independência dos membros

Autor Mensagem
    wilbatera
    Veterano
    # fev/06

Gostaria muito que alguém me ajudasse, adoro jazz mas não sei muito sobre o assunto, sei as levadas básicas mas gostaria de me aprofundar no assunto, me ajudem

DrummerZ
    Veterano
    # fev/06
    · votar

wilbatera
    Jazz, Samba, Bossa, etc. são todos ritmos "quebrados", que o baterista que toca geralmente tem total cooredenação de todos os membros, além de mto stick control (não sei se é assim que se escreve mas...).
    Eu estou tentando tocar jazz à algum tempo, mas é bem complicadinho...
    R|---x------x-------x-----x------------------x---
    S|-------X----------X-------------X----------X---
    B|--oo---------oo-------oo-------------oo-------

R=ride
    S=caixa
    B=bumbo
    Tá... eu sou péssimo p trancrição mas se vc fizer um esforcinho é por ae... É a batida mais básica do Jazz. Depois q tu dominar ela, dá pra tentar o Accid Jazz: esse é q é o brabo d aprender... :(
    Espero ter ajudado... flw

Amok
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: Amok
    · votar

wilbatera
    Pra tocar Jazz, a maior dificuldade é deixar de raciocinar como roqueiro. No groove de Jazz, a caixa e o bumbo passam a ter importância menor e se valoriza mais o Ride e o chimbal tocado com o pé nas levadas.
    O efeito de "ding-ding-a-ding" é obtido com o ride tocado em tercinas "vazadas" (sem a segunda nota da tercina); O chimbal é tocado com o pé na primeira nota da tercina. O groove pode ser sentido em 2/4 ou 4/4, mas as subdivisões são sempre em tercina. Esse é o groove básico.
    A coisa começa a pegar quando o bumbo e a caixa são utilizados pra "soltar" fraseados curtos em cima desse groove, geralmente baseados em "feeling" de tercina. Aí vale tudo: doubles, fraseados de caixa/bumbo; ghost notes e acentuações. Uma coisa interessante é que em Jazz se usa muito dinâmica no bumbo, então a acentuações fazem diferença. Muitos fraseados são montados acompanhando literalmente a melodia principal (geralmente um instrumento de sopro - sax ou trompete). A principal dica é tentar treinar os fraseados separadamente, com ènfase na dinâmica, e depois, inseri-los nos grooves.

boa sorte
    [ ]´s

b4uru
    Veterano
    # jul/11
    · votar

Eu estou começando agora e to fazendo aulas... essa independencia de membros ta dificil.. c mantem um ritmo com os pes e outro com as maos... tem uma dica pra fazer isso ficar mais facil?

lobo7
    Veterano
    # set/11
    · votar

eu tenho estudar... e muito abraço meu irmao! :)

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a independência dos membros