NOSSO DESAFIO: Construir um violão "tocável" do 0 sem gastar nada!!! confira...

Autor Mensagem
Attila Okada
Veterano
# abr/05 · Editado por: Attila Okada


Bom, se você também já pensou em fazer você mesmo um violão, seja porque não tem dinheiro para comprar um, seja pelo desafio e pelo aprendisado ou por qualquer outro motivo, veio ao lugar certo.

Aqui poderemos trocar informações e também compartilhar nossos progressos, sucesso e também fracassos para que possamos aprender mais uns com os outros.

Se vocë também tem o desafio de construir um violão do nada ou quase nada, sem gastar nada ou quase nada, e o mais importante, que seja um violão inteiramente funcional (bem afinado, que não apresente defeitos como cordas trastejando, que tenha boa acústica e etc.) participe conosco, fique à vontade para fazer perguntas ou respondê-las se você tiver alguma idéa criativa ou tiver conhecimentos em luthieria.

Attila Okada
Veterano
# abr/05 · Editado por: Attila Okada
· votar


Bom, tenho pesquisado na net e achei muito material a respeito e estou fazendo meu primeiro violão do zero. Para treinar e não gastar a toa, somente compre material de 5a. ou mais barato ainda:

Material: comprei, uma tábua de andaime bruto acho que é de eucalipto de 10 x 2 x 300 cm a 5 reais, dá pra fazer umas 4 peças. Antes de gastar com o jogo tarrachas resolvi testar antes prendendo as cordas com um parafuso mesmo, para os trastes, usei um arame que eu já tinha aqui em casa,

MONTAGEM: Fiz o seguinte no meu primeiro modelo de estudo:
serrei a peça de andaime com 90 cm de comprimento e 10 de largura.
10 cm de comprimento do topo deixei para prender as cordas,
40 cm seguintes eu afinei serrando os lados para fazer o braço com 5 cm de largura, o resto ficou sendo o corpo, então o violão todo ficou numa peça única.
Depois de lixar prendi os arames para fazer os trastes dando a volta toda e torcendo, mas descobri depois que dá para cortar do tamanho certo e colar em cima de um caminho na madeira (um risco no lugar onde ficará o traste) com a serra.
Depois de colocar os trastes do violão copiando a posição meu violão daqui de casa, ou descobri na net um programinha bom, que caucula a medida pra vc te dando as distâncias entre o traste e o osso e também entre um traste e outro.

Tudo deu certo, mas dai surge o problema, o violão ficou sem som nenhum, parecendo uma guitarra desligada.
E agora tô trabalhando no corpo pra ver se consigo ao menos um som audível. Prendi uma embalagem de shampoo vazia, deu um pouco de som, mas ficou muito feio...
Hoje tive uma idéia, no corpo eu serrei todo o interior fiz um buração mesmo, deixando apenas a voltinha, passei numa marcenaria aqui perto e pedi umas placas de compensado bem finas que o marceneiro me deu sem cobrar nada e então eu colei em cima e em baixo pra ver se dá uma amplificada no som... Não sei o que vai acontecer porque não secou a cola ainda... Assim que tiver resultados eu posto aqui... e quando conseguir eu ponho umas fotos do meu franquestain :)

Mas fica a pergunta, alguém tem uma boa idéia para se fazer um corpo de material barato e de uma mínima qualidade?

edlorena
Veterano
# abr/05
· votar


Attila Okada
faz de papelaum.....
eh bem barato....
e garanto que a qualidade vai ser pessima
ou
nem vai ter qualidade
soh defeito...
aiuhaiuahaiu
toh zuano
jah tento akelas madeiras de guarda roupa?????

Attila Okada
Veterano
# abr/05 · Editado por: Attila Okada
· votar


edlorena
Sabe que eu achei um site de um cara que ensina a fazer instrumentos com sucata (é mais para crianças) mas ele usa papelão para fazer a caixa acústica, nem tentei pq acho que não vai dar muito certo não...
segue o link se tiver curiosidade:
http://pwp.netcabo.pt/jose-lucio/Fazer/Fazer023.htm
Aprendi coisas muito importantes que eu nem imaginava da acústica do violão aqui mesmo em outros tópicos do forum:
1 - A função do fundo e das laterais não é de produzir o som, mas sim refleti-lo para o tampo vibrar mais intensamente.
2 - Sendo assim o tampo é quem produz o som que agente ouve.
3 - Então a madeira para o fundo e as laterais deve ser bem dura enquanto a do tampo deve ser fina e mais maleável.

Mas e quanto ao tamanho da caixa, qual será a relação area interna x volume de som? qual seria um tamanho mínimo ? E qual devem ser as espeçuras das madeiras da caixa para se ter um melhor rendimento?

Isso eu estou descobrindo na pratica, já tentei muitos materiais, plástico, PVC, compensado, ainda não tentei com a madeira do meu guarda roupa, tenho um pouco de dó em destrui-lo ;-) hehehe
Mas não sei qual madeira que vc fala, é aquela mais fina que se usa no fundo pra não aparecer a parede, se for é a que eu estou testando agora...
O próximo material que vou tentar usar no tampo é fórmica, será que produz um som bom? vamos ver...

LeandroP
Moderador
# abr/05
· votar


Attila Okada

Tu já pensou em fazer um em lata de thiner (+ / - deste tamanho)?

Depois pra construir um modelo de chapa de alumínio... acho que só vai precisar de uma calandra e de um massarico pra solda.

Neste caso não é barato, mas se já tiver uma experiência acho que vale a pena tentar....

Attila Okada
Veterano
# abr/05 · Editado por: Attila Okada
· votar


LeandroPanucci
É mesmo, chapa de metal é uma boa, eu pensei nisso, mas não sabia onde arrumar a chapa, a lata de thiner foi uma ótima idéia, obrigado, acho que posso improvisar de uma maneira mais simples, faço o fundo e os lados de madeira mesmo e recorto a lata pra fazer somente o tampo de metal, colo tudo com aquela cola cascola (na embalagem diz que cola metal e até concreto, vamo ver se é verdade) e tem grandes chances de dar certo!
O metal ressoa bem, pelo menos encostando um diapasão numa chapa de ferro da muito mais som do que numa chapa de madeira, mas talvez a madeira apresente som melhor senão fariam violões com tampo de metal pra vender não é.. hehehe
Então vamos ver como fica tudo na prática, não custa nada a tentativa, e quando ficar pronto eu posto os resultados.. Obrigado...

little_wolf
Veterano
# abr/05
· votar


Dá uma olhada nesse link. Eu vi uma matéria sobre essa escola no Jornal Hoje..

http://www.oela.org.br/home_port.htm

Attila Okada
Veterano
# abr/05
· votar


Funcionou!
Fiz uma caixa acústica de 10 x 2,5 x 35 cm quadrada, com cantos arredondados, prendi as cordas na própria caixa, usei um pedaço de madeira como rastilho mais ou menos no meio da caixa e fiz um buraco entre o rastilho e o fim da caixa...
O som ficou bem interessante, o timbre ficou bem exótico, um pouco duro, meio metálico, parece um pouco o som de instrumento indianos...
O volume ficou bom, a duração das notas também. pela caixa ser pequena, os agudos ganharam mais destaque. Fiz um sistema para dar tenção na corda sem que ela desafine com facilidade usando somente parafuso porca e arruela e também deu certo.

Bom, no final das contas um instrumento como este que eu fiz custou somente R$ 9,50 com encordamento e tudo mais mas você pode arrumar as madeiras de graça nas sobras de qualquer marcenaria, pagando assim somente pelas cordas e parafusos.
Uma boa saida para quem tá sem grana e quer de qualquer maneira aprender violão ou para dar de presente para algum amigo ou para ampliar a gama sonora de seu repertório. Se você não tiver as ferramentas (serra, furadeira..), ou não tiver saco pra fazer vc mesmo, leva o projeto numa marcenaria e pede para ele fazer pra vc, sai baratinho tb...

Attila Okada
Veterano
# abr/05
· votar


Achei um site muito bom sobre como construir um violão, é do luthier Jeremy Locke, tá em inglês, mas quem não souber pode ao menos ver as fotos passo a passo que são muito bem feitas...

http://www.classicalandflamencoguitars.com/BuildAGuitar.htm

gabriel pedroza
Veterano
# abr/05
· votar


oi!!!
oi galera td blz com vcs?pq cumigo tah uma merda....
eu comprei um giannini GWNE 17 e qd xeguei em kza percebi q estava trastejando....oq faço?
ah!
e ela naum tem tirante...u ferrinhu por dentro do braço...
vcs podem me ajudar!?

tufano
Veterano
# abr/05 · Editado por: tufano
· votar


pessoal achei esse site na net q pode ajudar na construção. ñ sei se as informações podem ajudar pq ñ tenho conhecimento em construção de instrumentos (gostaria de aprender), mas aí vai http://translate.google.com/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.clas sicalandflamencoguitars.com/BuildAGuitar.htm&prev=/search%3Fq%3Dbuild% 2Ba%2Bguitar%26hl%3Dpt-BR%26lr%3D (versão traduzida do google) abraços

andrehirata
Veterano
# abr/05
· votar


mew.... c vc tah com a grana curta compra um kashima usado por 50 conto... vai c melhor q um feito na improvisaçaum... isso eu te garanto..

agora... c oq vc queh eh apreder a fazer violoes vc tem q entra pra uma escola de luthieria pra faze pelo menos um curso basico...

c vc keh faze um instrumento de corda qq c pode inventa um ae com oq vc kiseh..

soh q c vc kiseh faze um VIOLAO.... mew... vai compra madera mlk.... sem papelao... shampoo... metal...

e soh pra tu sabe... solda aluminio eh MTU foda mew... pra faze direitu precisa t mta pratica

abç e boa sorte nas tuas criaçoes... na real... posso te parecido meio arrogante velho... mais eh a real...

the_madmax
Veterano
# abr/05
· votar


Attila Okada

e ae, vc poderia me passar o link pra o programa que mede a distância entre os trastes? quero tentar desempenar sózinho meu violão.... valeu...

spy2k
Veterano
# abr/05
· votar


Attila Okada

Cara... essa semana encontrei um gianni modelo "trovador rassante" (não lembro bem o nome dele agora) no lixão. Conferi o corpo, o braço e vi que ele estava Ok.

Guardei no porta-malas do carro pois prentendo reconstruí-lo/reformá-lo.
Vc sabe por onde eu devo começar? Eu pensava em dar um trato geral no violão mesmo, quero lixá-lo, pintá-lo novamente e tudo mais.
Algum cuidado especial que eu deveria ter? Vc conhece algum site sobre restauração de violão?

Se vc quizer trocar algumas idéias comigo... me passes o seu msn...

:)

avila
Veterano
# mai/05
· votar


se quiser construir um bom violão, ele tem de ser de madeira e, se possível, não deve ser de madeira compensada (o som é ruim). Não sei em qual região você mora, mas em São Pulo, na rua do gasômetro, há diversas madeireiras onde pode-se comprar pranchas a um preço razoável. Como já foi dito, a madeira do fundo e laterais tem de ser dura, para refletir o som (imbuia, mogno, ipê, pinho) e para o tampo, caixeta. Os luthiers não recomendariam essas madeiras, à excessão do mogno, pois não dão a melhor qualidade sonora, mas garanto que são melhores do que as empregadas em muitos violões que estão no mercado. Quanto às medidas, se o violão for de corda de nylon, a altura deve ser de 10 cm no fundo e 9 cm na ponta (onde termina o braço) e se for de corda de aço (folk), 12,5 cm no fundo e 11 cm na ponta. A espessura para ambos (laterais e fundo), é de 3,5 mm a 4mm e o tampo de 2,5 a 3 mm.

Gih_pnds
Veterano
# mai/05
· votar


ah eu kero fazer um \o\
Attila Okada
gostei da ideia da sucata ;D

Attila Okada
Veterano
# mai/05
· votar


avila
Valeu pela dica das espessuras e medidas...

the_madmax
O programa de calculo dos trastes chama wfret´, o link vai a seguir:
http://europa.spaceports.com/~fishbake/soft/wfret.zip

spy2k
Olha, eu estou aprendendo a contruir violões agora, estou bem no início, mas posso te advertir, é difícil...
Não sei se o violão é pintado não, acho que eles somente passam um verniz nele...
Se pretende reformar sozinho, troca as tarrachas, põe cordas novas e vê se tá trastejando algo, se tiver tenta descobrir onde...
De resto, pasas uma mão de verniz para violão e pronto... já deve ficar legal, se quiser uma boa qualidade mesmo, procure um profissional...

Dogs2
Veterano
# mai/05
· votar


que tópico interessante!

Attila Okada
você pode me falar em detalhes como você fez?

Attila Okada
Veterano
# mai/05
· votar


Novidades!!

Acabei de fazer o primeiro que deu realmente certo!!!

Bom depois do que eu descrevi acima, fiz um usando inteiramente madeira MDF, aquele compensado usado para artesanato... Fiz assim porque é uma madeira barata e vende por m² a partir de 10cm...
Gastei ao todo 10 reais (com encordamento e tudo)
inventei uma ótima maneira de prender as cortas no braço! usei somente um parafuso, uma tarracha e uma porca tipo borboleta para cada coorda, a afinação fica precisa e dá pra afinar usando somente as mãos....

Este de MDF logo empenou, durou 4 dias com as cordas e depois o braço ficou parecendo um arco...

Então fui numa casa de material de contrução aqui perto e comprei uma tábua de madeira do tamenho certinho 6cm x 2 cm, e já aparelhada (lisinha) de pinus, uma madeira mais resistente... comprei um sarrafo de eucalipto para fazer a caixa e terminei, ficou bom, ainda o som não tá muito legal, acho que ficou muito fino e por isso os graves ficam um pouco baixos.... Vou ver se consigo bater umas fotos dele em breve...
Custou 13 reais ao todo (5 porque as cordas e parafusos eu tirei do outro que não deu certo)

Descobri coisas legai a respeito de luthieria...
Bom, o tampo é responsável por 70% do volume, o fundo e lados pelos outros 30%
A espeçura do violão é responsável pelo volume dos sons graves...
o Braço tem que ser fino na ponta e ir engrossando um pouco para que as cordas fiquem a uma distancia boa uma das outras na altura do buraco da caixa para caberem os dedos da mão direita no dedilhado....


Meus planos agora são de fazer um com tampo de metal achei uma revenda aqui perto que vende a chapa de metal de 1mm de espeçura a 14 reais no tamanho do teampo do violão...

Tive uma ideia que quero testar, vou fazer um violão com 2 tampos conectados na altura do rastilho além do fundo, (um violão de 3 camadas) e de um tamanho um pouco maior para ver se o volume do som sai mais alto....

abraços e até a próxima...

caiomeira
Veterano
# mai/05
· votar


Attila Okada

Olá... Queria saber que tipo de cola vc está usando... Tem colado bem?
Vc usa alguma coisa para manter as partes de madeira fixas enquanto a colsa seca?

spy2k
Também estou interessado em site de restauração...

alam miranda paes
Veterano
# jul/05
· votar


moro em santa catarina.....

alguem sabe me informar.....contato para comprar madeira ...tipo jacaranda, mogo, cedro, ....pois por aqui não encontrei.....

karnack_jm
Veterano
# jul/05
· votar


AH... muito bom tópico!
eu to construindo um violão... mas ele eh sem caixa acústica... no estilo do violão do lenine, caetano veloso e zeca baleiro... ñ tem tampa nem fundo... e a mão fica por dentro do que sobrou da caixa... hehehhe
aki está:

http://www.karnack.brasilflog.com.br/

uma dúvida: se eu pintar um violão acústico com pincel, e passar verniz... o som sai com baixa qualidade??

tom_delonge182
Veterano
# jul/05
· votar


keru v fotus....

alam miranda paes
Veterano
# jul/05
· votar


karnack_jm

voçê poderia me dar informções de como moldar a madeira da parte lateral do violão......achei muito legal o seu,,,,
tambem estou fazendo um e estou passando dificuldades....
vi num site ums espécie de molde.....para fazer a lateral
e tambem umidecendo a madeira e colocando no forno....

quan dessas é a maneira mais facil

karnack_jm
Veterano
# jul/05
· votar


karnack_jm

voçê poderia me dar informções de como moldar a madeira da parte lateral do violão......achei muito legal o seu,,,,
tambem estou fazendo um e estou passando dificuldades....
vi num site ums espécie de molde.....para fazer a lateral
e tambem umidecendo a madeira e colocando no forno....

quan dessas é a maneira mais facil


Alan... eu ñ moldei a parte lateral... eu apenas cortei a tampa e os fundos de um violão velho com uma serra tico-tico (elétrica), depois cortei as mãos... tbm fizemos algumas peças novas com metal... depois eu posto mais fotos aki com as peças que nós fabricamos... ñ tenho elas agora...
mas eh bem mais fácil assim... vê se arranja um violão bem detonado e passa a serra! hehehhehehe
até pq nosso objetivo ñ era montar um violão do zero... era modificar um violã pra ele ficar bem loko...
mas sobre como moldar a parte lateral do violão... ñ faço nem idéia de como começar...

alam miranda paes
Veterano
# jul/05
· votar


alguem saberia me dizer.....um contato para comprar rosetas....?
um numero de telefone se possivel..]

obrigado

Cássio Roberto Cani
Veterano
# ago/05
· votar


Já que estão falando em violão, tbém quero fazer um...mas como já tenho dois, (um tonante e um trovador 2) vou esperar um pouco. Sou um aficcionado por luthieria amadora, e agora estou querendo fazer uma rabeca. Acredito que seja mais fácil que o violão e o tipo da madeira é o mesmo. Encontrei aqui boas idéias de como fazer. Se alguém estiver fazendo uma rabeca ou tiver interesse em fazer, me adicione no msn: crcani@hotmail.com. Gosto muito de trocar idéias. Ah, sou de Jaraguá do Sul, Santa (e bela) Catarina!!!

The Hellraiser
Veterano
# ago/05
· votar


O processo de fabricação dos Tonantes deve ser algo parecido... huahuahua :P

Rafael neto
Veterano
# ago/05
· votar


mas a final deu certo o violao manda foto ae....ahusuhashua lolz!

Neo Anderson
Veterano
# ago/05 · Editado por: Neo Anderson
· votar


Attila Okada
Eucalipto tem 3 funções:

1-Alimentar Koalas na Austrália(e nem todos, algumas espécies de eucaliptos apenas)

2-Fazer carvão pra Churrasco(e ainda assim não é o melhor carvão, o melhor carvão é de angico, que é madeira boa)

3-Comida pra cupins-?...tenho dúvidas se eles o comem ou só fazem suas casas na árvore

Se for fazer, use pelo menos uma madeira que presta. Tente a madeira que se usa para fazer cabos de arma, chama-se Imbuia, é boa pra trabalhar e é linda.

Boa sorte e bom churrasco com essa porcaria de eucalipto que comprou(desculpe o tom grosseiro, é que a intenção é que você desista de usar essa madeira mesmo hehe!!)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a NOSSO DESAFIO: Construir um violão "tocável" do 0 sem gastar nada!!! confira...