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crdiegorota Membro Novato |
# mai/14 · Editado por: crdiegorota
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Uma vez eu li q acordes com notas acima de 1 oitava sempre levam sétima, como por exemplo 9, 10, 11 ou 13. E acordes addx levam somente a nota descrita na notação. Ex: C9 = 1, 3, 5, 7 e 9 podendo-se omitir a 5. Cadd9 = 1, 2, 3, 5
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LeandroP Moderador |
# mai/14
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crdiegorota
Exatamente! Exceto pelo intervalo de 10a, que nada mais é do que a terça composta.
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Rubenss Membro Novato |
# set/14 · Editado por: Rubenss
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Fico uma duvida no ar ainda, se eu tenho o acorde de D9
D9 = 1 3 5 7 9
no violão se toca
x x 0 2 3 0
que equivale a 1 5 9
é um acorde Dsus9 e não um D9 certo ?
e sobre essa história de omitir notas só vale para a 5??
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Filippo14 Veterano |
# set/14
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Rubenss
Mais ou menos, esse acorde não tem terça, mas para ser suspenso ele precisa ter quarta.
O acorde D4 que toca nesse mesmo "modelo" que você acabou de falar seria na verdade um Dsus
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LeandroP Moderador |
# set/14
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Gsus te ama!
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LeandroP Moderador |
# set/14
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x x 0 2 3 0
Este é um Dsus2
Se chamar de Dsus9 fica subentendido a 7a compondo a tétrade.
Em ambos os casos a terça não é substituída pela quarta, e sim pela segunda, ou de forma composta*, a nona.
* composto = uma oitava acima
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crdiegorota Membro Novato |
# dez/14
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Acordes suspensos não têm a III substituida pela II ou pela IV?? Um acorde q tem a 9ª e não tem a 7ª não seria um add9??
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LeandroP Moderador |
# dez/14 · Editado por: LeandroP
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crdiegorota
Se tem a 9a, por sua vez tem a 7a. Se não tem a 7a, então é 2a. Se substituir a 3a, então vê deixou no ar se é maior ou menor, e logo é suspenso. Não confie em mim porque não tenho certeza. ;)
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crdiegorota Membro Novato |
# dez/14
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Foi isso mesmo q eu li em outros lugares.
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Marcos UNI Membro |
# dez/14
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crdiegorota
Acordes suspensos não têm a III substituida pela II ou pela IV??
Sus2 = 1 2 5
Sus4= 1 4 5
Um acorde q tem a 9ª e não tem a 7ª não seria um add9??
Exatamente.
C9 ou C7(9) = 1 3 5 7 9
Cadd9 = 1 3 5 9
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capistrano Membro Novato |
# out/18
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Estou com uma dúvida: Então o acorde de Cadd2 é igual ao Cadd9?
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Jabijirous Veterano |
# out/18
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Um pouco sobre o tema neste artigo que eu fiz em 2016!!
http://michaelmachado.com.br/o-acorde-sus/
Espero que contribua com o assunto
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capistrano Membro Novato |
# 09/jan/23 19:40 · Editado por: capistrano
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Pessoal devemos argumentar com um tom de debate, para não perder o respeito pela opinião alheia! Eu mesmo concordo em partes com vocês e outras não. 1. O que eu concordo: - sim, violão tem limitações quanto a quantidade de notas, por possuir apenas 6 cordas, então em alguns casos terá que se omitir alguns notas. 2. O que eu não concordo: - não concordo com a fala do superick em dizer que "tem gente aqui que não sabe o que está falando", independente de qualquer coisa é sempre bom respeitar a opinião dos outros. 3. Acorde com 9 - acredito que em alguns gêneros musicais tais como o jazz e blues, a 7 seja acrescentada juntamente com a 9, porque isso já é uma característica própria desse estilo, entretanto isso não se aplica a todos os estilos musicais, então no geral um acorde com 9 e 7(9) são acordes diferentes, sendo que a sétima menor é um intervalo que gera tensão. Se eu não me engano o pianista Wilson Curia fala um pouco a respeito disso no seu DVD HARMONIA E IMPROVISAÇÃO - CONCEITOS BÁSICOS e posteriormente no segundo volume. 4. Acorde sus: Segundo Wilson Curia a cifra não é algo padronizado, daí o resultado dessa discussão toda! No entanto, eu acredito que um acorde C4 por exemplo, é uma abreviação de um acorde sus4, assim como o C9 seria uma abreviação de um acorde add9, pensa aí no tanto de espaço que isso tomaria na cifra? em alguns casos ficaria impossível cifra uma música. O fato é que a forma mais completa ainda continua sendo a partitura para representar com exatidão a execução musical. Agora 4 e sus4 não são a mesma coisa ou pelo menos não deveria ser, assim como o 9 e add9, vocês já observaram que o 4 no acorde menor se chama 11. A verdade eu não sei explicar ainda porque de algumas nomenclaturas serem usadas e outras não. 5. A melhor explicação pra mim até agora é de que o acorde sus é um acorde com a terça suspensa dai o sus, e o add é o inverso em vez de suspender se adiciona dai o add. O restante vai no ouvido mesmo! No entanto eu gostaria de saber o que a harmonia funcional diz a respeito disso, mas se a gente considerar que não existe algo padronizado não vamos chegar a lugar nenhum! e essa discussão não vai acabar nunca! 6. Agora meu povo se realmente o acorde com 9 já tem uma sétima inclusa, então o acorde só com 9 na verdade seria um acorde com 2, pois se vocês observarem a 9 é um intervalo composto e é muito difícil a gente vê um intervalo composto sem ter pelo menos duas notas acrescentadas a tríade, então desse ponto de vista estaríamos sendo induzidos a pensar cifra de maneira errada! Também não descarto essa possibilidade!
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LeandroP Moderador |
# 13/jan/23 08:44
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capistrano
Concordo com você. Acredito que, por não ser padronizado, depende da interpretação. Particularmente, eu prefiro utilizar o sus e o add quando estou escrevendo pra não deixar subentendido. Bem como o alt, pra não ter que escrever todos os intervalos alterados, o que por sua vez também deixaria a cifra muito extensa.
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makumbator Moderador
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# 13/jan/23 09:33
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LeandroP
Concordo. O ruim é que não é incomum dentro da mesma música haver cifragem com nomenclatura dúbia ou divergente. Por exemplo, às vezes a pessoa cifra um determinado acorde como sus e logo mais à frente cifra outro como sus4. Esse tipo de procedimento deixa dúvida sobre o que o próprio autor da cifra queria dizer.
Eu tento ser consistente para evitar isso.
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