Autor |
Mensagem |
DvD Jhá Veterano |
# fev/09
Bom estou vendo varios tópicos de gaita mais ninguem que fale da cromatica É uma gaita super versatil que possibilita vc ter ate 4 oitavas de Dó a Dó com todos os sustenidos e bemois Queria muito saber a opinião da galera referente a Gaita Cromatica Vi alguns foruns mais nenhum que abordasse diretamente este assunto E todos muito antigos não queria desenterar nenhum Bom gente espero poder tirar algumas duvidas e poder ajudar tbm
|
DvD Jhá Veterano |
# fev/09
· votar
Tenho uma Gaita 48 vozes da Hering Tem alguns orificios Principalmente da Segunda oitava Orificio 5 ate o 10 Mais ou mens que pra tirar as notas é muito chato Mais creio que é praticar e melhorar Alguem tem ou teve a mesma dificuldade ? E sabe alguma técnica boa?
|
MauricioBahia Moderador |
# fev/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar
Bom estou vendo varios tópicos de gaita mais ninguem que fale da cromatica DvD Jhá
Hã....? Tem milhares de tópicos sobre gaita cromática!!!!!
|
DvD Jhá Veterano |
# fev/09 · Editado por: DvD Jhá
· votar
MauricioBahia
Tudo bem mais se vc ler tudo o que escrevi vai ver que nenhum discutiu do assunto que esta tratando este tópico E se o fizeram foi a muito tempo e não quiz desenterar tópicos velhos de 2005 por exemplo
Vi alguns foruns mais nenhum que abordasse diretamente este assunto E todos muito antigos não queria desenterar nenhum
Entendeu?
|
# fev/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar
DvD Jhá sem querer ser chato, é melhor desenterrar do que repetir! ;-) Pois nas regras diz que Tópicos repetidos poderão ser fechados ou apagados. Sacou? Tô falando isso, pios corre o risco deste ser apagado! Abs
|
DvD Jhá Veterano |
# fev/09
· votar
Não entendo o pq Confesso que estou me sentindo perseguido Uns que não deixam eu opnar pq não gostam do jeito que eu debato o assunto E qdo tento sanar uma duvida meu tópico corre o risco de ser fechado? Só queria saber se alguem pode ajudar só isso nada mais Pesquisei no FCC e não achei nenhum assunto parecido Com o que mencionei aqui
|
# fev/09
· votar
DvD Jhá uhauhauha. Não cara, isso tá na regra do Fórum sobre repetir tópicos e como vc é novato (mais que eu um pouco) pensei em ajudar. blz? Abs
|
DvD Jhá Veterano |
# fev/09 · Editado por: DvD Jhá
· votar
Fmz........
|
DvD Jhá Veterano |
# fev/09
· votar
MauricioBahia
Fmz cara valeu pelo toque É que parece meio estranho algumas coisas que acontecem Mais deixa pra lá o intutito aqui é saber quem pode me ajudar
Flw
|
ghostbastard Veterano |
# fev/09
· votar
DvD Jhá
nadave, esquece isso.
Seria estranho vc desenterrar um tópico paleozóico mesmo.
Mas vamos lá, eu só toco gaita diatônica, por dois motivos:
1 - não tenho muito tempo livre, portanto, se eu começar a estudar gaita cromátia, terei que deixar a diatônica eum pouco de lado, e ainda não sei o suficiente de diatônica pra fazer isso.
2 - prefiro o som da diatônica, com seus segredos e efeitos.
mas isso é por enquanto, quem sabe num futuro próximo eu vou pra esses lados tbm hehe...
|
DvD Jhá Veterano |
# fev/09
· votar
ghostbastard
Ae cara vc sempre gente boa nas explicações Eu toco um pouco de diatonica E domino mais a cromatica pelo fato de nao ter que fazer bend Mais como disse tem algumas notas que não consigo tirar com exatidão
|
ghostbastard Veterano |
# fev/09
· votar
DvD Jhá
é só questão de melhorar o sopro. Tenta mudar um pouco a embocadura, ou usar outra...
A regulagem da altura das palhetas tbm é importante, pra tirar um som uniforme e nas diatônicas pra conseguir um bend controlado.
|
Bandiera Veterano |
# fev/09
· votar
DvD Jhá
Cara eu tinh a mesma dificuldade que vc Ate entrei em contato com a hering Ai o Jacques representante arrumou pra mim Era as valvulas que tavam muito coladas na palheta ele disse Agora ta show de bola Só a embocadura que tenho que melhorar Se quizer me manda email lá no outro forum tem o meu Ai te passo o contato do Jacques T+
|
Teclgait Veterano |
# fev/09
· votar
Eu toco harmonica cromatica Mas som de diatonica e mais bonito nao a nenhuma cromatica com som de blues ?
|
ghostbastard Veterano |
# fev/09
· votar
Teclgait
quem dá o som de blues é o gaitista. Pode procurar no youtube videos do flavio guimarães pra ver ele tocando blues com elas.
Outro fator que dá caracteristica blues é o bend, que na gaita cromática é menos usado.
|
Teclgait Veterano |
# fev/09
· votar
nao era isso que queria disser O som da diatonica e muito mais bonito que o da cromatica A cromatica tem um som seco Nao a cromatica com som de diatonica
|
Bandiera Veterano |
# fev/09
· votar
Eu particularmente acho os dois sons muito bom E como nosso amigo disse quem faz o som perfeito é o gaitista
|
DvD Jhá Veterano |
# fev/09
· votar
ghostbastard
Outro fator que dá caracteristica blues é o bend, que na gaita cromática é menos usado.
Uma que fazer Bends na cromatica é desnecessario e acaba estragando a palheta por fazer uma força desnecessaria
|
DvD Jhá Veterano |
# fev/09
· votar
Teclgait
A cromatica tem um som seco
Não sei que cromatica vc usa mais som seco eu nunca vi Com uma cromatica vc alcança tranquilo o som da diatonica E sabendo manusear ela vc "nunca" mais vai querer diatonica Lógico que tem ritimos que com a diatonica fica mais facil executar Assim como com a cromatica por isso eu tenho as duas rsrss
|
DvD Jhá Veterano |
# fev/09
· votar
Bandiera quem faz o som perfeito é o gaitista
Boa colocação Também concordo com vc
|
Teclgait Veterano |
# fev/09
· votar
e uuma hohner
de 10 furos penso ser a cromonica
|
has4 Veterano |
# fev/09 · Editado por: has4
· votar
DvD Jhá E domino mais a cromatica pelo fato de nao ter que fazer bend
Tenho uma Gaita 64 vozes da Hering, e a estudo quando tenho tempo... aguardo 4 diatônicas nos principais tons, estes, A C D G (só para não esquecerem, rsrsrss, lembrem-se de AC/DC rsrsrs), mas quanto à diatônica, não sendo eu expert em em nenhuma delas (nem diatônicas ou cromáticas), posso afirmar que, nas cromáticas, como nas diatônicas, os bends podem ser feito igualmente, inclusive, tocar blues em quaisquer tons!
Na minha humilde concepção, parece haver algum preconceito com isto, e, talvez até nem haja nada disso que tenho achado, talvez seja porque especialmente as diatônicas e seus vários tons propiciem tocar também um outro instrumento com o uso do segurador de gaitas.
Obviamente, acredito, numa cromática pode haver sim alguma certa dificuldade, devido ao uso da chave, mas não impede de ser com ela executada qualquer música ou escala de blues!
Aliás, há muito venho tentando fazer uma loucura e tenho um tópico que trata sobre o assunto, mas não tem sido fácil rsrsrs: http://forum.cifraclub.com.br/forum/5/161755/
Abrax., man,
À propósito, estou ansioso com a chegada das minhas harmonicas diatônicas. uhuuuu
|
Bandiera Veterano |
# fev/09
· votar
has4 posso afirmar que, nas cromáticas, como nas diatônicas, os bends podem ser feito igualmente
Fazer bend's na cromatica ? Tudo bem nao é impossivel mais por qual motivo faze-los? Se ela ja tem a escala completa em seus devidos lugares é só usar a chave no lugar de ficar se matando pra fazer bend's
Eu tenho uma 48 vozes da hering e acho mais facil toca-la do que as diatonicas
|
Teclgait Veterano |
# fev/09
· votar
Bend na Cromatica alem de desnecessario ,estraga as palhetas Para que complicar se pode usar a chave ? No meu ver cada harmonica para seu genero musical
|
Bandiera Veterano |
# fev/09
· votar
Bend na Cromatica alem de desnecessario ,estraga as palhetas
Isso é fato
No meu ver cada harmonica para seu genero musical
Isso eu ja descordo Pq a gaita é um instrumento muito versatil como qq outro Por exemplo sax alto pra Jazz ou pra MPB Não existe vc toca tudo com o mesmo instrumento Do mesmo jeito na gaita a Cromatica e a Diatonica serve para todos os estilos
|
Teclgait Veterano |
# fev/09
· votar
Mas nao quer comparar um som da diatonica no blues com o som da cromatica ? Ou no jazz ai ja e contrario, ou na musica popular onde se usa a Oitavada acho que se se usar mais o menos este metodo aproveita-se o som de cada harmonica
|
has4 Veterano |
# fev/09 · Editado por: has4
· votar
O que impede um oboé no rock ou jazz?
Aqui, uma bandinha de rock (rsrss) à procura de um tocador de oboé! Quem se habilita? kkkkk [essa eu queria ver e ouvir!!! rsrs] http://www.youtube.com/watch?v=-u33lw-aZpE
E olha que tem gente tentando por aí rsrsrs (até q elas tentaram com muita graça! rsrs E olha que essa é só a parte II rsrsrs): http://www.youtube.com/watch?v=kGDf-L-Vw_Q
O que impede um sousafone (baixo tuba) no rock ou jazz? http://www.youtube.com/watch?v=XkrUvUOgDo0
O que impede uma gaita cromática tocar qlq estilo (ou até mesmo uma diatônica, se o cara conseguir rsrsrs)? Se houver problemas futuros com os bends soados em uma gaita cromática sem usar a chave... não terá problemas se em cada show for uma belíssima apresentação, embora custe cada um, uma cromática por show rsrsrs
http://www.youtube.com/watch?v=j860WrrrRMM
Cromática e uma peça clássica: http://www.youtube.com/watch?v=AzY_KZTSXJk
Ou uma peça jazzística: http://www.youtube.com/watch?v=0YHCiC7IIg8&feature=related
|
Teclgait Veterano |
# fev/09
· votar
Sim tudo bem Eu tenho os 3 tipos de gaita porque acho que tem um som diferente e que deve ser aproveitado Se tocar blues, rock,reggae, diatonica jazz ,balladas classicas,rock calmo ,cromatica Popular,Infatil, Oitavada Isto sou eu porque coonsigo tocar o mesmo tema em todas as harmonicas agora acho que cada uma tem o seu som
|
Bandiera Veterano |
# fev/09
· votar
Teclgait
A sim cada uma tem seu som com ctz se não seria tudo uma coisa só Mais não é obrigado a seguir essa linha Vc pode tocar qq ritimo com qq gaita isso é que queremos deixar bem claro Mais com ctz tem as gaitas que se destacam mais para tal ritimo Certo?
|
Teclgait Veterano |
# fev/09
· votar
Exacto Pode-se adaptar uma harmonica para o genero musical que nao e o seu natural. Mas isso poderá significar perder qualidade em algumas partes. Por exemplo Beatles eu toco na Cromatica porque e mais balada. Uma discusao saudavel sobre gaita faz bem a todos e todos gostam ,penso ser bom discusao sobre o nosso instrumento
|