Maderia? Plastico? Metal? Hering Golden Blues R$170????vale a pena?

    Autor Mensagem
    diplickers
    Veterano
    # set/05


    Galera,

    ja tive uma free Blues e uma Hoher Blues Harp, ambas foram boas enquanto duraram pra minhas aulas....mas agora que ambas desafinaram estou a procura de uma outra mas na duvida ra comprar, uma que seja boa de verdade....entre as duas que tive com certeza prtefiro a Hohner que era de madeira, mas recentemente vi na loja a Golden Blues da hering que pareceu ser um tezaão tb, mas eh de plastico!!! e cara tb! duvida: se eu gastar essa grana na gaita tenho como dar manut. depois ou só jogando fora e comprando outra mesmo? compro maderia, metal ou platicão mesmo?????

    Spike good
    Veterano
    # set/05
    · votar


    diplickers

    Já tive uma goldem blues é uma gaita excelente, de verdade, e tem como dar manutençao vc mesmo pode fazer se souber, é claro. Tendo um diapasão elétrico é so calibrar em + ou - 441Hz que é a frequencia utilizada pelas gaita blues, certo.
    Agora se vc quiser uma gaita boa mesmo eu aconselharia a Lee oscar, da Tombo, gaita de marca japonesa com montagem nos States, tenho uma que ja faz mais de cinco anos e até hoje ela garante um som legal.
    Qualquer dúvida estamos aí, falow.

    diplickers
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Spike good

    ok mano, mas como faço pra calibrar a gaita??? que + ou - eu ajusto? desmontei a minha Hohner e num vi nada!

    viu, e sobre a Hohner Golden Blues ou a Hohner Cross Harp? que se acha?vale a pena gastar mais de 100 pilas nelas?

    Spike good
    Veterano
    # set/05 · Editado por: Spike good
    · votar


    diplickers

    Seguinte,
    1- como calibrar a gaita?

    se vc desmontou a gaita, pôde perceber que são as palhetas que, ao vibrarem emitem o som. Com o passar do tempo, essas palhetas por serem de metal sofrem um processo quimico, a oxidação. A oxidaçao é simplesmente o depósito de matéria que ocorre com o metal. É esse excesso de matéria que prejudica a afinação da gaita. Para corrigir a afinação é muito simples e óbvio, porém exige certos cuidados. Vc irá utilizar o processo de "raspagem", com a ajuda de uma navalha ou "gillete", vc vai raspando palheta por palheta retirando esse excesso. Muito cuidado, as palhetas são sensiveis e é muito comum por falta de pratica danificar essas palhetas. Feito tudo direito e com cuidado vc pode recuperar a afinaçao de sua gaita.

    2- O "+ ou -", me referia a frequencia da gaita que é aproximadamente 441hz, a gaita utiliza essa frequencia para a afinação, sacou. Vc só vai conseguir calibrar através de um diapasão elétrico.

    3- Hohner Cross Harp não conheço, já a Golden blues é boa, mas na minha opinião não vale esses 100 contos. Com esse dinheiro posso comprar uma gaita ainda melhor, pra ter uma idéia comprei uma Suzuki pro master por 115 contos e é bem melhor. Falo isso por experiencia propria já que tenho uma Golden blues e uma Suzuki.

    Abraço.

    diplickers
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Spike good

    Obrigado pelo dica! mas vc que parece ser um pouco mais experiente no assunto, me diz ai qual modelo seria interessante pra eu comprar, to afim de gastar algo em torno de uns 100pilas?? Susuki é boa, mas qual modelo? madeira, platisco ou metal?

    valeu pela força.....
    abr

    Spike good
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Bem, não vejo muita diferença entre os materiais, apesar de cada material possuir certas caracterísicas que a tornam únicas e isso vai do ponto de vista de cada um. Andei fazendo algumas pesquisas com relação a madeira na construção de instrumentos musicais e percebi que realmente é um dos melhores materiais para a preservação do efeito acústico se não o melhor no quesito junto com o metal. O problema é que a madeira possui uma durabilidade menor que os outros e isso requer maiores cuidados, enquanto que o metal é um pouco mais caro que a média. Outro fator é a disponibilidade de mercado, se vc procurar bem, as marcas mais visadas apresentam o corpo de plástico como a "Special 20", "LeeOscar" e tem a "Weltmeister" que apresenta um design muito bom e refinado e se não me engano é de plastico também. Sendo assim, no meu ponto de vista levando em conta todos esses fatores, som + durabilidade + preço + disponibilidade de mercado, continuo acreditando que o plástico é melhor.

    até, espero poder ter ajudado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Maderia? Plastico? Metal? Hering Golden Blues R$170????vale a pena?