Musica de gaita em G para tocar em gaita em C como faço ?

    Autor Mensagem
    thiago_bg_rs
    Veterano
    # dez/08


    eu vi que para tocar uma musica em G na gaita em C ...basta usar a segunda posição....mas oq seria a segunda posição ??
    eu sei que émeu ridicula a pergunta mas faze oq...novato é novato ..xD
    abraço a quem tiver paciencia de responde...xD

    thiago_bg_rs
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    pra ser mais especifico a musica eh :
    Diga a Ela --Nenhum de nos
    (Gaita em tom G)
    Introdução:
    5 5 -5 5 -5 6
    5 5 - 5 5 -5 -4
    5 5 -5 5 -5 -6 6
    7 7 -6 6 5 6
    ....
    eu gostaria de tocá-la numa gaita em C

    Bluesruno
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Thiago vamos lá,

    Acho que você pode tocar essa musica na sua gaita em C na primeira posição. O que você tem que procurar é tocar notas que combinem com a escala de G (se você for improvisar durante a musica). No caso dessa introdução que você transcreveu acima em G, na gaita em C ela ficaria assim:

    -3 -3 4 -3 4 -4
    -3 -3 4 -3 4 -6
    -3 -3 4 -3 4 5 -4
    3 3 5 -4 -3 -4

    Aqui você simplesmente toca as mesmas notas em um tom diferente a musica vai ficar um pouco diferente. Claro que você pode tocá-la de outro jeito caso queira, subindo uma oitava por, então ela ficaria assim uma oitava acima:

    -7 -7 7 -7 7 -8
    -7 -7 7 -7 7 10
    -7 -7 7 -7 7 8 -8
    -6 -6 8 -8 -7 -8
    -6(9) -6(9) 8 -8 -7 -8

    O orificio 9 entre parenteses na ultima linha é a mesma nota do orificio -6 então se você não quiser dar esse salto do orificio -6 para o orificio 8 pode tentar usá-lo, não tenho uma gaita aqui comigo então não sei como vai ficar.

    Tente tocar ela assim e veja se você gosta.

    Falow.

    Bluesruno
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    A 2ª posição sobe o tom da gaita em 2 tons e meio, então se você usar a segunda posição para tocar uma musica em G numa gaita em C o que você vai fazer é simplesmente tocar uma escala de G em uma gaita em C, é uma questão de escala, mas como sabe a gaita não possui toda a escala cromatica em suas oitavas então precisamos de técnicas como o bend.

    Pra você que esta iniciando de uma olhada neste pequeno curso basico de gaita, me ajudou muito quando estava começando:

    http://mvhp.com.br/gaita1.htm

    Leia e faça os exercícios, as musicas são simples mas importantes para o seu repertório, você vai te mais ou menos uma noção basica da gaita com isso.

    Falow cara.

    thiago_bg_rs
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Vlw pela resposta....vo tenta faze aki em casa e ve como fica...mas vlw mesmo....
    abraçoo

    ghostbastard
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    thiago_bg_rs


    segue a apostila do JG ali de cima que vc entende. Se não entender ainda, pergunta de novo aqui que a gente responde.

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    thiago_bg_rs
    Introdução:
    5 5 -5 5 -5 6
    5 5 - 5 5 -5 -4
    5 5 -5 5 -5 -6 6
    7 7 -6 6 5 6
    ....
    eu gostaria de tocá-la numa gaita em C


    Voce pode tocar seguindo a tablatura em qualquer gaita, ou gaita de qualquer tom. Vai ser a mesma música mas em tom diferente.

    has4
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Já vi que passaram dicas legais e específicas para a sua dúvida, só como complemento, gostaria de acrescentar umas informações, pois talvez outros tenham dúvidas a respeito, pois, falando de diatônicas e Blues, deixo aqui uma dica que eu acredito ser bem legal:

    Para executar BLUES, um violão estando executando canções no acorde/tom de G (sol), a gaita que é um instrumento transpositor, fica melhor sendo usada uma com 2 ½ acima do tom Sol, isto é, utilize uma gaita C (gaita em dó), assim, esta é a tonalidade mais adequada para o Blues, pois, se fosse usada uma gaita no mesmo tom do violão, no caso do exemplo, um gaita em G (sol), não propiciaria uma escala tão bluseira (chorada) na execução.

    REGRA (resumo): 2 tons e meio do tom do violão ou teclado = gaita bluseira.

    A partir desta dica, fiz a seguinte TABELA:

    VIOLÃO - GAITA (adequada)
    C..................F
    C#...............F# ou Gb
    D.................G
    D#...............G# ou Ab
    E.................A
    F.................A# ou Bb
    F#...............B
    G.................C
    G#..............C# Db
    A.................D
    A#..............D# ou Eb
    B.................E

    OUTRA DICA :
    Lembram da banda AC/DC (banda de heavy metal) Pois bem, para os tons mais usados em gaitas, ou para adquirir as mais utilizadas, lembrem-se do nome desta banda, e aí, dará em AC/DG (troque o último C por G), assim, você não esquecerá sobre quais as gaitas (harmonica) mais utilizadas e para serem adquiridas (compradas)!

    Se a pessoa tiver condições de adquirir outras gaitas mais em outros tons, sugeriria, Bb, F e E.

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    has4


    Boa informação. Corretisssimo.
    Um abraço

    gualtersouza
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: gualtersouza
    · votar


    has4

    Boa tarde, gostaria de saber se essa sua dica
    REGRA (resumo): 2 tons e meio do tom do violão ou teclado = gaita bluseira.

    A partir desta dica, fiz a seguinte TABELA:

    VIOLÃO - GAITA (adequada)
    C..................F
    C#...............F# ou Gb
    D.................G
    D#...............G# ou Ab
    E.................A
    F.................A# ou Bb
    F#...............B
    G.................C
    G#..............C# Db
    A.................D
    A#..............D# ou Eb
    B.................E


    ... poderia ser aproveitada para o seguinte: meu grupo está começando a trabalhar uma versão para a música Baker Street, do Gerry Raferty, uma balada que foi hit dos anos 80. Ela tem um refrão com um sax muito bonito, que pensamos em substituir com gaita ou fazer na guitarra. Já tirei na guitarra, mas acho que a gaita poderia dar um tempero sem igual nela... essa é minha impressão [talvez seja porque gosto de arranjos diferentes...].
    A pergunta é a seguinte: Se o refrão é em G, eu poderia utilizar a gaita em C?
    Eu entendi certo?
    Quem vai executar [eu] não tem prática com gaita. Qual o grau de dificuldade? Imagino que a gaita em C tenha notas que não coincidem com o tom G... ainda assim seria acessível para um novato?
    Abç e parabéns a todos pelo conteúdo.

    has4
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: has4
    · votar


    A pergunta é a seguinte: Se o refrão é em G, eu poderia utilizar a gaita em C?
    Eu entendi certo?


    Caro colega, gualtersouza, eu não conheço a citada música, pelo ao menos de nome, mas com um tempinho legal eu vou sondá-la para conhecê-la e ouvir o tal referão e solo.

    Posso adiantar que, se o tal solo for um tema realmente 'bluseiro', sim, a dica aí seria válida; isto é, estando o tom da música em G, conforme a dica acima, seria legal usar a gaita no tom C, mas isso, se o solo tiver uma levada de blues. Todavia, em sendo uma dica ou regra, é bom que se atente que, toda regra tem lá a sua exceção.

    Já que você e sua banda se propõem a dar uma roupagem nova às músicas que executam, e usam outros instrumentos no lugar dos originais gravados, bom, seria legal tb que realmente o solo fosse totalmente próprio, seria uma roupagem atraente, se ficarem bonitos, pertinentes, e claro, a altura.

    Melhor mesmo será ouvir o tal refrão e solo, e assim, poderemos dar uma resposta mais objetiva. Eu não sou expert no assunto, não; eu sou apenas um metido a querer brincar com sopro, corda e tecla, mas só faço alguns poucos auês (tipo: dá para enganar umas duas pessoas enquanto me viro nos 30 rsrsrsrs).


    Depois volto para comentar sobre o referão da música e pra gente discutir sobre, ok?

    Abrax, man!


    * EDIT:

    Acabei de achá-la e ouvi-la; lembrei-me dela sim. Olha, o solo da introdução parece ser bem simples para fazê-lo na GAITA. Já o solo de guitarra, no final, é bem mais complexo. Não acho que a gaita não possa substituir o saxofone neste caso, ficará legal, sim.

    Quanto ao tom da gaita a ser usada, preciso ver com calma, daí, volto oportunamente para dizer algo.

    gualtersouza
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    has4
    Salve has4
    Grato pela contribuição. Na verdade já tirei o solo da guitarra no final. Não está lá essas coisas, mas já dá para enganar. A idéia era substituir a parte do sax, conforme citei. A música não tem nada de blues e nem nós pretendemos dar esse andamento. A idéia seria dar uma nova roupagem. O solo do sax no final é igual ao do inicio, a guitarra é que é a novidade lá naquela parte.

    Bom, vou buscar a gaita. Quando tivermos algo que se possa gravar, postarei. Abraço

    Breno gordinho
    Membro Novato
    # mai/18
    · votar


    Bluesruno
    Olá queria tocar esse louvor na minha gaita diatônica em C
    Mas o louvor e em G
    Tem como trocar?

    Alma cansada-JAIR PIRES-GAITA EM G

    445-66 -45-56 -45-55
    445-66 6-5-5-5555-4-4-44
    INTRODUÇÃO
    34-455 34-455 5-554-3
    Alma cansada não desespere Espera em Deus
    3-34-4 3-34-4 -4443
    Que Ele vem Que Ele vem te socorrer
    34-455 34-455 5-554-6
    Alma cansada não desespere Espere em Deus,
    -6-6-6-66 44556 6-6665
    espere em Deus espere em Deus e no seu poder
    -77-7-665 4457-7 -77-7-66
    Oh, alma cansada Espera em Deus e no seu amor
    -77-7-665 445-66 6-5-5-5555-4-4-44
    Vem, alma cansada Espera em Deus Confia somente no seu amor

    Pleonasmo
    Membro Novato
    # mai/18
    · votar


    Breno gordinho
    Monte as escalas de C e G, você vai ver que a unica diferença entre as escalas é a nota F. Feito isso, substitua o F por outra coisa, pode usar alguma nota do acorde de F por exemplo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Musica de gaita em G para tocar em gaita em C como faço ?