Clima X Manutenção do Violão

    Autor Mensagem
    Greenwood
    Veterano
    # nov/04


    Gostaria de saber até que ponto um ambiente de clima seco pode comprometer a madeira do violão a curto ou a longo prazo.
    Moro em uma cidade onde durante cinco meses do ano temos um calor de rachar e a umidade é baixa ao ponto de sangrar os narizes mais sensíveis. Meu violão fica na minha sala de estudos, num ambiente fechado a maior parte do dia, com uma temperatura que deve beirar os 36 graus. Devo utilizar de algum artifício para não comprometer meu instrumento?

    wesleyw8
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    poe um ventilador pra ele.......ou um ar condicionado

    Greenwood
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    UP.

    Pô galera... esse é um assunto do interesse de todos! Colaborem aí...

    anonimo_83
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Greenwood
    Cara o clima seco demais pode fazer a madeira do seu violao rachar! existe um aparelhinho q controla a humidade do ar ! so nao lembro o nome! e nem como usa! é ideal de vez em quando vc tomar banho e deixar a toalha qual vc se enxugou no quarto! isso ajuda a quebrar o clima seco do quarto!

    mas acho ideal vc contatar um luthier pra se informar melhor!

    abraços!

    rodrigosouza
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Greenwood
    Deixar uma esponja, dessas de lavar louça, umidecida dentro do violão, resolve...não deixe molhada...apenas úmida de forma que não danifique o violão...Um amigo meu sempre fez em seu ABREU e obtém resultados...um abraço

    FabianoB
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Balbino Junior
    o aparelho chama-se termohigrômetro.

    Greenwood
    O q eu te aconselho é deixar um vasilha com água na sua sala de estudo e com isso, o ambiente regula naturalmente a umidade relativa!

    Ate mais.

    evitaerc
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Se ficar umido demais crescem os riscos de um descolamento tambem. Seco racha e umido descola, o certo fica entre os dois.

    FabianoB
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    evitaerc

    Entaum, por isso o ideal é a vasilha com água, o ambiente naum corre o risco de ficar SUPER UMIDO..

    até mais

    Greenwood
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Gelera,

    Agradeço a colaboração até agora.

    Só que tem um detalhe. O meu violão fica acondicionado num case. Então artifícios externos não terão influências sobre o violão no case, certo? O que fazer então?

    wesleyw8
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    o q q eh case?

    anonimo_83
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    wesleyw8
    Case!? heheheh! é um estojo para violao! hehehe!

    rodrigosouza
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Greenwood
    e a esponja....cabe no case[i][/i], tenta acho que é legal...levemente umidecida....

    Greenwood
    Veterano
    # out/05 · Editado por: Greenwood
    · votar


    Galera,

    Ressuscitando este tópico, gostaria de saber se vcs usam o legítimo "Óleo de Peroba" no violão. Tem algum risco de reagir com o verniz?

    albertoellobo
    Veterano
    # out/05
    · votar


    wesleyw8
    poe um ventilador pra ele.......ou um ar condicionado
    Tá maluco, cara? Colocar um ventilador pra ventilar o que, se o problema é de uminade?
    Um ar-condicionado, então, nem pensar! Vai deixar o ambiente ainda mais seco.

    Greenwood
    Cara, deixe sempre um recipente d'água (pode ser um copo) aberto no ambiente onde seu violão estiver. Isso deve aumentar a umidade do local, já que o calor de 36° que vc mencionou, vai provocar a evaporação quase como que no nível do mar. Ah! e providencie um estojo térmico pro violão e deixe sempre saquinhos de silica no ambiente, pra esterilizar o ar, já que a água evaporando aumentará a umidade e a colônia de fungos do local.

    albertoellobo
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Greenwood
    Ressuscitando este tópico, gostaria de saber se vcs usam o legítimo "Óleo de Peroba" no violão. Tem algum risco de reagir com o verniz?
    Depende do verniz.

    Greenwood
    Veterano
    # out/05
    · votar


    albertoellobo

    O que vc passa pra limpar?

    albertoellobo
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Greenwood
    O que vc passa pra limpar?
    Pow, cara, eu uso um produto especifico, feito sob medida pala limpar a superfície dos instrumentos sem danificar. Ele é muito pratico e acessível. Seu nome? FLANELA! Só não funciona muito bem em violões pretos.

    espiritosanto
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: espiritosanto
    · votar


    Possuo um violão "DelVechio" há mais de 25 anos, sou marceneiro de profissão, quanto à manutenção e limpeza do violão eu faço o seguinte (Vez em quando): arrume duas garrafas pet +- 500 ml, coloque dois sprays desses tipo jato c/ gatilho, em uma coloque apenas água, já noutra, um dedo de detergente e complete c/ água. Daí umedeça as partes que quer limpar rapidamente c/ spray de água, efetuando rápida limpeza do excesso c/ flanela. Repita com o spray de detergente e limpe já c/ outra flanela úmida em água. Logo em seguida, depois de seco, hidrate com óleo de peroba (liquido transparente), retirando o excesso c/ a flanela. 20min depois hidrate com óleo de peroba (líquido viscoso leitoso-semelhante ao hidratante de pele). Deixe secar e... Caia de flanela até renovar o brilho. Limpo e hidratado! Tu vai gostar neguinho...
    Obs: A propósito sobre o tema, toda boa madeira de lei tem uma determinada quantidade de oleosidade natural, o que lhe confere e mantém, em muitos casos, aquele caracteristico aroma apreciável. Com o tempo, óbvio, tende a perder parte desse óleo e suas características, onde por vez, (vez em quando), tentamos recuperar tais qualidades justamente na manutenção, limpeza e reposição de possível falta destes no instrumento. Nada que caracterize excesso, que fique bem claro.

    PigO
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: PigO
    · votar


    ai eu to resuscitando o topico porque:

    aqui onde moro ta uns 36º, meu HD agora poco estava a 61º e tive que desligar o PC, o vento do ventilador chega ser quente, e quando eu escosto no violao da de sentir a madeira quente (a guitarra tbm, porem nem tanto quanto o violao), e eu to preocupado, o que posso fazer pra ele nao empenar em um caso desses?

    Jéfi
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Já que ressuscitaram o tópico vou no embalo. Meu quarto (onde ficam guardados meus violões é super quente (+ ou - 36°). Não aconselho deixar ele direto dentro da case pois o calor dentro delas é ainda maior. Sempre os deixo no suporte pra poder pegar um pouco do vento que entra pela janela e também deixo sempre um recipiente com água no chão próximo a eles. Isso deixa-os sempre em uma temperatura que não possa prejudicar sua madeira.

    PigO
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: PigO
    · votar


    Jéfi
    gostei dessa ai da água perto, agora ja refresco mais, so que provavelmente tera outro dia assim, ai farei pra ver o resultado..

    Jéfi
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: Jéfi
    · votar


    Outra coisa, nunca coloque "esponja úmida" ou qualquer outra ciosa úmida dentro do instrumento, isso causa fungos e apodrece a madeira.
    PigO
    É isso aí, esse é o melhor meio de mante-los em uma temperatura ideal. hoje, aqui em Sã Paulo fez 34°, dentro do meu quarto deveria estar uns 40°, sem exagero.
    Abraços!

    malsia
    Membro Novato
    # abr/21
    · votar


    Por que não explorar a Internet? Isso é feito em apenas algumas horas, estudando todos os recursos, avaliações e fóruns. Dessa forma, me deparei com https://www.meteoprog.com.br/pt/ desses caras e ultimamente tenho olhado o tempo só através deles, a funcionalidade ficou o mais simples possível, o design do site não é está errado, mas o mais importante é que a hora seja exibida quase sem erros.

    AleHeus
    Membro Novato
    # abr/21
    · votar


    O ideal para um ser humano é umidade relativa acima de 40% e abaixo de 70% com temperatura de 24°C (fonte: Engenheiro térmico).

    Para um computador, o ideal é umidade relativa acima de 40% e abaixo de 60%. (Fonte: técnico eletrônico)

    Acredito então, que para nossos instrumentos, podemos adotar o mesmo que nossas máquinas, de 40% à 60%.

    Se você possui um cômodo com vários instrumentos, acessórios e equipamentos, você vai querer sim controlar a umidade para deixa-la adequada, aumentando assim a vida útil deles.

    Você deverá usar um equipamento que se chama termohigrômetro. Este medirá a temperatura e a umidade relativa.

    Se estiver seco, use um umidificador. Eu uso o HM05 da Techline. Tem que ver o tamanho do ambiente para comprar o umidificador correto.

    Se estiver muito umido, utilize um desumidificador. Existem vários por aí no mercado.

    sabajay
    Membro Novato
    # 16/jan/24 18:45 · Editado por: sabajay
    · votar


    Sim, os climas secos podem afetar a madeira da sua guitarra ao longo do tempo, causando problemas como fissuras, deformações e até degradação do som do instrumento. A madeira é um material sensível às variações de humidade e de temperatura. Para obter resultados mais precisos, verifique o tempo com mais frequência em https://meteum.ai/weather/pt-BR/recife. E, claro, não se esqueça da sua guitarra no exterior). Numa sala muito seca, a madeira pode perder a sua humidade natural, provocando problemas como o aparecimento de fissuras. Para além disso, as flutuações extremas de temperatura, como os 36 graus acima mencionados, também podem contribuir para estes problemas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Clima X Manutenção do Violão