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Luizinho24 Veterano |
# out/07
Galera, duvidas.
Como microfonar um bumbo sem furo na pele de resposta? Qual é a diferença de bumbo com e sem furo? O som fica mais legal de qual jeito? Eu gosto do som grave, uso a pele de resposta com ou sem furo?
Abraços!
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Amok Veterano |
# nov/07
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O furo na pele de resposta do bumbo tem duas funções: uma é justamente permitir enfiar um mic lá dentro usando um pedestal. A outra é permitir vazamento do ar quando a pele de ataque é percutida. Esse vazamento faz com que a a sensação de rebote do pedal seja mais seca. Com pele de resposta fechada, o rebote é mais "borrachudo". Nas últimas semanas tenho brincado um pouco com o posicionamento dos mics no meu set e cheguei às seguintes conclusões:
Em relação ao som ouvido "ao vivo" (ou seja, sem microfonação), se o furo tiver menos que 15 cm de diâmetro (para bumbos maiores que 20"), a diferença é imperceptível. Agora, pra microfonação, faz toda a diferença: 1. Com eu já falei, a pele com furo permite colocar o mic bem proximo da pele de ataque, o que cria um kick bem definido e um som mais pra "estalado", bom pra metal, thrash, speed, melódico e afins. O posicionamento do mic dentro do bumbo também reduz "vazamentos" (captação de outras peças do kit). 2. Se o mic for colocado "na boca" do furo, vai captar também o fluxo de ar, e terá um pouco menos de kick. O som sai meio assim como um "tuff". A vibração da pele de resposta também é captada, oferecendo um sustain mais longo. Essa microfonação é excelente pra hard rock tipo Led Zeppelin e AC/DC, com peso, mas não muito veloz. 3. Se a pele de resposta não tem furo, o mic deve ser colocado "off-center", ou seja, apontado pra pele de ataque, mas posicionado próximo à borda da pele de resposta. O som é bem encorpado e cheio, mas com kick pouco definido, o que é inadequado pra quem usa muita velocidade. Esse tipo de microfonação é mais usado em Jazz, blues e pop.
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Ch4p0L1N Veterano |
# nov/07
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ve se nao vai abrir um buraco no seu bumbo com a tesoura, pq ja vi um cara fazer isso
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Bob do recife Veterano |
# nov/07
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Amok q massa.. agora eu entendi a diferença.. eu achava q era tudo igual.. soh questao de estetica :P (ate pq eu soh toco em bumbo com o tal furo)
Ch4p0L1N caraio.. auehauehuhaeuhaeuhaueh bem louca essa ideia :P
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DrummerZ Veterano |
# nov/07
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Ch4p0L1N Eu num lembro como eu fiz, mas provavelmente furei com tesoura, faca, estilete... Coisas q cortam e q vc tem na cozinha ou no estojo. hehehe
Ficou com umas rebarbas, um pouco desfiado. Mas eh um buraco, eh +- redondo e funciona.
Abraços!
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Luizinho24 Veterano |
# nov/07
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Amok "Se a pele de resposta não tem furo, o mic deve ser colocado "off-center", ou seja, apontado pra pele de ataque, mas posicionado próximo à borda da pele de resposta. O som é bem encorpado e cheio, mas com kick pouco definido, o que é inadequado pra quem usa muita velocidade. Esse tipo de microfonação é mais usado em Jazz, blues e pop".
Amok, dessa forma o microfone vai captar o som dos tons, não vai?
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Amok Veterano |
# nov/07
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Luizinho24 Quando o mic fica fora do bumbo, sempre ocorre o chamado "vazamento", que é a captação de outras peças, o que pode dificultar uma adequada mixagem do som da batera. Pra diminuir um pouco esse problema, os técnicos de som utilizam recursos como filtros "hi-cut" (ou "low pass"), que diminuem a captação de sons mais agudos. Outro recurso é a utilização de "gates", que só permitem passagem de som acima de determinada intensidade. O chato é que o uso destes recursos podem tornar o som um tanto artificial, mas tem gente que gosta. Você já deve ter reparado que o som de uma batera gravada é beeeem diferente daquele som que vc ouve quando está na frente de um cara tocando.
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Luizinho24 Veterano |
# nov/07
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Amok Blz, quem sabe, sabe!
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Raphael cox Veterano |
# nov/07
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Luizinho24
Você pode microfonar tanto por traz ou pela frente, mas pela frente, onde fica o pirulito, você vai ter só o agudo.
Então, o ideal seria testar se você gravaria com pele ou sem pele atras!!!
vai um teste das duas formas...depois usa alguns plug-ins de gate e EQ e vê qual mais te agrada.
Normalmente quando gravo no studio, procuro sempre usar dois, um na frente e um atraz. Na mixagem fica mais facil conseguir diversos tipos de bombos...
abr
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Amok Veterano |
# nov/07
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Raphael cox procuro sempre usar dois, um na frente e um atraz. Na mixagem fica mais facil conseguir diversos tipos de bombos...
Haja canal...
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Cokun Veterano |
# fev/09
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Galera, gosto de um som de bumbo bem seco, meu bumbo nao tem furo na resposta, o som ta bem gordo mas nao ta ainda do jeito que eu quero, se eu fizer o furo na pele resposta vai fica mais seco?
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Amok Veterano |
# fev/09
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Cokun Experimente o seguinte: remova a pele de resposta e coloque bastante abafamento (tipo um travesseiro grande) bem pressionado contra a pel de ataque. Isso é só um primeiro experimento em direção ao seu som ideal. Depois poste aí o que vc achou.
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Cokun Veterano |
# fev/09 · Editado por: Cokun
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Amok
Entao, mas meu bumbo ja tem um travessero lah dentro....coloquei ele deitado como se colocasse em uma cama normal, pois assim o risco de ele sair do lugar eh menor, ele pega mais a pele batedeira, se pegar pega muito pouco a resposta, queria sabe se pra deixar mais seco a solução é colocar mais alguma coisa dentro, fazer o furo ou os dois, porque o furo tambem ajuda na hora de microfonar... abs
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Amok Veterano |
# fev/09 · Editado por: Amok
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Cokun Então, retire a resposta e coloque um pesinho sobre o travesseiro. Toque um pouco sem a pele de resposta. Depois me diz o que achou.
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Cokun Veterano |
# fev/09
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Amok
Tirei a pele de resposta, achei que nao mudou muito o som...mas dai coloquei bastante abafamento como voce falou e dai o som ficou bem legal....bem seco...
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Amok Veterano |
# fev/09
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Cokun Então voce chegou perto do som que queria. Agora faça o seguinte; Mnatenha o abafamento pesado que você fez, recoloque a pele de resposta com a afinação mais grave possivel e ajuste os travesseiros para tocar bem de leve na pele de resposta. Isso vai possibilitar um subgrave maior sem molhar muito o som.
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Cokun Veterano |
# fev/09 · Editado por: Cokun
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Amok
E não sei se isso vai influenciar em alguma coisa, fiz o furo na pele resposta...
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Amok Veterano |
# fev/09 · Editado por: Amok
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Cokun O furo influencia sim. Se o furo for maior que 15 cm de diametro o som passa a ficar muito parecido com o de uma batera sem pele de resposta. Mas talvez seja exatamente isso o que voce procura.
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Cokun Veterano |
# fev/09
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Amok
Mas o furo em si, sem modificar o abafamento, faz o som do bumbo mais seco?
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Amok Veterano |
# fev/09
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Cokun A maior vazão do ar de dentro do bumbo pelo furo faz com que haja menos reverberação, especialmente pela pele de resposta. Resumindo: sim, o furo "seca " o som, mas não é principal componente da "secagem", porque a pele de ataque é bem mais importante. [ ]´s
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Thiago Yoshiki Veterano |
# fev/09
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Amok
Se liga só, o meu bumbo é de 22"x17,5" em Birch, a afinação da pele batedeira é baixa mas sem ficar frouxa, a resposta é média para média alta sem furo. Há um pequeno travesseiro deitado sem encostar muito nas peles, e uso um batedor inteiriço de feltro. Não há nada colado nas peles.
O som dele é grave mas bem seco com kick na medida, tocando bem rápido ele não embola e ainda assim tem uma pressão excelente.
Agora taí, acho que o conjunto é muito bom, mas seu trocasse os batedores de feltro por de madeira ou nylon acho que ia ficar com muito kick e de certa forma pouca pressão, estou certo?
Estou pensando em fazer um furo de no máximo 6" e colocar um daqueles protetores de furo, o que acha dessas coisas?
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Amok Veterano |
# fev/09 · Editado por: Amok
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Thiago Yoshiki Num entendi direito... Vc gosta do som como está e quer mexer no bumbo ? Que resultado você quer ? Se é pra aprender, vai fundo, mexa em tudo o que puder. A "pressão" é dada mais pela profundidade do casco e pela pegada do baterista. Um baterdor duro oferece um estalo no ataque, mas com técnica adequada, o som é seguido por um belo "ooomph" subgrave. Eu uso um protetor de furo, porque além de proteger o furo da haste do microfone, ele corta um pouco dos harmônicos de alta frequencia da pele de resposta, deixando o som mais "cheio".
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