uns do que outros (por serem mais comumente utilizados)... Isso faz com que eu nao esqueça e nao perca andamento.

    É legal você procurar um professor pra te auxíliar no estudo, ele pode filtrar as coisas que são mais importantes e as coisas menos importantes. Iria facilitar muito a sua aprendizagem.

    Abraços

    Amok
    Veterano
    # out/08
    · votar


    DrummerZ
    tempo vcs levam em média para aumentar a velocidade nos exercicios.
    Eu demoro bastante... Como o McBrain postou, eu só acelero quando me sinto confortável no andamento em estudo.

    [ ]´s

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Quero ser igual ao Amok quando crescer.

    guedes portnoy
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Quero ser igual ao Amok quando crescer.
    igual eu não quero ser não... mas entender de bateria e tocar como ele é uma boa...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Afim de evoluir!