| Autor | Mensagem | 
| Christina Amaral Veterano
 | # mar/05 

Eu sei q tem vários tópicos sobre palheta, mas nenhum respondeu a minha pergunta...
 Quero saber se para aprender a tocar violão eh melhor com palheta ou sem palheta....
 E qual tipo de palheta usar...

Valeu....

| 
| Marcs Veterano
 | # mar/05 · votar

Depende mto da música, eu gosto de tocar com palheta para fazer solos, mas c voce for tocar MPB, naum te como vc tocar com palheta, mas c for tocar aquelas músicas só com power chords usa a palheta.

E o tipo de palheta vai de vc, a que vc c sentir melhor vc usa.

| 
| Botelho Veterano
 | # mar/05 · votar

Quero saber se para aprender a tocar violão eh melhor com palheta ou sem palheta....

Melhor mesmo é aprender com os dois.
 Peça pro seu professor te passar exercícios de palhetadas (alternada, sweep, chicken p., etc) e de dedilhados.

Acostume-se a usar os dois desde o começo, senão depois você apanha pra aprender.

| 
| Denfelix Veterano
 | # mar/05 · votar

Oi, Christina!!! Td bem?!

Olha, eu estudo violão a 9 anos e dou aulas a 6 anos. Como professora, posso te dizer que como vc vai aprender agora (pelo q deu a entender), prefira o uso sem a palheta - A PRINCÍPIO. Pq? Pq sem a palheta, vc trabalhará bem a técnica dos dedos que é o "cartão-postal" de um bom violonista. Vc deve saber que deverá estudar em um violão de cordas de nylon e esse tipo de violão é um intrumento dedilhao. Então, nada mais lógico do que começar com os dedos, trabalhando a desenvoltura da mão direita, certo? Mas, depois de exercitar e desenvolvê-la, vc e seu professor irão saber a hr certa de passar para o estudo utilizando um violão de cordas de aço. Esse, sim, DEVERÁ ser feito utilizando a palheta.
 Se vc seguir esse meu conselho, vc terá uma grande possibilidade de se tornar uma grande violonista, pois os seus conhecimentos técnicos serão amplos, no que diz respeito a mão direita e não será mais uma violonista q  só sabe tocar com batidas, coisa mto vista por aí a fora!
 Espero ter ajudado! Vai fundo!

| 
| baruch_kata Veterano
 | # mar/05 · votar

Denfelix
 Falou tudo!

| 
| SoldierOfFear Veterano
 | # mar/05 · Editado por: SoldierOfFear · votar

Christina Amaral
 Sem.

| 
 | # mar/05 · votar

Marcs
 Botelho
 Denfelix
 baruch_kata
 SoldierOfFear
 Ah, blz....
 Obrigada...

| 
| Denfelix Veterano
 | # mar/05 · votar

Se quiser saber mais dicas sobre outras coisas relacionados a violão, pode me procurar. Meu MSN é denise_felix@hotmail.com

| 
 | # mar/05 · votar

Denfelix
 Ah, blz.....jah t adicionei....
 Obrigada....

| 
| maggie Veterana
 | # mar/05 · votar

Christina Amaral
 Violão erudito se toca sem palheta.

Violão popular também, mas hoje em dia muitas músicas de bandas de guitarristas que tocam guitarra [note a diferença] são tocadas com palheta, então virou mania.

| 
 | # mar/05 · votar

maggie
 Hmmm....
 Obrigada...

| 
| spy2k Veterano
 | # mar/05 · votar

eu comecei aprendendo sem palheta...
 o negócio é q nem falaram aí em cima, aprenda dos dois jeitos.

toque com palheta, sem palheta e com palheta e dedos (chickin´ picking).

eu sou muito adepto de naum usar palheta de vez em quando jogo ela longe, sei lah, o groove fica melhor sem ela...

| 
| Hyllop Veterano
 | # mar/05 · votar

Gosto de tocar sem palhetas. Desde o começo, sempre gostei mais do som sem a palheta. Parece q com a palheta o som fica mais agressivo.
 Pra começar eh melhor sem a palheta.
 Esta eh a resposta . SEEEEEMMMMMM!!!

| 
 | # mar/05 · votar

Hyllop
 spy2k
 Hmmm....
 Obrigada...

| 
| Moacir Zancopé JR Veterano
 | # mar/05 · votar

se for tocar sem paleta em um violão cordas de nylon deixe a unha da mão direita crescer um pouco pra dar mais brilho ao som.valeu

| 
 | # mar/05 · votar

Moacir Zancopé JR
 Para as cordas de aço vale deixar as unhas crescerem tbm?

| 
| edlorena Veterano
 | # mar/05 · votar

Christina Amaral
 depende do seu gosto...
 tipo
 se vc achar melhor com a palheta.... toque com palheta
 agora se vc gostar mais de tocar sem palheta nao toque ueh...
 mas que tocar sem palheta é melhor isso sem duvidas... a nao ser no caso de solos
 abraços!!!!!

| 
 | # mar/05 · votar

edlorena
 Obrigada....

| 
| Apocalipse_Knight Veterano
 | # jul/05 · votar

Christina Amaral
 sem palheta! palheta desacostuma o dedilhado, se vc quiser usar ela, treine bastante com os dedos, eu fui so com a palheta e fiquei com os dedo mole

| 
| ateobaldo Veterano
 | # jul/05 · votar

violão é sem palheta:pois violão se toca com a alma,é com guitarra q toca com palheta(minha opinião).

| 
| has4 Veterano
 | # mar/06 · Editado por: has4 · votar

Tenho tentado com palheta, mas sinto dificuldades já que estou acostumado a tocar sem e sei que perco na velocidade em alguns estilos de solar... acostumei a solar e depois dedilhar (sem usar palheta) acho que dedilhar com palheta é bastante complicado, principalmente as técnicas para segurá-la enquanto dedilho... penso que não conseguirei reaprender o que já faço há muito.

Certos sons e estilos, só com a palheta mesmo, e me faz falta trabalhar estes estilos também!

ENFIM, comigo, a questão não é dúvida, pois o instrumentista deve dominar técnicas embora tenha que ter um estilo própio... então, no meu caso, o problema é reaprender mesmo!

HAS BAND

| 
| Renato Dell Veterano
 | # mar/06 · votar

sweep, chicken p.
 Avançado demais... pega a alternada, salto de cordas, arpejos, essas coisas

Violão erudito se toca sem palheta.
 Não obrigatóriamente, se a pessoa não tem um bordão forte, ela pode usar dedeira ou palheta, tocando com o médio, anular e mindinho

Não tem regra obrigatória, gosto de tocar das duas formas e não vejo problema algum, comecei aprendendo os 2 juntos, então pra mim tá normal

| 
| ilzo fuzaro Veterano
 | # mar/06 · votar

Violonistas não usam palheta! Eu pelo menos nunca vi um violonista de verdade usando este recurso.

| 
 | # mar/06 · votar

Esse saiu do fundo do baú... heheh...

Mas valeu pessoal... Agora não faço mais aula de violão, mas as dicas me ajudaram bastante na época... =]

| 
| Renato Dell Veterano
 | # mar/06 · votar

Violonistas não usam palheta! Eu pelo menos nunca vi um violonista de verdade usando este recurso.
 Pessoal das antigas não... mas agora com todos estudando guitarra e afins, é palheta a todo momento

| 
| LeandroP Moderador
 | # mar/06 · votar

Use os dedos. Pra quê um iniciante vai usar palheta no violão, pra fritar???

Use os dedos PIMA pra dedidlhar e IM pra solar, lembrando que, iniciante não sola... sem preconceito.

| 
| Fante Veterano
 | # mar/06 · votar

p começa a toca eh melhor aprende sem palheta

| 
| .:Anonimato:. Veterano
 | # mar/06 · votar

definitivamente sem...

além do que já foi dito sobre desenvolver os dedos, é muito mais syle para violonistas

depois vc começa a pegar com...

é bom que vc aprenda a realizar todas as batidas possíveis com ou sem palheta, ah e não se esqueça de no caso de usar a mão, usar todos os dedos e não um só conforme muitos fazem, a razão: fica feio!

| 
| spy2k Veterano
 | # mar/06 · votar

Eu desaprendi a tocar sem palheta, perco a sensibilidade tocando assim.

É engraçado mas o meu fraseado fica muito mais criativo sem palheta, principalmente na parte rítmica.

| 
| viciadomusic Veterano
 | # mar/06 · votar

Na verdade o violão é  um instrumento para dedilhados e é bom vc  ñ ficar dependente da Palheta saiba tocar com os dois

|