O-ring na caixa.

    Autor Mensagem
    Rodrigo Salles
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: Rodrigo Salles


    Fala ae, pessoal.

    Esses dias estava mexendo na afinação da caixa e notei que não importa a maneira como afino, ela vai sempre estremecer a batera inteira, porque toco num quarto cheio de eco.

    Pra falar a verdade, qualquer tambor estreme os outros colegas tambores.

    Moral da história: acabei colocando uns pedaços de pano, colados com fita isolante, na pele de resposta da caixa. Resolveu. Gostei. Deu uma segurada nos harmônicos (aquele monte de ressonância, né?) e até fechou o timbre (ficou grave).

    Acontece que eu acho feio pra cacete esse negócio de pedacinhos de pano e fita adesiva, mesmo na resposta. Então, gostaria de saber se um o-ring resolve o problema. Como fazê-lo e colocá-lo.

    Valeu, pessoal.

    OBS.: Amok: agora que tenho pele de resposta nos tambores, fiz aquela afinação que discutimos em outro tópico... tapete, ponto de tessitura etc. Fiz no primeiro tom por enquanto e ficou excelente.
    A caixa também é passiva desse tipo de afinação?

    Rodrigo McBrain
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Rodrigo Salles
    Po cara tem um topico ai recente que tem gente falando no O-ring, da uma conferida antes de criar outro topico.

    Abs

    Rodrigo Salles
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: Rodrigo Salles
    · votar


    Rodrigo McBrain

    Como o de costume, sempre uso a ferramenta de busca. O ÚNICO tópico sobre o-ring é este aqui: http://forum.cifraclub.com.br/forum/6/39651/

    Se reparar bem, vai perceber que ninguém, em momento algum, com a propriedade necessária, diz como fazê-lo, encaixá-lo no tambor, e se serve para o meu propósito.

    Me lembro de alguns tópicos que de fato discursam sobre o-ring´s. Mas isso só aconteceu porque o assunto inicial do tópico foi desviado.
    Exemplo: "Mamãe me dá a chupeta, mamãe eu quero mamar". De repente, como num passe de mágica, falava-se em o-ring´s.

    Não dá pra ficar revirando tópico pra lá e pra cá... Por isso, criei este.

    De qualquer maneira, obrigado pelo toque.

    Amok
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: Amok
    · votar


    Rodrigo Salles
    Rodrigo McBrain
    De fato, não lembro de tópicos que mencionem o O-ring no título. Mas eu postei uma receita de bolo neste aqui,

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/6/115729/

    que aliás tem um título nada a ver.
    A receita é pra bumbo, mas funfa também pros outros tambores.

    Rodrigo Salles
    Fico feliz em saber que vc deu um upgrade no seu kit e que meus palpites estão funcionando. Quando o kit é bom, a afinação fica fácil, pois os tambores atuam em diferentes tessituras. O duro é quando vc tem um kit meia-boca com tons de 12" e 13". É quase impossível fazer os tambores soarem bem e diferentes um do outro. Tenho este problema com minha Export. A melhor solução é abolir o tom de 13" e trocar por um de 14", só que não tenho coragem de fazer isso. Faça o que digo e não faça o que faço, hehe.
    A afinação da caixa é mais complexa porque a finalidade não é obter o máximo de volume e ressonância. Afinar uma caixa fora da tessitura não compromente tanto o som quanto nos tons. Prova disso é que seu som melhorou ao "matar" a resposta. Quando falamos em afinação de caixa, temos que considerar a quantidade de overtones, o volume final, a sensibilidade da esteira, o rebote da batedeira e finalmente, o timbre propriamente dito. A tessitura não importa tanto.
    Depois de apanhar muito (e torrar uma boa grana), eu só consegui um som legal na minha caixa Luthier metendo uma Ambassador porosa na resposta. Perdi um pouco de volume, mas o timbre melhorou muito. Em geral, pra caixa, quanto maior a pressão sonora (ou volume), mais fica difícil de controlar os overtones. E o maior responsável pelo estalo da caixa é a resposta. A batedeira é responsável pelo timbre e tonalidade.

    A respeito dos O-rings, nas batedeiras são colocados por cima, mesmo. Alguns bateras usam um pedacinho de fita "dupla face" pra manter os rings com mais segurança. Nas respostas é mais complicado: vc precisa encaixar os rings por dentro, e prender com a fita "dupla face". Os melhores rings são fabricados em Mylar e são feitos exclusivamente com esta finalidade, e funcionam muito bem. O problema é que a única marca que conheço é da Remo e só existe pra caixas de 14". Pros tons vc vai ter que aproveitar umas peles velhas e fazer os rings do jeito tradicional ou seguindo minha receita de bolo. Ah, sim, um bom material pra se fazer O-ring é chapa de Rx.

    [ ]´s

    NevesBtu
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Amok
    Então...eu fiz um O-ring de chapa de Raio-X + fiko sobrando um poko pois era mto pekena + fiko mto melhor o som...
    keria sabe c tem algum lugar que venda O-ring que nunca vi vende em lojas, e pele velha eu n tenho, e essas coisa de por pano com fita eu axo mto pedrero fika mto feio...
    Por favor ajuda eu =]

    NevesBtu
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    UP..!

    Bob do recife
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    UP..!
    NevesBtu
    BAN!!

    NevesBtu
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Bob esponja do recife
    ???Ñ Intendi..

    Amok
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    NevesBtu
    As regras do fórum proíbem fazer "up". Se abusar, vc pode ser banido.
    Os vigilantes não sossegam...

    No site da Hendrix tem. Procure em acessórios => remo. É o segundo ítem: "Anel abafador Remo RO-0014-00". Tá a 34 reais. Meio caro, mas o troço dura muito se vc cuidar bem.

    E tente mendigar em hospitais e laboratórios de diagnóstico por imagem. Tem umas chapas de tomografia que são ótimas.

    [ ]´s

    NevesBtu
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: NevesBtu
    · votar


    Amok
    AHh..intendi..
    tem que ser bem grande pra faze da caixa...pq o maior que eu tenhu aki em casa sobro um bom pedaço da caixa + jah ajudou.

    Amok
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    NevesBtu
    Eu vi teu O-ring no video de sua banda. O problema de ficar desse jeito é que periga enroscar na baqueta. Tente fazer um com o diâmetro exato da caixa. Isso inclusive otimiza a eficiência do O-ring.

    [ ]´s

    NevesBtu
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Amok
    Então...eu soh tinha raio-x dakele tamanho =/ kiria pegar um maior c desse eu kiria compra um bom memo, + num tenhu grana e num tenhu pele velha.
    + ateh que num tah enroscando na baqueta naum vio...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O-ring na caixa.