Sextinas no bumbo

    Autor Mensagem
    Nico Drum
    Veterano
    # fev/08


    Ae galera, tô treinando sextinas no bumbo mas ta osso e não sei se tá saindo bem certo.
    Se tiver alguém afim de trocar idéias sobre isso ou outras técnicas meu msn é nicaozao@hotmail.com
    Fiz uma gravação, se alguém puder me dar uma mão por favor adiciona no messenger.
    Espero que não seja contra as regras postar end. de msn aqui, se for, peço desculpas e pra editar o tópico.

    []'s

    Andre_lokao
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Ae galera, tô treinando sextinas no bumbo mas ta osso e não sei se tá saindo bem certo.

    Keep trying, that's the way it works

    marquinhosmir
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: marquinhosmir
    · votar


    Pessoal, sou novo aqui no forum.
    O que seriam sextinas?
    Por acaso é isso?



    h |o-------o-------o|
    S |--------o---------|
    B |0ooooo0ooooo0|

    Fica meio torto, mas da p entender...Valeu!!!

    Amok
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Nico Drum
    São sextinas em bumbo ou simples ? Em pedal simples é osso mesmo.
    Se for em pedal duplo, talvez fosse melhor vc estudar tercinas pra pegar o "feeling" das quiálteras. Quando as tercinas estiverem bem encaixadas no groove, crie uma levada simples e alterne compassos com o bumbo em tercinas e em sextinas. As sextinas podem ser executadas de dois modos: dobrando a divisão dos toques alternados (tipo D-E-D-/DEDEDE) ou mantendo as tercinas mas executando doubles tipo DDEEDD/EEDDEE.

    [ ]´s

    Amok
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: Amok
    · votar


    marquinhosmir
    Seja bem-vindo ao fórum.
    As tercinas e sextinas são divisões rítmicas que pertencem ao grupo das "quiálteras". As divisões convencionais são toques multiplicados por dois a cada nova divisão:
    Simplificando, em uma fórmula 4/4 (4 tempos por compasso), se em cada tempo eu tocar uma nota, estas notas estarão sendo tocadas em semínimas . Se forem duas notas por tempo (ou seja, "dobrando" o numero de toques), são colcheias. Se dobrar de novo (4 notas por tempo), são semicolcheias, e assim por diante. As divisões seguintes são as fusas (8 notas) e semifusas (16 notas por tempo).
    Na verdade, estes termos indicam a duração de cada nota, e não o número de notas que devem ser tocadas em um tempo. A explicação que eu dei foi pra entender como funciona a divisão.
    Bom, vc notou que não tem uma divisão que possui 3 ou 6 notas por tempo. Estas divisões "estranhas" são as quiálteras (existem quiálteras de 5 e 7 notas, muito raras e dificeis de executar).

    Respondendo a sua pergunta, um sextina de bumbo são 6 notas por tempo, ou seja, é isso mesmo que vc postou. Não é obrigatório tocar todas as 6 (ou 3) notas. Existe um tipo de groove conhecido como "shuffle" em que o bumbo é tocado em tercinas, mas o segundo toque é ausente, tipo D_D/D_D/D_D
    e cria um swing bem peculiar.

    [ ]´s

    NicoDrum
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Amok
    É em pedal duplo, no simples é muita apelação hehe pra matar o cara. E na minha opinião fica complicado, no sentido de não ser muito usual, pela limitação de velocidade de um pedal só. Imagina, encaixar essas 6 notas num andamento de 140bpm com o pedalzinho simples :D E fazer sextina no bumbo a 70bpm deve ficar meio estranho, nunca vi pelo menos, nem tentei, se tu conhece alguma aplicação eu gostaria de conhecer. Sou curioso, posso estar perdendo algo diferente.

    Tenho usado sextinas nos grooves. 140 bpm numa levada com usando um pedal apenas, alternando para o pedal duplo - aí que entram as sextinas. Tocando tercinas no hi-hat com acentos, as vezes colcheias, as vezes semi colcheias. 4/4 Enfim, é uma loucura minha. O grande lance tá em não perder o tempo, aí q tô penando. Mesmo com metrônomo tá complicado hehee

    Gosto de fritar também :D e acho mais interessante tocar em sextinas do que semicolcheias - embora não as dispense, pelo contrário, geralmente são elas as usadas, pra não complicar ao "encaixar" em alguma música, como no caso das sextinas.

    Fiz o possível pra tentar explicar minha idéia :]

    []'s

    Amok
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    NicoDrum
    Sextinas no bumbo dão mais fluidez mesmo. Pow, sextinas de bumbo a 140 BPM é fritação mesmo, hein ? Vc já tentou fazer as sextinas como tercinas dobradas usando heel-toe ? De repente encaixa melhor com as tercinas de chimbal.

    [ ]´s

    NicoDrum
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Amok

    Realmente fica bem rápido. Nem tenho idéia de quantas batidas por segundo deve dar.
    Pessoalmente não gosto de bateristas alucinados que tocam a música inteira em fusa a 300bpm.
    Nesse caso uso essa fritação em sextina pra 'quebrar' a música. Do tipo: tum tum pá tum pá pá tum pá tutututututupátutututututupá

    Nossa, q coisa feia huahaua não gosto de tablaturas, mas tentar simplificar a idéia assim ficou terrível.

    Vou ver como fica com tercinas dobradas, talvez facilite a contagem.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sextinas no bumbo