Quando que alguém SABE tocar violao?

Autor Mensagem
Baixo Alto
Veterano
# dez/04
· votar


tipo, quem é bom num instrumento (no caso violão) seria um debate ainda maior, e talvez sem um fim também, talvez.
Saber tocar, no caso (de novo) o violão, vai muito além de níveis:
1 = nao sabe segurar / 2 = toca umas cifra mais ou menos / 3 = entende o que quer dizer nas cifra... 4...
isso é balela teríamos diversos estilos, médotos de aprendisagem, habilidades etc, que teríamos que fazer infinitas tabelas com infinitos níveis. Eu creio que isso seja algo que não podemos explicar, até criar a idéia do que seja é difícil. Uma idéia que pensei escrevendo este parágrafo: (de novo, no caso músico) um músico não deve olhar pra trás, quase nunca, creio, ele deve dizer que ele está na base, que ele está entre os possíveis não saber tocar e saber tocar, tem que admirar e tentar aprender aquilo que está por frente. Nessa idéia tão maravilhosa digo, quem não "sabe nem segurar" (nao quero usar "saber tocar") o violão, acha que qualquer um de três acorde sabe tocar violão, esse de três acorde pensa (ou deveria) que ele não sabe tocar violão, mas se ele souber alguma coisa, vai saber, daí, não vai saber mais, dai vai procurar saber mais e etc... Espero que tenham entendido essa minha teoria e comentem o que acharam dessa idéia.
Agradeço, Baixo Alto.

Botelho
Veterano
# dez/04
· votar


Botelho
Putz cara! larga de provar q vc é burro e imbecil! Todo mundo ja percebeu isso! Tente aprender e deixe de ser idiota! hahahahahah!!!

Como pode ser mané desse jeito!? aff!!



Vai ler bolinha, menina, vai.

SoldierOfFear
Veterano
# dez/04
· votar


Na minha opinião, uma pessoa já "toca'" um instrumento quando já tá lendo música e exucutando sem que pensar.

gustavo macaco
Veterano
# dez/04
· votar


ninguém citou composição ainda né?

Baixo Alto
Veterano
# dez/04
· votar


composição seria um estágio mais avançado desse possível e simbólico saber tocar.

Al Majíd
Veterano
# dez/04 · Editado por: Al Majíd
· votar


composição seria um estágio mais avançado desse possível e simbólico saber tocar.


Discordo. Existem exímios intérpretes que nunca fizeram uma composição sequer, e esbanjam "saber" em suas interpretações.

Existem também ótimos compositores que nunca aprenderam a executar nenhum instrumento.

Composição e interpretação são departamentos totalmente diferentes....

Amplexos

Al Majíd
Veterano
# dez/04 · Editado por: Al Majíd
· votar


Baixo Alto

Caro colega,

Novamente cito aqui aquela célebre frase do grande N. Paganini:

"O violão é o instrumento mais fácil de se tocar mal, e o mais difícil de se tocar bem".

O "saber" existe em variados gráus, sendo assim uma questão relativa.

Amplexos

Baixo Alto
Veterano
# dez/04
· votar


leiam o primeiro coiso que escrevi la em cima

Al Majíd
Veterano
# dez/04
· votar


Quando que, apartir de que ponto uma pessoa é considerada como: "aquele lá sabe tocar violão"????????


Você se refere a esta pergunta?

Se for a resposta é a mesma. "O saber existe em variados gráus".

Eu particularmente considero que quando uma pessoa consegue executar apenas uma música popular no violão de forma correta, esta já "sabe" tocar violão. Mas cada pessoa tem a sua opinião quanto a isto.

Baixo Alto
Veterano
# dez/04
· votar


a primeira postagem dessa pagina

Al Majíd
Veterano
# dez/04
· votar


Espero que tenham entendido essa minha teoria e comentem o que acharam dessa idéia.

hahahahah....li rapidamente e sinceramente eu não entendi patavina de nada. Agora não vou poder analisar sua mensagem, mas mais tarde vou fazê-lo com mais calma...:D

Amplexos

Cesar Constantino
Veterano
# dez/04
· votar


Acho que entendi... estágios de aprendizagem são apenas metáforas para se situar perante alguém, mas é exclusivo de cada um. O cara que ainda não sabe nada e consegue tirar uma música (seja ela clássica ou popular) e sente satisfação de sentir que conseguiu é fato. Agora dizer para alguém o que ele sabe passa a ser relevante visto que cada um tem seu tempo para aprender algo e até pela disponibilidade de cada um. A música acredito eu tem uma conotação muito maior do que simplesmente dizer que sabe. É algo íntimo que revela nosso estado emocional quando "tiramos" uma música. Quantos eu já vi dizer que tocam quando não estão se sentindo de bem com a vida. Ou outros tantos que não conseguem tocar quando estão com algum problema!?
É igual querermos nos comparar a uma criança. quando um moleque (exemplo) consegue chutar uma bola, para ele é uma grande satisfação. Enquanto nós adultos quase não nos importamos com isso, pois já demos tantos chutes que isso já é algo automático. Não vemos no ato de quem está aprendendo algo como sublime, mas normalmente vemos com arrogância esquecendo que passamos exatamente pelo mesmo estágio e que podemos usar o bom senso e ver que neste quesito é como querer achar um número finito!
Acho que é isso...
Abraços!

Cesar Constantino
Veterano
# dez/04
· votar


Também concordo que composição é distinto de exexutar um instrumento! A execução nunca vai ser a mesma independente da pessoa tocar n vezes. É sobre isso que estou tentando me fazer entender. Tocar é uma coisa. Agora sentir plena satisfação por isso é algo que transcende o aspecto técnico da coisa!

Baixo Alto
Veterano
# dez/04
· votar


a vida nada mais é que um conjunto de emoções
snif

Gbm7
Veterano
# dez/04
· votar


Vamos sair do plano violonistico e vamos para um mundo +/- paralelo. Imagine-se aprendendo um segundo idioma, inglês por exemplo. Quando se está falando inglês fluente?
a resposta é simples: quando se fala algo com sentido e numa velocidade considerada normal para o raciocínio natural.

Ai o cara tá FALANDO inglês. E o resto? ele não escreve, não entende o q os outros falam, não lê e naum consegue distiguir um bom texto do péssimo texto(não somente pelos erros de grafia mas por erro gramatical e de semântica).

Agora a resposta é mais complexa. Eu acho que, para vc afirmar que fala inglês BEM, vc tem q ter todas as qualidades envolvidas para tal(falar com clareza e conclusão, escrever, ler, interpretar, ouvir e entender, conseguir captar e entender palavras novas nunca ouvida antes, saber o q é um texto formal do informal, quando usar cada palavras, saber os clichês(idioms, phrasal verbs, colocation etc). Se o cara fizer tudo isso BEM o cara fala inglês. Acho um erro dizer q morou em NY, aprendeu a falar, ouvir e entender na marra e sai por ai dizendo que fala inglês fluente mas naum tem poder gramatical de compreender algo mais elaborado ou ao menos sar hábil de saber a diferença de may, can, must, might, should etc.
Resumindo acho que p/ cara falar ingles fluente tem que saber tudo q rola ao redor do inglês.

Com violão acho q não é diferente. Tirar som do instrumento não é SABER tocar violão, é saber tocar AQUELA música. Acho que essa é opnião de muitos aqui, principalmete dos que tem estudo sobre violão(harmonia, solfejo, leitura, percepção, etc), tocar violão bem é um plano o qual o cara é capaz de escutar uma música e sacar todas as passagens q ta rolando ali. Se naum sacar tudo de ouvido apela para teoria e acha os outros acordes.

Acho que tocar um instrumento bem é saber o q tá tocando, entender o q o insrumento tá dizendo e ter o real valor de cada acorde ou cada nota, o q sentimentalmente ela representa(por q uso esse acorde e naum aquele). Se não o cara sabe TOCAR MUSICAS no violão e naum tocar violão de uma forma geral.

Falei p/ caramba, será q fui claro

valeu negada

Gbm7
Veterano
# dez/04
· votar


Só que tem o pop tmb... aquele cara q toca as músicas da rádio... esse é o quem tem valor numa roda de amigos. Tudo tem hora. Se voce for bom em bossa e quizer tocar bossa em locais e momentos desapropriados vc vai se queimar. Ai tem sempre um que pede... Toca legião.... ai vc diz ... Ihhh NAUM SEI tocar legião... o q os caras falam... esse naum sabe tocar. é complexo analisar dessa forma mas é ingrato tocar um instrumento. Acho que tudo tem q estar contextualizado. Num lual tem q tocar musicas com paleta, fazendo barulho, p/ galera cantar GRITANDO. Esse é o espirito de um lual.

Imagine-se tocando choro, bossa, axe, pagode, samba, erudito num lugar cheio de jovens querendo gritar musicas da pity, legiao, capital, (aquela merda do IRA!), lulu santos, cidade negra....

"O artista tem q ir onde o povo está"... isso é uma verdade, não adianta falar q naum.


Ai esse assunto é muito louco e muito fácil de nós nos perdermos no q estamos falando.

Baixo Alto
Veterano
# dez/04
· votar


Ai esse assunto é muito louco e muito fácil de nós nos perdermos no q estamos falando.

Aí eu concordo, é muito difícil se fazer entender, mas acho que entendi, tipo, vocês viram a entrevista ontém do Rei Roberto Carlos? Não que tenha a ver com SABER tocar violão mas, ele falou que ele não tem o direito de expressar a opinião que ele tem de si mesmo, os outros que devem fazer isso...

Greenwood
Veterano
# dez/04
· votar


Todos

AMO de coração esse fórum... mas têm alguns tópicos completamente inúteis, como esse!

Vcs já imaginaram se o tempo perdido para escrever essas teorias baratas que foram escritas aqui fosse investido em estudo ou prática?

A gente estaria tocando bem melhor... já que a idéia desse tópico é "saber tocar"... e tocar BEM!!!

KiLLuA
Veterano
# dez/04
· votar


Gbm7

concordo plenamente com vc!
saber tocar violao nao é apenas tirar som do instrumento!

Baixo Alto
Veterano
# dez/04
· votar


?

Gbm7
Veterano
# dez/04
· votar


KiLLuA

Valeu, fui compreendido, quase sempre naum sou.

Baixo Alto
Veterano
# dez/04
· votar


é normal quando quer-se falar sobre um assunto complexo e grande (palavras) porque nossas ideias vão se multiplicando na cabeça e as vez nao aparece no texto nossos cálculos

spy2k
Veterano
# dez/04
· votar


depende kra... no populacho... fazendo o Dó e Sol .. tu já toca pra caramba...
mas pra mim... o kra manjar de violão... é saber tocar com palheta e sem palheta... dedilhados de vários estilos... ter aquele groove gostoso.. o swing... saber tirar as músicas de ouvidão... improvisar.. não só fazendo as notinhas...mas criando arranjos...conhecer a teoria musical é muito importante também....

é legal saber cantar tb... tocar e cantar.. numa roda...se tu não cantar junto...tu naum empolga... tu não precisa ser um cantor lírico.. mas acho legal fazer isso... ajuda na concentração entre outras coisas..

acho que é por aí

anonimo_83
Veterano
# dez/04
· votar


spy2k
é legal saber cantar tb... tocar e cantar.. numa roda...se tu não cantar junto...tu naum empolga... tu não precisa ser um cantor lírico.. mas acho legal fazer isso... ajuda na concentração entre outras coisas..

PUTS!! Coitado do John Williams e do Segovia entao! Acabei de descobrir q eles nao tocavam merda nenhuma! heheheheheheh!

spy2k
Veterano
# dez/04
· votar


Balbino Junior

não entendi a tua ironia...

Baixo Alto
Veterano
# dez/04
· votar


nem eu

Cesar Constantino
Veterano
# dez/04
· votar


Eu entendi... é que ele não canta! E deve odiar quem o faz!!!

spy2k
Veterano
# dez/04
· votar


eu não quis desmerecer ninguém... muito menos o segovia...
soh q eu acho interessante... o kra cantar...pelo menos em rodinhas...
tu acha que alguém vai tah ligando se tu tocar qualquer música deles?

toca um raulzito e todo mundo vai a loucura... foi oq eu quis dizer...

toque bem...grave muitos projetos instrumentais...mas se algum dia tu cair um luau... e não souber cantar... não vai valer nada... todo esse estudo

Baixo Alto
Veterano
# dez/04
· votar


tu está numa rede, por isso, tentemos sempre buscar aquilo que não sabemos.

spongebob
Veterano
# dez/04
· votar


Depende do estilo q o cara toca
ele pode ser fera no rock(mesmo decorando as cifras,etc)
e naum toca nada em qualquer outro estilo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quando que alguém SABE tocar violao?