Autor |
Mensagem |
Greenwood Veterano |
# nov/04
Gostaria de saber até que ponto um ambiente de clima seco pode comprometer a madeira do violão a curto ou a longo prazo.
Moro em uma cidade onde durante cinco meses do ano temos um calor de rachar e a umidade é baixa ao ponto de sangrar os narizes mais sensíveis. Meu violão fica na minha sala de estudos, num ambiente fechado a maior parte do dia, com uma temperatura que deve beirar os 36 graus. Devo utilizar de algum artifício para não comprometer meu instrumento?
|
wesleyw8 Veterano |
# nov/04
· votar
poe um ventilador pra ele.......ou um ar condicionado
|
Greenwood Veterano |
# nov/04
· votar
UP.
Pô galera... esse é um assunto do interesse de todos! Colaborem aí...
|
anonimo_83 Veterano |
# nov/04
· votar
Greenwood
Cara o clima seco demais pode fazer a madeira do seu violao rachar! existe um aparelhinho q controla a humidade do ar ! so nao lembro o nome! e nem como usa! é ideal de vez em quando vc tomar banho e deixar a toalha qual vc se enxugou no quarto! isso ajuda a quebrar o clima seco do quarto!
mas acho ideal vc contatar um luthier pra se informar melhor!
abraços!
|
rodrigosouza Veterano |
# nov/04
· votar
Greenwood
Deixar uma esponja, dessas de lavar louça, umidecida dentro do violão, resolve...não deixe molhada...apenas úmida de forma que não danifique o violão...Um amigo meu sempre fez em seu ABREU e obtém resultados...um abraço
|
FabianoB Veterano |
# nov/04
· votar
Balbino Junior
o aparelho chama-se termohigrômetro.
Greenwood
O q eu te aconselho é deixar um vasilha com água na sua sala de estudo e com isso, o ambiente regula naturalmente a umidade relativa!
Ate mais.
|
evitaerc Veterano |
# nov/04
· votar
Se ficar umido demais crescem os riscos de um descolamento tambem. Seco racha e umido descola, o certo fica entre os dois.
|
FabianoB Veterano |
# nov/04
· votar
evitaerc
Entaum, por isso o ideal é a vasilha com água, o ambiente naum corre o risco de ficar SUPER UMIDO..
até mais
|
Greenwood Veterano |
# nov/04
· votar
Gelera,
Agradeço a colaboração até agora.
Só que tem um detalhe. O meu violão fica acondicionado num case. Então artifícios externos não terão influências sobre o violão no case, certo? O que fazer então?
|
wesleyw8 Veterano |
# nov/04
· votar
o q q eh case?
|
anonimo_83 Veterano |
# nov/04
· votar
wesleyw8
Case!? heheheh! é um estojo para violao! hehehe!
|
rodrigosouza Veterano |
# nov/04
· votar
Greenwood
e a esponja....cabe no case[i][/i], tenta acho que é legal...levemente umidecida....
|
Greenwood Veterano |
# out/05 · Editado por: Greenwood
· votar
Galera,
Ressuscitando este tópico, gostaria de saber se vcs usam o legítimo "Óleo de Peroba" no violão. Tem algum risco de reagir com o verniz?
|
albertoellobo Veterano |
# out/05
· votar
wesleyw8
poe um ventilador pra ele.......ou um ar condicionado
Tá maluco, cara? Colocar um ventilador pra ventilar o que, se o problema é de uminade?
Um ar-condicionado, então, nem pensar! Vai deixar o ambiente ainda mais seco.
Greenwood
Cara, deixe sempre um recipente d'água (pode ser um copo) aberto no ambiente onde seu violão estiver. Isso deve aumentar a umidade do local, já que o calor de 36° que vc mencionou, vai provocar a evaporação quase como que no nível do mar. Ah! e providencie um estojo térmico pro violão e deixe sempre saquinhos de silica no ambiente, pra esterilizar o ar, já que a água evaporando aumentará a umidade e a colônia de fungos do local.
|
albertoellobo Veterano |
# out/05
· votar
Greenwood
Ressuscitando este tópico, gostaria de saber se vcs usam o legítimo "Óleo de Peroba" no violão. Tem algum risco de reagir com o verniz?
Depende do verniz.
|
Greenwood Veterano |
# out/05
· votar
albertoellobo
O que vc passa pra limpar?
|
albertoellobo Veterano |
# out/05
· votar
Greenwood
O que vc passa pra limpar?
Pow, cara, eu uso um produto especifico, feito sob medida pala limpar a superfície dos instrumentos sem danificar. Ele é muito pratico e acessível. Seu nome? FLANELA! Só não funciona muito bem em violões pretos.
|
espiritosanto Veterano |
# jul/10 · Editado por: espiritosanto
· votar
Possuo um violão "DelVechio" há mais de 25 anos, sou marceneiro de profissão, quanto à manutenção e limpeza do violão eu faço o seguinte (Vez em quando): arrume duas garrafas pet +- 500 ml, coloque dois sprays desses tipo jato c/ gatilho, em uma coloque apenas água, já noutra, um dedo de detergente e complete c/ água. Daí umedeça as partes que quer limpar rapidamente c/ spray de água, efetuando rápida limpeza do excesso c/ flanela. Repita com o spray de detergente e limpe já c/ outra flanela úmida em água. Logo em seguida, depois de seco, hidrate com óleo de peroba (liquido transparente), retirando o excesso c/ a flanela. 20min depois hidrate com óleo de peroba (líquido viscoso leitoso-semelhante ao hidratante de pele). Deixe secar e... Caia de flanela até renovar o brilho. Limpo e hidratado! Tu vai gostar neguinho... Obs: A propósito sobre o tema, toda boa madeira de lei tem uma determinada quantidade de oleosidade natural, o que lhe confere e mantém, em muitos casos, aquele caracteristico aroma apreciável. Com o tempo, óbvio, tende a perder parte desse óleo e suas características, onde por vez, (vez em quando), tentamos recuperar tais qualidades justamente na manutenção, limpeza e reposição de possível falta destes no instrumento. Nada que caracterize excesso, que fique bem claro.
|
PigO Veterano |
# dez/12 · Editado por: PigO
· votar
ai eu to resuscitando o topico porque:
aqui onde moro ta uns 36º, meu HD agora poco estava a 61º e tive que desligar o PC, o vento do ventilador chega ser quente, e quando eu escosto no violao da de sentir a madeira quente (a guitarra tbm, porem nem tanto quanto o violao), e eu to preocupado, o que posso fazer pra ele nao empenar em um caso desses?
|
Jéfi Veterano |
# dez/12
· votar
Já que ressuscitaram o tópico vou no embalo. Meu quarto (onde ficam guardados meus violões é super quente (+ ou - 36°). Não aconselho deixar ele direto dentro da case pois o calor dentro delas é ainda maior. Sempre os deixo no suporte pra poder pegar um pouco do vento que entra pela janela e também deixo sempre um recipiente com água no chão próximo a eles. Isso deixa-os sempre em uma temperatura que não possa prejudicar sua madeira.
|
PigO Veterano |
# dez/12 · Editado por: PigO
· votar
Jéfi gostei dessa ai da água perto, agora ja refresco mais, so que provavelmente tera outro dia assim, ai farei pra ver o resultado..
|
Jéfi Veterano |
# dez/12 · Editado por: Jéfi
· votar
Outra coisa, nunca coloque "esponja úmida" ou qualquer outra ciosa úmida dentro do instrumento, isso causa fungos e apodrece a madeira. PigO É isso aí, esse é o melhor meio de mante-los em uma temperatura ideal. hoje, aqui em Sã Paulo fez 34°, dentro do meu quarto deveria estar uns 40°, sem exagero. Abraços!
|
malsia Membro Novato |
# abr/21
· votar
Por que não explorar a Internet? Isso é feito em apenas algumas horas, estudando todos os recursos, avaliações e fóruns. Dessa forma, me deparei com https://www.meteoprog.com.br/pt/ desses caras e ultimamente tenho olhado o tempo só através deles, a funcionalidade ficou o mais simples possível, o design do site não é está errado, mas o mais importante é que a hora seja exibida quase sem erros.
|
AleHeus Membro Novato |
# abr/21
· votar
O ideal para um ser humano é umidade relativa acima de 40% e abaixo de 70% com temperatura de 24°C (fonte: Engenheiro térmico).
Para um computador, o ideal é umidade relativa acima de 40% e abaixo de 60%. (Fonte: técnico eletrônico)
Acredito então, que para nossos instrumentos, podemos adotar o mesmo que nossas máquinas, de 40% à 60%.
Se você possui um cômodo com vários instrumentos, acessórios e equipamentos, você vai querer sim controlar a umidade para deixa-la adequada, aumentando assim a vida útil deles.
Você deverá usar um equipamento que se chama termohigrômetro. Este medirá a temperatura e a umidade relativa.
Se estiver seco, use um umidificador. Eu uso o HM05 da Techline. Tem que ver o tamanho do ambiente para comprar o umidificador correto.
Se estiver muito umido, utilize um desumidificador. Existem vários por aí no mercado.
|
sabajay Membro Novato |
# 16/jan/24 18:45 · Editado por: sabajay
· votar
Sim, os climas secos podem afetar a madeira da sua guitarra ao longo do tempo, causando problemas como fissuras, deformações e até degradação do som do instrumento. A madeira é um material sensível às variações de humidade e de temperatura. Para obter resultados mais precisos, verifique o tempo com mais frequência em https://meteum.ai/weather/pt-BR/recife. E, claro, não se esqueça da sua guitarra no exterior). Numa sala muito seca, a madeira pode perder a sua humidade natural, provocando problemas como o aparecimento de fissuras. Para além disso, as flutuações extremas de temperatura, como os 36 graus acima mencionados, também podem contribuir para estes problemas.
|