dúvida sobre violão canhoto

    Autor Mensagem
    rodrigo monteiro
    Veterano
    # dez/04


    Olá.Adquiri um violão "destro" apesar de ser canhoto, e tocar como um.Gostaria de saber se é realmente necessária a inversão do rastilho e da pestana, ou seja, se já não bastaria apenas inverter as cordas.

    Se for, até consigo inverter o rastilho.Mas a pestana está muito bem colada ao violão. Removendo-a não causaria danos?

    Agradeço desde já qualquer resposta.

    Rodrigo

    SoldierOfFear
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Se o violão não tiver cut, é a mesma coisa.

    maggie
    Veterana
    # dez/04
    · votar


    rodrigo monteiro
    Eu aprendi a tocar como destra, apesar de ser canhota.
    A grande vantagem é poder tocar no violão dos outros :)
    Provavelmente tu vais ter que virar o rastilho, que é um pouco mais alto pros bordões. Se não conseguir sozinho, leve num luthier. Melhor gastar um pouco agora do que ficar com um violão que fica trastejando toda hora.

    Demolisher
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    rodrigo monteiro
    Meu caríssimo amigo
    Se o seu violão for novo, não precisa inverter nada além das cordas, porém, se for usado, vc deve verificar se o antigo proprietário não desbastou o rastilho, para que as cordas de baixo (1,2 e 3) fiquem mais próximas do braço, se isso tiver acontecido, aí sim vc precisa invertê-lo. Quanto à pestana, não deve haver problema nenhum, a não ser no caso de ser usada e desgastada, o que pode ocasionar uma abertura maior nas 4,5 e 6 cordas... Novo não tem necessidade.

    Cesar Constantino
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Concordo com a Maggie...aliás também sou canhoto e aprendi a tocar como destro! A maioria dos violões vem com o rastilho "declive" (dos bordões para as primas) e talvez isso cause trastejamento. Mas tem alguns violões que eles são retos e então o único problema que pode existir é na peça que antecede as pestanas (aquela branquinha que agora não me recordo o nome! rsrs), aquela onde tem os vãos para encaixar as cordas e que a espessura destes vãos diferem por causa da espessura das cordas. Alguém pode lembrar o nome desta peça por favor! Obrigado
    Valeu!
    Obrigado!

    rodrigo monteiro
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Obrigado pelas respostas. É que já faz tempo que toco como canhoto, então fica realmente muito difícil começar tudo de novo. Até porque não me sinto confortável na posição de destro. Mas obrigado mesmo assim.

    O meu grande problema é justamente em relação à pestana. Invertendo as cordas, há muito espaço para as agudas e pouco para as graves. E também, as agudas ficam muito perto do braço do violão.

    Mas, sendo o violão novo, não há problema? E por que não? Desculpem-me a pergunta, mas realmente não entendi.

    Obrigado mais uma vez.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a dúvida sobre violão canhoto