gaita cromática 68 vozes com pedal para a chave (HERÁCLITO)

    Autor Mensagem
    has4
    Veterano
    # mai/07


    Bom, galera, estou projetando um PEDAL para que pressionado com o pé possa acionar a chave de uma gaita cromática, de modo que o executor possa ter ambas mãos livres para executar outros instrumentos musiciais.

    Ainda estamos em fase de projeção.

    GOSTARIA de anunciar a tal PROJEÇÃO e tão logo pudermos apresentaremos neste FÓRUM o resultado.

    Antes convido os amantes de gaita para saberem desta notícia e gostaria de saber se existe ou existiu algo assim.

    HERÁCLITO ALENCAR SAMPAIO (has band)

    has4
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: has4
    · votar


    lembrando que
    A GAITA será executada pelo músico que usará SUPORTE PARA GAITA, além do PEDAL para que as mãos fiquem livres quando bem entender o GAITISTA!

    Á PROPÓSITO: Não sou gaitista, embora faça alguns, digamos, 'barulhinhos' (bem modestos mesmo), porém, gostaria de ouvir de expert quais os possíveis empecílhos para tal projeção. Já temos quase um protótipo, embora precisaremos aperfeiçoá-lo muito ainda, nem gostaria de explanar sobre o tal protótipo, pois há alguns problemasa serem resolvidos e reformulados.

    As sugestões são sempre muito bem vindas. OBRIGADO.

    eberienos
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Olá Heráclito,
    Acho a idéia é corajosa, temos que ver a questão da coordenação e velocidade pra chave. Será q responderá na velocidade de um dedo da mão? As questões técnicas e de timbre são muito importante. Pois a 2a mãs faz prte de pegada e é de extrema importância !
    Qd tiver desenvolvido gostaria de ver o........

    abraços

    has4
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: has4
    · votar


    coordenação e velocidade pra chave. Será q responderá na velocidade de um dedo da mão?

    Você tem total razão em suas apropriadas afirmações; esta tem sido uma grande preocupação pra gente até agora, é óbvio que a VELOCIDADE deverá ser controlada sim, embora, talvez não consigamos com que ela seja aos extremos controlada como se faz com a mão, todavia, cremos que consigamos fazer com que o músico possa utilizar o PEDAL DA CHAVE para executar melodias fáceis, da mesma forma como alguns GAITISTA usam a GAITA DE BOCA SEM CHAVE (Diatônica) no SUPORTE PARA GAITA, ou seja, não usa a mão, e ainda tem a desvantagem de em sendo DIATÔNICA, não poder executar os ACIDENTES TONAIS, isto é, SUSTENIDOS/BEMÓIS, o que com uma gaita Diatônica o limita não podendo executar melodias bastante acidentadas.

    O propósito do tal PEDAL que pretendemos produzir dará ao músico que toca gaita DIATÔNICA com SUPORTE, a opção de poder tocar uma gaita CROMÁTICA, tendo a vantagem de poder trabalhar com ACIDENTES OCORRENTES durante a execução de uma melodia.

    É ESTE O PROPÓSITO DO EXPERIMENTO!!!!!

    Com certeza assim que tivermos concluido o PROTÓTIPO o avisarei... não é nada fácil, é uma LABUTA tremenda hehehehe

    has4
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: has4
    · votar


    EXEMPLIFICANDO sobre como seria usado o tal PEDAL.

    O tom da música é RÉ MAIOR, ou seja, há nela sempre duas notas acidentadas, ou seja, exatamente os acidentes fixos para a notas FÁ e DÓ, ou seja, terão que ser SUSTENIDOS, então, terã que ter a chave da GAITA apertada, o tal pedal poderia acionar a chave quando o músico quisesse tais notas durante o solo.

    NA PRÁTICA:
    Bom, como havia dito, sou metido a tocar instrumento, então, gravei um solinho de GAITA numa música minha (muito mal gravada e executada rsrsrs). O Tom é exatamente RÉ MAIOR, tal qual anteriormente eu explanei aí. As outras notas do solinho são todas naturais, não há acidentes ocorrentes durante o tal solo.

    O tal solo o EXECUTEI na GAITA cromática, mas ainda não foi com o tal PEDAL não; quero apenas mostrar que num caso como este, o tal pedal resolveria para ser usada uma GAITA CROMÁTICA rsrsrs, ou seja, num solo simples, em que para um gaitista mediano deveria trocar seu arsenal de gaitas tonais (DIATÔNICAS de vários tons, para então, achar a gaita apropriada, no caso, em RÉ) , o que numa GAITA CROMÁTICA seria possível com o uso do PEDAL, caso o mesmo músico quisesse executar junto uma guitarra, um violão ou um teclado.

    BOB DYLAN nunca mais ia fazer um show em que alguém lhe entrega uma gaita fora do tom hehehehehehe

    http://www.4shared.com/file/17220934/4c6ee25b/ERA_UMA_VEZ.html
    OBS.: talvez seja preciso acrescentar no nome aí, .mp3 (ponto mp3) e arrastar para o media player executar.


    AGORA veja o sufoco de BOB DYLAN:
    http://www.youtube.com/watch?v=kIS7jFSe8n8

    Veja a partir do tempo 03:11

    Se o BOB estivesse com a GAITA CROMÁTICA e com o PEDAL (ainda sem nome e ainda não fabricado) deste cara aqui que vos fala.... não teria problemas assim! E olha que ele estava com as mãos livres, hein!?! kkkkkkk E incrivelmente, procurando exatamente a gaita DIATÔNICA no tom RÉ.. kkkkkkkkkkk

    Vai ver, naquela hora em que ele abre os braços (03:47), ele tava perguntando assim:

    Where's my harmonic in D? lol

    Pianist
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    has4
    Era você que estava tocando piano?rs.

    has4
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: has4
    · votar


    Pianist
    Era você que estava tocando piano?rs.

    'tocando' não seria a palavra mais adequada rsrsrsrs mas eu fiz uns barulhos lá com todos os instrumento, mas os gravei por falta de músico mesmo e não por vaidade, hein! rsrsrs

    O link acima foi modificado, mas coloco aqui novamente a caseiríssima gravação:

    http://www.4shared.com/file/17633612/2823a699/ERA_UMA_VEZ.html

    CarloPiccolo
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Excelente idéia, aprovo totalmente, nunca quiz tocar gaita cromática pelo fato de não poder acionar a chave, pois uso gaita somente com o violão.
    Se realmente der certo seu invento que eu espero que de será ótimo para todos os musicos que sofrem desse problema.

    has4
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    CarloPiccolo, Pianist e
    eberienos

    TEM DOIDO PRA TUDO, né? rsrsrs

    O probelma que enfrentamos atualmente é que o dispositivo 'eletro-mecânico' que estamos testando e que deve ficar fixo no suporte de gaita ainda é um pouquinho pesado rsrsrs, mas venceremos esta etapa sim. Indo adiante rsrsrs

    Obrigado.

    has4
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Em relação à brincadeirinha gravada com a gaita, o novo link é este: http://www.4shared.com/file/18461618/119fd99e/ERA_UMA_VEZ_remixada.htm l

    has4
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: has4
    · votar


    Novo link - uma JAM de Gaita no FCC:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/5/185200/

    JAM FCC 2008 - com BT de AlexB, e, gaita e sax com has4

    Como havia dito, eu não sou GAITISTA, mas participei desta Jam, e os 'auês' ali por mim inseridos é um exemplo de que com a gaita CROMÁTICA e o PEDAL que estamos desenvolvendo será possível o músico GAITISTA executar a gaita cromática sem usar as mãos para acionar a chave, e elas ficarem livres para executar piano, violão, etc.
    OBS.: Nesta gravação eu não usei a 'engenhoca' ainda! Mas em breve, espero, haverá um video sendo ela usada!
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    CORREÇÃO DO TÍTULO DO TÓPICO: Gaita 64 vozes.

    coroa legal
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Qual a melhor gaita cromatica? Bends tonica, Hohner 64 chromonica ou suzuki chromatix scx 64?

    ghostbastard
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    coroa legal


    não toco cromática, mas vou responder de acordo com o que sei sobre as diatonicas das respectivas marcas.

    As tres são marcas sérias, e os modelos, conceituados. A vantagem de ser ter uma Bends é a facilidade de contato com o fábrica, no caso de ajustes futuros. A hering oferece como maior vantagem seu histórico. Como disse um colega meu esses dias "na época que as diaônicas da hering eram lixo, as cromáticas eram incríveis". A Suzuki tambem tem como vantagem o histórico, porem, perde um pouco por ser importada, sendo dificil manutenção posterior.

    Caso você more num centro grande, qualquer um dos modelos vai ter servir, já que provavelmente existirão luthiers que possam suprir necessidades de manutenção e customização.

    Já se você vive numa cidade pequena, sem luthiers e gaita, seria melhor optar pela Bends ou Hering, para caso necessário, poder contar com assistencia.

    Espero ter ajudado.

    has4
    Veterano
    # dez/14 · Editado por: has4
    · votar


    Ressuscitei o presente tópico por vários motivos:

    O link antigo, de acesso ao vídeo de BOB DYLAN, não está mais acessível, mas encontrei outro. Eis o novo link com a comentada cena desconcertante de BD na busca da gaita diatônica correta durante a performance (se fosse cromática, ele não sofreria tanto rsrs):

    http://www.youtube.com/watch?v=nP85Uc6H79U

    Outra razão:
    Embora até hoje NÃO tenha eu feito de fato a tal 'engenhoca', dadas as dificuldades por mim encontradas para fazê-la, desisti e não mais a farei, até porque já a fizeram nas 'gringas'. Bom... idéias são apenas idéias, talvez tenha me faltado mesmo aquele 'DO IT NOW', ou melhor, ação (fazer mesmo).

    Outra razão:
    Assim, pesquisando, recentemente eu descobri dois modelos existentes no mundo, um deles, bem pessoal de um gaitista que, respondendo ao meu contato, disse que não o venderia pois o fez para seu uso estritamente pessoal. Já o outro gaitista, também profissional, possui um modelo bem mais simples, respondeu ao meu contato, e assim eu pude inclusive adquiri-lo com o mesmo; já o tenho aqui comigo, no Brasil, pois o importei dos EUA.

    Em breve posto fotos e um vídeo para os colegas do FCC amantes de gaitas apreciarem o tal PEDAL PARA GAITA.

    De outro modo, um videozinho caseiríssimo, meu, eu tocando uma gaita cromática (SEM o tal pedal) e um violão acústico, usando uma boa parte da extensão da gaita cromática e tentando executar um 'crássico roquin rol' que eu curto pacas \o/
    rsrs

    http://www.youtube.com/watch?v=_VuwTh-uEY8


    Obrigado, galera. Volto com fotos e/ou vídeos. TKS.

    tttiago
    Membro Novato
    # abr/19
    · votar


    Heráclito, boa tarde!

    Você poderia me passar o contato do americano que desenvolveu o pedal para gaita cromática, que vende e entrega pra nós aqui no Brasil?! O pedal funciona bem?!

    Grato,

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a gaita cromática 68 vozes com pedal para a chave (HERÁCLITO)