Interesse em Violão-Clássico...please help-me

Autor Mensagem
Flor da Morte
Veterano
# jun/05


Fiz 3 meses de aula de guitarra, o q pra mim e qlq outra pessoa n é naaaada!!
Mas vou entrar num conservátorio esse segundo semestre e gostaria de saber de vcs q eu creio q entendam pelo menos um pouco sobre o assunto o q eu devo realmente ouvir pra começar essas aulas de violão-clássico... já q curto metal e nada de Tarrega, Bach e esses outros q eu só conheço de nome.
Flws..aguardo respostas

gustavo_ractz
Veterano
# jun/05
· votar


Flor da Morte
Escuta villa lobos os seus preludios e estudos,garanto que vc vai se inspirar bem na ''arte'' do violao! abraços


Gustavo Ractz

HANS NEUSIDLER
Veterano
# jun/05
· votar


gustavo_ractz
Boa Dica Gustavo!


Flor da Morte
Aproveita e da uma escutada nas musicas que eu gravei

ta ai o link!
http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/93108/

abraços

Flor da Morte
Veterano
# jun/05
· votar


Valeu Gustavo, valeu Hans!!!!!
Vou escutar sim!!!
Vou ver se escuto mais música clássica apartir de hj!
Brigadão!
Aceito mais comentários

Flor da Morte
Veterano
# jun/05
· votar


gustavo_ractz
HANS NEUSIDLER
Se vcs tiverem msn pra passar...
Abraços

anonimo_83
Veterano
# jun/05
· votar


Flor da Morte
o meu é balbinojr@hotmail.com

Ah... Eu Sou ou era o Hans Neusidler!

abraços

Ata
Veterano
# jun/05
· votar


Flor da Morte

Música Clássica pra violão, eu sinceramente não sei se existe. Não sei se violão já existia no Período Clássico, acho que só alaúde (se o violão já existia, acredito que não era um instrumento maduro ainda).

Não querendo ser chato, só pra dar um toque, Música Erudita, e não Música Clássica :)

Flor da Morte
Veterano
# jun/05
· votar


.Ata

hahahaha!
Vc n foi chato n!
Pelo contrário foi interessante sua msg, é bom q eu aprendo hehe.
Não entendo nada disso msm, sou uma leiga se tratando de música erudita...mas to tentando conhecer e acho q 'toques' como esse são válidos.
Valeu ae

Flor da Morte
Veterano
# jun/05
· votar


Balbino Junior

Valeu já te adicionei

Ata
Veterano
# jun/05
· votar


Flor da Morte
\o/

Escute Villa-Lobos, é uma boa influência. Mas eu não sou o cara mais indicado pra ficar citando nomes de violonistas, então dá uma procurada lá no fórum de violão. Tem um violonista famosos, o Baden Powel, já ouvi falar muito bem dele.

SoldierOfFear
Veterano
# jun/05
· votar


Ata
Existia sim.

Ata
Veterano
# jun/05
· votar


SoldierOfFear
olha ae... não sabia ao certo... mas ele já era um instrumento "adulto"? já eram compostas peças notáveis pra ele?

Bruno_Guitarplayer
Veterano
# jun/05
· votar


Flor da Morte

Ouça bastante Fernando Sor

Bruno_Guitarplayer
Veterano
# jun/05
· votar


violão classico é belíssimo, va em frente cara!

escaravelho
Veterano
# jun/05
· votar


Uma das formas musicais do período clássico é o concerto para instrumento solo e orquestra.
pois existe o Concerto De Aran Juez para violão e orquestra e pode ser considerado como música clássica para violão.
A propósito, as palavras adquirem significados diferentes do original ( toda lingua é dinâmica) pois bem, o termo "Música clássica" adquiriu o significado de estudo musical de forma metódica com leitura de partituras, estudo dos estilos de época, teoria etc; e música popular tem o significado de estudar a música de forma prática com cifras, tablaturas etc.

escaravelho
Veterano
# jun/05
· votar


Mozart é um co´positor do período clássico e há transcrições de músicas de mozart para violão.
O violão é um instrumento muito versátil podendo executar músicas que foram escritas, originalmente por outros instrumentos tais como: cravo, piano, alaúde; bem como musica para conjuntos de cordas do período barroco (violino, viola, violoncelo e baixo)

anonimo_83
Veterano
# jun/05
· votar


Ata
Bem, se formos analisar ao pe da letra, no periodo classico que compreende de 1750 até 1800 e alguma coisa, o violao em si como conhecemos hj ainda nao existia, o que existia eram os alaudes que ja se encontravam em declínio e um instrumento muiiiiitíssimo parecedo com o violao de hj qual se chamava viuela e que possuia apenas 4 cordas no periodo renascentista passando a possuir 5 cordas no periodo classico, qual , interessantemente é considerado o período de Ouro do violao (ou seja) de seu precursor!
O interesse por se tocar "violao" na época e tao grande quando o interesse por piano no romantismo!
E compositores como Mauro Giuliani, Matteo Carcassi, Fernando Carulli, Fernando Sor, Antonio Diabelli e muitos outro fizeram com que a popularidade desse instrumento estourasse, no entando que o violao era muitíssimo executado nessa época, mas como o alaude possuiu uma queda de importancia na sociedade e passou a ser caracterizado como instrumento pobre e facil de tocar (pobre justamente pq pessoas ignorantes que nao sabiam tocar, julgavam o instrumento como um instrumento de fácil assimilação), apos o periodo romantico, já quase no modernismo, eis que surge uma figura que eleva novamente o violao como instrumento nobre de concerto! Essa figura foi Andrés Segóvia!
Mas essa já é uma outra história!

escaravelho
Embora tenha um carater totalmente romantico, o concierto de aranjuez foi criado em 1939!
Pra se ter exata noção de contraste com a época, o que estava sendo criado na época eram, composições expressionistas e de musica experimental, mas Joaquin Rodrigo, escreveu um concerto tipicamente romantico com formas clássicas em pleno seculo XX!
Se tivermos que classifica-lo de acordo com sua forma ele seria mais romantico do que moderno! MAs classico!? Acho que de forma alguma! hehehe!

Abraços

Enio Granja
Veterano
# jun/05 · Editado por: Enio Granja
· votar


Balbino Junior

Gostei da explicação.
Embora já toque violão há um bom tempo, há pouco tempo que estou estudando violão classico, e na verdade um bom professor é fundamental, no que tange a tecnicas e postura.
Gostaria que vc me tirasse uma dúvida , o correto , então, seria chamar o estudo de violão com partituras de "classico" ou "erudito" ? Ou depende das peças que se estuda?

Um abraço

anonimo_83
Veterano
# jun/05
· votar


Enio Granja
Olha cara, eu particularmente, chamo só de violao heheheh, pq eu acho que o violao se toca assim, com partituras e com o estudo sério do instrumento, fugiu disso , nao é violao, ou pelo menos a pessoa nao toca direito! heheheh!

Quanto aos termos Erudito e Classico, Acho até que ja expliquei aqui uma vez mas nao to conseguindo achar o link, entao vou falar de novo.

Funciona assim, se vc pegar um dicionário e procurar o termo classico,
vai encontrar:

adj.,
usado nas aulas;
utilizado como modelo na literatura ou em belas-letras;
relativo à literatura grega ou latina;
autorizado pelos clássicos;
antigo;
inveterado;
tradicional;

s. m.,
autor de obra clássica, especialmente escritor grego ou latino;
aquele que segue o classicismo.

Enquanto em Erudito:

Adj.,
que tem grande erudição;
que é douto;
sabedor;
muito instruído;

s. m.,
aquele que tem vasta soma de conhecimentos.

Ou seja, o termo clássico se refere a perfeição de formas tanto na arte como na literatura, sendo asssim o termo Classical Music, musica classica é adotado no mundo inteiro para designar a musica que aqui no brasil insiste em ser chamada de Musica Erudita ou Musica de Concerto por alguns!
É claro que o termo musica classica, na cabecinha de novatos em musica, pode até confundir com a musica composta no perido do classicismo, mas quando vc diz uma frase como: "Poxa, aquele filme é um classico!" Entao quer dizer que o filme foi filmado no classicismo!? Nao, entao pq na musica o pessoal diz que confunde!? Bem, pura frescura!
No termo erudito temos exemplos de erudição, vasto conhecimento, e erudição nao diz respeito a vasto conhecimento num determinado assunto, diz vasto conhecimento em várias areas, antigamente um erudito era uma pessoa que possuia profundo conhecimento de literatura, da area de exatas, da area de biológica, de artes e etc. Hj o que menos existe dentro do meio musical sao eruditos! hehehee!

Portanto eu prefiro chamar violao classico ou violao erudito de simplesmente VIOLAO heheheh! MAs nao violao, e sim VIOLAO! hehehe!
É como esse instrumento deveria ser chamado! Veja piano!
A pessoa nunca pergunta: "Vc toca piano erudito ou popular?"
Geralmente a pergunta é assim " Vc toca piano certo!? Mas toca popular tb!?"
hehehe
Entao pq temos essa crise com o violao! O problema é que qualquer um acha que toca violao. Infelizmente o violao é um instrumento menosprezado pela maioria que desconhece profundamente suas possibilidades!

lembrando tb do termo Musica de Concerto! A musica classica nao é executada apenas em concerto! A radio cultura por exemplo insiste em chamar obras de musica de concerto! Poxa mas está sendo tocada na rádio entao nao é so de concerto! ehehheh!

Eu ainda prefiro o Termo Violao clássico ao violao erudito, mas essa é uma questão que nao terá fim. Pelo menos no brasil! heheheh! Pq no resto do mundo, o ato de se estudar violao com partituras, posturas corretas e priorizando a qualidade sonora das notas é chamado de Classical Guitar!

Espero que a mensagen nao tenha ficado confusa! heheheh!

Grande Abraço!

Ata
Veterano
# jun/05
· votar


escaravelho

obrigado pela explicação

Balbino Junior

obrigado pela explicação e pela parte que me toca em na cabecinha de novatos em musica

Enio Granja
Veterano
# jun/05 · Editado por: Enio Granja
· votar


Balbuino Junior

Cara, valeu mesmo pela explicação.

Quando alguém agora me perguntar se estudo violão classico ou erudito, vou responder simplesmente: "Estudo violão, ou melhor, VIOLÃO." hehe

Concordo quando disse sobre as "possibilidades" do violão. É uma coisa única.
A propósito, parabens pelas musicas que vc gravou. Deixou-me duas lições:
1) Uma musica bem executada serve de inspiração;
2) E que há ainda um grande caminho a percorrer em meus estudos ( na verdade, é um caminho sem fim ! hehe)


Um abraço

anonimo_83
Veterano
# jun/05
· votar


Ata
Cara, a indireta nao foi pra vc, mesmo pq nao foi vc quem criou essa tese de musica classica é musica escrita durante o classicismo! Certamente vc ouviu isso de alguém sem escrúpulos ou sem senso do certo e errado! Veja bem, pq nao podemos chamar musica contemporanea de musica classica!?
Possuem inúmeras palavras na lingua portuguesa que se referem a diferentes coisas, mas que sao escritas da mesma forma! Entao nem esquenta!
Essa indireta nao foi pra vc! Mesmo pq se formos falar em novatos em musica! Nao importa o quanto conhecimento cada um tenha! Todos seremos sempre novatos! blz!?

Abraçao!

3s1i0
Veterano
# jun/05
· votar


Alguma indicação pra um iniciante em violão clássico (por enquanto sem professor)?
Se vocês puderem me indicar músicas de preferência de andamento lento, eu agradeço.
Treino guitarra há um ano, mas prefiro tocar solos e frases cheios de bends e vibratos do que um punk rapido. Acho que tenho dificuldade com velocidade ainda.
Da pra ir de Villa Lobos ou é muito avançado?

Valeu

lula_molusco
Veterano
# jun/05
· votar


Pratique as músicas do Rei para violão.

IF/DF

Urubu Rei
Veterano
# jun/05
· votar


3s1i0

o q rola mesmo é vc tocar as musicas de Malmsteen no violao.

IF/DF

anonimo_83
Veterano
# jun/05
· votar


3s1i0
Olha, Villa-lobos vc esquece! Precisa de no mínimo 1 ano de violao super bem estudado e acompanhado para se começar a trabalhar com villa-lobos! Ja sem professor é impossível tocar!
Quanto a vc começar com violao clássico! Compre o livro INICIÂÇÃO AO VIOLAO do Prof Henrique Pinto volume 1 e vá brincando com ele! Ja aviso que sem professor vc jamais estará tocando as peças, por mais simples que sejam, direito! Sempre haverá vícios e imperfeições que somente um professor te monitorando toda semana saberá te corrigir! Ah... Tem que ser um professor que entenda de violao! Nao um guitarrista querendo ensinar o que nao sabe!

Quanto aos outros comentários.... É melhor nem comentar!

Abraços

Atum Hendrix
Veterano
# jun/05
· votar


puts, descobri q meu tio q toca jazz deu aula de violão classico em conservatório, vou começar a ter aulas com ele

anonimo_83
Veterano
# jun/05
· votar


Atum Hendrix
Parabéns!
Vale Ressaltar que JAZZ é o oposto de musica Classica!
Portanto um nao tem nada a ver com o outro, exceto notas é claro! heheheh!
mas se seu tio deu aulas ja de violao classico! Ta aí uma boa oportunidade pra vc começar a estudar! heheh!

Meus parabéns!

anonimo_83
Veterano
# jun/05 · Editado por: anonimo_83
· votar


Msn Duplicada!

Atum Hendrix
Veterano
# jun/05
· votar


Balbino Junior
eh verdade, ele flw q sempre brigava com um colega dele por isso, o colega dele falava q num lugar ele tocava um negocio e no outro o oposto, ele já até tocou em banda cover do Tim Maia pois na época ele vivia disso.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Interesse em Violão-Clássico...please help-me