Ajude a compor!

    Autor Mensagem
    onipotente
    Veterano
    # jan/05


    Eai galera, blz.
    Eu gostaria que alguem pudesse me dar algumas dicas pra aprender a compor, eu ja sei fazer um monte de acordes, mas sei q tem q ter uma logica pra usa-los, entao quem tiver algumas dicas pra me passar ou alguma apostila, escreva aqui ou mande pro meu e-mail
    thiago@paulino.zzn.com
    Obrigado
    fui

    gustavo macaco
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    campo harmonico

    rodrigo monteiro
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    tente a progressão de blues, 12-bar. Tente também combinar os acordes assim:

    C - F - G
    D - G - A
    E - A - B...

    e assim por diante.

    onipotente
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    gustavo macaco
    rodrigo monteiro
    Valeu as dicas!!! :-)


    Alguem sabe se existe algum metodo(livro) pra compor?

    rodrigo monteiro
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    não que eu conheça. Pegue as cifras de músicas que você gosta, e tente fazer algumas modificações e tal... mas sem ficar muito igual!

    a não ser que você queira fazer algo instrumental, tente fazer uma letra que não soe "batida" e sem sentido. Componho muito, bastante, e o meu conselho é: as suas melhores músicas vão ser aquelas que você consegue escutar, escutar, escutar... sem encher o saco.

    onipotente
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    rodrigo monteiro
    Mas tipo assim...
    Como é q funciona esse negocio de ton, por exemplo, muitas vezes eu vejo na tv fulano dizendo, ton de LA, ai os musicos ja saem tocando toda a musica,o que isso quer dizer?

    rodrigo monteiro
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    é tipo assim (isso acontece muito nas famosas "jams" de blues ou jazz, pois os músicos já conhecem o repertório, ou outras vezes, como o 12-bar blues, é uma progressão única e "imutável"):

    música em Lá: A - A - D - E - D - A

    mesma música em Sol: G - G - C - D - C - G

    é a base inicial para que, a partir daí, os músicos continuem levando, calculando os tons, e semitons e etc...

    Foi? Se não, me diz que eu tento explicar melhor.

    onipotente
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    É que eu to querendo aprender a compor, mas ta dificil de entender esse negocio de harmonizaçao.
    O que é necessario pra aprender a tocar qualquer musica e a compor quaquer tipo de musica?
    O que é harmonização e rearmonização?
    Tipo assim... se eu vou compor uma musica, eu tenho q escolher um tom (certo ?) a duvida é:
    Se eu escolho Mi como o ton e a escala de MI é (Mi, fa# sol#, la, si, do#, re#) isso quer dizer q eu só posso usar acordes e notas dessa escala?

    rodrigo monteiro
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Não. a nota "Mi" é o acorde "E", que você pode combinar legal com o dó=C , sol=G, lá=A... não tem regra não, se você for compôr junto com o violão, utilizando acordes. Só experimente e veja aqueles que encaixam com o que você quer. Inicilamente, acho que você não deveria se preocupar com escalas e tal. Use os acordes, é assim que eu faço. Depois, se você quiser adicionar alguns solos e tal... aí veja a escala com calma. certo? ou não? pode perguntar mesmo, é pra isso que existe o fórum.

    rodrigo monteiro
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Não. a nota "Mi" é o acorde "E", que você pode combinar legal com o dó=C , sol=G, lá=A... não tem regra não, se você for compôr junto com o violão, utilizando acordes. Só experimente e veja aqueles que encaixam com o que você quer. Inicilamente, acho que você não deveria se preocupar com escalas e tal. Use os acordes, é assim que eu faço. Depois, se você quiser adicionar alguns solos e tal... aí veja a escala com calma. certo? ou não? pode perguntar mesmo, é pra isso que existe o fórum.

    onipotente
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    A ta... to entendendo.
    Vc sabe o q é harmonizaçao e rearmonizaçao?

    rodrigo monteiro
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    não exatamente. é uma coisa que eu posso até saber o que é, mas não assim, com esses nomes. De repente se alguém explicar eu posso até lembrar... é que a minha instrução musical não é muito categórica. Já inventei "nomes" para coisas que descobri, e depois fui ver que já era uma técnica utilizada e que já tinha outro nome.

    sugestão: cria um tópico "harmonização e rearmonização", que o pessoal deve te responder rapidinho.

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Vá ao forum de guitarra e leia os tópicos do início... Fala tudo de harmonia, acordes, escalas, etc...

    onipotente
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    rodrigo monteiro
    The Blue Special Guitar
    Ok, Valeus

    Lucas S
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    na real a melhor coisa q tu pode fazer eh procurar um bom professor..pois teoria musical exige estudo..e tu naum pode sai jah querendo compor...
    As dicas q os caras tao te dando sao boas mais naum adianta tu aprende uma ou duas regrinhas mais naum saber qual a logica da parada..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajude a compor!