Madeira para som grave

    Autor Mensagem
    ShadowSoul
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: ShadowSoul


    Bom pessoal, estou pesquisando preço e modelos para o meu novo set-up, que por sinal já está bem velhinho, e agora pintou uma duvida...

    Estou muito afim de pegar uma Mapex, mas antes de já escolher a marca, gostaria de saber qual madeira mais se aproxima do meu gosto...

    Procuro um som bem grave, mas que não "vibre muito", tipo, um som que tenha pouco sustain, se é essa a palavra certa, eu vi uns kit, que tem um bom grave, mas fica resoando por horas, se uma música começa no surdo, você termina essa música e o surdo continua a vibrar xD

    Enfim, gostaria de saber qual madeira chegaria mais perto disso, sem contar que to de olho nas medidas 10x8 12x10 14x12 16x16 22x18

    E só pra resolver tudo de uma vez, que linha de pratos tem um som não muito alto, com um som proximo ao grave, e delay curtos?
    Tinha pensado no Octagon Groove, mas enfim, estou querendo mais opniões

    Agradeço desde já...
    Preciso muito da opnião de vocês!
    Desculpas se estou fazendo um tópico que já existe

    Abraços!

    Amok
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    ShadowSoul
    Tradicionalmente, a madeira mais usada para se obter esse som (grave e encorpado) é o Maple. O problema é que Maple é praticamente exclusividade das bateras top importadas. A alternativa entre as importadas seria o mogno filipino (ou Lauan), usado em alguns modelos intermediários.
    A madeira nacional que se aproxima mais destas características é o pinho de araucaria, seguido pelo cedro rosa. Baterias em pinho são confeccionadas pela Odery (Custom) e Pinguim. Em cedro, existem as Fischer e as Luthier (Tibério).

    Madeiras como Bapeva, Marfim, Birch, Imbuia, Copaíba e Teca oferecem bastante projeção e ressonância, com características mais contemporâneas, que acho não ser o seu caso.

    Lembre-se que a escolha das peles tem muito a ver com o sustain. Dê preferência por peles de filme duplo, ou, se vc não fizer questão de volume, de peles Hydraulic Evans, que tem som muito controlado, ataque "gordo", pouco sustain e pouca projeção. Peles mais pesadas na resposta ajudam tb no controle da projeção e do sustain.


    [ ]´s

    ShadowSoul
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Unhh Amok, valeu


    É, tava pensando na Odery tbm, por que lá tem como customizar uma batera como quiser não?

    E sobre a pele, eu pretendo usar na nova uma Evans G2 nas batedeiras e uma G1 nas respostas, ambas porosas, acho que fica legal né?
    Usava antes a Pinstripe da Remo, porém, não porosa

    Amok
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    ShadowSoul
    A Odery Custom é provavelmente a melhor bateria brasileira que existe, tanto em qualidade sonora, acabamento e ferragens. Existem kits Odery "prontos" (Odery Privilege), produzidos em Copaíba e Teca. Já nos modelos Custom vc tem a possibilidade de escolher praticamente tudo, madeira (nacional), dimensões dos tambores, acabamento, pro kit ficar do jeito que vc quiser. Obviamente isso tem um custo bastante alto, próximo aos das tops de linha importadas. É vc quem deve decidir se vale a pena.

    eu pretendo usar na nova uma Evans G2 nas batedeiras e uma G1 nas respostas, ambas porosas, acho que fica legal né?

    Eu tb uso G2, com Ebonys nas respostas. Acho o som excelente pros tons de 10",12" e 14". Pro surdo de 16" a G2 tem bastante ataque e tem que ser afinada bem baixo pra render "corpo" no som. Tem gente que não gosta de ataque pronunciado no surdo e opta pelas Hydraulic. Eu usei Hydraulic muito tempo nos meus surdos, mas agora passei pra G2 pq tou curtindo mais ataque nos tambores graves. SL, o gosto muda com o tempo.

    Ow, dá um conferida num tópico que eu escrevi sobre cascos. Talvez tenha alguma informação útil:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/6/76395/

    [ ]´s

    ShadowSoul
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: ShadowSoul
    · votar


    Uhum, é de se perceber, é dificil encontrar marcas como a odery que se preocupa com o gosto do cliente, dando a ele a opção de configuração.
    E esse custo alto, é muito alto?, por exemplo, um kit de pinho de araucaria, 10" 12" 14" 16" 22" sairia muito caro? sei que dá pra fazer o orçamento on-line, mas nom possuo CPF, será que ficaria mais de R$ 3.000,00 + ou - (na sua opnião)

    Bom, sobre as peles, é, usei muito hydraulic tbm, por isso pensei em mudar, sempre é bom experimentar novos sons né ^^

    Ahhh, e valeu pelo link que você postou, tirou muita das minhas dúvidas, valeu mesmo, parabéns pelo tópico, abraços!

    Amok
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    ShadowSoul
    Eu tirei um orçamento da Odery Custom nessa sua configuração. O kit mais simples (acabamento revestido, aros normais de 1,6 mm e acabamento cromado) sai por R$ 3681,00, sem caixa e sem ferragens.

    [ ]´s

    ShadowSoul
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Uia!, é acho que vou esperar mais um pouco, juntar uma graninha maior e ir lá conferir pessoalmente na Odery.

    Valeu por tudo Amok, abraços!
    PS: se aqui tivesse moderador, você poderia ser um!

    Blackus
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Tradicionalmente, a madeira mais usada para se obter esse som (grave e encorpado) é o Maple.
    Poxa, fiquei surpreso agora... Sou guitarrista e em guitarra maple é uma madeira associada à timbres agudos...

    Krist Novoselic
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: Krist Novoselic
    · votar


    Na verdade uma bateria em Maple não da um som muito grave não... Ela da um som bem nítido, mais limpo.... Parece dar mais volume, os tambores parecem ficar com um som mais " pressao"


    Pra ter um som mais médio grave eu indicaria Cedro, é um exelente madeira.

    Use tb boas peles de filme duplo, aquelas peles q tem um anel abafador em volta costumam ser mais legais, menos ressonancia.
    Não aconselho uso de peles Hidraulicas, dá muito pouco som, pouco volume

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    PS: se aqui tivesse moderador, você poderia ser um!

    Com certeza, eu acesso o Fórum desde 2005 e sempre vi o Amok ajudando bastante aqui no Fórum de bateria.
    Sem querer comparar mas já comprando, o AMok está para o fórum de bateria assim como o Bertola ou o Seiji estão para o de Guitarra, mas como o de bateria é menos expressivo ele não tem o reconhecimento que merece.

    ShadowSoul
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: ShadowSoul
    · votar


    Pois é, bateria sempre fica pra trás xD

    Valeu Krit pela dica tbm.
    Bom, o principal seria que ela não ressoace muito, mas tivesse volume, não sendo uma batera morta, que não se propaga, porém limpo, que fosse de fácil percepção, limpo mesmo.
    (odeio harmonicos)

    Concordo com o Evil!

    Amok
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Blackus
    O Maple na guitarra é pro braço, e não tem tanta importância na acústica do instrumento quanto na bateria. Uma mudança de madeira em uma bateria é quase tão siginficativa quanto uma mudança de captadores de uma guitarra. E, por outro lado, um troca de madeira do braço de uma guitarra equivaleria a uma troca de aros em uma bateria: o som muda, mas não tanto.

    Krist Novoselic
    O Cedro rosa é uma madeira com som bastante grave também. "Corpo" e pressão sonora se confundem. Um tambor grave como um bumbo parece soar mais grave ainda quando é produzido em madeiras como o Maple. Isso se deve à pressão sonora. Um som grave se deve às propriedades da madeira de entrar em ressonância com determinadas frequências, geradas pelas peles. Isso tem a ver, entre outros fatores, com a densidade da madeira. O Cedro tem uma densidade menor (530Kg/m3) que o Maple (705Kg/m3), o que reforça a ressonância para frequencias mais graves, mas em contrapartida, sacrifica a projeção. Se o som é muito grave e com prouca projeção, ele tende a "embolar" em tambores graves e diminui o brilho de tambores menores. Isso não quer dizer que o Cedro seja uma madeira inadequada, pelo contrário. Eu possuo uma caixa em Cedro Rosa que é simplesmente matadora. O maple é tão cobiçado porque apresenta um grande equilíbrio entre projeção sonora e ressonância de graves.

    The Root Of All Evil
    ShadowSoul
    Obrigado pelo reconhecimento. Função de batera é ficar pra trás. Qualquer coisa tamos ae.

    [ ]´s

    Jets
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Aí galera me perdoem por postar essa pergunta aqui, mas preciso da ajuda urgente de todos vcs, se puder me ajudar amok ficaria agradecido.
    Gostria de uma configuração de tons: 8, 10, 12. Surdo: 14, 16 suspensos. Bumbo 22. A unica batera que me oferece essa configuração pelo preço de no máx 2.600 é a talent da adah, sem contar que ela vem com um rack que eu gosto seria muito bom para mim. A madeira dela é Marfim. O que vcs acham dela dela, compensa? A RMV concept tb vem com rack e com um certo nome, mas pelo que li a rmv na vende peças a mais como o surdo de 16. O que eu faço, podem me indicar outra pelo mesmo custo?
    Novamente pesso desculpas por atrapalhar um pouco vcs, mas é que preciso mesmo!!!
    Obrigaduu

    Amok
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Jets
    OK. Este tópico não é bem sobre isso, mas, vamos lá:
    Vc está querendo um preço muito baixo para um kit deste tamanho, e é por isso que as opções são limitadas. Por este valor, vc não consegue um kit completo, com estes tambores e pratos, de alta qualidade. A Adah Talent é um produto voltado para o mercado intermediário. Eu já ouvi um kit em pau marfim (Maxter) e gostei muito do som. Curiosamente, sua densidade é próxima ao do Maple (780Kg/m3), quando seca. Provavelmente o som deve melhorar à medida que a madeira envelhece.

    A RMV tem o problema de não fornecer no kit o surdo de 16. Apesar de ser divulgada a possibilidade de expansão do kit, antes da compra, vc deve se certificar com o vendedor se é possivel obter o surdo de 16 à parte, e preferencialmente só fechar o negócio com o surdo incluso. Deixar pra comprar o surdo mais tarde pode ser encrenca. A "vocação" da RMV é mais pra um som contemporâneo, valorizando o ataque e projeção. Se vc prefere um som mais "clássico" de Hard Rock anos 70, a Talent é mais adequada.

    A qualidade dos cascos da RMV é superior a da ADAH, mas em ambos os casos, vc irá fazer uma boa aquisição.

    [ ]´s

    Jets
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Amok
    Cara valeu mesmo, a principio terá que ser uma dessas mesmo e mais pra frente irei adiquirir outra, uma odery será a meu sonho de consumo, rs.
    Mas valeu mesmo vou pesquisar melhor com o vendedor sobre o surdo adicional, mas o que me ajudou bastante foi que vc não teve muitas restrições ao som da batera da adah e sua madeira, muito obrigado.
    Abraços

    vxtxr
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Na verdade, se vc quer um som mais grave, o ideal eh uma batera de birch, a de maple eh boa tb, mas soa mais para agudo do q pra grave!!!!
    uma alternativa para o birch eh o pinho!!!

    ShadowSoul
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Mas pelo que deu a entender vxtxr, a birch tem ressonancia alta, o que eu não curto muito.

    Pior que agora fiquei entre a Mapex Pro M, e um set da Odery, que sai da forma que eu sempre quis, só que com o preço da Odery dá pra comprar uma Saturn ou Orion da Mapex, mas o **** da Mapex é que não vem nas medidas que eu gostaria.

    Uma ultima duvida galera, qual seria uma boa "profundidade" para os tons que procuro ( 10" 12" 14" 16" 18" ) colocando em vista que ele não ressoem muito, mas que possuam um grave definido

    Amok
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    ShadowSoul
    a birch tem ressonancia alta, o que eu não curto muito
    Não é bem isso. O Birch projeta mais e valoriza o ataque, mas é tb uma excelente madeira.
    qual seria uma boa "profundidade" para os tons que procuro ( 10" 12" 14" 16" 18" )

    18" !?! Ih, agora complicou: Surdos de 18" são muito dificeis de encontrar. A profundidade dos cascos mais adequada pro seu estilo é entre 1" e 2" menor que o diâmetro.

    [ ]´s

    ShadowSoul
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: ShadowSoul
    · votar


    Unhh, acho que to pegando o conceito...

    É, tava pensando em trocar esse de 18"
    Pensei em pegar

    10"x8" 12"x10" 14"x12" 16"x14" 16"x16" 22"x20" e caixa 14"x5,5"
    Mas tbm pintou a ideia de pegar essa saturn
    Por que o preço chega perto do da Odery =S
    http://www.mapexdrums.com/drums/saturn/SW7287.html
    O dificil vai ser encontrar ela para comprar xD


    Outra coisa, fugindo um pouco do tópico
    Pratos:
    Quais pratos teriam uma sonoridade não tão "alta", "rasgante", "aguda" como a Rage Bass ou Solo Pro M da Orion
    Pensei em pegar um set Octagon Groove se for de Odery, ele me parece ser mais "grave" e não tão "alto", mas ai se for pegar a Saturn mesmo pensei na linha AAX da Sabian, parece ser bom, mas nunca testei, procuro um prato com um decay curto, sonoridade média, e puxando mais para um grave, meu set seria:

    Hi-hat: 14"
    Splash: 10"+8" (um sobre outro)
    Thin-Crash: 16"
    Crash-Ride: 16"
    Chinesse: 18"
    Ride: 20"

    Abraços!

    Amok
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: Amok
    · votar


    ShadowSoul
    Não tenha preconceito com profundidades "impares".
    Um bumbo de 22x20 é profundo demais: vai ficar muito ressoante e embolado; vc querer enfiar todos os seus cobertores lá dentro. A regrinha das 2" usualmente não vale pra bumbos. 22x18 é um boa pedida.
    Considere também a possibilidade de incluir um tom de 13" ao invés de dois surdos de 16".
    Lembre que o surdo de 16x16 vai ficar "comprido". Os kits mais antigos tinham estas proporções.

    Quanto aos pratos, procure por modelos que possuam a denominação "dark". Entre os nacionais, acho que os Orion Viziuss são uma boa. Os AAX são bem cortantes; eu não os considero pratos "graves". Em geral, os pratos em liga B8 tendem a ser mais "brilhantes".

    [ ]´s

    ShadowSoul
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: ShadowSoul
    · votar


    Pois é, por isso que odeio o meu surdo atual
    É 16x16

    Unhh, realmente, não queria colocar um tom de 13"
    Pensei em pegar até um de 8" se fosse o caso

    Bom, vou ter que pesquisar mais

    Valeu tbm sobre o toque sobre pratos, eu procurei o Vizziuss mas não é fabricado Chinesse deles, bom vou procurar mais né, mas você conhece alguma linha legal da Sabian tipo "dark"?

    E outra, na sua opnião aquela saturn que postei seria adequada para o que eu procuro?

    Amok
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: Amok
    · votar


    ShadowSoul
    Unhh, realmente, não queria colocar um tom de 13"
    Preconceito...

    eu procurei o Vizziuss mas não é fabricado Chinesse deles
    Verdade. Mas os Chinas possuem um som tão diferente dos pratos convencionais, que não existe necessidade de "casar" a série. A menos que vc seja um doente obsessivo-compulsivo e ache absolutamente necessário que todos os pratos sejam da mesma marca e série. Pratos china de som relativamente grave (mas muito, muito trash) são os Wuhan, que curiosamente possuem um visual muito parecido com os Viziuss (de longe; de perto os Wuhan possuem acabamento sofrível).

    Os Sabian "Dark" são encontrados na série Hand Hammered (ou HH) se não me engano. Tem um Sabian Dark Chinese que é um excelente China, mas deve ser bastatne dificil de encontrar e relativamente caro.

    aquela saturn que postei seria adequada para o que eu procuro?
    A série Saturn da Mapex é excelente. Acho que vc não se decepcionaria com este kit.

    [ ]´s

    ShadowSoul
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    ASODkaosdk

    Amok, nom é bem um preconceito
    É que eu pensei em tons com tamanhos com 2" de diferença, acredito que assim as viradas ficam mais definidas, sei lá, pode ser que se for pegar o kit na odery aceitei o tok de pegar um de 13"

    Bom, é realmente, o mais inteligente seria pegar de outras marcas...
    Mas digo que sou um obsessivo-complusivo doente por ter protos casados da mesma série, sei que é besteira, maaas, não esquente vou procurar bem, não quero ter um set "bunitinhu" e sim com um ótima sonoridade, não vou deixar me fazer por esses detalhes.

    Apesar que vendo no site da Sabian, o HH é bem legal, sem contar que conseguiria casar a série, o jeito vai ser ver na Made In Brasil, acredito que por lá ei de encontrar, apesar de que esse nosso set-up vai demorar pra sair do papel, a grana tá meio curta...

    É, realmente a Saturn é bem atraente...

    Amok
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    ShadowSoul
    Os tontons de 13" estão meio fora de moda mesmo, mas esse negócio de 2" de diferença não é tão importante se os tambores forem de qualidade. As "viradas definidas" vc consegue trabalhando com a afinação.
    A similaridade dos pratos do kit gera um certa consistência na sonoridade, que pode ou não ser boa. Tem bateristas que buscam uma gama bastante ampla de sons em seus pratos: pra estes, misturar marcas, séries e ligas diferentes é uma grande vantagem, mas exige muita musicalidade pra se discernir qual prato utilizar em determinada situação.

    [ ]´s

    ShadowSoul
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Uhum, realmente...

    Pois é, tava pensando com os meus botões novamente
    De certa forma seria bom um de 13"
    (ainda bem que eu tenho tempo pra pensar ^^)

    Tipo, na minha opnião, e na minha experiencia, e pelo que percebi; uma gama maior de prato fica bacana para quem tem bastantes pratos, o que não o meu tipo, pelo que toquei na minha batera que é bem vasta (crash zildijian, splash orion pro m, china rage bass, ride sabian b8 hi-hat que vem quando comprei a batera) o resultado para mim não foi muito satisfatório, sei lá, minha opnião

    [ ]'s xD

    Amok
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    ShadowSoul
    Se tiver que "casar" pratos, que sejam o ride com os hats. E um Ride Sabian B8 com um hat de latão não tem como deixar de ser estranho. Mas vc tem razão: um kit número mais restrito de pratos fica melhor com pratos similares.

    [ ]´s

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Madeira para som grave