As 6 primeiras cordas do violão de 7 cordas tem som igual ao do normal?

    Autor Mensagem
    ViniciusChargel
    Veterano
    # mai/11


    Estou afim de comprar um violão de nylon e um de sete cordas. Para economizar dinheiro, eu pensei em comprar um de sete cordas, pois os 2 são de nylon e creio eu que os som das 6 primeiras cordas sejam iguais as do normal. A afinação é diferente? As 6 primeiras cordas do de sete cordas suportam a afinação do violão normal, ou são diferentes? Qual a afinação da sétima corda?

    slow134
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Sim, são normais as 6 primeiras cordas, a setima se nao me engano pode ser afinada em C. Olhe esse video ai:

    http://www.youtube.com/watch?v=ny7PwHIsWOA

    Gaiteiro15
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Que eu soubesse se afinava e setima em B.

    I can be wrong.

    ghb
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    ViniciusChargel
    A sétima corda, tanto em B quanto em C, é amplamente usada. Material em livros você encontrará facilmente com a 7ª em C (baseado no livro do Marco Bertaglia e do Rogerio Caetano), para pensar em B é algo mecânico que dependendo da frase, dá uma diferença. Eu uso a 7ª em B.

    ViniciusChargel
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Então vale mais a pena comprar um de 7 cordas, ou de sete e outro normal?

    ghb
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    ViniciusChargel

    Para economizar dinheiro,
    Um de sete, pois será tão funcional quanto o de 6! Só atente ao braço do violão (eu não tive problemas com isso).

    R. Marcone
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Gaiteiro15
    Que eu soubesse se afinava e setima em B.

    Não é regra. Voce pode afinar em C ou B. Em B fica mais fácil pra tocar.

    ViniciusChargel
    Então vale mais a pena comprar um de 7 cordas, ou de sete e outro normal?

    Se voce tem dinheiro pra comprar os dois... Mas se não, compre o de 7 cordas!

    erickx
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    ViniciusChargel
    Sim cara são iguais e se não me engano é assim:

    As cordas "originais" do violão são: e B G D A, a partir dai é repetiçao, ou seja depois é a E denovo, depois a B(7ª corda), depois a G(8ª corda) e assim por diante, se tiver violão de 9 cordas, n sei, seria a G etc...

    makumbator
    Moderador
    # mai/11
    · votar


    erickx

    Não necessariamente. É muito comum no violão de 7 afinar a corda mais grave em C. na verdade é mais comum ver ela em C do que em B. Em choro é praticamente uma regra afinar a mais grave em C

    No contrabaixo acústico de orquestra de 5 cordas há um procedimento parecido. A mais grave nesse caso é afinada em C, e não em B como no contrabaixo elétrico de 5 cordas. O motivo é para fazer uma oitava abaixo com a nota mais baixa do cello(que também é um C).

    erickx
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    makumbator
    Iae beleza?

    Concerteza, mas também é comum vc ver violão afinado em Eb certo?
    É comum mas não é o padrao!
    Eu disse que aquela é a essencia, e é aquela a ideia principal!! Hehe

    Corrijam-me se estiver errado!
    Vlw ^^

    ghb
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    erickx

    Só uma observação:

    depois a G(8ª corda)

    A afinação "padrão" da 8ª corda é uma F#, utlilizando o princípio da afinação quartal;

    erickx
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    ghb
    Beleza, é que o que eu aprendi é que as cordas vao serepetindo, e B G D A E B G ...

    makumbator
    Moderador
    # mai/11 · Editado por: makumbator
    · votar


    erickx

    Iae beleza?

    Opa! Beleza pura! :)

    é que o que eu aprendi é que as cordas vao serepetindo

    Não vão se repetindo. A corda número oito seria F#, caso se mantivesse o mesmo intervalo de quarta justa da sétima corda, e dessa para a oitava corda. Claro que nada impede que se afine em outra nota.


    Concerteza, mas também é comum vc ver violão afinado em Eb certo?

    Violão de 6 cordas sim, mas de 7 não é comum afinar meio tom abaixo. O comum no 7 cordas é afinação padrão nas 6 cordas mais agudas, e a sétima em C. Claro que nada impede que se afine diferente, mas não é o USUAL do instrumento. E mesmo quando se afina o de 7 meio tom abaixo, é comum manter a mais grave com intervalo de terça maior para a corda seguinte.

    ghb
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    A nível de informação:

    Utilizar a 7ª corda em A é comum entre alguns Jazzistas, vide John Pizzareli. Lenny Breau ao invéz de utilizar uma F# grave em uma guitarra de 8 cordas, ele adicionava uma A aguda, logo a afinação da mesma ficaria - da 8ª para a 1ª - EADGBea

    é que o que eu aprendi é que as cordas vao serepetindo, e B G D A E B G ..
    Pior que conheci um baixista que toca a uns 20 anos que quando tinha um contrabaixo 6 cordas o afinava em BEADGb... quando expliquei pra ele sobre a afinação ele apenas me disse: "por isso que eu me matava pra fazer escala!" kkkkkk!!!

    Cada coisa hehe...

    erickx
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    makumbator
    ghb
    Valeu pelo esclarecimento!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a As 6 primeiras cordas do violão de 7 cordas tem som igual ao do normal?