Acorde sus

Autor Mensagem
viola
Veterano
# abr/03


o que são acordes sus??tipo as vezes aparece sus2,sus7,sus4, eu sei que no sus4 tem que substituir a quarta pela terceira .E nos outros , é a mesma coisa?

Toddynho
Veterano
# abr/03
· votar


No sus2 (ou sus9) e sus (ou sus4) sim, sus7 eu nunca vi...

Kiko_Lima
Veterano
# abr/03
· votar


Tanto o "sus" quanto "add" são apenas frescura... Um Cadd9 é um C9 assim como um Asus4 é um A4!!!

viola
Veterano
# abr/03
· votar


putz velho acho que acaba nem sendo frescura pq se for q nem o toddynho falo sus2=sus9, então sus2 substitui a terça e add9 apenas adiciona a nona sem substituir a terça,então teria que haver uma diferenciação dos dois , blz???(ou se add9 substituir tb a terça, naõ sei direito,daí seria frescura mesmo!!!)

Crono
Veterano
# abr/03
· votar


sus2 - 1 2 5
sus4 - 1 4 5

Kiko_Lima
frescura o kralho C9 é totalmente diferente de Cadd9 e A4 de Asus4, por isso tem tanta cifra errada por aí

Voodoo36
Veterano
# abr/03 · Editado por: Voodoo36
· votar


Não, não é frescura. O acorde sus é um acorde sem a terça. O que o torna um caso especial, já que ele está numa posição em que não pode ser Maior nem Menor. Por exemplo, para simplificar uma música qualquer pode-se substituir um C7 por um C sem desafinar. Mas um Csus não pode ser trocado nem por um C nem por um Cm, porque desafina nos dois casos. A diferença entre um C5 e um Csus (ambos sem a terça) é que C5 é uma notação especial usada para designar power chords, enquanto um Csus pode ser formado de vários jeitos, sem seguir o formato do power chord. No caso de um Csus2 ou Csus4 ou Csus7, é um acorde sem a terça e com a segunda, quarta ou sétima.

D5:
e|------ e|------
b|------ b|------
g|------ g|--7---
d|--7--- d|--7---
a|--5--- a|--5---
e|------ e|------

Dsus:
e|--5---
b|--3---
g|--2---
d|--0---
a|------
e|------
(formado substituindo-se a terça da primeira corda por uma quinta)

Voodoo36
Veterano
# abr/03
· votar


É fácil também confundir, no violão, o D4 com o Dsus4 ou o A4 com o Asus4, porque na formação do D4 ou do A4 o que é sacrificado para se conseguir a quarta é justamente a terça. Nesse caso, o D4 realmente é igual ao Dsus4. Por exemplo:
D4:
e|--3---
b|--3---
g|--2---
d|--0---
a|------
e|------
Dsus4:
e|--3---
b|--3---
g|--2---
d|--0---
a|------
e|------

Agora, se fosse, por exemplo, um C, não poderíamos usar a formação normal do C9 para fazer um Csus9.
C9:
e|--3---
b|--3---
g|--0---
d|--2--- <--terça
a|--3---
e|------
Csus9:
e|--3---
b|--3---
g|--5---
d|--5---
a|--3---
e|------

Espero ter ajudado.

Crono
Veterano
# abr/03
· votar


A4 não é Asus4, é A11
1 3 5 7 9 11
(555657)
e MTO MENOS C9 não tem nada a ver com Cadd9 e Csus9 (ou csus2)
1 3 5 7 9
(x30353)

boka
Veterano
# abr/03
· votar


sus 4 pode ter a 11 13 7
eh um acorde suspenso..
dai vem o sus.. supenso eh pq nao eh nem maior nem menor pq n tem terca

Toddynho
Veterano
# abr/03
· votar


Deixo eu tentar esclarecer isso aqui com o q eu aprendi de teoria (espero naum estar falando besteira)

Nos acordes sus (suspensos), substitui-se a terça por uma outra nota. Então

sus2/sus9 (Troca da terça pela nona)
sus4/sus (Troca da terça pela quarta)

No acorde add9 a nona é adicionada.
No acorde 9 a nona e a sétima são adicionadas, assim como no acorde 11 a sétima, a nona e a décima primeira são adicionadas.

Exemplo:

Csus2: x35533 (T 2 5)
Csus4: x35563 (T 4 5)
C(add)9: x32030 (T 3 5 9)
C9: x32333 ou x32330 (T 3 5 7 9)
(num acorde com mais de 4 notas pode tirar-se a 5a pq fica difícil fazer as digitações, mas quem toca piano ou teclado, por exemplo, toca todas as notas)

Esse negócio de tirar as notas funciona mais ou menos assim:
Se vc toca a tônica, a quinta pode ser removida, pq naum acrescenta mta coisa na harmonia. Se algum instrumento (baixo, outra guitarra, teclado) já toca a tônica, vc tbm pode omití-la, e assim por diante...

viola
Veterano
# abr/03
· votar


fizeram uma zona aqui,deixe eu ver se entendi:
01)SUS é pq a 3 é suspensa,e pode vir com outra no lugar, certo?
02)c9 tem a 1 3 5 7 9 e cadd9 tem 1 3 5 9,certo?
03)csus2 tem 1 2 5, csus4 tem 1 4 5,....e assim por diante, sempre substituindo a terça pela nota que aparecer indicada
04)a4 tem 1 3 5 7 9 11 = a11 que tem tb 1 3 5 7 9 11??então add11 ficaria 1 3 5 11,seria diferente de add4 1 3 4 5(ou isso não existe????)e add4=add11= 1 3 5 11?????

se for assim mesmo, as cifras são todas erradas, pois por exemplo, vi na cifra da música more than words que usa o acorde c#9 e dizia que o acorde era assim:

eadgbe
x46644

que é o acorde csus9 ou csus2,por ter a 2 ao invés da 3,certo??

Ah, tem outra coisa ainda , quando aparecer acordes com sétima menor e nona aumentada por exemplo, como seria representado?? c9+??

e no caso do acorde c11, por exemplo, q tem a 1 3 5 7 9 11, a sétima é menor certo?E as outras ,9 e 11 tb?

Crono
Veterano
# abr/03
· votar


01)SUS é pq a 3 é suspensa,e pode vir com outra no lugar, certo
susX indica q X entra no lugar da terça. Por exemplo Asus4 - 1 4 5

02)c9 tem a 1 3 5 7 9 e cadd9 tem 1 3 5 9,certo?
sim como o proprio nome diz ADD é Adicionado Cadd9 C com a nona adicionada

03)csus2 tem 1 2 5, csus4 tem 1 4 5,....e assim por diante, sempre substituindo a terça pela nota que aparecer indicada
yes!

04)a4 tem 1 3 5 7 9 11 = a11 que tem tb 1 3 5 7 9 11??então add11 ficaria 1 3 5 11,seria diferente de add4 1 3 4 5(ou isso não existe????)e add4=add11= 1 3 5 11?????
não se se vc conhece os intervalos, mas 2 equivale a 9, 4 a 11 e 6 a 13.
O comum e o mais correto em acordes suspensos é se usar 2 e 4, nos demais usa-se 9, 11 e 13.

se for assim mesmo, as cifras são todas erradas, pois por exemplo, vi na cifra da música more than words que usa o acorde c#9 e dizia que o acorde era assim:

eadgbe
x46644

que é o acorde csus9 ou csus2,por ter a 2 ao invés da 3,certo??

Esse acorde é o C#sus2, pois usa-se 1 2 5, o pessoal vive usando errado mesmo

Ah, tem outra coisa ainda , quando aparecer acordes com sétima menor e nona aumentada por exemplo, como seria representado?? c9+??
C9+ (C com 7ª e nona aumentada) seria (x32343), mas ele pode ter cifrado errado e ser um Cadd9+(x31010), aí vc tem q ver qual se encaixa com a musica


e no caso do acorde c11, por exemplo, q tem a 1 3 5 7 9 11, a sétima é menor certo?E as outras ,9 e 11 tb?

se vc ver, 9 e 11 são sempre iguais independente da escala menor ou maior. Já se aparecer acorde com 6ª (ou 13 raramente) aí usa-se a escala maior

zealot
Veterano
# mai/03
· votar


bom... pelo livro do Almir Chediak, um C9 nao possui a SETIMA. se possuir a setima o seu nome é C7(9).

Sversut
Veterano
# mai/03
· votar


Zeloat> Aí complicou mais.
Pois a teoria parece dos sites dizem que C9> 1 3 5 7 9
Cadd9> 1 3 5 9
Mas acho que se só fala 9 é so 9. se for setima e nova, que se diga 7/9.
Pra complicar mais, sabiam que existe, por ex, Bm4??
Se o 4 significa substituindo a 3º, não teria lógica o menor, mas nesse caso entra a menor e a 4ª!!
Falowww

Gui
Veterano
# mai/03
· votar


acordes "sus"(suspenso) são acordes sem terça, naum quer dizer para substituir, e sim tirar, mas se estiver acompanhado(sus7, sus4, sus2 ou sus9) é apenas para acrescentar a nota ao acorde suspenso!!

Sversut
Veterano
# mai/03
· votar


Não complica, não
Sus4 que eu saiba é substituir a 3ª pela 4ª.
Ou então entendi errado aê...

viola
Veterano
# mai/03
· votar


gui

se for assim então por exemplo
Csus seria C sem a terça : 1 5 então seria igual ao p.c. C5,
que tira tb a terça ???????

Gui
Veterano
# mai/03
· votar


viola
até onde eu sei, num fica como p.c., fica quase igual o de pestana, dacordo com o meu profº, se aparece só o "sus", sem nenhum nº acompanhando, vc pode usar tanto a 4 como a 2!!!!!!

viola
Veterano
# mai/03
· votar


eh mesmo,eu li numa revista daquelas tipo "curso de violão " e dizia bem assim: as tríades sus são tríades onde a 4 substitui a 3,
então quando aparece somente sus quer dizer para substituir a terça pela 4 ou 2 ,e não para somente tirar a 3,pq senão substituir a terça por nenhuma , só eliminá-lá, ficaria power acorde, só com a 1 e a 5 ,certo????

Animal
Veterano
# mai/03
· votar


aê galera.. tô querendo aprende sobre formação de acordes tmb, mas tah foda de entender isso... ninguem sabe um site onde explica isso?

Animal
Veterano
# mai/03
· votar


Viola

c tah certo.. 1 e 5 = Tônica e quinta = Power chord!

zealot
Veterano
# mai/03
· votar


caras..
C - 1 3 5
C7 - 1 3 5 7
C7M - 1 3 5 7M
Cm - 1 3b 5
Cm7 - 1 3b 5 7
Cm7M - 1 3b 5 7M
blz ate aqui ?? vamos em frente
C9 - 1 3 5 9 (a 9 é igual a 2)
C7(9) - 1 3 5 7 9
Csus - 1 4 5 (qnd aparecer so SUS, de preferencia a 4 no lugar da 3)
Csus4 - 1 4 5 (igual ao de cima. logico)
Csus9 - 1 2 5 (a 2 é igual a 9)
C7(13) - 1 3 5 7 13 (13 é igual a 6)

sacou... a cifra nao acumula as notas... a cifra deve exibir todas as notas extras tocadas.. eu digo extra as notas alem de 1 3 5.
meu uin = 26126341

Sversut
Veterano
# mai/03
· votar


Isso aí
Na prática, parece que alguns dicionários indical omissão da 5ª(e eu tb omito se dificultar)
Tipo F6 fica complicado. Daí omito a quinta.
Então o skema e não omitir as novas integrantes, tipo 6, 9. Se dificultar, omite-se a 5 ou 3ª.
Okei???
Até porque parece que som fica beleza.
Falow

Maatheeuuss
Veterano
# set/11
· votar


Fizeram uma confusão nas respostas desse tópico aqui viu. Quer dizer que um Cadd9 é a nona da fundamental acrescida no acorde e um C9 tem uma sétima? Eu hein, não entendi nada. Se for por essa lógica um C9 e um C7(9) são iguais.

superick
Veterano
# abr/12
· votar


tem cara aki q naum sabe nem do q ta falando!!!
Acorde com nona não tem sétima!!!
para colocar uma nona junto a sétima ficaria assim ex: C7(9)
PRESTA BEM ATENÇÃO QUANDO FOR MONTAR UM ACORDE COM NONA, NÃO EXISTE SÉTIMA NENHUMA NA FORMAÇÃO DO ACORDE COM NONA!!!
A não ser q ela seja acrescida ex C7(9)...
parem de dizer besteiras... vcs só estão confundindo as mentes das pessoas...

superick
Veterano
# abr/12
· votar


BASTA MONTAR O ACORDE COM NONA E VERÃO Q NAUM TEM SÉTIMA NELE!!!

LeandroP
Moderador
# abr/12
· votar


Entendo que cifra é um tanto confuso, mas todo acorde com intervalo composto (9, 11, 13) fica subentendido a 7a na sua formação.

MMonks
Veterano
# mai/12
· votar


Usando o acorde C como referência:
Pela notação clássica o acorde C9 tem a sétima. Na notação popular ele é cifrado C7(9). São iguais.
O acorde Cadd9 é um acorde maior com adição da nona.
O acorde Csus2 não tem a terça.
O acorde Csus4 também não tem a terça.
Ambas são suspensas.
O Toddynho expôs tudo corretamente, lá no longínquo ano de 2003. Abraço.

LeandroP
Moderador
# mai/12
· votar


MMonks

Faz tempo... E tá certo mesmo!

leoarthur
Veterano
# jul/12 · Editado por: leoarthur
· votar


superick disse...
--------
tem cara aki q naum sabe nem do q ta falando!!!
Acorde com nona não tem sétima!!!
para colocar uma nona junto a sétima ficaria assim ex: C7(9)
PRESTA BEM ATENÇÃO QUANDO FOR MONTAR UM ACORDE COM NONA, NÃO EXISTE SÉTIMA NENHUMA NA FORMAÇÃO DO ACORDE COM NONA!!!
A não ser q ela seja acrescida ex C7(9)...
parem de dizer besteiras... vcs só estão confundindo as mentes das pessoas...

-------

superick... cara... não fale (ou escreva) nesse tom sobre o que você não sabe ou não tem certeza. Estão corretos aqueles que dizem que existe a sétima na formação do acorde com nona. Acordes com nona têm 5 notas (T 3 5 7 9). Acordes com 11ª tem 6 notas (T 3 5 7 9 11). Leia o post do Toddynho lá atrás. Ele descreveu certinho.

Ninguém quer confundir a mente de ninguém, apenas ensinar o correto. Às vezes o correto é mais difícil.

Entenda uma coisa, o problema é que no violão só há seis cordas e quatro dedos disponíveis. Alguns acordes com cinco ou mais notas são difíceis ou impossíveis de executar completamente. Então, é necessário simplificar, omitir notas, e isso gera confusão na notação. Quando tiver dúvidas em teoria, não procure livros ou sites especializados em violão, e sim de teoria musical, pura, independente de qualquer instrumento. Converse também com um pianista ou tecladista que você conheça e que tenha boa formação teórica. Ele tem 10 dedos disponíveis para executar todas as notas desses acordes complicados. Ele vai te explicar direitinho.

Ah, e seja mais educado...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Acorde sus