Tópico para sugestão/discussão de métodos e livros de batera

    Autor Mensagem
    TG Aoshi
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: TG Aoshi


    Bom, como acho q o uso de alguns bons métodos e livros ajuda bastante na aprimoração e estudo de um intrumento, e tbm pq eu vejo mta pouca gente sugerindo tais materiais de estudo (mesmo nos fóruns dos outros instrumentos), estou criando este tópico para vcs pedirem/darem sugestões e discutir os livros e métodos de batera voltados para os diversos niveis e tipos de estudos.

    Não sei se vai dar certo, mas que o pessoal mais experiente dê uma ajuda aí!

    Edit: Ah! Se vcs puderem indicar locais onde encontrar tais livros, seria uma boa tbm!

    TG Aoshi
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Alguma sugestão pro estudo de rudimentos, além do famoso Stick Control?
    Eu estava vendo hj um tal de "Accents and Rebounds for the Snare Drummer" (ou algo do tipo, sei que era da mesma linha do Stick Control) é bom? alguém conhece?

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Vc pode encontrar vários métodos no e-mule.

    Mas se vc quiser comprá-los,eu te indico a loja Freenote,lá tem bastante material,com bons preços até.

    http://www.freenote.com.br/site_v3/index.asp

    TG Aoshi
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Rafael do Baixo
    Ah! Mto legal essa loja! Eu vi esse livro que mencionei acima lá na Freenote!

    vcravo
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Eu tenho o método do Gene Krupa, muito legal.
    Um que eu acho legal é o pozzoli que te da a noção básica de tempo e marcação.

    Amok
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Ae, galera, comprei (sim comprei, não baixei) o DVD Anatomy of a Drum Solo do Neil Peart. Pra quem não conhece, o DVD é baseado no solo da turnê R30. Neste DVD, Peart "disseca" o seu extenso solo e explica as noções e fundamentos utilizados para a sua construção. Os elementos forma colocados como "links" onde Neil desenvolve melhor a idéia proposta naquele trecho do solo. Neil Peart habitualmente é apontado como um baterista frio e calculista, sem swing e feeling. Seus críticos dizem que seus solos carecem de improviso, como se isso fosse um defeito. Neste DVD, fica evidente que a construção do solo é realmente elaborada, mas há trechos onde a intenção é realmente improvisar, e aí ele arrasa.
    O DVD é introduzido pelo próprio Peart, que fala sobre o ato de solar bateria, que anda meio fora de moda hoje em dia, e sobre as suas influências. É bem legal ver Neil Peart homenageando nomes como Ian Paice, Carl Palmer, Ginger Baker, Mitch Mitchell, Dave Weckl, e especialmente a velha guarda representada por Buddy Rich e Gene Krupa.
    Os bônus tb são excelentes: solos extras (do Rush in Rio e um solo alternativo da turnê R30), drum views de Tom Sawyer e Subdivisions, e a montagem do m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o kit pelo técnico Lorne Wheaton.
    O DVD vem acompanhado de um encarte com belas fotos e até o acabamento do box é diferenciado. Na minha opinião, vale cada centavo do preço oficial.
    Este DVD não é recomendado para quem não curte solos de bateria, mas pra quem curte, é muito interessante. Detelhe importante: não há legendas ou dublagem. Pra aproveitar bem o DVD é necessário entender inglês.
    Por último, fica a mensagem: por favor, não "baixem" essa obra. Esse DVD não merece ser pirateado.

    [ ]´s

    vcravo
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Parabéns pela compra.

    Ai vai uma aperitivo , O Neil Peart solando em modelo Buddy Rich


    Amok
    Veterano
    # set/07 · Editado por: Amok
    · votar


    vcravo
    Que beleza!!!
    Esse solo foi apresentado na época do T4E, após um período de reciclagem a que Neil Peart se submeteu com Freddie Gruber. Neste solo é possível identificar trechos do "The Rhythm Method", solo apresentado na turne "A Show of Hands", e o encerramento com "One o´clock Jump" foi adotado por Peart em todas as suas apresentações com o Rush. São raríssimos os bateristas que têm em seus solos trechos identificáveis e consistentes ao longo do tempo. A grande maioria, ao solar, "entrega a Deus" e sola o que dá na telha, improvisando na hora.
    É interessante notar que, após esta reciclagem, a configuração do kit de Peart mudou bastante: o bumbo duplo foi substituido por um pedal duplo, os "concert toms" foram retirados e o tom de 15" passou pra posição de surdo. No local do tom de 15" foi colocado o ride.
    Analisando bem a configuração do kit atual de Peart (o grandão vermelho da DW mesmo) fica evidente que é adotada exatamente a mesma configuração e posicionamento do kit desse vídeo (típico dos jazzistas), acrescida de tons de 8", 10" e 12" à esquerda da montagem, do surdão de 18" quase atrás e de toda a parafernália eletrônica. Isso resultou num visual menos agradável comparado ao kits de dois bumbos da década de 80, mas ficou ergonomicamente mais funcional.

    Eu notei isso quando fiz a mesma coisa com meu kit. E querem saber? É MUITO MELHOR !!! O ride fica pertinho da caixa e dá pra controlar muito melhor os padrões de bell. Além disso, é possivel posicionar o ride horizontal sem cobrir os surdos. Os crashes ficaram mais próximos e mais fáceis de alcançar.

    É isso: a configuração tradicional do Jazz, pra mim, ainda é a melhor. Logo eu posto as fotos.

    [ ]´s

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tópico para sugestão/discussão de métodos e livros de batera