blues gostaria de uma ajuda sobre isso

    Autor Mensagem
    v é k
    Veterano
    # out/07


    Blues- estilo musical afro-americano, caracterizado por expressivas modulações (blue notes), qualidades tonais unicas e fraseado original, com temas tristes, de desilusão amorosa sob a ótica da condição negra, influenciado pela matriz africana no padrão de "chamados e respostas" dos refrões, e na imitação de frases vocais através dos instrumentos, em especial a guitarra..
    O blues nasce no sul dos EUA, no delta do Mississipi, no fim do séc. XIX, tendo como referência básica os bluesmen WC Handy e Charlie Patton.
    Atingindo sua maturidade no norte (Chicago), o blues passa a influenciar todos os estilos de jazz, consagrando durante os anos 20 Bessie Smith fazendo dela sua intérprete clássica (Mama's Got the Blues); enquanto que Louis Armistrong, com suas inovações, faz com que o blues e o jazz ocupem notavelmente a categoria de expressão artística. Billie Holiday, também pode ser lembrada como a cantora das décadas de 30 e 40.
    http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=36454260&tid=254531287940868461 7
    esse texto tbm ja fala de bluenote e ta bem resumido entao pra mim poder tentar aprender blues preciso saber disso.

    preciso saber sobre essa bluenote e essas modulacoes alguem pode ajudar falando o que seria uma blue note e modulacoes? qnd eu vi q a gaita q eu tinha era blues fui atras de blues e ja qr ir la na alma pra poder entender logo certo, soh q blues eh pura alma rsrs e qnd vi um cara falar na tv de bluenote, ele falou bem disso, q era importante e q qnd ele dominou isso, e os blues, o resto foi facil, inclusive ele disse q se fala sempre "os blues"!

    eu gostaria de 3 respostas

    1 explicando bluenote
    2 explicando sobre essa modulacao, essas 2 acho q tem relacao neh?
    3 "chamados e respostas" como q sao feitos? tipo em q tempo? qnd ele chama, tipo em um 4/4, ele vai tocar qnt ? um compasso de 4 tempo? ai eu teria q responder como mais 4 tempos?? ou nao tem isso q to imaginando e vai de cada musica msm? eu gostaria de saber a relacao q existe pra combinar o chamado com a resposta.


    se alguem puder ajudar um dia com uma resposta fico agradecido...
    vlwww t+

    AlexB
    Veterano
    # out/07 · Editado por: AlexB
    · votar


    Primeira coisa... o que você ouve de blues? Antes de mais nada é preciso ouvir blues de verdade. Willie Dixon, Howling Wolf, Son House, Blind Boy Fuller ( e todos os "blinds"), Elmore James, Robet Johnson e muitos outros das antigas, além dos novos Fredie King, BB etc.
    Você vai ver que todas estas músicas são bem diferentes mas tem também algo de paracido, isto que é parecido é o Blues.
    Bluenote: A original é a quinta bemol, ou tritom, um intervado consecutivo de três tons inteiros. Um intervalo tão dissonante que foi nomeado de intervalo do diabo já na música renascentista.
    Por outro ponto de vista a terça bemol e a sétima bemol também são consideradas bluenotes.
    O Blues pode ser feito com acordes maiores, menores ou dominantes. O mais tradicional é o dominante, o menos comum é o maior.
    modulação: No sentido clássico da palavra é quando a música muda de tonalidade, você troca na nota de base. Mas o que se refere ao blues não é bem isso, é o fato da progressão de blues ter três acordes, I- IV-V. Apesar dos vários acordes o blues típico utiliza apenas uma escala Blues sobre todos os acordes.
    "chamados e respostas"( call and response): Difícil explicar em palavras só ouvindo, é uma forma de canto onde prevalece um diálogo. A segunda frase é sempre uma resposta à primeira. É uma espécie de música de trabalho. Não tem forma vai de cada música, inclusive o chamado e a resposta podem ter tempos diferentes um do outro, é um diálogo. Imagine duas pessoas conversando.
    Dê resto é bom estudar harmonia.
    Abraço,
    Alex

    v é k
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    vlw cara brigadão aos poucos estou entendendo rsrs!
    os blues só escuto os melhores esses q disse aí e mais alguns
    e prefiro os antigos acho q são os melhores flw...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a blues gostaria de uma ajuda sobre isso