"Bend Notes"

    Autor Mensagem
    Ricardo
    # nov/02


    E aí galera, tô com um problema, não sei o que é e nem como tocar as "bend notes", por acaso seriam as notas sustenidas que faltam na gaita diatônica? Li um pouco aqui no Cifraclub, mas não "cappicce niente"!
    Qualquer ajuda será bem-vinda!
    Falow

    diogo
    # nov/02


    oi ricardo. bend notes não são necessariamente sustenidos ou bemóis (essas últimas geralmente são chamadas acidentes), mas são usados para que o gaitista consiga, sim obter notas que faltam na diatônica.

    como exemplo, podemos pegar um dos bends considerados mais fáceis: o da 4a. casa aspirada. numa harmônica com afinação em C (dó), temos um C quando sopramos na 4a. casa casa e um D aspiramos. entre estas duas notas notas existe o Db (ou C#), normalmente não acessível para uma diatônica com essa afinação (essa nota, afinal, não pertence à escala).

    acontece que é possível dobrar (bend) uma nota numa diatônica, e ao fazer isso enquanto aspiramos nas primeiras casas dela (da 1 a 6, sendo a 5 não recomendável) podemos fazer baixar o tom da nota sendo emitida.

    as notas obtidas com draw bends são, para cada uma dos primeiras casas da gaita:
    * no 1 - de D para Db (1/2 tom)
    * no 2 - de G para F (1 tom)
    * no 3 - de B para a (1/2 tom)
    * no 4 - de D para Db (1/2 tom)
    * no 5 - de F para E (1/2 tom, bend inútil pois não fornece novas notas)
    * no 6 - de A para Ab (1/2 tom)

    a maneira como isso é feito é de difícil explicação, e exige um longo tempo de tentativas frustradas. basicamente o que se faz é alterar a direção da corrente de ar no interior da gaita, fazendo com que as palhetas ressoem numa freqüência diferente. algumas dicas podem ser encontradas na internet, por exemplo, no site:
    www.harmonicalessons.com

    ah! eu já ia esquecendo: eu só falei dos draw bands, feitos com notas aspiradas nas primeiras casas. existem ainda os blow bends, ainda mais difíceis (e muito menos usados), que são feitos soprando nas últimas casas.

    Ricardo
    # nov/02


    Valew pela dica Diogo, era isso que eu imaginava que fosse...
    Só falta aprender agora!!! hehe


    Té mais...

    Eduardo Ravi Chalita
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Ricardo,
    Uma dica prática:
    Tente assumir o controle dos músculos da sua garganta para fechá-la ou abri-la para controlar o fluxo de ar, vc pode também tentar movimentar a sua língua para frente e para tráz assim apertando ou afrouxando a sua garganta internamente. Foi assim que eu aprendi.

    harofloww
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    eu tbm aprendi assim... eu ficava lah igual um babaca mexenu a lingua pra aparece o bend.. dai um dia eu parei e fexei a garganta.. e saiu.. a lingua ela vai sozinha pro lugar certinho.. pelo menos a minha eh assim.. começei tentando no 4º orificio.. dai depois que tu pega no 4º vai pro 6º... o 6º eh um pokinhu mais dificil... dificil por exemplo... tu vai faze igual tu feiz no 4º dai ele vai dar um bend rapidaum e depois vai voltar.. dai precisa pega e mexe a lingua bem devagarin ateh conseguir...

    flw
    haroflow

    msn: haroflow_amityville@hotmail.com

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a "Bend Notes"