Afinação de violão 12 cordas

    Autor Mensagem
    Alexandre Sattamini
    Veterano
    # dez/04


    queria saber como é a afinação de violão 12 cordas, as cordas "irmãs" são afinadas do mesmo jeito?

    valeu

    00 slipknot 00
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Alexandre Sattamini

    vixe
    esse furum estar sem ninguem
    ninguem responde mas...

    angus junior 2
    Veterano
    # set/06
    · votar


    ae, estou com msm duvida, alguem podeme responder?

    albertoellobo
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Alexandre Sattamini
    queria saber como é a afinação de violão 12 cordas, as cordas "irmãs" são afinadas do mesmo jeito?

    angus junior 2
    ae, estou com msm duvida, alguem podeme responder?


    Carinhas, existem diversas afinações para o violão 12 cordas, porém a mais usada (standard ou Open E/2) é bem simples. Primeiro afine as cordas normais como num violão de 6, e as cordas pares vc afina elas no mesma nota das normais, sendo que UM OITAVO ACIMA, exceto a Mizinha e a Si, que ficam ambas com o mesmo timbre nas cordas principal e par.

    1) e-e (mizinha, mesmo timbre)
    2) B-B (Si, memso timbre)
    3) G-G(8) oitavada
    4) D-D(8) oitavada
    5) A-A(8) oitavada
    6) E-E(8) oitavada

    entenderam?

    Outras dúvidas: albertoellobo@msn.com.br

    Abraços!
    Abraços

    Pardal
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Na verdade, é bem controverso... Você pode tanto usar essa afinação do albertoellobo quanto outras, derivadas da viola caipira. Na verdade, para um mesmo instrumento, várias afinações são válidas. agora, pra começar... Bem, essa afinação é a mais parecida com violão de 6, então pra quem já toca violão fica mais fácil. Mas tome cuidado: se existem várias afinações para violão, infindas para viola caipira, quanto mais para violão de 12! Você tem é que experimentar...

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Eu afino o meu em D.

    albertoellobo
    Veterano
    # out/06
    · votar


    The Blue Special Guitar

    Putz!
    Eu tentei afinar en D uma vez e o as cordas oitavadas ficaram trastejando...

    Pardal
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Isso se deve ao fato de que as cordas talvez tivessem uma pressão muito grande, aí elas vibram bastante (ocupando muito espaço pra isso). Aí, elas encostam no traste quando vibram e isso dá o trastejamento. Pode ser resolvido de várias maneiras: você pode trocar a pestana, ou dependendo de em que traste dá o problema, trocar o rastilho. Ou pode usar cordas com tensão masi leve. Ou, ainda (uma 4º bem óbivia), usar afinado em E mesmo. Mas se você quer em D, tem como resolver.

    Skid Row Maníaco
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    http://www.youtube.com/watch?v=QFhxsys4p0Q&feature=related

    Skid Row Maníaco
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    http://www.youtube.com/watch?v=QFhxsys4p0Q&feature=related

    shiguemi
    Veterano
    # out/08
    · votar


    ola gostaria de saber como faco pra afinar meu violao de 12 cordas em um afinador eletronico pra q as primas fiquem em oitavadas ? e oq seria isso oitavas? e quantas afinacoes existem pra um violao de 12 cordas ? obrigadooo.

    erico.ascencao
    Veterano
    # out/08
    · votar


    shiguemi
    Hum, perdidaço hein...

    Pra começar, só a mizona, a lá, a ré e a sol são oitavadas. Uma nota oitavada significa ser a mesma nota, porém mais alta (mais "aguda"). Por exemplo, se você pegar um violão de 6 cordas comum e tocar a mizona solta, você estará tocando a nota mi, certo? Se você tocar a mesma corda, só que pressionada na 12a. casa, estará tocando a nota mi também, so que é um mi uma oitava acima do mi tocado com a corda solta.

    Seguindo este raciocínio, afine a mizona mais grossa. Depois, afine a mi que faz parzinho com a mizona, até aparecer "E" no afinador. Simples.

    Lembre-se que as cordas si e mizinho não são oitavadas, ou seja, elas são afinadas na mesma nota, igualzinho.

    PS.: Se você não sabe estes lances, não sei o que está fazendo com um violão de 12...

    shiguemi
    Veterano
    # out/08
    · votar


    certo, so que se eu afinar as mais grossas com o meu afinador a E, A, D, G , e depois afinar as mais finas do mesmo jeito, como o aparelho ira destinguir as mais finas em oitavadas? ou seja ele nao ira afinar em um tom normal das cordas grossas...afinando cada corda em par nas devidas notas eu estou,a duvida é nao sei se esta sende em oitavadas....

    erico.ascencao
    Veterano
    # out/08
    · votar


    shiguemi
    O afinador não distingue oitavas. Mas mesmo assim, as cordas têm clibre suficiente pra serem afinadas na oitava acima. Não tem mistério, é só afinar até aparecer a nota que você quer, sem se preocupar com oitavas.

    shiguemi
    Veterano
    # out/08
    · votar


    opa valew, gostaria de saber tambem se eu afinar meu violao de 12 em D, as notas seriam diferentes ne, e como faco pra mim conseguir os acordes das notas em um site, vcs tem algum site pra mim estudar ?

    MárcioG
    Membro Novato
    # jun/15
    · votar


    A mais aguda primeiro né brother? Mas teve um maluco que inverteu, certo? Saberiam me dizer o efeito? Se é usado, alguém usa, ou só essa montagem tradicional?
    Grato!!!

    UP GUITARS
    Membro Novato
    Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
    O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

    abr/18

    No Forum em que comentei sobre as guitarras Hurricane fui advertido por ESTAR VENDENDO O QUE !!!!!!!!!!!
    PODERIAM ME ESCLARECER O QUE EU VENDI !!!!!!!!

    LeandroP
    Moderador
    # abr/18
    · votar


    UP GUITARS

    Utilize a Central de Ajuda, caso tenha algum problema, alguma dificuldade, fazer alguma denúncia, etc. Não desvirtue o assunto do tópico, por favor.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Afinação de violão 12 cordas