Gaita como utiliza-la?

    Autor Mensagem
    NillMaker
    Veterano
    # abr/09


    Ola galera! Tudo bem?

    Nao faz muito tempo que também inicieino mundodas gaitas.Toco teclado a 5 anose tenho uma boa base sobre teoria.
    Minha intenção é tocar na igreja,e em casa quando tiver meus momentos a sós. Gostaria de utilizar a gaita como se fosse um sax nos cultos ( para quem ja foi ou ja acompanhou algum).
    Gostaria de algumas dicas do que fazer, como utilizar a gaita pra esse fim específico.
    Se nao for pedir muito, gostaria também de uma TAB de alguma musica tocada so na gaita,uma musica bem triste, pra tocar pra minha noiva! ( Heheheheheh!)

    Obrigado a todos! Um abraço! Deus abençoe!!
    PS: Utilizo uma Black Blues em C =)

    ghostbastard
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Gostaria de utilizar a gaita como se fosse um sax nos cultos


    como assim?

    gaita é um instrumento, vc coloca na boca, sopra e pronto.

    explique melhor o que vc quer saber, está muito vago, não tem como ajudar assim.

    Marcosrcf
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    NillMaker
    Nill é você!?!?!?!?!?!?
    o.0

    Luiz Loki
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Gostaria de utilizar a gaita como se fosse um sax nos cultos


    como assim?

    gaita é um instrumento, vc coloca na boca, sopra e pronto.

    explique melhor o que vc quer saber, está muito vago, não tem como ajudar assim.

    Explique melhor! [2]

    vetoraci
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    NillMaker

    vc sabe alguma coisa de sax?????????
    tipo como é uma tab de saz???


    abraço!!!!!!!!

    vetoraci
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    #sax!!!!!!!!!

    has4
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: has4
    · votar


    NillMaker
    Quanto à tocar gaita na Igreja, como um instrumento solo (melódico), tal qual o faz um saxofone, é plenamente possível sim! Como já disseram acima, gaita é um instrumento musical como tantos outros, e, diga-se de passagem, riquíssimo, pois embora a maioria entenda que seja um instrumento melódico, com ele também se executa 'harmonias' (acordes), daí, gaita harmônica.

    Para o seu propósito você precisará de um microfone adequado (creio que na sua Igreja haja um, e se for da marca shure, melhor ainda). E, obviamente, você precisará de uma gaita preferivelmente cromática (já que você mesmo citou o Saxofone como parâmetro, e saxofone é um instrumento melódico que possui a capacidade de executar escala cromática).

    Quanto à uma música triste e executada por uma gaita... bom... só veio na minha cabeça a canção: MENINO DA GAITA - Sérgio Reis. Esta música tem um solo de gaita bem bonito e bastante melancólico, mas... precisa ser triste a música para você tocar para a sua noiva? Bom... xá pra lá... agora, tablatura desta musica, eu não a tenho, mas você, que já possui uma inicialização musical, como você disse, poderá ouvir esta música no youtube e tentar tirá-la de ouvido. Caso eu encontre a tablatura da citada musica, eu retorno aqui para indicá-la. E, por fim, como você já possui a sua 'Black Blues em C', que é uma gaita diatônica, dá tranquilamente para tocar o solo desta música, que é um belíssimo solo mesmo... agora, você deverá transportar a música para o tom DÓ maior, pois originalmente a música está no tom MI maior! Sugiro ainda que, a parte que é cantada (melodia), seja também executada com a gaita. Você que já toca teclado, se conseguir executar a base no teclado ao mesmo tempo em que executar a sua gaita, usando um suporte ou segurador para gaita, será interessantíssimo. Acho que se você seguir tudo direitinho e ensaiar bem legal esta musica para tocá-la para a sua noiva, certamente ela vai chorar ao ouvi-lo!

    Boa Sorte, aí!




    Letra com Cifra da música acima citada (OBS.: Mude-a para o tom DÓ MAIOR):

    http://www.cifraclub.com.br/cifras/sergio-reis/o-menino-da-gaita-jhk mm.html

    Assim:

    O MENINO DA GAITA – Sérgio Reis / versão no Tom: C
    C G7 F C
    ERA UM RAPAZ / OLHOS CLAROS BEM AZUIS
    G7 F C C7
    ANDAVA SÓ / COM UMA GAITA EM SUA MÃO
    F C G7
    OUÇA SUA LINDA CANÇÃO / OLHOS TRISTES NO CHÃO
    F C F C C7
    E CAMI...NHA SOZI....NHO


    F C G7
    OUÇA LÁ VAI ELE A TOCAR / NOTAS TRISTES NO AR
    F G7 C
    É ASSIM QUE PEDE AMOR

    Entra baixo e bateria:

    G7 F C
    CAMINHA SÓ, NINGUÉM SABE DE ONDE VEM
    G7 F C C7
    TRISTE A TOCAR, PELA RUA SEM NINGUÉM
    F C G7
    SENTE UMA LÁGRIMA VEM, O SEU ROSTO MOLHAR
    F C F C C7
    COMO A CHU...VA QUE CA...I

    F C G7
    OUÇA LÁ VAI ELE A TOCAR / NOTAS TRISTES NO AR
    F G7 C
    É ASSIM QUE PEDE AMOR (TOCA TOCA SÓ PRA MIM)

    (solo de gaita: C G F G C - C G F G C )

    F C G7
    OUÇA SUA LINDA CANÇÃO / OLHOS TRISTES NO CHÃO
    F C F C
    E CAMI . . .NHA SOZI . . .NHO
    F C G7
    OUÇA LÁ VAI ELE A TOCAR / NOTAS TRISTES NO AR
    F G7 C
    É ASSIM QUE PEDE AMOR (TOCA, TOCA SÓ PRA MIM)

    (solo de gaita: C G F G C - C G F G C )

    has4
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Aqui, eis o solo da Gaita (melodia) - eu a executo na gaita assim:

    C B A G
    C D
    D E F
    E F D
    F F E D E


    C B A G
    C D
    D E F
    E F D (agudo) D (grave)
    F F E D E

    NillMaker
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    has4
    Cara, valeu mesmo a ajuda! Ajudou bastante mesmoo! Hahahahahaha! Nao imagina o quanto! Vou ver se consigo pegar esse solo ai! Sabe, achouma coisa meio diferente tocar gaita justo num culto, mas particularmente acho ela um instrumento maravilhoso com um som lindo, principalmente pra entrar com solos em determinadas partes. Vou continuar estudando e quanto sentir seguranca vou comprar uma cromatica. Brigadao!

    Marcosrcf
    Marcos Coluci?????????????????????????????????????

    Sopa
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Solo em Dó
    (- = orifícios aspirados)

    4 -7 -6 6
    4 -4
    -4 5 -5
    5 -5 -4
    -5 -5 5 -4 5


    4 -7 -6 6
    4 -4
    -4 5 -5
    5 -5 -4 8
    -5 -5 5 -4 5

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gaita como utiliza-la?