Muito velho pra aprender?

Autor Mensagem
droidd
Veterano
# jan/05


Olá pessoal,

me dirijo, principalmente, aos professores: um amigo meu tem pouco mais de 40 anos e tem vontade de aprender a tocar violão e guitarra, mas acha que nunca vai conseguir ficar craque ou mesmo tocar bem por causa da idade. O que vocês acham?

gabert
Veterano
# jan/05
· votar


droidd, acho que qualquer um que se dedique, pode tocar bem, já dei aula para gente de 60 que em dois anos estavam tocando direitinho. Ficar craque requer bem mais tempo e estudo, mas o importante é começar, se não começar nunca vai chegar a lugar algum. Um abraço!

rodrigo monteiro
Veterano
# jan/05
· votar


Ora bolas... estamos vivendo numa era "avançada" demais para ter esse tipo de pensamento. É claro que dá pra aprender. Como o colega disse, depende da dedicação e das horas gastas em estudo e experimentação.

Comecei a tocar com 17 anos. Peguei MUITO rápido, em poucas semanas já estava acompanhando músicas. Realmente, aprendi muito rápido. Comprei um violão porcaria, só pra começar, e logo depois comprei um melhor pois já estava tocando direitinho. Mas acontece que hoje estou com 21, e nunca mais tive tanto tempo pra tocar como antigamente. Ou seja, não "evoluí" tanta coisa de lá pra cá.

Quero dizer, a questão é mesmo o tempo e dedicação dados ao aprendizado do violão ou guitarra. Agora...ficar craque? Diga pra ele pensar nisso depois, pois o principal mesmo é se divertir e relaxar. Criar objetivos tão distantes logo tão cedo podem acabar se tornando frustrantes, o que podem levar até a desistência. Cuidado!

LSD
Veterano
# jan/05
· votar


Eu não sou professor mas gostaria de opinar, me desculpe se não lhe agradar.

Na minha opinião nunca é tarde para se aprender a fazer nada.Quanto a idade não vejo problema.Se você se dedicar pode ser melhor que qualquer adolescente, basta ter dedicação.

Não desista de nada enquanto você ainda há tempo.

LeandroP
Moderador
# jan/05
· votar


Se ele pensar que pode recuperar o "tempo perdido", pode ter certeza que ele pode!

droidd
Veterano
# jan/05
· votar


Olha pessoal, antes de tudo, obrigado. Minha opinião também é parecida... Minha dúvida seria apenas com relação à agilidade. Geralmente quando se aprede a tocar logo cedo, tem-se mais agilidade, acho. Mas não deixei de incentivá-lo. Penso que ele deve começar pelo violão. Vou mostrar suas opiniões pro cara, acredito que será uma força a mais.
Em outro tópico procurei quem conhecesse o curso de violão do Zimbo Trio, pois comecei a estudar por ele e é muito bom. Acontece que perdi o contato com o dono do curso e queria saber quais as próximas lições. Alguém de vocês conhece?

Valeu!

onipotente
Veterano
# jan/05
· votar


droidd
A respeito da idade pra aprender

Como varias pessoas disseram, eu tb acho q a idade pra começar nao importa, mas uma coisa que importa é saber se ele é uma pessoa flexivel , que saiba se adaptar as coisas da vida moderna, que goste de coisas novas, que nao tenha aquela velha opiniao formada sobre tudo(hehehe).
Se esse senhor for mente aberta, beleza, ele vai aprender tudo, mas se for aqueles velhos ransinsa cheios de preconceitos, manias e mitos, acho bem dificil de ele aprender.
Fui

LeandroP
Moderador
# jan/05
· votar


Quem sabe ele vive até 120 anos.... 40 anos de idade ainda é fichinha perto do que ele ainda poderá viver.

Acho bobeira.... quer dizer que se eu quiser virar ator com 50 anos eu não posso? E se eu só descobrir o talento de ator aos 50, tenho que ser um infeliz?

Fala pro seu amigo pensar a respeito disso. Enquanto o sangue corre nas veias, pode tudo!!!!

LeandroP
Moderador
# jan/05
· votar


Ah... e ele pode ser o mais rápido do oeste... se quiser!

banido
Veterano
# jan/05
· votar


Se ele quiser, ele pode

MARCELO NUNES
Veterano
# jan/05
· votar


Droidd

Apenas lembre-o de que o Roberto Marinho fundou a Rede Globo de Televisão aos 60 anos de idade... acho que não precisa dizer mais nada, né?!

Beto Munhoz
Veterano
# jan/05
· votar


droidd:
Leva para teu amigo, esse meu relato, que é sobre mim mesmo: sou analista de sistemas e faço 40 anos em maio/05. Começei a aprender violão há cerca de 6 meses atrás, orientado por um professor, e utilizando material de apoio, como apostilas, livros e fitas de vídeos (que compro com frequencia na FreeNote). Não vi maiores dificuldades, e já estou tocando bem o suficiente pra "animar churrascos". Só que treino 2 horas por dia, e aos finais de semana chego a ficar mais de 6 horas treinando. Com dedicação e esforço, não tem erro. Outra coisa, fui aprender a nadar, quando tinha 36 anos, incentivado pela minha filha. Parece que estou descobrindo o significado daquela frase: "A vida começa aos 40" .
Diz pra ele se dedicar, respirar violão e cifras o máximo que der. Tanto faz se tem 8 ou 80 anos, o que importa é com que dedicação a pessoa vai encarar o que tem pela frente.

Santi G
Veterano
# jan/05
· votar


Bom...
Meu nome é Giovani santi e sou professor de uma escola no Paraná

A idade nao se torna nem uma barrera quando a dedicacao... tanto do aluno quanto a do professor... pois os dois estaram em dificuldade, pois eh de clara evidencia que vai surgir mais diiculdades do que dar aula a um garoto de 15 anos....

e nunca eh tarde para se aprender nada, sempre a tempo...
jah dei aula de bateria para um menino que era surdo... isso mesmo ele era surdo...

Quando me diregia a ele para falar alguma coisa tentava espresar muito com os labios "linguagem labial" era o unico geito...

e hj ele eh formado em bateria tem 16 anos e esta indo lecionar pra uma escola que faz varias atividades para pessoas com deficiencias....

esse eh um ex... entao idade, dificiencia... eh claro que a dificuldade eh mto maior... mais da aprender e muito... Pois tem gente que tem tudo mais tudo mesmo.. e nem se quer se aplica no que faz...

e entao eh este o meu recado...

e vc droidd tem que fazer o seu papel de influenciar ele cada vez mais....
para que ele nao desista

isso ai gente ateh mais

abraco

Leandro Oliveira
Veterano
# jan/05
· votar


vai depender da dedicaçao e força de vontade dele ne
vlw

droidd
Veterano
# jan/05
· votar


Pessoal, blz!
Não só mostrei suas dicas pro cara, como vou deixar que o próprio agradeça a vcs. vlw!

Oi, pessoal, podem me chamar de... de... New Age! Acho que tá bom, hehehe...
Primeiramente, fiquei impressionado com a solidariedade daqui. Vou tratar de me cadastrar logo e eu mesmo tirar minhas dúvidas. Vocês são ótimos.
Não sei qual a média de idade de vocês, mas também não sou velho, né! Me diverti muito com alguns depoimentos. Lendo o que o Onipotente escreveu, por exemplo, ri bastante. As pessoas de 40 anos hoje em dia não são mais assim antiquadas. Aliás, conheço garotos que são mais velhos do que eu! Meu círculo de amizades vai dos 8 aos 80! A maioria dos meus colegas tem entre 20 e 30 anos. Sou perfeitamente integrado à vida moderna. Aliás, só gosto do que é moderno, como eu! hehehe. Mas gosto dos clássicos, também. O que achei engraçado e interessante, é que, pros mais jovens, 40 anos parece ser velho, kkk. Tudo bem, não vivo nas baladas. Mas é por uma questão de gosto mesmo. Realmente não me sinto assim e sei que não sou. Também não fiquei chateado com isso. Muito pelo contrário.
Pois muito bem, apesar disso, minhas dúvidas quanto a aprender a tocar violão e guitarra era se eu teria agilidade, já que nunca pratiquei com esses instrumentos. Às vezes ficava pensando se conseguiria tocar violão e guitarra com a mesma desenvoltura de quem começa a estudar de pequeno. Não que eu seja lerdo ou que tenha dificuldade de momentos. Não mesmo. Mas é que todo mundo que eu vejo tocar bem, principalmente os famosos, começou de pequeno. Então eu tinha essa idéia, que as "engrenagens" só funcionassem perfeitamente (pra tocar um instrumento musical) se treinadas desde muito cedo.
Gosto muito do Slash, Mark Knopfler, Eric Clapton, AC/DC, Oasis, etc., como também de Toquinho, João Bosco, e por aí vai...
O problema, talvez, é que sou perfeccionista e, contraditoriamente, apressado. Quero tocar bem, aprender a ler partitura, tocar solos como o Slash ou o Mark Knopfler, mas quero resultados rápidos. Aí não dá, né?!
Mas, depois de ler as mensagens de todos vocês, não tenho mais dúvida. Vou estudar violão, sim! E, depois, Guitarra! É isso aí, manos! Acho que o que eu tinha mesmo era medo de fracassar. TINHA! Valeu mesmo!
A propósito, gostaria até que vocês me indicassem um bom violão. Nada que seja muito caro, mas que seja bom. Algo na faixa dos R$ 500,00.
Não sei se o Droidd vai concordar, mas acho que vocês podem me responder nesse mesmo espaço. Pelo menos a esse meu depoimento/agradecimento.
Meus sinceros agradecimentos ao Gabert, Rodrigo Monteiro, LSD, Leandro Panucci, Onipotente, Banido, Marcelo Nunes, Beto Munhoz, Santi G, Leandro Oliveira e ao Droidd, claro!
Valeu! Fui!

tiofioNirvana
Veterano
# jan/05
· votar


nada ve, se o cara gosta tem mais que ir atras mesmo.. 40 anos nao eh velho.. poe disposicao ae e aprende bastante coisa q tem mta coisa pela frente

LeandroP
Moderador
# jan/05
· votar


Como diz o velho deitado: "a vida começa aos 40"

rodrigo monteiro
Veterano
# jan/05
· votar


Droidd, ou "New Age", como preferir...tenho um violão de aço, folk, da marca Hofma, da Eagle. Ele está na faixa dos R$300,00, e é um violão muito bom, na minha opinião. Mas, como sempre aconselho a todos, primeiro pesquise. Fiz muita pesquisa antes de comprar o meu. Não só pesquisa de preços, mas também de qualidade. Vá na loja, veja um que você goste, e peça pra experimentar. Veja se você se sente confortável, e se é do seu gosto. O meu é folk, por exemplo, e algumas pessoas não gostam muito porque acham esse modelo muito grande, então buscam um menor. Eu pessoalmente discordo...

Faça o seguinte: pegue um tempo livre, e procure loja de instrumentos musicais. Depois, vá pra rua "paquerar" os violões...Depois é só decidir. É quase como se casar...(brincadeira).

Outros conselhos: quando for comprar na loja, pergunte ao vendedor o seguinte: "tem garantia?". Isso prova se a loja e o fabricante botam a mão no fogo pelo que estão vendendo. Outra: "vocês têm no estoque ou é só esse do mostruário?". Não acho legal a idéia de comprar um violão do mostruário, no qual todo mundo já "passou a mão", e que fica lá, exposto. Se é pra comprar um novo, tem que ser NOVO, lacrado na caixa. Última: não te aconselho a comprar violões usados. Sabe-se lá como o dono anterior tratou o violão.

Eu sei que pode ser chato, mas foi isso que fiz antes de comprar o meu. Passei quase uma semana inteira só pesquisando, e não me arrependo de modo algum da decisão que tomei.

droidd
Veterano
# jan/05
· votar


Rodrigo, boas dicas as suas. Já tinha ouvido falar do Eagle. E o preço tá ótimo. Vou passar essa. vlw. A propósito, o NewAge tá encontrando dificuldades pra estudar com um professor. Vc conhece algum método bom pro caso dele? Vale pros demais...

rodrigo monteiro
Veterano
# jan/05
· votar


Puxa, desculpe, mas nessa eu não posso ajudar. É que eu aprendi sozinho, sem professor e tal, então dizer um "método" fica meio difícil. O que eu fiz foi primeiro pegar a posição dos acordes. Depois, pegava as cifras das músicas (Beatles - não são tão complicadas. Legião também não...)e tocava junto com o CD no rádio. Depois tentava sozinho. E foi isso. Na verdade, aprendo mais seguindo músicas do que utilizando um método específico. Não sei se esses métodos que vendem nas bancas são bons. Nunca experimentei.

Bem, eu sei que sou chato mas, pesquise. Na internet existem vários sites que ensinam técnicas pra tocar violão. Aqui são dois que acho legais:


http://www.torvund.net/guitar/BluesGuitar/index.asp

http://www.guitartricks.com/

e esse (que todo mundo deve conhecer) de cifras:

http://www.cifraclub.com.br/

É isso aí, espero ter ajudado, pelo menos um pouco...

Christina Amaral
Veterano
# jan/05
· votar


Se o cara tem vontade, consegue sim...

droidd
Veterano
# jan/05
· votar


Obrigado pelas dicas e opiniões.

[]'s

melleka_gyn_bass
Veterano
# jan/05
· votar


acho q ele tranquilamente pode virar um otimo guitarrista.

droidd
Veterano
# jan/05
· votar


Ele já tá procurando violão pra comprar. Tá interessado nos Eagle. Tem algum modelo específico dessa marca que seja o mais indicado? A faixa de preço pode ser por volta dos R$ 500,00...

Outra coisa: uma das maiores dificuldades que tenho, além da pestana, é fazer o trêmulo, sacam? Tem algum treinamento específico pra isso? E quanto ao alongamento, também tem algum especial pra violonistas?

rodrigosouza
Veterano
# jan/05
· votar


Odroidd
O ÚNICO PREJUÍZO É NO TEMPO DE ESTUDO, POIS QUEM TEM 40 ANOS TEM OUTRAS ATIVIDADES QUE CONSOMEM MUITO O TEMPO, POR EXEMPLO O TRABALHO, FILHOS, ENTRE OUTROS...EU COMECEI A TOCAR COM 29 ANOS, ESTUDANDO E TRABALHANDO E, SÓ CONTINUEI PELA PAIXÃO À MÚSICA. ACHO VÁLIDO, A QUALQUER HORA, REALIZAR UM SONHO...O QUE É NECESSÁRIO SABER QUE AS COISAS SERÃO DIFERENTES DE UM ADOLESCENTE QUE TEM UM BOM TEMPO PARA ESTUDAR. VER QUAIS SÃO OS LIMITES É A MELHOR COISA PARA NÃO SE FRUSTAR

rodrigosouza
Veterano
# jan/05
· votar


droidd
É INTERESSANTE QUE SEJAM OBSERVADAS TAMBÉM AS CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR...NESTE CASO ACHO QUE UMA RELAÇÃO EMPÁTICA TRARÁ MAIS RESULTADOS...NÃO ADIANTA PEGAR UM CARA SEM PACI6ENCIA, CARRASCO, POIS NÀO DARÁ CERTO. VALEU

droidd
Veterano
# jan/05
· votar


Valeu, cara!

Venuti
Veterano
# set/06
· votar


hum...
bem acho q dá pra aprender sim e tocar mais ou menos, eu por exemplo já acho que to meio velho pra aprender ( sou iniciante, porém já sei os acordes básicos)
agora o que eu acho interessante é que , nem eu nem o sr. seu amigo vamos conseguir tocar violão como uma pessoa que toca desde criança. tenho como ex. um amigo meu que toca muito bem e que começou aos 7 anos ...
por isso meu filho irá entrar numa aula de violão cedo ( até pra estimular a inteligência), se gostar vai aprender desde cedo...
acho q se pode tocar e aprender com qq idade, mas para ser bem fera mesmo acho q só desde novinho ( ei essa é a minha opnião OK ??)
mas um dia quero aprender solar e fazer coisas legais!
ainda esse ano volto com as aulas e paro de ficar só no dicionário de accordes d'accord! ( vou cobrar um extra pela propaganda )
é isso aí!

APSP
Veterano
# set/06
· votar


Acredito q pra aprender qualquercoisa na vida não existe idade, apenas exije muita dedicação

albertoellobo
Veterano
# set/06
· votar


Muito velho pra aprender?

Depende: quem determina sua idade é vc, não a sua data de nascimento.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Muito velho pra aprender?