como faço o bend com embocadura em "U"?

    Autor Mensagem
    xey
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: xey


    como faço o bend com embocadura em "U"? desculpa o tópico repetido sobre bend, é que eu não entendi. eu toco com "U" e complica pra fazer o bend, já que todas as tecnicas que eu encontro é mexendo a lingua.

    xey
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: xey
    · votar


    botei isso e não sei tirar
    desculpa ahe

    Ch4p0L1N
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    começa a soprar como se tivesse dizendo Uuuuuuu e muda pra Iiiiiii

    v é k
    Veterano
    # out/07
    · votar


    bom vou por minha duvida aqui ja q eh o top de bend mais novo.
    eh assim
    tenho uma gaita em B onde um -4 eh a nota C# certo! q seria o bend em uma gaita C no caso o -4' e isso qr dizer q para o meu bend estar afinado eu tenho q conseguir esse msm som igualzinho?? se eu conseguir deixar o som igual qr dizer q o bend esta certo e afinado??

    pq eu to usando o programa bendometer e ele acusa o bend qnd tento, ele se encaixa no quadrado certinho soh q o som nao esta tao limpo se comparado com o -4 da gaita B isso qr dizer q ainda esta desafinado neh???
    obrigado! t+

    AlexB
    Veterano
    # out/07 · Editado por: AlexB
    · votar


    Oi,
    O bend mesmo afinado tem uma característica diferente no timbre. Ou seja, mesmo que a nota esteja na mesma afinação a nota dobrada tem um timbre diferente da nota natural.
    Por este motivo se tocar blues em uma chromática nunca vai ficar igual à diabólica diatônica.
    Uma coisa a levar em conta no Blues é que grande parte das qualidades vocais da música estão nas supostas desafinações. Porque supostas?
    O Blues é a fusão de uma sonoridade africana com o padrão "afinado" da música ocidental, assim as desafinações são parte integrante da música.
    Africa e Ásia usam muito mais notas em suas músicas, para nós ocidentais é tudo "desafinação".
    Abraço,
    Alex

    ghostbastard
    Veterano
    # out/07
    · votar


    uma chromática nunca vai ficar igual à diabólica diatônica.



    concordo com vc companheiro.


    xey


    rapaz, nao sei como posso responder essa tua pergunta, pq uso embocadura de bico, mas segundo relatos vai tentando que uma hora vc consegue, com dificuldade, mas consegue.

    v é k
    Veterano
    # out/07
    · votar


    blz! entao ja consigo fazer o bend no -4 heheh meu primeiro bend hehe
    depois de 1 ano e meio, mas tbm nao sabia nada a 2 anos atras, nem de gaita nem de musica hehe e to soh com a ajuda do pessoal da net

    agora eu to afim de tentar encaixar esse bend em tipo um riff q soh use
    ele ou seria melhor eu deixar isso pra depois e passar para outro orificio
    logo e soh depois de dominar todos comecar a encaixar nas musicas e riffs
    brigadao Alex vc entende msm do negocio ein rs e suas explicacoes sao
    perfeitas parabens nao eh todo mundo q sabe explicar bem assim hehe
    ate mais......

    AlexB
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Oi Vék,
    Cara você está muito devagar, quer uma dica: pegue um disco de blues com gaita e toque junto para entender o fraseado, garanto que os riffs e até os bends vão sair mais naturalmente. As minhas sugestões são Sonny Boy Willianson e Little Walter, blues de gaita na veia. Sonny Terry é muito legal, mas é um estilo bem mais difícil.
    Obrigado pelo elogio, nada como alguns muitos anos dando aulas de gaita na época que cursava a faculdade para afiar a didática.
    Abraço,
    Alex

    v é k
    Veterano
    # out/07
    · votar


    verdade quase parando mais sempre continuando hehe

    entao mas eu estou msm eh muito atrapalhado cara nunca conversei se qr com uma pessoa pessoa;lmente sobre musica ou gaita

    soh na net e conversar sobre musica e gaita pela net eh horrivel neh
    precisava ver msm os gestos e tal da pessoa q ta ensinado assim tenho certeza q ja estaria bem melhor mas logo vou ver se faco aulas tbm

    mas entao qr dizer q isso eh uma boa coisa a se fazer tocar junto com a
    musica poxa isso eu nunca tinha feito pois achava q isso era errado

    e eh verdade agora ja percebo q o estilo sonny terry eh meio complicado

    vlw Alex vou comecar treinar assim tbm t+

    AlexB
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Vek,
    Eu sempre quis tocar blues mas quando comecei não tinha a mínima idéia, comecei a fazer aulas de gaita com um professor que anunciava na antiga casa manon, aprendi a tocar uma gaita tombo cromática sem botão. Não preciso dizer que blues não saia nem a pau, isto foi em 77, só em 85 descobri que a gaita de blues era a pequenina, que na época nem existia no Brasil. Comprei um método nos EUA e as gaitas, a partir dai comecei a estudar sozinho. Na época era dureza conseguir sons de gaita blues e até qualquer informação, hoje com a internet, o que demorei anos para juntar é questão de minutos. Ouça blues e toque junto, vai imaginar que os negros americanos trabalhando na plantação de algodão tinham muita teoria musical. Eles ainda são os melhores gaitistas!
    Abraço,
    Alex
    PS- Teoria ajuda muito, principalmente quando tocar outros estilos de música. Blues precisa de muito ouvido.

    v é k
    Veterano
    # out/07
    · votar


    poxa tinha ate esquecido dessa conversa hehe

    então cara e eu to aqui todo contente pq eh o seguinte como disse depois
    de 1 ano e meio agora q ta começando sair o som dos blues hehehe

    o ruim eh q nao tenho o ouvido treinado
    e os blues eh como vc disse ai
    eu gosto de teoria.. mas eh verdade os negros americanos nao tinham
    teoria e pra mim sempre serão os melhores, mas tem um lado bom
    isso q chamam de feeling isso eu tenho hehehe por isso gosto de blues
    pq tem um sentimento a mais sei la pelo menos pra mim eh assim
    e o sonny terry as musicas dele parece q foram feitas pra mim eu gosto de todas tenho 4,5 discos e gostei de todas rsrs mas ele tem um estilo bem diferente tbm e parece ser mais dificil tbm

    E agora vou fazer como vc disse ouvir e tocar junto tem bastante pedaços
    de musica q eu consigo sei q ta certo ruim q nao sei nenhuma inteira rs

    ate mais.. e vlw msm pela ajuda com duas tres respostas ja aprendi muito
    mais do q um monte de textos q ja tinha lido .. mas eles ajudaram a entender as respostas tbm neh hehe

    AlexB
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Oi vek,
    Quando falo para tocar junto, não é para copiar o que o cara está fazendo, tente ser o segundo gaitista do grupo, improvise, crie. A música vai te dar a referência do que funciona e o que não funciona.
    Lembre-se não é para copiar é para improvisar livremente sobre a música.
    Abraço,
    Alex

    v é k
    Veterano
    # out/07
    · votar


    entendi.. agora entendi
    ja me falaram q nao eh legal imitar copiar e tal
    eu tenho q fazer o meu som neh hehehe

    pior q eu ia copiar msm

    mas vlw agora eh soh praticar
    t+

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como faço o bend com embocadura em "U"?