Eu ainda naum sei como funfa =(

    Autor Mensagem
    B4TER4
    Veterano
    # out/06


    aew galerinha

    jah q o forum tah meio parada vo faze uma pergunta que eu NUNCA soube como funfa, eh uma coisa beeeeeeemmmmmm tosca mais faze o q, eu num sei oras =(

    COMO FUNCIONA UM TRIGGER??

    eu peskisei aki mais num achei nda q me explicasse mesmo

    tipo trigger seria tipo um microfoninho que liga a batera acustica num modulo e o som sai um som mid????

    ou o som que sai seria realmente o som da batera e o trigger intaum funciona como um mic normal???

    essas saum minhas duvidas

    outra coisa
    quanto custa um modulo com o melhor custoxbeneficio??

    vejo bastante gente falar que pra toca em barzinhos e talz triggar a batera eh excelente e ateh mesmo pra gravaçoes e talz
    mais dai gostaria de saber que som que sai da batera, q c for mid xo =P
    e dai caso saia um som bom tava pensando em comprar agora(parcelando aproveitando que to com um dinherinho) ateh pra dexar pra dpois caso necessite

    vlw galerinha

    abraços

    Valefort
    Veterano
    # out/06
    · votar


    up \m/

    MetalDrummer
    Veterano
    # out/06 · Editado por: MetalDrummer
    · votar


    bom...apesar de já termos discutidos algumas vezes sobre o trigger aqui, vamos lá...

    trigger, traduzindo pro portugês significa algo relacionado com o disparo, um gatilho.

    O trigger na verdade é uma espuminha onde vc prende a caixa (caixa do trigger) no aro to tambor e essa espuma encosta na pele. Dentro daquela caixinha, há os fios que são ligados no módulo eletrônico.

    Então o trigger capta a vibração da pele da bateria e transforma em impulso eletrônico, portanto é preciso ter um módulo (daqueles de bateria eletrônica).

    Digamos que o trigger transforma sua bateria numa bateria eletrônica, mas não pense que o trigger estraga seu instrumento e sim melhora a sonoridade, pois há bateristas que nos shows só usam triggers, portanto a bateria não precisa ser microfonada. Se vc quiser, vc terá o mesmo som em todos os shows que vc fizer. Até se sua bateria estiver desafinada ninguém perceberá num show, pois o som que virá da sua bateria é do módulo e não do tambor.

    Há bateristas que voam mais alto...

    Todos sabem que os sons mais graves são um pouco mais difíceis de se captar num microfone.
    O Aquiles Priester, baterista do Angra, Hangar e Freakeys usa triggers e microfones ao mesmo tempo. Mas Como? Simples. Seus microfones tem as frequencias ajustadas pra captar os sons agudos dos tambores e os graves ele capta do módulo eletrônico que ele usa. A mixagem desses 2 sons (agudos do microfone e graves dos triggers) passam pela mesa de som e o público tem um som de mais qualidade para apreciar.

    Há alguns que voam mais alto ainda...
    Ontem no sítio da minha família, estava passando um show do cantor latino Luís Miguel. Sim, é uma bosta, mas eu viajei no show, instrumentalmente falando e o baterista dele usa triggers na pele de resposta dos tons. Isso eu nunca vi e vou correr atrás disso pra entender melhor...

    bem, é isso...
    Igual quando eu li numa revista: "um trigger transforma o som de seu bumbo num gongo chinês"

    B4TER4
    Veterano
    # out/06
    · votar


    hhhhuuuuuuuuuuummmmmmmmmmmmmm

    agora sim intendi

    intaum sai sim o som do modulo que no caso eh um mid

    bom intaum ai jah saiu de cogitaçao pra mim

    se fosse pra eu tira um som artificial da minha bateria acustica intaum teria comprado uma bnb mesmo

    mais eh isso

    brigadaum mesmo MetalDrummer

    MetalDrummer
    Veterano
    # out/06
    · votar


    B4TER4
    de nada

    Valefort
    Veterano
    # out/06
    · votar


    boa em MetalDrummer
    ajudo baga

    Amok
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Existem também diversos lugares onde vc pode colocar os triggers. Existem triggers externos, que vc prende no aro, mas uma parte dele toca a pele, triggers internos, que necessitam que vc desmonte o tambor, mas não interferem com o visual, e triggers de casco, que vc fixa no casco mesmo. Na ExpoMusic ano passado toquei em um kit que possuía triggers internos e externos em cada tambor. Isso permite que vc mixe sons de módulos diferentes e faz com que cada tambor possa ter inúmeras possibilidades sonoras. É possivel, por exemplo, fazer com que um tom dispare uma sequencia sampleada pré gravada. A principal dificuldade com os triggers é o ajuste dos parâmetros de sensibilidade do módulo onde serão ligados. Literalmente enche o saco para se evitar duplos disparos e cross-talks sem interferir na sensibilidade e dinâmica. Pessoalmente, acho que trigger só funciona na prática em situações onde a dinâmica não é importante, como por exemplo no bumbo, e na caixa quando se toca pop. Se o batera quiser usar um módulo e manter a dinâmica, é melhor que use os pads.

    [ ]´s

    diegocipriani
    Veterano
    # out/06 · Editado por: diegocipriani
    · votar


    B4TER4,

    me desculpe, mas a sua frase não tem concordância.

    O som não é artificial, possívelmente melhor que da sua bateria.
    O som é gravado de baterias tops, como pearl, DW, entre outras, então
    o som que você vai escutar é basicamente o som dessas baterias
    microfonadas.

    A sua bateria não pode, por exemplo, ter um som de percursão na caixa e nos tons, em musicas que os utilizem.

    A sua bateria, em lugares pequenos só pode deixar de encomodar o vocalista e demais que estiverem próximos, se utilizar um biombo de acrílico ( que está la pelos R$3500,00 ).

    Se a bnb tivese ferragens boas, concerteza seria uma boa ideia
    para utilizar com baterias eletrônicas, mas infelizmente a maioria
    das ferragens da BNB são "injambradas".

    Você não precisa microfonar sua bateria ( e conquesequentimente elimar
    dificuldades de microfonia, mixagem, equalização e posicionamento dos
    microfones ), alguns artistas preferam assim, mas pode-se utilizar peles
    mudas e ter um som de qualidade.

    Não confunda MIDI com som, midi é um protocolo de comunicação para
    instrumentos musicas, o som das baterias eletrônicas nada tem haver
    com o som midi de placas de computador "populares". É um som
    sampleado e de muita qualidade.

    Para mim, o grande problema da bateria acúsitca continua sendo a
    isolação. Até hoje não existe outra solução a não ser um biombo
    de acrílico que custa muito! ( Em média o custo de um TD-10 da roland ).

    Quando exisitir uma solução simples e barata, talvez volte para a acústica.

    Abraços,
    Diego

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/06 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    olá
    fico mais no fórum de teclado e no OT mas esse assunto me chamou atenção

    lembrei que tocava com um baterista que usava esse sistema, tinha uma alesis D4 muito pratica, o trigger já era fixo na bateria só mandava um cabo pra mesa de som, o unico trabalho que durava menos de 10 min era dar uma regulada nos volumes das peças devido a acustica de cada local, mas era só alguns pequenos ajustes

    mas o que eu achava interessante é que a caixa ele microfonava, não colocava trigger devido as variações de sonoridade que não daria com o trigger, mesmo sendo algo mais pop ou rock ficava muito artificial, se triggasse a caixa todas as músicas ficavam com cara de música do RPM

    diegocipriani
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Ola,

    você está falando do D4, um módulo dinossauro. O próprio D5 pra mim, não é aceitavel pra tocar ao vivo, quanto mais o D4.

    No minimo o TD3 da roland, já os mais avançados tem deteção da posição
    da batida ( mais ao centro ou mais próximo da borda ). Mas é claro
    que não vai chegar a dinamica de uma acústica.

    Na minha opnião a melhor solução é um biombo de acrílico, a maior
    parte das coisas está resolvida, mais não é algo barato...

    "o trigger já era fixo na bateria só mandava um cabo pra mesa de som"

    Não intendi, você quis dizer que o modulo ficava na bateria, e do módulo
    ia direto para a mesa, então?
    Porque trigger sozinho não tem som algum... O então o módulo ficava
    no rack de equipamentos e ele mandava os sinais dos triggers por um
    multicabo até o modulo ( o que não lhe dá vantage alguma, apenas
    a distância se for mecher no módulo que não é nada bom ).

    O problema é que o maior dos maiores problemas é a caixa e os
    pratos, esses sim fazem muito barulho e incomodam em lugares
    menores, e são justamente os que necessitam de mais dinamica.


    Abraços,
    Diego

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    você está falando do D4, um módulo dinossauro
    isso que comentei era na epoca que era lançamento

    "o trigger já era fixo na bateria só mandava um cabo pra mesa de som"

    Não intendi, você quis dizer que o modulo ficava na bateria, e do módulo
    ia direto para a mesa, então?


    eu resumi demais a ligação
    o baterista já tinha os tiggers fixados na bateria ai ligava cada um pro modulo que ficava do lado da bateria.. então ia só um cabo (de audio) pra mesa de som

    ----------------------------
    mas vi também isso que você comentou

    tinha um PAzeiro que tinha uma D4 no rack de efeito, junto com os reverbs equalizadores... e a bateria que ia pra locação já tinha também os tiggers fixados nela, então ligava cada tigger na caixa do multi-cabo,
    na saida do multi-cabo ligava na D4 que estava no rack, ai de lá ele regulava enquanto o baterista tocava
    quem regulava era o PAzeiro que era dono da D4 então funcionava bem dessa forma

    diegocipriani
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    isso que comentei era na epoca que era lançamento

    Certo, é que da forma que falou deu pra entender que estava
    falando das baterias eletrônicas atuais, que não lembra nada os
    antigos módulos.

    Mas como digo, para mim a real vantagem das eletrônicas é
    nível sonoro melhor no palco, deixando o vocalista ter mais
    comodidade na intrepretação e mais "feeling". Quando existir
    uma forma de "abafar" uma acústica sem modificar o timbre
    que seja mais em conta do que um módulo, a roland & cia
    perderá uma grande fatia do mercado.

    Consigo diminuir bastante o volume, mais acabo por perder um
    pouco do timbre e mesmo da dinâmica. Sem diminuir, nem mesmo
    o baterista guenta em lugares menores...

    Bem o assunto não era bem esse, acho que me estendi muito :P

    Cá entre nóis, a idéia do multi cabo não é muito boa, afinal o sinal
    dos triggers não é balanceado, imagina se o multicabo é muito comprido
    e tem uma fonte de interferência próxima? O baterista não ia gostar :P
    Melhor continuar com os grandes amigos microfones.

    Abraços,
    Diego

    SwingBatera
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Eu ouvi uma gravação onde a caixa tinha um som de tiro, mas tipo, um tiro distante, mas com bastante volume, como se fosse um eco sacam???
    Alguem pode me dizer como é feito, é no módulo é o "som do trigger" mesmo??? se é que existem triggers que não precisem de módulos... tô por fora. falem ae

    Amok
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: Amok
    · votar


    SwingBatera
    Não é isso.
    O trigger é só uma pecinha que serve pra captar o toque do tambor e convertê-lo em um sinal elétrico para ser enviado ao módulo.
    Existem dois tipos de módulo:
    1. "trigger-to-midi", que é um circuito que pega o sinal elétrico vindo do trigger e converte para uma informação MIDI
    2. "Drum module", que tem 2 circuitos: o "trigger-to-midi" e um sintetizador, que cria um sinal de áudio a partir das instruções MIDI e o envia para uma saída de áudio analógica, que vai pra mesa ou pro amplificador.

    Pra ter o tal "som de tiro" (ou literalmente qualquer outro tipo de som), basta pegar o sinal que sai do circuito "trigger-to-midi" e mandar pra um sintetizador que tenha esse som. O sintetizador pode ser o original do "drum module", um teclado, um módulo de sons, um software do PC ou um sampler. Com um sampler, dá até pra fazer sua batera assoviar o hino do Corinthians.

    [ ]´s

    Amok
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    SwingBatera
    Mas só pra complicar um pouco: é possivel ter esse "som de tiro" com uma caixa convencional, acústica, e um processamento do som com efeitos analógicos: normalmente é uma associação de um efeito chamado "gate" e um reverb bem forte.

    [ ]´s

    SwingBatera
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Amok
    Com um sampler, dá até pra fazer sua batera assoviar o hino do Corinthians.
    Eu quero que assovie o hino do Remo (Sou de Belem do Para)...

    Entendi a explicaçao, valeu!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Eu ainda naum sei como funfa =(