diferenças entre tons

    Autor Mensagem
    Leuuo
    Veterano
    # nov/08


    Olá pessoal, como eu sei qual é o tom de uma certa musica no violão?
    SE uma musica no violão está no tom SOL, qual deve ser o tom da minha gaita?
    E se a minha gaita esta no tom DO, o que eu devo fazer para acompanhar uma musica em SOL? ou LA? ou MI?

    Já ouvi alguma coisa sobre transposiçlão, mas não entendi nada... O que significa? Como eu posso fazer isso?

    guitarclub
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    A Gaita é fabricada para tocar em um determinado tom. Por exemplo, se você está acompanhando um guitarrista e a música está no tom de "C", a Gaita também deve estar no mesmo tom. Por isso é que a Gaita está disponível em todos os diferentes tons. Esse modelo de afinação é chamado de "Sistema Richter".

    É possível tocar uma Gaita em mais de um tom usando um método conhecido como "Cross Harp". Este estilo é o preferido pelos gaitistas de Blues. Hoje muitos gaitistas não tocam a gaita da forma que ela foi originalmente desenvolvida para ser tocada!

    Sobre Tons e Posições
    Embora seja possível tocar em qualquer tom em qualquer Gaita usando as várias posições, muitos gaitistas usam apenas as duas primeiras, Straight Harp e Cross Harp.

    Straight Harp (1ª Posição)

    * predominância de notas sopradas
    * usa uma gaita em C para tocar em C
    * a escala inicia no 4º orifício soprado

    A Gaita foi originalmente desenvolvida para tocar músicas folclóricas simples do século XIX e seu layout de notação era adequado a esse propósito. O estilo original de tocar, conhecido como Straigth Harp, é apropriado para tocar melodias simples, músicas folclóricas e vários outros tipos de música que seguem por linhas melódicas exatas. O Straigth harp é usado ainda hoje por muitos gaitistas, mas devido à simplicidade de seu som, não é tão popular quanto o "Cross Harp".

    Cross Harp

    * predoninância de notas aspiradas
    * usa uma gaita em C para tocar em G
    * a escala inicia no 2º orifício aspirado

    A evolução da música introduziu o Blues, o Rock e o Country e todas essas novas formas de música trouxe a necessidade de uma maior expressividade. Gaitistas começaram a experimentar e descobriram que quando eles usavam primordialmente notas aspiradas, um tipo diferente de som obtido.

    Isso resultou em um novo e mais fluido estilo de tocar, conhecido como Cross Harp. 90% dos gaitistas de hoje usam o Cross Harp no Blues, Rock, Country e no Pop.

    O Cross harp é mais expressivo por causa de um tipo diferente de "escala de blues" que está disponível muito mais nas notas aspiradas, onde podem ser feitos bends.





    para se tocar usando "cross harp", use:

    TOM DA MUSICA.........TOM DA GAITA (CROSS HARP)
    C....................................F
    D....................................G
    E....................................A
    F....................................Bb
    G....................................C
    A....................................D
    B....................................E

    obs: se for tocar com "staight harp", usar gaita no mesmo tom do que o tom da música.


    FONTE: http://www.cantodagaita.cjb.net/ , e clique, ali do lado esquerdo, em Cross Harp (obs: aquele anuncio do Yahoo pode ser fechado, role a tela pra direita e clique no X.)

    abraços!

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Leuuo
    Já ouvi alguma coisa sobre transposiçlão, mas não entendi nada... O que significa? Como eu posso fazer isso?

    Essa tranposição se faz quando voce vai tocar Blues. Para os outros estilos de música, voce toca na gaita no mesmo tom que está tocando o violão, ou qualquer outro instrumento.
    para se tocar usando "cross harp", use:

    TOM DA MUSICA.........TOM DA GAITA (CROSS HARP)
    C....................................F
    D....................................G
    E....................................A
    F....................................Bb
    G....................................C
    A....................................D
    B....................................E


    Os tocadores de Blues normalmente fazem isso.

    se for tocar com "staight harp", usar gaita no mesmo tom do que o tom da música.

    Os outros estilos de música, se faz isso.

    PedroShinzato
    Muito boa sua dissertação.
    Um abraço

    AlexB
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Já ouvi alguma coisa sobre transposiçlão, mas não entendi nada... O que significa? Como eu posso fazer isso?
    Transposição não tem nada a ver com as posições na gaita, primeira ou segunda posição (cross harp) são apenas modos diferentes de dispor da mesma nota, em primeira posição tocamos em C maior e em segunda posição tocamos em G Dominante, modo mixolídio.
    transposição seria se tivessemos uma partitura para gaita em C, mas queremos a música em A. Usando uma gaita em A com a partitura para C a música vai ser automaticamente transposta para A. É preciso lembrar que se está tocando em um grupo todos devem estar no mesmo tom. Existem instrumentos que são transpositores naturalmente, o trompete em Bb. Você toca uma partitura em C, mas em realidade está tocando Bb, os outros instrumentos não transpositores devem estar tocando em Bb.
    Abraço,
    Alex

    olavoluiz
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    GOSTARIA DE SABER SE ENTÃO É NECESSÁRIO QUE TENHAMOS VARIAS GAITAS EM TONS DIFERENTES PARA ACOMPANHAR OU TOCAR DETERMINADA MÚSICA POIS APESAR DE FAZER BENDS ÀS VEZES ACHO QUE FALTAM ALGUMAS NOTAS.o QUE FAZER ? SERÁ QUE ALGUÉM PODE ME RESPONDER?VI UMA CAIXA DA HERING COM SEIS GAITAS DIATÔNICAS EM TONS DIFERENTES. VALE A PENA?

    ghostbastard
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    olavoluiz


    cara, a caixa só vale a pena se vc já tem certa experiencia com a gaita, senão vc vai desafinar a maioria delas e alguns tons vc não vai nem usar. Alem disso isso pode acabar confundindo vc.

    Uma diatonica só, em tom de C é tudo o que vc precisa no inicio.

    Quando vc tiver mais experiancia e for tocar com bandas, aí sim vc precisara de mais de um tom de gaita, geralmente vai precisar das afinações G, A, C, D.

    A não ser que vc comece a praticar o cromatismo e conseguir todos os tons em uma só gaita, aí vc só vai precisar de uma gaita em C customizada.

    mas por enquanto preocupe-se em aprender, se vc não sabe usar uma, o que vai fazer com a caixa toda?

    olavoluiz
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    ghostbastard

    valeu, obrigado pela resposta.vou ficar só com a de C por enquanto.

    ghostbastard
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    olavoluiz


    blz.

    quando tiver duvida é so perguntar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a diferenças entre tons