Socorro - Como limpar meu violão?

    Autor Mensagem
    DIMEBAG DARREL
    Veterano
    # nov/04


    E ae...to meio sumido daqui...
    É o seguinte,eu tenho um violão Tonante,só q fazia muito tempo q não tocava (no mínimo uns 6 meses),pq fiquei esse tempo todo tocando guitarra,mas agora quero voltar a tocar minha viola pq é + fácil de carregar por aí.
    As cordas q éram de nylon estavam praticamente pretas,eu já tirei elas,mas ainda há sujeira no braço e nos trastes (curiosamente os trastes depois da 12ª casa estão praticamente todos,mas eu nunca toquei depois da 12ª casa,tanto q as cordas até estavam brancas depois da 12ª casa).
    Eu gostaria de saber se eu posso usar algum produto (e qual) para tirar a sujeira,pq faz mó tempão q não toco nesse violão,mas agora to precisando....to até com cordas novas,mas é bom limpar antes de coloca-las.

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Na madeira vc pode usar lustra móveis.

    DIMEBAG DARREL
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    The Blue Special Guitar
    Mas lustra móveis vai resolver cara?
    Eu só quero tirar a "escuridão" q ficou nos trastes,pq as cordas estavam mofadas pq a viola ficou muito tempo trancado no guarda-roupas,daí os trastes ficaram numa condição muito ruim.

    DIMEBAG DARREL
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Ah....aqui em casa tem aquele famoso "óleo de peroba" (quem mora na cidade de SP deve ter cansado de ver um político dizer a frase "peroba neles" e mostrar esse produto).Será q isso pode resolver?E é claro sem comprometer o instrumento.

    LeandroP
    Moderador
    # nov/04
    · votar


    DIMEBAG DARREL

    Pra limpar a escala do violão ou da guitarra, use uma escova de dentes umedecida com óleo de peroba ou óleo de linhaça.

    As cerdas da escova de dentes não agridem a escala e o óleo serve pra dissolver melhor a sugeira sem usar um produto que agrida a madeira. Peroba e linhaça são madeiras.

    Pra limpar as outras partes use a mesma escova, seca.

    SoldierOfFear
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Tonante?

    Os melhores produtos seriam querosene e fósforos. hehe

    ninja_n9
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    blz ae!

    bom...se vc soh quer tirar a sujeira dos trastes, use palha de aço da mais fina q existir, passando-a
    com cuidado e pouca pressão, dessa forma, eles se tornarão lisos e polidos.
    Agora para limpar e hidratar trastes e escala, pode-se usar um óleo à base de limão, um produto específico para isso(encontrado em lojas de intrumentos musicais)nunca use nenhum tipo de cera ou polidor.

    DIMEBAG DARREL
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Valeu pessoal,eu vou fazer isso q o Panucci disse.
    SoldierOfFear
    É ruinzinho,mas eu comprei quando tava começando a fazer aula,pq éra + barato q uma guitarra,e como não sabia se ia ser mesmo guitarrista (muitos amigos meus desistiram após um certo tempo de estudo) comprar uma guitarra logo de início seria um investimento arriscado.

    Sversut
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Em se tratando de Tonante, use somente gasolina ou tinner na escala.
    No corpo do Violão pode usar álcool, quiboa ou Veja.
    Nas tarrachas e nas cordas o ideal é usar palha de aço nº 01, especifica para essa marca.
    E o segredo é sempre esfregando bastante até observar os efeitos dissonantes e reflexivos no instrumento

    Marcos Alberto Carvalho Luz
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Sversut
    Sversut
    Sversut
    vc esqueceu ... para o brilho use ......... use fogo ....

    Sversut
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Hehe.. Tá pronto o serviço completo

    maggie
    Veterana
    # nov/04
    · votar


    DIMEBAG DARREL
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/42966/

    maggie
    Veterana
    # nov/04
    · votar


    SoldierOfFear
    Sversut
    Marcos Alberto Carvalho Luz

    O pessoal da Inquisição...

    evitaerc
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Cara... Eu não passaria nada alem de um pano seco na madeira, substancias umidas e oleos ao meu ver não seriam adequados, pois mudam o teor de humidade da madeira podendo causar um inchamento da madeira, acarretando em um descolamento. Se voce mora em um lugar humido uma leve exposição ao sol fraco, tipo uns 5 minutos (não deixe o instrumento esquentar muito) podera ajudar a eliminar a humidade. Em relação ao braço e trastes eu não faço nada, considero esta limpeza de trastes desnecessaria e com um cunho puramente visual.

    Sversut
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Eu tb não uso nada. No ncaso do Eagle passo akela flanelinha de limpar óculos, corda por corda, só pra eliminar gordura após tocar. Afora isso, limpeza comum sem nada de especial.

    alecarney
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Gozações à parte (tipo gasolina e fogo), é verdade que tonante não tem qualidade pra se ter um cuidado desse tipo... é violão pra ralar e massetar mesmo.
    Mas com cuidados diários, vc evita ter que fazer uma v\faxina no su violão engordurado com produtos químicos como lustra móveis. é o seguinte:
    Guarde sempre ele num case ou nuna capa semi case, de preferência deitado com as cordas pra baixo, ou na capa em um pedestal.
    Na limpeza, sempre lave as mãos e seque bem antes de pegar no violão. Após o uso limpe toda a madeira com uma flanela seca, e as cordas com uma toalha que não solte fiapinhos pra tirar o suor e a gordura dos dedos.
    Fazendo isso sempre após cada uso, vc evita de acumular sujeira e ter que passar produtos.
    Mas deixe todo esse cuidado pra um violão melhorzinho...

    alecarney
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Nossa.. agora que eu vi o que a Ninja n9 escreveu...
    Pelo amor de Deus... não passe palha de aço, bom bril, lixa, esponjinha scotch e brite, espátula, faca, lima, ou nada parecido.
    Só use materiais não abrasivos, tipo escova de dentes ou flanela. Se não tiver jeito de usar essas coisas secas, use óleo de peroba... não passe produtos químicos, solventes etc... A não ser que vc esteja querendo um pretexto pra trocar de violão...o que no teu caso até qu não é uma má idéia

    6vt0
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: 6vt0
    · votar


    Pessoal,

    o problema é o seguinte: o fabricante recomendou que eu usasse lustra móveis no violão, mas não gostei do resultado. Fica cheio de impressões digitais, dentre outras coisas, e um amigo meu usa o óleo de peroba em todo o instrumento. Acho o resultado muito melhor. Para aplicar o óleo de peroba devo tirar o lustra móveis antes, não é? mas que produto devo usar? imagino que água (digo um pano úmido) não seja uma boa idéia. Acredito também não ser uma boa idéia aplicar o óleo de peroba sobre o lustra móveis. Pode dar algum efeito colateral...

    O que vcs recomendam?

    [].s

    Ronaldo Ramos
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    E as cordas?
    Minhas maos suam muito, e as cordas enferrujam rapidamente...
    Qual a dica?
    Tem algum caso semelhante?

    Não.... eu não sou pingaiada... hehhe...

    Valeu.

    SoldierOfFear2
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    DIMEBAG DARREL
    Como limpar meu violão
    Tonante

    Com fogo.

    onipotente
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    DIMEBAG DARREL
    Po... passei lustra moveis no meu e ficou bonito pra caramba, o foda é q fica escorrgando pra caralho, quase q deixo ele cair no chao.
    Ve se troca as cordas dele, o meu violao eu limpei tudo com lustra moveis, inclusive as casas.
    Um abraço

    Pizzi
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Meu violão tb tá sempre sujo, marca de dedo, as cordas e tal. E eu uso óleo de peroba e dá muito certo sim! Talvez se passar uma escovinha melhore, não? Waleu! T+!

    gabriel pedroza
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    vai cum a unha...tratando-se d um tonante...arranca us trastes...limpa...e põe di novu...
    vai fikr novin

    Saulo RONIN
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Ronaldo Ramos

    E as cordas?
    Minhas maos suam muito, e as cordas enferrujam rapidamente...
    Qual a dica?
    Tem algum caso semelhante?


    Cara... corda é osso mesmo. Como a maioria do pessoal acime disse, para preservar mais as cordas, lave as mãos antes de tocar, seque be e, SEMPRE que terminar de tocar, limpe as cordas com um pano seco que não solte fios (nas colunas aqui do site, o Luthier que escreve recomendou aqueles panos Perfex para as cordas).

    Agora, dependendo da freqüencia que vc toca, de tempos em tempos tem emsmo é de trocar o encordoamento com uma maior freqüência (a que vc $$puder$$ obviamente, hehehe!)

    Espero ter ajudado, ok?!

    Abração

    Pardal
    Veterano
    # out/06
    · votar


    6vt0:

    Sevocê quer retirar o lustra móveis, um detergente não iria tão mal. De preferência, use um que é sabão de coco, pra não agredir a madeira. Depois, faça conforme digo e já se foi dito: lave as mãos antes de tocar, se começar a suar páre e descanse, e depois de tocar limpe com um pano seco as cordas e os trastes. Isso evita corrosão dos ácidos que sua mão e o ar eventualmente deixaram, preservando portanto não só as cordas como também os trastes. E não vá me usar o sabão de coco em excesso! Bem pouquinho, pra evitar que a madeira absorva, de preferência com um pano, que tenderá a reter o sabão (mais do que uma escova).

    FIRS
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    usa poli-flor

    FIRS
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    use poli-flor ou

    danilo coan ramos
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    hahahaahah

    El Che
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Na escala passo óleo de Peroba, o suficiente para idratar a escala...
    No corpo passo apenas uma flanela

    Nos trastes eu limpo com Brombril e Cera, mas, para isso tem que isolar toda a escala com fita, e tem o risco do braço empenar um pouco já que fica um tempo sem a ação das cordas.

    Abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Socorro - Como limpar meu violão?