Escalas 'Exóticas'!

    Autor Mensagem
    Gtosco
    Veterano
    # jun/05


    Oi Pessoal!

    Vocês poderiam me informar algumas escalas exóticas?
    De preferência queria a expressão pela régua (T 2+ 3- 4J...), mas caso alguém que queira ajudar não tiver este conhecimento, pode me passar pelas notas mesmo que eu tiro a régua.

    Aqui, as que eu estou procurando mais:

    Uma bem Flamenca...

    Uma que basta poucas notas para ter a certeza de que é Blues..

    E uma que alguns comentam muito: Cigana.. :)



    Essas são apenas as que eu quero mais, mas quem tiver mais Escalas 'Exóticas', por favor, me passem!!!

    Obrigado!

    Johnny
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Gtosco

    "flamenca" segue bem uma Escala Árabe no Modo Menor e no Menor também...

    Ecala Árabe seria...

    Árabe Maior: Tem a Terça Maior e os intervalos entre II - III e VI - VII são de Segunda Aumentada.

    Árabe Menor: Terça menor e os intervalos entre II - III e VI - VII são de Segunda Aumentada.

    Escala de Blues seria uma Escala Pentanônica acrescentada do "blues note". O Quarto Grau da escala é uma Quarta Aumentada da Tônica ou uma Quinta Diminuta... Ahhh ... e a escala baseia-se no modo menor!

    A Escala Cigana é a mesma coisa que a Árabe.

    Johnny
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Depois tem varias escalas exoticas...

    Bifonica, Trifonica, Tetrafonica, Hexacordal (Medieval), Mouresca, Chinesa, Wollet, Napolitana, as matemáticas.... Tem as litúrgicas e bitonais... vixi...

    Gtosco
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Uepa! Poderia me dizer a Hexacordial? :)

    Ps.: Blues tem trítom?

    Gtosco
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Aliás, como uma segunda pode ser aumentada?

    caíto
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    a maior harmônica é uma escala exótica.
    blues não é uma escala propriamente dita... e a escala árabe é a harmônica menor.
    se quer uma escala realmente exótica, procure sobre a escala de Robert Neumann. Não tem nenhuma que bata. A escala tem 53 sons.

    caíto
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Gtosco
    quando, num instrumento temperado, tem mesma distância de uma terça menor. como num intervalo de dó para ré#.

    IngnoZac
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Johnny, a escala cigana e a arabe nao sao as mesmas... soam parecidas, mas tem variacoes. [isso se me lembro bem]

    caíto
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    IngnoZac
    diz ai então

    Prático
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Cara, eu acho mais fácil gravar a harmonia e procurar as combinações de ouvido do que ficar decorando esse calhamaço de escalas! Eu por exemplo, preciso explorar melhor a pentatônica...

    Johnny
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    IngnoZac

    Acho que vc deve estar confundindo os modos. A escala cigana é idêntica à arabe. Se vc procurar na literatura e encontrar escala cigana e depois a escala arabe, vai ver que é a mesma. Detalhe... isso se vc não for no Bohumil Med e encontrar como título: "Escala Cigana ou Árabe"

    Prático

    Pela harmônia é bem lógico, mas o que caracteriza o gênero de cada música são os desenvolvimentos sobre determinadas escalas e vc pode sim "decorá-las de ouvido". As escalas limitam essa coisa enorme que é a harmonia a um gênero que caracteriza uma determinada melodia... só ir pela harmonia provavelmente descaracterizaria a melodia. Por isso existem tantos tipos de escalas e é possível gerar tantos outros modelos matemáticos para criar infinitas melodias. E explorar a pentatônica é bem trivial. Essa escala omite as únicas notas que causariam problemas em uma determnada harmonia.

    Prático
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Johnny,

    Não seria fundamental, primeiramente, ouviu muito o gênero e assimilar suas cadências e fraseados? E procurar intuir antes de racionalizar? Desculpe, mas eu passei a pensar assim de uns tempos para cá. Vejo violonistas de choro executarem escalas melódicas, harmônicas, cromáticas etc.. em seus bordões sem nem ao menos saberem o que estão fazendo.
    Só estou dando esta opinião porque vejo muitos professores hoje em dia preocupados em passar escalas e mais escalas para seus alunos, escalas estas que nem mesmo os professores assimilaram corretamente.

    Johnny
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Prático

    Podem estar fazendo, mas estão fazendo sem estar sabendo. Não sei o que é melhor...

    Gtosco
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Acho que escalas é para uma música correta. Apenas isso.
    Não afirmo que uma música incorreta soe mal.
    Também menciono que música incorreta se resume à matemática.

    Prático
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Gtosco,

    Você pode aprender escalas que caracterizem uma determinada música, seja o blues, o flamenco etc. Mas você nunca toca um blues usando apenas penta-blues ou flamenco com escala cigana.

    Voltando ao seu primeiro post, pelo que sei a escala de blues tradicional é a pentatonica menor com a blue-note acrescentada. Exemplo em A
    A C D D# (blue note) E G A - veja como soa blues.

    E a cigana, escala muito utilizada para improvisar sobre o flamenco seria uma escala harmônica com o quarto grau aumentado (me corrijam se eu estiver errado). Exemplo em A

    A B C D# E F G# A

    Prático
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    corrigindo minha própria frase:

    "você nunca toca um blues usando apenas penta-blues ou flamenco apenas com escala cigana"

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Escalas 'Exóticas'!