Dinâmica na banda VS Pegada

    Autor Mensagem
    Gustavo Parreira
    Veterano
    # out/07


    Olá pessoal! Bom, o que acontece é que a equalização do ensaio sempre fica ruim, não que fique uma bosta, mas pode melhorar muito. E eu sinto lá no fundo que um dos motivos sou eu. Eu acho que eu toco muito forte sem necessidade. É o meu jeito de tocar, mas to pensando em mudar pelo bem da banda. Vale a pena tentar diminuir a força? As vezes eu penso como um guitarrista pensaria... se eu tirar um pouco da pegada vai acabar amolecendo o som, deixando menos consistente. Isso se aplica à batera? Por favor comentem! abraço!

    Alan Mattos
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Posts da madrugada... hehehe
    Então cara, eu iria rever até aonde essa dinâmica que está rolando é "pegada". As duas coisas podem ser ligadas ou não. Você pode estar "sentando a mão" meio que na agrestia... às vezes pelo sangue quente do ensaio/show... tocando as musicas que gosta. Depende do estilo de sua banda também, realmente, se for um Hard ou um heavy.. nesses estilos não rola uma "pegada de moça". Você tocando mais baixo vai ouvir a sua banda melhor e acaba conciliando a pegada com a dinâmica.

    Tem que ser uma decisão conciente. Comigo era assim. Tinha uma pegada bem fraca e um grip ruim por não ter estudado por anos e acabava meio que tentando sentar o braço pra compensar isso. E saía de ensaio parecendo que tinha feito show, todo acabado. Depois com o tempo fui prestando mais atenção no que eu tocava e acabei conseguindo uma pegada mais forte sem esforço.

    Gustavo Parreira
    Veterano
    # out/07
    · votar


    É, eu vou tentar isso para o próximo ensaio. O lance é que eu sou inexperiente, acho que é coisa de principiante mesmo tentar descer o braço, achar bonito o som. hehae
    a gente leva um grunge, maioria pearl jam, stone temple pilots, red hot tbm rola... vou começar a sentar menos a mão e me concentrar mais no tempo, na precisão e não na "pegada"
    valeu!

    wctoledo
    Veterano
    # out/07
    · votar


    É o seguinte, sei o que está falando pois passei por isso no início também. Mas acho que era por causa da quele estilo que tocava, também comecei tocando punk, hard e por aí. Hoje toco coisas bem menos agressivas e, muitas vezes, como em toda música tem sua dinâmica, é muito importante, pricipalmente o batera respeitar isso, tudo se torna melhor tanto para o batera quanto para abanda e assim por diante.

    Alan Mattos
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Preste atenção em si mesmo tocando! Observe se não está usando movimento de braço desnecessário. Agora, usando menos o movimento do braço e mais o ataque com o grip tente alcançar a mesma dinâmica que tinha quando sentava o braço! =]
    Se você toca em casa vê se consegue um espelho pra se olhar enquanto estiver tocando. Ou até no próprio estudio. =]

    Gustavo Parreira
    Veterano
    # out/07
    · votar


    legal, acho válido tentar..

    julio-tm
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Cara, um problema que atormenta a maioria dos bateras inexperientes, comigo também é assim. Como não tenho batera ainda, eu sempre treino com um pat caseiro que fiz em casa, ae quando pego uma batera mesmo eu sento mão e fico mto ansioso, naum da meia hora e to suando já.

    Eu observo parceiros meus tocando e vejo que o som deles sai macio limpo, e os caras não cansam, não suam e o som sai legal.

    Acho que com o tempo vc vai pegando a manha, mas começe tirando a força do braço, sincronizando, ou seja, medindo a força da mão e do pé, pra que você consiga ouvir todos os sons que vc tira, inclusive chiados e talz.

    Tente fazer gravações (ou se ja faz, não sei) de voce tocando sozinho e com sua banda, mas faça com uma aparelhagem mais ralé que voce consiga. Por que se você conseguir tirar um som legal com uma aparelhagem ruim, concerteza com uma melhor o som sai bacana.

    mas se voce perceber que som naum sai bom, ve o que naum tah certo e corrige, se eh descompasso, força, pegada e talz.

    São mtos fatores, mas com tempo tudo se encaixa (espero, pq eu tbm to nesse barco, ateh agora tah funcionando)

    Abs

    Gustavo Parreira
    Veterano
    # out/07
    · votar


    hmmm massa cara, bom ouvir de quem ta com o mesmo problema, tenho ensaio essa quarta feira e vamos ver o que rola.. comprei uma baqueta mais leve e vou descer menos a mão. valeu, falou!

    Alan Mattos
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Qual o peso da baqueta que você usa? Não sei se esse seria o caminho não... quando acontecia isso comigo eu usava 7A.. ae comecei a estudar bateria de verdade e passei pra 2B, mas não estava confortavel e voltei um pouco pra 5A que é o que uso até hoje.
    O lance é você tocar mais com sangue frio mesmo, prestando atenção mesmo no que faz, tô ligado que empolga tocar, ainda mais no começo que é tudo novidade. =]

    Gustavo Parreira
    Veterano
    # out/07
    · votar


    verdade, no começo eu tava tocando com uma 5B, mas achei mto leve e um amigo me indicou uma 2B, que mais parecia um cabo de vassoura. Agora uso a power 5B da vater, um padrão um pouco mais grosso do que as 5b's normais. Acho legal ela..

    Alan Mattos
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Opa, corrigindo! Uso 5B. A Goodwood da Vater! Pra mim é uma das melhores em relação a custo beneficio. Dura uns 3,4 meses (tocando praticamente diariamente) e custa (aqui pelo menos) entre 11 e 12 reais. =]

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dinâmica na banda VS Pegada