Construir um violão

    Autor Mensagem
    Smithóvski
    Veterano
    # abr/05


    Aew galera,

    É o seguinte: eu tava afim de montar um violão, mas não tenho nada de prática no assunto. No caso do braço, eu pegaria do meu outro violão. Se alguém puder me ajudar aí!

    Abraço...

    SoldierOfFear2
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Smithóvski
    mas não tenho nada de prática no assunto

    Desista.

    Emerson Guita
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Smithóvski
    Vc tem que usar cola especial, escolher o tipo de madeira do tampo e mais um monte de coisas cara, não é tão simples, não é à toa que existe luthier.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Smithóvski
    Mesmo eu, que sou luthier, não fabrico violões (embora saiba fazê-los), devido a dificuldade, ao n° de horas-trabalho gastas, das ferramentas especiais e caras, ao preço e a dificuldade em encontrar matéria-prima adequada, etc. Em suma: é extremamente anti-econômico construir um violão do zero, e mesmo os kits, só podem ser adquiridos no exterior pois as firmas não os enviam para a América-Latina. Não é à toa que os luthiers que ops fabricam no Brasil artesanalmente cobram mais de R$5000 por um.
    Abç

    SoldierOfFear2
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Emerson Guita
    não é à toa que existe luthier.

    Completando: não é à toa que luthier e carpinteiro são coisas separadas.

    Rodrigo rvssvr
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Construir um violão

    machado, floresta, e mãos a obra!...

    Smithóvski
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Hehehe

    Valeu aí galera! Realmente deve ser complicado. mas de qualquer forma valeu.

    Hyllop
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Nao eh dificil nao. Eh DIFIIIIIIIIIIICIL!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Attila Okada
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Se vc quer um violão bom, eu concordo com todos, mas se somente o desafio e o aprendisado lhe trazem satisfação como é para mim, tenho pesquisado na net e achei muito material a respeito, e estou fazendo meu primeiro violão do zero, para treinar, somente compre material de 5a. comprei para o braço, uma tábua de andaime bruto acho que é de eucalipto de 10 x 2 x 300 cm a 5 reais, serrei com serra tico tico, colei os trastes feitos com arame mesmo, peguei na net um programinha que caucula a medida da posição dos trastes e agora tô trabalhando no corpo pra ver se consigo ao menos um som de volume mais alto.
    Ficou melhor do que eu achei que ficaria e bem afinadinho por incrivel que pareça...

    GideonDanni
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Eu tenho algum conhecimento, alem disso estou estudando muito o assunto. Decidi começar o projeto, poque tenho muito interesse e estou me formando em eng. florestal, o que deixa o trabalho(!!) ainda mais interessante.
    Consegui alguma materia prima, como por exemplo um peça, otima por sinal, de cedro rosa com a qual pretendo fazer o braço, pretendo fazer um violão com madeiras do bioma cerrado, sei que muitos luthier vão dizer que estas madeiras não são indicadas, mas tem muito violão feito com compensado por ai!. O tampo de fundo e as laterais pretendo faze-las ou de Ipê ou de imbuia. A escala sera de Jacaranda ou pau ferro( a que eu encontrar mais facil). Quanto as ferramentas, tenho algumas, As formas vou faze-las eu mesmo, espero que de certo. Os trastes e as tarrachas se encontra pra vender.
    O meu maior problema eu acredito que será o tensor, pois estou tentando fazer um violão folk.
    Os "bindings" eu já tenho e as marcaçoes vou comprar madreperola(encontra-se em lojas de bijuterias ou de pedras semi preciosas).
    Sei que não eh economicamente pratico, posso dizer com certeza que esse não eh o caminho pra que não tem grana e vai fazer o proprio violão.
    Espero um dia terminar , assim que o projeto sair do papel e começar a tomar forma eu posto algumas fotos ,
    Valeu ai galera.
    Quem for topar o desafio, talvez valha a pena, talvez não. Isso só o tempo e trabalho dira!!

    Vinicius de Abreu
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Attila, não me leve a mal mas o seu post me fez rir!

    Haroldo Gomes
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Atila é o cara.
    5 conto a madeira do braço. Teve a manha.
    O que eu acho doido é que por pior que fique o violão, o fato de você ter feito deve dar um orgulho danado.
    Já vi tanta gente feia que o pai acha lindo. hehe

    Pardal
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    O que eu acho doido é que por pior que fique o violão, o fato de você ter feito deve dar um orgulho danado.(2)

    Koiote
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Se tiver lugar pra mais um participar eu tô dentro!

    luquinhas12
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Attila, não me leve a mal mas o seu post me fez rir!²
    ai ai
    5 conto na madeira
    e trastes feitos de arame
    nd a comentar
    prefiro fazer um violao que eu lembro que tinha 10 anos
    eh bem simples:Um pote de iogurte e um carretel de nylon
    cole pedaços de nylon no pote e pronto
    um put@ som!rs

    Kamus23
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Mesmo eu, que sou luthier, não fabrico violões (embora saiba fazê-los), devido a dificuldade, ao n° de horas-trabalho gastas, das ferramentas especiais e caras, ao preço e a dificuldade em encontrar matéria-prima adequada, etc. Em suma: é extremamente anti-econômico construir um violão do zero, e mesmo os kits, só podem ser adquiridos no exterior pois as firmas não os enviam para a América-Latina. Não é à toa que os luthiers que ops fabricam no Brasil artesanalmente cobram mais de R$5000 por um.
    Abç


    Exatamente..

    Violão, tem a questão do "Leque Harmonico", a escolha de madeiras, pois cada madeira no violão tem uma finalidade diferente, o tamanho da boca.

    Fora que para colar, essas coisas, são muito dificil

    Tem um japones que é Luthier no Brasil, os violões dele custam em media 20 mil reais, tambem só trabalha com Jacaranda da Bahia (Melhor madeira para fundo e Lateral), e madeira TOPs para instrumentos acusticos

    Leo-RJ
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Aqui no Rio esse cara dá curso nesse sentido. Já levei meu violão nele e é muito bom.

    http://beluthier.blogspot.com/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Construir um violão