som baixo pra tocar em barzinho

    Autor Mensagem
    rafael_kl
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: rafael_kl


    Queria saber alguma solucao pra tocar a bateria com um volume mais baixo, pois eh um barzinho, com gnt jantando do lado da batera...com baqueta normal fica mt alto, e com vassourinhas mt baixo....
    Nunca usei, nao daria sera aquelas baquetas (n sei o nome aeiuhaeiu) tipo q o cara do Capital usa no acustico, que é como se fosse "um monte de baquetas finas juntas" aeiaeuhiaeui baita descricao.
    Pensei tbm naquelas peles mudas, mas nao conheco e nao sei se tem qualidade ou eh soh um som abafado...
    valeu..abraco

    Luis Guitar
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    rafael_kl
    A nossa banda já passou por isso, mas o máximo que fizemos foi colocar um pano em cima da caixinha da batera, e pedir pra não bater tão forte, o que eh horrivel cara... =/
    Queria saber uma solução pra isso tambem!!
    Ahahhahah

    kiki
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    não sou baterista, meu irmao que é. em casa a gente ensaia mais baixo, ele usa aquelas borrachas de abafar nos tambores, e pega leve nos pratos. as vezes tenta vassourinha e essa baqueta de varias varetas, mas a pegada fica diferente.

    outra alternativa interessante é um cajon.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    outra alternativa interessante é um cajon.
    verdade. Cajon + Ganzá (substituindo o Hi-hat) fica show de bola. Mas vai depender do estilo de música, neh?

    falando em Cajon, onde eu encontro pra comprar? é muito caro?

    Rodrigo Salles
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Rodrigo Salles
    · votar


    rafael_kl
    Cara, não acho que com as vassourinhas fique tão baixo. Dá pra levar na boa, isso se acompanhado com um violão.

    No entanto, acho que a opção ideal são as rods (varetinhas), é um som médio. De fato a pegada muda, mas não atrapalha.
    No bumbo, você pode usar um feltro mais macio pra dar uma abafada.

    Já assisti a esse tipo de apresentação, e você pode conversar e jantar sem ser incomodado pelo som. O cajon também se presta ao mesmo propósito, acho que ainda mais que a batera.

    Falou.

    Jonathas Lacerda
    falando em Cajon, onde eu encontro pra comprar? é muito caro?

    Qualquer site ou loja de música tem, é só procurar.

    rafael_kl
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    aee pessoal..valeu pelas dicas ...

    Luis Guitar
    nao bater tao forte eu ate q tento...mas quando o cara ta acostumado com uma pegada fica dificil...

    kiki

    Ate ja pensei num cajon mesmo, mas como to acostumado com a batera, faz uns 7anos q toco...nao da vontade em investir num cajon bom quando posso investir em pratos, mais tons, ....

    Rodrigo Salles

    Ou minhas vassourinhas sao mt ruins ou o resto ta mt alto...
    Acho tbm q a solucao é usar essas rods, mas como nunk toquei nao conheco... vou ver se cmpro umas pra ver como eh..
    E esse feltro pro bumbo, sabe onde posso conseguir?? e com que nome posso pesquisar isso??
    valeu pessoal....abraco!!

    DrummerZ
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    rafael_kl
    Rods são mais caras. E quebram fácil se vc tocar com uma pegada de baqueta.

    Como o kiki falou, existem os 'abafadores'. Nunca testei, mas há quem diga que funfa. Tem uns que reduzem até 80% do volume (se não mais). E além dos tambores tem pra pratos tb. No mercadolivre.com deve ter alguma coisa a respeito.

    Abraços!

    Rodrigo Salles
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    rafael_kl
    E esse feltro pro bumbo, sabe onde posso conseguir?? e com que nome posso pesquisar isso??

    Qualquer site ou loja de música tem, procure na seção "bateria" e/ou "percussão" pelo nome "batedor" ou "feltro para batedor".

    DrummerZ
    Rods são mais caras. E quebram fácil se vc tocar com uma pegada de baqueta.

    Mas as rods não devem ser tocadas com a mesma pegada, não é essa a idéia. É pra levar de boa mesmo.

    Certeza
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Jonathas Lacerda
    falando em Cajon, onde eu encontro pra comprar? é muito caro?

    se vc entender um pouco de marcenaria vc encontra na internet projetos de cajón...um bom cajón custa em torno de 300 pila...eu fiz o meu mas só uso como banquinho haha não tenho muita coordenação pra tocar com as mãos...

    rafael_kl
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    DrummerZ

    eh..esses abafadores eu tenho aqui....mas eu nao gosto, nos tons ate q funciona bem..mas na caixa na da pra usa nem pra ensaia...
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-65438357-_JM esses aqui q tenho...
    vo ver se compro um par dessas rods e ver se funciona...


    em relacao a essas peles mudas, o som eh ruim?

    kiki
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    cajon voce encontra em lojas de percussão... em algumas lojas de instrumentos geral as vezes tem também. é dificil saber quais marcas são boas, tem que ver mais pela qualidade da construção mesmo.

    mas são instrumentos simples e baratos, acho que um razoavel custa menos que um prato.
    se não tiver a fim de investir muito, acho que vale a pena comprar um barato só pra brincar em casa e testar o bicho. em festas e reuniões a gente sempre faz um cajon + violões (desplugados), o volume casa muito bem.


    sobre os abafadores, tem varias marcas, os resultados são variados. a gente tem uns franchini, um borrachão cujo objetivo é matar o som, não reduzir. como ele é meio baratinho, não chega a matar tudo, a gente acaba usando pra ensaios em casa. mas não é lá muito bom, o som não fica muito apresentavel.
    mas existem varias outras marcas.

    Luis Guitar
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    rafael_kl
    Luis Guitar
    nao bater tao forte eu ate q tento...mas quando o cara ta acostumado com uma pegada fica dificil...

    Sim cara, com certeza...
    Eh isso o que acontece com o nosso batera...
    Ele eh acostumado a rachar pratos, hahahhah!!
    Coloca ele em um lugar e pedir pra naum descer o braço.. Pecado isso!! XD

    Amok
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Amok
    · votar


    rafael_kl
    Olha, não tem jeito: se vc está há 7 anos tocando como um cavalo, não vai ser com gambiarras que vc vai obter um som legal em baixo volume. A única solução imediata, em que vc não irá precisar mudar sua pegada e nem terá problemas com timbre é migrando para um kit 100% eletrônico. Um kit razoável destes começa em 2.500,00, usado.
    Alternativas:
    1. Kit híbrido (bumbo, tons e crashes eletrônicos: caixa, chimbal e ride acústicos)
    Vantagens: menor custo que o 100% eletrônico
    Desvantagens: Vc vai precisar controlar a pegada na caixa

    2. Kit acústico e rods
    Vantagens: baixo custo
    Desvantagens: discreta alteração do timbre (isso não significa necessariamente que o timbre seja pior); Se vc não mudar sua pegada, os rods duram pouco (recomendo os Rods "light" de bambu da Phedra, que aguentam mais o tranco).

    3. Kit acústico, rods e peles mais finas, prefencialmente porosas de filme simples
    Vantagens: Custo intermediário e preservação do timbre; dá pra man ter a pegada.
    Desvantagens: É trabalhoso trocar todas a peles; peles finas têm menor durabilidade; não resolve o problema de volume nos crashes, a não ser que vc troque os pratos

    Seu caso não tem solução fácil. Quando passei pelo mesmo problema que vc (passei do Hard Rock de concerto pra MPB de barzinho), tive que treinar bastante pra mudar a pegada. O caminho foi estudar um pouco de Jazz e treinar heel-down, que permite um controle bem sensível das dinãmicas do bumbo. Também precisei trocar os pratos pra modelos com menor projeção. Não recomendo o uso de abafadores em gigs: o timbre fica ridiculamente alterado. NMO, o uso de abafadores é restrito para estudo.

    Se tiver mais dúvidas, posta ae !

    [ ]´s

    rafael_kl
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: rafael_kl
    · votar


    desculpem a demora ai...fui viajar, e aproveitei e comprei os rods..
    foi essa a solucao..ficou um som bom, nem mt alto nem mt baixo, os pratos tbm ficaram com um som bom, com excessao do chimbal, que quando uso mt aberto continua com o som alto..mas isso nao tem o que fazer, vou procurar abrir menos e tocar mais fraco nele...
    Amok, meu problema é bem parecido com esse que tivesse, passei tbm de um hard rock, e alguma coisa de metal pra MPB.
    valeu....
    abracos!!!

    harturo
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Cara... toquei com a minha banda num barzinho... Assim q começamos, já em volume bem mais baixo q de costume, o dono do bar pediu pra manerar mais inda... KKKKK... Terminado o som, me falaram q eu parecia um ventilador, parado, olhando de um lado pro outro... KKKKK. Mas o rock rolou no bar. Acho q o q me atrapalhou um pouco foi eu ter apenas baquetas 5A (michael), mesmo sendo hick, leves, acredito q uma baqueta menor e mais fina ou as rods sejam mais adequadas. O foda é q tenho receio d gastar mais grana em baquetas (tipo 7A hick) q não sei se vou usar frequentemente e se vão ter realmente eficiencia, pois inventei d comprar vassourinhas uma vez e por sorte o lojista recebeu as vassourinhas e trocou por outros produtos.

    JCSK8
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Rods são o canal. E acostumar com a pegada leve, heel down no bumbo... Isso tudo ajuda.

    HaeruDrums
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    putz!!!
    sofro pra caramba com isso!!!

    tipo... eu toco na igreja...
    e o povo enxe o saco pedindo pra abaixar o volume...
    tem dia q eu penso: "putz... to tocando mt 'anêmico' ... "
    e msm assim eles dizem: "pow Rafa (meu nome)... segura a mão aew!!!"

    e o problema é que quando eu fico mt preocupado em controlar o volume, eu perco técnica e velocidade!

    será que aquelas baquetas acústicas (aquelas que são várias varetinhas) iriam solucionar meu problema?????

    harturo
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Depende da acústica da igreja... as varetas são boas pra volumes baixos e com bastante projeção (reverberação).
    Uma vez eu ensaiei com as varetas e não tive um bom volume, mesmo tocando "baixinho" eu exigia muito das varetas.
    Talvez elas sejam melhores pra ambientes fechados. Nos dois casos eu estava em ambiente aberto.
    Mas é bom ter essas varetinhas, nem q seja pra praticar.

    Amok
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Rods levinhos são muito legais pra essas situações. Procure por modelos Light em bambu (A Phedra fabricava, mas não sei se ainda existe). trocar as peles também ajuda muito. Peles porosas de filme simples possuem um timbre muito bonito tocados de leve com os rods.
    E procure estudar um pouco de Jazz e manulação. Isso desenvolve velocidade sem precisar forçar o volume.

    [ ]'s

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Amok
    Aee manolooo! O que é manulação??

    guga1232000
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Thiago Yoshiki
    Vou me intrometer... hehe

    Manulação são os movimentos feitos pelas mãos...
    Tipo... papa mama, paradidle, single strokes... Essas coisas.

    Minha didática não é boa...hehehe

    Amok
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    guga1232000
    Não é bem isso. Manulação é o gesto que se faz para executar o movimento.
    Existem inúmeros modos de se executar os toques de baqueta: upstroke, downstroke, tap, dead sticking, flying, freehand, Moeller, fingerstroke...
    Praticar as manulações ajuda a desenvolver velocidade em qualquer dinâmica.

    [ ]'s

    HaeruDrums
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    mais tipo... os Rods tem o mesmo rebote que baquetas 'normais' ???

    Amok
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    HaeruDrums
    os Rods tem o mesmo rebote que baquetas 'normais' ???

    Não, e nem é pra ter. A sensação é totalmente diferente, mas dá pra se adaptar. Certas coisas que se fazem com baquetas normais não dá pra fazer com rods, tipo um press roll ou um double stroke bem equilibrado.

    [ ]'s

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a som baixo pra tocar em barzinho