Sala de bate-papo do fórum de Gaita!

Autor Mensagem
DvD Jhá
Veterano
# fev/09 · Editado por: DvD Jhá
· votar


qew

Meu a Free Blues vc encontra por uns 30 reais

Agora essa Yara é bem fraquinha tipo pra criança mesmo
Se soprar muito forte ja era ela racha tudo rsrsrs

Edit.........Caraca viramos a pagina hein quem diria

Venal
Veterano
# fev/09
· votar


Sala de bate-papo do fórum de Gaita!

Cadê os gaiteros iniciantes ae?
Vamo se enturmar!
ahuahua

To começando a pegar uma embocadura de lingua \o/
Ta saindo o som limpo de cada furo até...

DvD Jhá
Veterano
# fev/09
· votar


Venal

E ai cara arrumou sua gaita??

qew
Veterano
# fev/09
· votar


DvD Jhá
Agora essa Yara é bem fraquinha tipo pra criança mesmo
Se soprar muito forte ja era ela racha tudo rsrsrs


hahaaha
bom saber...

Meu a Free Blues vc encontra por uns 30 reais

vou procurar por aqui, o preco me parece acessivel...

Spike good
Veterano
# fev/09
· votar


qew

quanto custa? =D
Costuma variar bastante de cidade para cidade....
Aqui já achei até por 50,00~60,00
Mas por e-shops você consegue bem mais baratos na faixa dos 30,00 mesmo.

DvD Jhá
Veterano
# fev/09
· votar


Spike good
Aqui já achei até por 50,00~60,00

Caraca Free Blues por 50,00 vou comprar aqui em Sampa e vender ai em Belem rsrsrsrss

Spike good
Veterano
# fev/09
· votar


DvD Jhá

Quase o dobro XP

qew
Veterano
# fev/09
· votar


DvD Jhá
Spike good

vou pesquisar qto ta por aqui, valeu!

Bandiera
Veterano
# fev/09 · Editado por: Bandiera
· votar


Nossa comprei a minha por R$35,00 aqui em SP

R$60,00 eu compro uma Black Blues rsrss

Engeloko
Veterano
# mar/09
· votar


Não podemos esquecer que o preço varia com a afinação.....

Prof. Grosélio
Veterano
# abr/09
· votar


Engeloko
o preço varia com a afinação.....

O que? Não entendi.

Kamus23
Veterano
# abr/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo

Ele acha que uma Free Blues em C custa 40 reias (exemplo)

E uma em G custa 45 reais...

O que não tem nada a ver, pois não depende da afinação, e sim da gaita...

Mas falando em preço, a Bends da uma facada, sera que vale toda aquela grana?

Desprogramador
Veterano
# abr/09
· votar


Já que é pra gastar conversa mesmo, comprei minha gaita em janeiro, enchi a paciência do pessoal lá de casa até aprender a soprar direito. Não consigo fazer "tongue blocking", mas agora consigo tocar uns riffs de blues e fiquei feliz feito pinto no lixo. Tô afim de trocar de gaita, minha Bluesband já tá falhando em algumas notas

ghostbastard
Veterano
# abr/09
· votar


Kamus23
Ele acha que uma Free Blues em C custa 40 reias (exemplo)
E uma em G custa 45 reais...



não é isso. Algumas gaitas variam de preço com a afinação sim. Se vc quiser uma gaita low, ou com tons bemóis, acaba pagando uma certa diferença no valor.


Mas falando em preço, a Bends da uma facada, sera que vale toda aquela grana?


comprei uma anima e não gostei muito, logo de inicio. As palhetas vieram MUITO abertas e o som dela é bem mais baixo que as hering e principalmente hohner. Mas confesso que agora, depois d ealguns meses, adquiri um pouco mais de empatia, mas ainda assim prefiro hering.

Acho que compensa se vc comprar pra experimentar mesmo. Mas se vc vai realmente precisar da gaita, acho que um modelo que vc gosta de uma marca de vc conhece é o mais indicado.

Desprogramador
Tô afim de trocar de gaita, minha Bluesband já tá falhando em algumas notas


não sou tão fã da bluesband tbm. prefiro a free.

lupino
Veterano
# abr/09
· votar


Olá pessoal, sou iniciante e gostaria de saber que diferença tem daquela gaita pra iniciante como a colegial da hering e a diatônica como a free blues? E o que é cross harp? Por favor gaitistas experiêntes, me desculpem alugar vcs, mas tô apaixonado pela minha gaitinha e tudo que aprendo dela vem da web. Muito grato.

Kamus23
Veterano
# abr/09
· votar


lupino

Cara Cross Harp é a forma de se tocar, é você tocar na "Segunda Posição" da gaita

Você vai ver que é possivel fazer bend na gaita, porisso, mudar a nota, e com isso a escala

Cross Harp funciona assim, se você tem uma gaita em C (Dó) e tocar em Cross Harp (Segunda Posição), você tocara em G (Sempre a Quinta)

Cross Harp é utilizado no Blues, eu acho que 100% dos gaitistas que tocam Blues, tocam nessa posição, pois para mim se torna um som agradavel.

Eu tenho uma Free Blues, se eu fosse você, teria comprado essa, gaitinha muito boa, e aguenta o tranco legal.

E sobre Cross Harp, melhor você nem saber muito, se não você acaba se afobando e pulando muita coisa importante que vem antes do Cross Harp

ghostbastard
Veterano
# abr/09
· votar


lupino


vc diz essa?

http://www.musicalfoschini.com.br/admin/images/images/hering18009.jpg

essa sua gaita tem o mesmo problema da gaita desse cara aqui:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/5/205033/

as free blues, master blues, anima, prima, special20, marine band tem 10 furos, com duas notas naturais (ou vozes) em cada furo.

Ja a sua gaita tem 20 furos, com uma nota em cada um deles, assim como a gaita do rapaz do outro tópico.

Isso vai dificultar vc de fazer alguns acordes, e segundo minha opinião, seu aprendizado geral, já que muda totalmente a forma de tocar.

Vc pode usar essa gaita pra treinar seu fôlego, mas não vai encontrar nenhum método direcionado a ela.

vc pode pegar um método de diatônica e contar: os dois primeiros furos da sua gaita correspondem a 1 e 1 aspirado, respectivamente, e assim vai, os dois próximos 2 e -2.


Cros harp tbm é chamado de segunda posição. Se sua gaita é em C vc pode fazer a escala de G na segunda posição. Com isso vc usa mais notas aspiradas, possibilitando fazer bastante o uso dos bends e seu som ficara "mais blues".

entendeu?

lupino
Veterano
# abr/09
· votar


Nossa pessoal, fico muito feliz por poder conversar com vcs, ás vezes a web é um deserto pois pra esculachar tem um monte, mas pra ajudar é dificil, ainda mais eu que tô aprendendo sem professor. Ainda não entendi, cross harp é tocar, no meu caso, em uma gaita com a afinação em G, ou é começar a musica no G da minha gaita? Ghostbastard, minha gaita é uma free blues com dez furos, uma diatônica, mas pelo que entendi, aquelas de iniciante é que tem uma nota só pro orifício? Aspirei uma delas e saiu som. Cê tá complicando a minha cabeça! Um grande abraço. Kamus23, estou querendo saber do cross harp por curiosidade, mas como vc percebeu sou afobado mesmo. Agora estou aprendendo bend. Meus caros, obrigado e uma ótima semana.

ghostbastard
Veterano
# abr/09
· votar


lupino
minha gaita é uma free blues com dez furos, uma diatônica, mas pelo que entendi, aquelas de iniciante é que tem uma nota só pro orifício?

não, não existe essa história de "gaita pra iniciante". Existe violão pra iniciante? guitarra?

Essas gaitas desse estilo, na minha opinião, não passam de porcarias pra ganhar dinheiro. Não servem pra nada, dizem que é pra iniciante mas acabam atrapalhando o aprendizado. A madeira é ruim, são fechadas com pregos no lugar de parafusos, o som é ruim, tem apenas uma nota por furo. E custam tão caro quanto uma diatôica decente.

A free blues que vc tem é uma ótima gaita, geralmente indicada pra iniciantes por ser mais barata, mas tem muitos profissionais que usam ela.

É dificil entender essa coisa de segunda posição no inicio, o negócio é vc ir treinando o básico que com o passar do tempo a ficha vai caindo, e vc vai entendendo à medida que seus conhecimentos de base aumentarem.

Mas vamos lá:

As posições nada mais são do que as tonalidades que vc pode tirar de uma gaita diatônica. Você pode tirar ate as 12 tonalidades, tudo depende do seu nivel de conhecimento e habilidade na hora de executar o bend, overbend e overblows e overdraws.

A segunda posição usa bastante notas aspiradas e bends, o que dá um som bem caracteristico do blues. Por isso ela é tão famosa.

Então se for pra sintetizar, podemos dizer que tocar em segunda posição ou em cross harp é fazer a escala de G numa gaita em C para se usar bastante notas aspiradas, e para conseguir fazer essa escala de G na gaita em C vc precisará fazer bends, que são outra caracteristica do blues.

Se vc não entendeu, assim que vc começar a tirar seus blues, vc vai perceber como a maior parte das musicas é construidas sobre uma mesma base, a segunda posição.


consegui confundir vc ainda mais?

lupino
Veterano
# abr/09
· votar


Ghostbastard
De jeito nenhum companheiro, agora clareou! Vc acha que é possível aprender gaita pela web como estou fazendo? Tenho ciência que futuramente vou ter que consultar um professor, mas até agora tá tudo indo bem, aliás, consigo fazer um bend legal no orifício 1, mas não percebo tanta diferença de som nos outros, nem consegui tirar três bends no 3, igual o meu professor virtual Rodrigo Brasileiro me ensinou. Também estou aprendendo pelo http://gaitanet.atwebpages.com/quegaitacomecar.htm e http://www.cantodagaita.cjb.net/. Por fim, não tenho palavras pra agrader a ajuda de vcs, gaitistas veteranos. Imensamente grato.

ghostbastard
Veterano
# abr/09
· votar


lupino


Pode sim, toco há uns tres anos e nunca tive aula. Precisa de mais dedicação, mas dá pra aprender.

Na questão de bends, quanto mais agudo o furo, mais jeito vc precisará, e menos força será necessária. Aliás, em todos eles é questão de jeito pra controlar a pressão, mas isso vc desenvolve com o tempo, treinando todo dia.

O controle dos bends vem com a prática, primeiro vc aprende a executá-los em todos os furos (ou na maioria, pelo menos), depois melhora o timbre e o controle. A regulagem da altura das palhetas contribui e muito para o controle e execução dos bends, é ideal que vc procure videos do youtube que tratem disso, sobre o ajuste do gap da palheta.

Tenho um site com o Rodrigo, vou passar o endereço por mensagem do perfil pra vc =) vc está fazendo as aulas do youtube? ou por msn?


o endereço que vou te passar é só porque lá tem bastante informação util que vc pode apreveitar, e tanto vc escrevendo aqui ou lá vou procurar responder sempre.

ervilhasastrais
Veterano
# out/11
· votar


abandono....ono....ono...

FLPATG
Veterano
# out/11
· votar


ervilhasastrais

oh yeah.

klavier
Veterano
# nov/11
· votar


Sobre as posições da gaita:

1) primeira posição : straight harp :tocamos as músicas na tonalidade da gaita, por exemplo numa gaita em dó, tocamos músicas em dó tb; esta posição pode ser usada para tocar mpb, música folclórica e popular em geral, o cancioneiro infantil tb. Da casa 4 até a sete temos a escala completa de dó, ou seja, dó, ré, mi, fá, sol, lá, si e dó, uma oitava portanto, porque estamos repetindo o dó numa oitava mais aguda. Da casa 8 até a dez temos a escala sem a sétima nota da escala (si), e do 1 ao 3 temos a escala de dó sem o quarta nota (fá) e sem a sexta tb (lá), mas essas notas estão disponíveis com a técnica do bend. A escala de dó maior que está afinada nossa gaita tem uma hierarquia entre as notas, hierarquia baseada em fundamentos matemáticos e físico-acústicos, então a nota dó é a mais importante da escala, seguida da nota sol e da nota fá. Essa hierarquia tb é respeitada quando se formam os acordes com as notas da escala, e nas melodias tb esta hierarquia está presente.
2) segunda posição : cross harp , numa gaita em dó a segunda posição significa tocar as músicas na tonalidade de sol (modo mixolídio, que é um dos modos do blues e do forró, por exemplo). Isso significa que as notas mudam de hierarquia e estrutura interna, porque agora a escala começa com a nota sol, depois vem lá, si, dó, ré, mi, fá e sol de novo. A nota ais importante agora é o sol, seguida do dó e do ré, ou seja, primeira nota da escala, quarta e quinta. além disso, a estrutura intervalar da escala mudou : do sol para o lá temos um tom de distância, do lá para o si tb um tom, do si para o dó um semi tom, do dó para o ré um tom, do ré para o mi um tom, mi fá tem um semi tom, fá sol tem um tom. Essa é a estrutura do modo mixolído cuja escala de sol disponível na gaita em dó em segunda posição é um exemplo. Já a estrutura da escala maior (modo jônico ) cuja escala de dó é um exemplo tem tom (dó p o ré), tom (ré p mi) semi tom (mi p fá) tom (fa p sol) tom (sol p lá) tom (lá p si) semi tom (si p dó). Isso faz toda a diferença na sonoridade de cada modo.
A segunda posição é usada no blues, no forró, no rock.
3) terceira posição : slant harp ou double crossed harp : numa gaita em dó tocamos em ré menor, no modo dórico, pois a nota principal fica sendo o ré, seguida do lá e do sol. Chama modo dórico porque a estrutura dos intervalos tem a seguinte configuração: da primeira pa segunda nota (ré mi) tem um tom, da segunda p a terceira nota tem um semi tom (mi fá), da terceira p a quarta tem um tom (fá sol), da quarta para a quinta um tom (sol lá), da quinta p a sexta um tom (lá si) da sexta p sétima semi tom (si dó) e da sétima p oitava um tom (dó ré). Chama ré menor porque o intervalo entre a segunda e terceira nota é de meio tom, e os modos maiores tem um tom entre a segunda e terceira nota. Essa terceira posição é usada no blues menor (thrill is gone por exemplo), na música brasileira, no forró tb, na música modal, etc.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sala de bate-papo do fórum de Gaita!