Acorde sus

Autor Mensagem
crdiegorota
Membro Novato
# mai/14 · Editado por: crdiegorota
· votar


Uma vez eu li q acordes com notas acima de 1 oitava sempre levam sétima, como por exemplo 9, 10, 11 ou 13. E acordes addx levam somente a nota descrita na notação.
Ex: C9 = 1, 3, 5, 7 e 9 podendo-se omitir a 5. Cadd9 = 1, 2, 3, 5

LeandroP
Moderador
# mai/14
· votar


crdiegorota

Exatamente! Exceto pelo intervalo de 10a, que nada mais é do que a terça composta.

Rubenss
Membro Novato
# set/14 · Editado por: Rubenss
· votar


Fico uma duvida no ar ainda, se eu tenho o acorde de D9

D9 = 1 3 5 7 9

no violão se toca

x x 0 2 3 0

que equivale a 1 5 9

é um acorde Dsus9 e não um D9 certo ?

e sobre essa história de omitir notas só vale para a 5??

Filippo14
Veterano
# set/14
· votar


Rubenss

Mais ou menos, esse acorde não tem terça, mas para ser suspenso ele precisa ter quarta.

O acorde D4 que toca nesse mesmo "modelo" que você acabou de falar seria na verdade um Dsus

LeandroP
Moderador
# set/14
· votar


Gsus te ama!

LeandroP
Moderador
# set/14
· votar


x x 0 2 3 0

Este é um Dsus2

Se chamar de Dsus9 fica subentendido a 7a compondo a tétrade.

Em ambos os casos a terça não é substituída pela quarta, e sim pela segunda, ou de forma composta*, a nona.

* composto = uma oitava acima

crdiegorota
Membro Novato
# dez/14
· votar


Acordes suspensos não têm a III substituida pela II ou pela IV??
Um acorde q tem a 9ª e não tem a 7ª não seria um add9??

LeandroP
Moderador
# dez/14 · Editado por: LeandroP
· votar


crdiegorota

Se tem a 9a, por sua vez tem a 7a. Se não tem a 7a, então é 2a. Se substituir a 3a, então vê deixou no ar se é maior ou menor, e logo é suspenso. Não confie em mim porque não tenho certeza. ;)

crdiegorota
Membro Novato
# dez/14
· votar


Foi isso mesmo q eu li em outros lugares.

Marcos UNI
Membro
# dez/14
· votar


crdiegorota

Acordes suspensos não têm a III substituida pela II ou pela IV??

Sus2 = 1 2 5

Sus4= 1 4 5


Um acorde q tem a 9ª e não tem a 7ª não seria um add9??


Exatamente.

C9 ou C7(9) = 1 3 5 7 9

Cadd9 = 1 3 5 9

capistrano
Membro Novato
# out/18
· votar


Estou com uma dúvida:
Então o acorde de Cadd2 é igual ao Cadd9?

Jabijirous
Veterano
# out/18
· votar


Um pouco sobre o tema neste artigo que eu fiz em 2016!!

http://michaelmachado.com.br/o-acorde-sus/

Espero que contribua com o assunto

capistrano
Membro Novato
# 09/jan/23 19:40 · Editado por: capistrano
· votar


Pessoal devemos argumentar com um tom de debate, para não perder o respeito pela opinião alheia!
Eu mesmo concordo em partes com vocês e outras não.
1. O que eu concordo:
- sim, violão tem limitações quanto a quantidade de notas, por possuir apenas 6 cordas, então em alguns casos terá que se omitir alguns notas.
2. O que eu não concordo:
- não concordo com a fala do superick em dizer que "tem gente aqui que não sabe o que está falando", independente de qualquer coisa é sempre bom respeitar a opinião dos outros.
3. Acorde com 9
- acredito que em alguns gêneros musicais tais como o jazz e blues, a 7 seja acrescentada juntamente com a 9, porque isso já é uma característica própria desse estilo, entretanto isso não se aplica a todos os estilos musicais, então no geral um acorde com 9 e 7(9) são acordes diferentes, sendo que a sétima menor é um intervalo que gera tensão. Se eu não me engano o pianista Wilson Curia fala um pouco a respeito disso no seu DVD HARMONIA E IMPROVISAÇÃO - CONCEITOS BÁSICOS e posteriormente no segundo volume.
4. Acorde sus:
Segundo Wilson Curia a cifra não é algo padronizado, daí o resultado dessa discussão toda! No entanto, eu acredito que um acorde C4 por exemplo, é uma abreviação de um acorde sus4, assim como o C9 seria uma abreviação de um acorde add9, pensa aí no tanto de espaço que isso tomaria na cifra? em alguns casos ficaria impossível cifra uma música. O fato é que a forma mais completa ainda continua sendo a partitura para representar com exatidão a execução musical. Agora 4 e sus4 não são a mesma coisa ou pelo menos não deveria ser, assim como o 9 e add9, vocês já observaram que o 4 no acorde menor se chama 11. A verdade eu não sei explicar ainda porque de algumas nomenclaturas serem usadas e outras não.
5. A melhor explicação pra mim até agora é de que o acorde sus é um acorde com a terça suspensa dai o sus, e o add é o inverso em vez de suspender se adiciona dai o add.
O restante vai no ouvido mesmo! No entanto eu gostaria de saber o que a harmonia funcional diz a respeito disso, mas se a gente considerar que não existe algo padronizado não vamos chegar a lugar nenhum! e essa discussão não vai acabar nunca!
6. Agora meu povo se realmente o acorde com 9 já tem uma sétima inclusa, então o acorde só com 9 na verdade seria um acorde com 2, pois se vocês observarem a 9 é um intervalo composto e é muito difícil a gente vê um intervalo composto sem ter pelo menos duas notas acrescentadas a tríade, então desse ponto de vista estaríamos sendo induzidos a pensar cifra de maneira errada! Também não descarto essa possibilidade!

LeandroP
Moderador
# 13/jan/23 08:44
· votar


capistrano

Concordo com você. Acredito que, por não ser padronizado, depende da interpretação. Particularmente, eu prefiro utilizar o sus e o add quando estou escrevendo pra não deixar subentendido. Bem como o alt, pra não ter que escrever todos os intervalos alterados, o que por sua vez também deixaria a cifra muito extensa.

makumbator
Moderador
# 13/jan/23 09:33
· votar


LeandroP

Concordo. O ruim é que não é incomum dentro da mesma música haver cifragem com nomenclatura dúbia ou divergente. Por exemplo, às vezes a pessoa cifra um determinado acorde como sus e logo mais à frente cifra outro como sus4. Esse tipo de procedimento deixa dúvida sobre o que o próprio autor da cifra queria dizer.

Eu tento ser consistente para evitar isso.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Acorde sus