Cordas:Qual o modelo ideal p/violão clássico, vocês sabem?

    Autor Mensagem
    Fabrício S Silva
    Veterano
    # jul/05


    Pessoal tenho dois violões clássicos, um Di Giorgio Bel som e um Di Giorgio conservatório II. O caso é o seguinte, estou com a maior dúvida quanto ao encordoamento que vou utilizar no modelo conservatório, já que o modelo Bel som estava com cordas giannini de média tensão e aí resolvi mudar para um encordoamento de tensão alta conforme a maioria de vocês recomendam, resultado: O som realmente melhorou bastante, mas por outro lado percebi que o braço do violão esta com um leve empeno, agora imagina se eu estivesse colocado o de tensão Extra alta como algumas pessoas recomendam.
    Só que a dúvida é a seguinte agora: O violão modelo conservatório II esta com um encordoamento de tensão média, mas não gostei muito e estou pretendendo trocar as cordas, será que o braço do violão vai suportar numa boa cordas tensão alta ou Extra Alta, as quais vocês utilizam, exemplo: Savarez 540J; Hannabach Hard Tension (Blue Card)
    D'Addario Pro-Arté Extra Hard tension; La Bella Hard Tension; Giannini clássico tensão pesada ou extra pesada.
    O que devo avaliar no violão além do resultado do som e tocabilidade para escolher as cordas ideais em relação ao violão que tenho? vejo que esta tarefa não é tão simples quanto parece.
    Espero que possam me ajudar, desde já agradeço a contribuição.

    Johnny
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Fabrício S Silva

    Deve ter algum problema com o seu Bel Som. Não é normal isso acontecer e muito menos por causa da troca da tensão das cordas. Vc costuma tirar todas as cordas de uma vez quando vai trocar?

    Quanto ao melhor encordamento... depende de vc e do violão. Para mim a Savarez 540J e a Hannabach Pure Gold Hard Tension são as melhores, mas a Savarez sai 80 reais e a Pure Gold mais que 100... então para mim sai mais em conta comprar pele internet lá dos EUA que até somando o frete fica a metade do preço trazendo de 10 jogos...

    Fabrício S Silva
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Realmente eu costumo tirar todas as cordas de uma vez, isto influenciaria a ponto de empenar o braço? se influenciar gostaria que você me explicasse a forma correta, já que não tenho as manhas.
    Muitas pessoas acham que a giannini extra pesada é o melhor em relação custo-benefício do mercado, o que vc tem a dizer?
    Valeu Johnny muito obrigado.

    Johnny
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Fabrício S Silva

    Na realidade o fato de tirar todas as cordas faz com o que todo o violão trabalhe, principalmente o tampo! O braço pode empenar também. O ideal e que quando for trocar as cordas se troque uma por uma. Tem muita gente, inclusive professores, que soltam as cordas ou tiram as cordas quando deixam ele muito tempo guardado com o objetivo de deixar ele em "descanso". O pior é que a ignorancia não permite perceber que o violão está em descanso quando esda "encordado". Poxa... ele foi construido para compensar as tensões das cordas.

    Eu já usei essa Giannini uma vez que tava com a grana curta e te digo que foi o pior custo benefício no meu caso. Eu uso as Savarez Tradicional, por ser mais barata que a Alliance. E troco geralmente a cada 1 mes ou 1 mes e meio. Essa Giannini me irritei com ela nas 2 primeiras semanas. Mas é aquilo que eu te disse.. depende do violonista e do violão.

    Abraço.

    Fabrício S Silva
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Valeu grande Johnny, já entendi o sistema, obrigado.

    Um abraço.

    so1tiago
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    jhonny a maioria das pessaos que eu conheço que entendi de violão diz quando for guarda é pra folga, agora
    vc sabe de onde surgiu isso . o pq?

    Johnny
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    so1tiago

    Porque o senso comum "diz" que se as cordas ficarem tensionando o braço e o tampo com o violão parado ele tende a empenar. O violão é confeccionado pra equilibrar a tensão das cordas, então folgar as cordas, pior do que não ter efeito nenhum, faz o violão trabalhar muito mais do que parado por um longo tempo se estivesse com as cordas, mesmo desafinado. Aí ele pode empenar, estufar o tampo e outras coisas...

    maggie
    Veterana
    # jul/05
    · votar


    O ideal é trocar as cordas uma a uma, e procurar manter o tipo e a tensão das cordas sempre os mesmos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cordas:Qual o modelo ideal p/violão clássico, vocês sabem?