Bossa Nova

    Autor Mensagem
    Helton Luís de Souza
    Veterano
    # nov/04


    Eu queria tirar uma dúvida, a batida de bossa nova tem um padrão, ou se toca do jeito que quer?

    filipecds
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Helton Luís de Souza
    Tenho me dedicado muito à Bossa Nova e aprendi que, em bossa, o pouco é muito. Escute muito o pai da Bossa, João Gilberto...

    João de Vilhena
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    filipecds
    O que vc diz é verdade. Helton Ls de Souza abatida de J.G. não é estandardisada e combina harmonia e ritmo. Ela é dissociada da melodia. E penso que se pode dizer que se toca do jeito que se quer ou se pode pois quando outros musicos (Buarque, Jobim, etc...) adotaram essa batida modificaram-na à maneira deles. Basta ouvir com atenção para se notar a diferença.

    anonimo_83
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    João de Vilhena
    Claro!

    Helton Luís de Souza
    Cara o lance está no jeito malandro e descontraido de tocar!

    abraços!

    piculo
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    João de Vilhena
    Vc não poderia ter dito "padronizada" invés de "estandardisada" ficou horrível.

    Acho que um grande lance é saber sujar a pegada. Isso não quer dizer q vc deve tocar errado e sim saber sujar a pegada. Cara, eu acho que dá um clima bem, como disse o Balbino Junior, malandriado.

    Bossa nova tem uma pegada de mão direita muito tranquila. Os acordes é que, as vezes, pegam mas nada que dedicando-se naum se aprenda, certo.

    Ah, além disso, tente antecipar ou até mesmo fazer uma baixarias(progressoes com o baixo) usando o polegar. Isso pode ser usado nas bossas sambadas ou nos sambinhas e tal, isso vai dar uma cara choro, samba tipo cartola/noel.

    João de Vilhena
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Ok se vc prefere pardo... padnori? padronizada... então...não padrnzzizzada hops! eu queria dizer : então padronizada não é!!

    alecarney
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Mais uma vez o Balbino falou e disse.

    A bossa nova é extinto... quando comecei a fazer minhas promeiras aulas de violão tive dificuldades em aprender todos os ritmos, mas acabei ensinando o professor a tocar bossa nova.
    É que desde que eu nasci eu escuto minha mãe tocar bossa nova e eu cresci com aquele som. Quando peguei no violão foi a única coisa que eu consegui tocar de cara.

    kinsler
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    piculo
    Voce poderia te dito "malandro" mesmo ao invés de "malandriado"...

    Existem, sim, algumas formas de tocar Bossa Nova. Algumas Puchadas legais, agora é meio complicado esplicar... tenta perguntar pra alguém que já toca mais tempo... Agora logicamente o jeito "malandro" vai de cada um...

    João de Vilhena
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Balbino Junior
    Cara vc é idolatrado aqui!! hehe.

    alecarney
    "A bossa nova é extinto"? Ou é vc que tem o instinto da BOSSA?

    anonimo_83
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    João de Vilhena
    Nao é culpa minha! hehehehehehe!

    conte
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    bossa nova eh mto da hr
    algm ae pode me dar uma dica de como fazer uma progressão de acordes, como encaixar os acordes da harmonia na bossa nova??
    eh meio complicado mas naum consigo pegar o modo de como "distribuir" os acordes em uma música

    LeandroP
    Moderador
    # nov/04
    · votar


    conte

    Harmonia & Improvisação - volume I e II do Almir Chediak

    R$80,00 os dois e o melhor investimento que você pode fazer!!!!!

    conte
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    LeandroPanucci
    naum tem algo de graça naum?
    hehehe

    conte
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    eh só uma dica, naum quero me aprofundar mto

    conte
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    ..

    Johnny
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    LeandroPanucci

    Tem o do Nelson Freire que também é muito bom!
    Mas é como Guinga diz! Cada um vai fazer a sua maneira, não só a divisão rítmica, mas todô o "caminho harmônico" escolhido!

    piculo
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    malandriado é um termo muito usado no RJ, principalmente na baixada.

    Cara, acho que esse lance de querer saber sobre bossa é legal mas se a pessoa não escutar o troço naum vai rolar nada.
    Pegada é igual bunda, cada um tem a sua. Só q existem umas muito legais q queremos copiar. e pra começar temos que copiar mesmo(quando não se é gênio).

    Por isso, escute muito e tente imitar o q vc está ouvinda, um dia a ficha cai e pronto, Viva a Bossa Nova. No final disso tudo vc vai ver q ninguém a não ser vc e os seu amigos q tocam violão, gostam de bossa.

    Outra coisa, escute choro. Acho q violão brasileiro é o choro. É soh uma opnião.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Bossa Nova