Para o Balbino Junior

Autor Mensagem
Alexandre Souza
Veterano
# jul/05
· votar


Marisco
o cd é esse http://www.clubedejazz.com.br/noticias/noticia.php?noticia_id=23

Marisco
Veterano
# jul/05
· votar


http://rapidshare.de/files/3085558/12_-_Bachiana_Brasileira_N__5_-__ri a.mp3.html

Marisco
Veterano
# jul/05
· votar


maggie
Nessa aí ele não suja.
Mas pra mim um pouco de sujeira não faz mal, se a energia for boa.
E isso o Yamandu tem de sobra.

Marisco
Veterano
# jul/05
· votar


http://rapidshare.de/files/3085638/13_-_La_Casa_Del_Chamame.mp3.html

a última!

Urubento_XVI
Veterano
# jul/05
· votar


Marisco
Mas pra mim um pouco de sujeira não faz mal, se a energia for boa.

Paco de Lucia toca muito rápido, tem uma vibe do caralho e só toca limpo. Bem mais limpo q o Yamandu.

Marisco
Veterano
# jul/05
· votar


Urubento_XVI
Sei lá cara, o Paco é um deus sagrado do violão.
Mas esse show que eu fui, eu me apavorei com o Yamandu. Interpretação monstruosa. Na minha opinião o cara é bom o suficiente para fazer os "analistas" deixarem de se preocupar com os detalhes e focarem na música.

Tiago Metal
Veterano
# jul/05 · Editado por: Tiago Metal
· votar


o renato borghetti vai participar do album da banda scelerata

Urubento_XVI
Veterano
# jul/05
· votar


Marisco

é q eu entendi q vc queria dizer q sujeira é algo q acontece necessariamente qd se toca violão rápido...

tipo, as bulerías de Paco de Lucia (bulería é um palo flamenco) são sempre tocadas de 200 a 240bpm, e ele toca tão limpo qt se estivesse tocando uma soleá, por exemplo.

maggie
Veterana
# jul/05
· votar


Urubento_XVI
Bonito nick.
:)

Urubento_XVI
Veterano
# jul/05
· votar


maggie

melhores ainda foram os de ontem à noite, mas o soulface baniu todos.

Xifópagos_Brothers
Veterano
# jul/05
· votar


essas mp3s saum todas do yamandu tocando eh? ou eh de ele e varios violonistas tocando juntos? saum desse show q c assistiu, naum ne? Marisco

anonimo_83
Veterano
# jul/05
· votar


Olha deixa eu deixar algo claro antes de eu ouvir a musica!

A questao é a seguinte, o Yamandu tem ginga que a maioria dos violonistas nao tem, mas é meio maluko e nao se preocupa com a qualidade do som quando toca, mesmo pq ele toca com o violao plugado, ai o timbre sai horrivel! Claro que com exceção do Turíbio nesse show so tocaram violonistas populares, e se, formos levar isso em consideração como violonista popular eu nao tenho pq criticar o yamandu! Musica popular é manifestação natural de sentimento, nao esta produzindo arte, esta produzindo musica para entreterimento, pelo menos é assim que eu vejo!

Outra coisa, eu tb nao gosto de improviso, um improviso nunca será tao perfeito quanto algo escrito e pensado! Parabéns pra quem gosta mas eu nao gosto!

O que pega é quando jogam yamandu como o melhor ou enquadram ele dentro do universo do violao erudito! Ai eu fico puto pq nem no popular ele é o melhor e no erudito ele nao pega nem no chinelo do mais tosco violonista! Isso é inegável gostem ou nao os fans de Yamandu!

Por exemplo, no violao brasileiro ninguem jamais poderá se comparar a rafael rabelo ou badem powell na minha opiniao , mas mesmo eles nao tem qualidade de timbre para se comparar a um john williams por exemplo! Para quem busca sentimento e acha que eles explodem e disparam nisso tudo bem, nao vou discordar os caras arrebentavam mas eu ainda vejo mais em john williams do que em todo mundo do popular junto! E essa é a minha opiniao e gosto musical, nem vamos colocar outra coisa no assunto, apenas gosto musical!

Mas o que tem isso a ver vamos a musica! Vou ouvir agora!

abraços

Prático
Veterano
# jul/05
· votar


Balbino

O que você acha do Carlos Barbosa Lima?

anonimo_83
Veterano
# jul/05
· votar


Prático
Imcomparavel a qualquer um desses que estiveram no show! hehehe!

Bem a musica!
Bem, a musica é linda, a interpretação nao foi tao exagerada como costuma ser, apenas a famosa escala rapida que nao sai direito caracteristcia do yamandu! BEm, a musica ta bonita nao tem como eu queimar, se ele tocasse romance de amor desse jeito eu odiaria! heheheh!
Mas uma coisa ainda nao mudou, ta sujo e ta bastante, Caro marisco se o seu objetivo era provar que o yamandu nao suja me desculpe mas vc falhou! Como eu disse ta bonito nao posso comparar o som dele com nenhum violonista erudito pq seria covardia (Estou falando de qualidade sonora das notas)! Gostei da musica!? Gostei, mas ouvi o violao como ouviria chico buarque, apreciando uma boa musica mas nao um grande violonista!

Outra coisa a sujeira nao é causada pela mao esquerda e sim pela mao direita, o ataque de mao direita é horrivel, timbre horroroso! Assim como o Paco nao é essa limpeza toda que chamaram! O paco é mais limpo quanto o yamandu mas ainda peca muito no mesmo quesito (MAO DIREITA) que soa constantemente estralada como se tocasse com uma palheta aspera! SE quer ouvir flamenco com limpeza eu vou ver se posto uma musica interpretada pelo PEPE ROMERO AQUI, ai sim vcs verao uma limpeza estraordinária para o estilo, confesso que eu fiquei super impressionado quando ouvi!

Resumindo, a musica é bonita, ele interpretou bem, mas que ta sujo ta e se fosse qualquer peça erudita eu haveria de cair matando! heheheh!

Abraços marisco e me desculpe mas nao tenho estomago para ouvir o resto!

Abraços!

Si gordão
Veterano
# jul/05 · Editado por: Si gordão
· votar


Balbino Junior

A gente já teve discussão parecida com essa aqui. Não vale a pena eu falar mais nada aqui, senão aconselhar a todos a não gastarem energia.

Balbino, a questão não é comparar até porque isso não leva a lugar nenhum. Tu tens como referência de qualidade os teus ídolos. O Yamandú é um prodígio, não se pode esperar dele o máximo. Violonistas como o Raphael Rabello dedicaram toda a sua vida ao violão, como se fossem padres, tu acha que é justo comparar o Yamandú com ele?

A questão é reconhecer os méritos do cara, por ele ser tão habilidoso e ter tanto ritmo sendo tão jovem.

Si gordão
Veterano
# jul/05 · Editado por: Si gordão
· votar


Ah, e assim como tu falou sobre os violonistas destacados de música popular não terem técnica como os intérpretes de música erudita, eu acho difícil tu me mostrar uma gravação de vinte minutos sem que eu boceje.

Cada um com suas virtudes, todos merecem estar no primeiro lugar do pódio.

Helder Bello
Veterano
# jul/05
· votar


Uau ... que discussão acérrima entre vcs.

Bem ... falarei o mínimo possível, até porque minha opinião não conta muito aqui. O Yamandú é um estupendo músico. Bom intérprete e violonista. Não estou aqui para compará-lo ao erudito, nem para classificá-lo com popular. Ele é o que é. Toca do jeito dele. Do jeito do Yamandu Costa. Eu morei um tempo no RS e tive a oportunidade de assistir a algumas apresentações suas. Realmente ele é exponencial, mas, na minha concepção, o pintam com cores q não lhe são fidedignas. Como bem colocou o Balbino, é uma questão de gosto musical. Quem gosta bem, quem não também. Enfim ... o Yamandú é um ótimo músico, pois dedicou-se muito ao instrumento que toca, e não pode-se simplesmente, "compará-lo" à este ou aquele violonista.
Creio que alguns proferiram certos epítetos que não condizem com o que realmente acontece:

Balbino: Não tem-se mesmo como comparar o Yamandú aos diletos violonistas eruditos. Também prefiro o violão erudito, mas tem-se que reconhecer que o Yamandú é um ótimo músico.

Si Gordão: Gravações de vinte minutos são mesmo cansativas, embora até hj eu não tenha visto nenhuma. Mas já escutastes obras de Augustin Barrios ?! São maravilhosas e não muito longas. Creio q dessas irás gostar. Vejo que não conhece muitas obras da escola erudita do violão, então, caro e virtual amigo, procure conhecê-las ... exitem peças de 2 minutos que são realmente excedentes.

Enfim ...

Abraços Fraternais à todos.

Helder [].

Marisco
Veterano
# jul/05
· votar


Balbino Junior
Bom cara, é muito bom poder trocar opiniões de forma educada e coerente.
Eu respeito a tua opinião, e percebi que nossos gostos são bastante díspares. Eu valorizo muito o improviso e a interpretação e tu valoriza a perfeição na execução e a composição elaborada. Não que eu não valorize isso, mas esses critérios são relevados quando outros são ressaltados de forma grandiosa.

Apenas discordo na parte em que tu achou a música "suja". Eu não consigo perceber isso. Achei o ataque de mão direita muito suave nessa música em especial, e não vi sujeira. Se tu puder me indicar os pontos em que isso acontece, talvez eu possa entender melhor o teu ponto de vista.

Helder Bello
Veterano
# jul/05
· votar


Não foi somente o Balbino que achou o som do Yamandú sujo. Eu também acho, e a Maggie também, como ela mesmo profere: "Já tenho o CD do guri e ele realmente é um prodígio no violão, apesar de concordar com o Balbino que de vez em sempre a música sai suja."
[i][/i]

Marisco
Veterano
# jul/05
· votar


Helder Bello
Ele toca sujo sim. Mas não nesta música (Sétima do Pontal). Pelo menos o meu ouvido não percebe sujeira não.

Ata
Veterano
# jul/05
· votar


Vou ter que citar a maggie aqui, porque ele suja muito mesmo. Pelo menos nas apresentações que eu assisti, sujou. O que não fez com que eu parasse de gostar dele, acho que é um ótimo músico popular.

Xifópagos_Brothers
Veterano
# jul/05
· votar


responde ae :)

Xifópagos_Brothers
Veterano
# jul/05
· votar


de que cd saum essas musicas?

Marisco
Veterano
# jul/05
· votar


Xifópagos_Brothers
essas mp3s saum todas do yamandu tocando eh? ou eh de ele e varios violonistas tocando juntos? saum desse show q c assistiu, naum ne?

Entra em: http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/98567/ultima.html

lá tem as respostas!

Prático
Veterano
# jul/05
· votar


Conclusão,

Pelo visto concluímos que o Yamandú toca sujo realmente, mas é um grande artista e tem um potencial muito grande para melhorar. Se ele quiser melhorar o seu timbre, se aperfeiçoar na Espanha etc etc, o rapaz tem total condição para isso.

Acho que a grande maioria dos violonistas brasileiros, quando estão no momento de escolher entre continuar no erudito ou enveredar pela poética do violão brasilerio, eles escolhem a segunda alternativa. Por isso que não podemos compará-los com Yepes, Gabriel Etarellas, John Willhams etc.

Helder Bello
Veterano
# jul/05
· votar


Prático

Isso mesmo ...

maggie
Veterana
# jul/05
· votar


O mérito do Yamandu é colocar na vitrine grandes compositores tanto populares quanto eruditos, coisa que poucos violonistas conseguiram no Brasil. :)

Só o fato da gente estar falando dele aqui já é uma grande coisa. Muitas pessoas com certeza conheceram outros violonistas através dele.

Si gordão
Veterano
# jul/05 · Editado por: Si gordão
· votar


Alguém já ouviu a versão de "Desvairada" tocada pelo Yamandú no programa do Jô Soares, alguém já ouviu "Choro para Metrônomo", nas cordas do Yamandú? Eu sugiro que vocês busquem essas gravações e depois voltem a postar nesse tópico.

O Yamandú não toca sujo gratuítamente, ele tem um objetivo: o nome da música é "Desvairada". Segundo o dicionário Larousse Cultural:

Desvairado adj. e s.m. Que ou aquele que perdeu o domínio de si; alucinado, desnorteado, perturbado.

Ouçam as duas músicas, e julguem novamente: Será que o toque suave ou o toque "desvairado" não têm uma objetividade para com o contexto da música?

O Yamandú tem um jeito "gaudério" de tocar violão, até porque começou tocando chamamés, milongas e outros estilos de música gaúcha, isso lhe deu controle excepcional do uso da mão direita, por isso que a interpretação de músicas como "Brejeiro" e "Dr. Sabe Tudo", para mim, são lindas.

Se alguém quiser a gravação destas músicas me contate pelo MSN: cassiomach(arroba)hotmail.com

[]'s.

Obs: Antes de seguir comparando o músico Y com o músico X, tenham em mente que a proposta do tópico é analisar o Yamandú Costa.

Prático
Veterano
# jul/05
· votar


Si Gordão

Acho que considerar o som do Yamandu "sujo" não desmerece o violonista que ele é. Só o talento precoce dele já merece atenção. Na música erudita a atenção dada ao timbre e a limpeza das notas é muito, mas muito grande. Esse cuidado é menor para quem toca o violão popular, ou até mesmo o violão intuitivo do Yamandú. Querer "limpeza" do Yamandú é como querer "intuição musical" do John Williams. Manda o John Williams acompanhar um choro na primeira escutada, manda!

anonimo_83
Veterano
# jul/05
· votar


Prático
Cara vc tem toda a razão! hehehe! O fato dele ser sujo ou nao nao desmerece o cara, eu so nao gosto por causa disso e outras coisinhas que na minha forma de apreciar um violonista, foge dos meus princípios o que ele faz, mas parabéns pra quem gosta!
Alguém ja ouviu o John Williams tocando Jazz!? NAo, entao nao pode perder, comédia total, ridículo e etc! Nao era a praia dele, mas será que só pq eu sou fan do cara vou ficar ofendido ou brigar com um jazzista se ele disser que o john williams entende tanto de jazz quanto o yamandu de erudito!? Nao! é verídico e tem mais, O YAMANDU NUNCA DISSE QUE ERA ERUDITO OU QUERIA SER, são somente um bando de babacas que o julgam como tal sem entender nada e nem conseguir classificar o que é x u o que é y! heheheh!

Entao felicidades ao Yamandu e ao John Williams ou a qualquer outro violonista! Cada um ouve o que quer e aprecia da forma que quer ou que pode!

Abraços a todos!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Para o Balbino Junior