Capotraste

Autor Mensagem
Grow
Veterano
# abr/03


Quanto custa um desses? Algumas músicas como Wonderwall, Wherever You Will Go, Eduardo e Mônica, My Sweet Lord, Ideologia, etc... são tocadas com esse negócio, eu nem sei se escreve Capotraste ou Copotraste, o q eu quero é saber o preço desse negócio.

Crono
Veterano
# abr/03
· votar


eu tenho, custa uns 15 reais.
onde eu acho a cifra do eduardo e monica versão com capo?

xande
Veterano
# abr/03
· votar


versão com capo???
tem isso naum uai, é só se olha pra q tom q foi a musica
por exemplo, se ela era em E e vc quer passar pra F
vc coloca o capo na primeira casa, se for pra F# vc coloca na segunda casa e toca normal a cifra
entendeu?

Crono
Veterano
# abr/03
· votar


mas tem versões q vc usa uns acordes sem capo, e com capo se usa acordes diferentes

xande
Veterano
# abr/03
· votar


se pode usar pra facilitar mas o capo seerve é pra subir tom

Grow
Veterano
# abr/03
· votar


xande
capo é frescura dos músicos?

joao balao
Veterano
# abr/03
· votar


Grow, não... as vezes é necessário, as vezes é conveniente
mas não é frescura

felipe mark
Veterano
# abr/03
· votar


Aqui no centro de Bh tá mais ou menos uns 10 conto!

viola
Veterano
# abr/03
· votar


Galera, entrei no fórum agora justo pra perguntar para que serve o capotraste, quanto custa,se os acordes ficam diferentes,etc.....

Seu Madruga
Veterano
# abr/03
· votar


Grow
sunshine on my sholders é tocada com um desses também...o capo facilita a montagem dos acordes, mas os "oitava"

Bramires
Veterano
# abr/03
· votar


O capo é necessário sim, tente tocar com pestanas e com capotraste depois p/ vc verem a diferença no som....

Johnny
Veterano
# abr/03
· votar


Baratinho mesmo! Tem uns que são com uma mola que eu acho podre. Mas existe um que é como uma alavanquinha que prende como uma alavanca mesmo no braço. Esse prende melhor.

Max
Veterano
# abr/03
· votar


capo é frescura sim...ou pra quem nao manja de transporte de tons...

Johnny
Veterano
# abr/03
· votar


Depende de quão alto o tom vc quiser usar, porque se não detona o polegar e tals.

Max
Veterano
# abr/03
· votar


Johnny
mas vc nao precisa colocar o tom la na frente...tem as cordas de baixo tb q servem...da pra faze um do com baxo na quarta corda...da pra faze td antes da quinta casa

Crono
Veterano
# abr/03
· votar


my sweet lord não precisa de capo, não confundiu com Here comes the sun?

Toddynho
Veterano
# abr/03
· votar


Deve ser, pq Here comes the sun tem capo na 7a casa e My Swwet Lord acho q dá pra tocar sem

Barbara Jolie
Veterano
# fev/08
· votar


versão com capo???
tem isso naum uai, é só se olha pra q tom q foi a musica
por exemplo, se ela era em E e vc quer passar pra F
vc coloca o capo na primeira casa, se for pra F# vc coloca na segunda casa e toca normal a cifra
entendeu?


aew galerinha....

alguem me explica melhor,como q fica a transposição de tons usando capotraste????

valeu mesmo

kiki
Moderador
# fev/08
· votar


Barbara Jolie
ola!

olha, primeiro a bronca: use a busca, passamos (eu e mais uns outros caras aqui) umas semanas explicando capotraste prum cara. eu sei que voce ja usou, ate por que upou um topico ao inves de criar um... =p

mas vai uma explicação geral aqui.
a função do capotraste é mudar a afinação do violão. é como se voce transportasse a pestana (a casa 0) pra outra casa.

então se voce põe o capo na 2a casa, o violão ficará todo um tom acima. se fizer a posição de sol, vai soar um lá, e assim respectivamente.
o objetivo é usar acordes simples em outras tonalidades, e geralmente usar sons mais agudos.

se não entendeu nada, precisa estudar um pouco mais sobre o funcionamento dos acordes!

espero ter ajudado!

kiki
Moderador
# fev/08
· votar


ah, só pra completar as questoes antigas, que tavam tolando neste topico:

-capo nao serve só pra subir o tom, serve pra mudar a afinação do violão. se o tom da musica vai subir ou descer é o musico quem controla.

-capo não serve SÓ pra mudar de tom, serve TAMBEM pra mudar de tom. mas se fosse so por isso melhor mudar na raça.

-capo é um recurso dos instrumentos de corda, e serve pra criar arranjos. por exemplo em Here Comes The Sun, que citaram aqui, o violão fica o tempo todo com o capo na 7a casa, o que deixa ele todo mais agudo.

-qualquer musica da pra tocar com ou sem capo. quem toca é o musico, nao o instrumento/equipamento.

espero ter contribuido.

Grow
Veterano
# fev/08
· votar


nossa, desenterrou

Barbara Jolie
Veterano
# fev/08
· votar


Grow
nossa, desenterrou
hehehe mais uma lenda viva por aqui .....

Barbara Jolie
Veterano
# fev/08
· votar


kiki
olha, primeiro a bronca
eita....
tu eh modera daqui?????

tah parecendo um...ehehehe


eu sei da busca, uiaa....heheh...eu a fiz.....procurei mas nao entendi algumas coisas,upei este pra ter novas informacoes das quais nao encontrei nos outros "poucos" topicos.

.....mas nao vou ficar chateada ctgo nao.....

pq apesar da bronca,tu me ajuda....ahahahah....

valeus!

agora vou ler aqui q tu escreveu, ve se eu entendo melhor, brigadinha!

Barbara Jolie
Veterano
# fev/08
· votar


kiki
se não entendeu nada, precisa estudar um pouco mais sobre o funcionamento dos acordes!
heheh......nao sou leiga em teoria, soh faz algum tempo q nao estudo nada =/

mas consegui entender melhor sim.....

juntando suas explicacoes com a do Has e dos outros nos outros topicos....


mas agora...uma duvida meio banal....

por acaso usando o capo o som do acorde fica mais "cheio"???

pelo fato de incluir mais notas num acorde (harmonia)?

kiki
Moderador
# fev/08
· votar


Barbara Jolie
tu eh modera daqui?????
eu hein? to fora...

pq apesar da bronca,tu me ajuda....ahahahah....
=p
eu sou mau mas sou bonzinho.

heheh......nao sou leiga em teoria, soh faz algum tempo q nao estudo nada =/
imaginava que sim. isso facilita muito as coisas.

o problema de muita gente que tenta usar capo é que não sabe nada de formação de acordes, de harmonia. ai fica essa conversa de louco que tava rolando no começo do topico.

por acaso usando o capo o som do acorde fica mais "cheio"???
pelo fato de incluir mais notas num acorde (harmonia)?

veja bem: voce nunca vai conseguir mais do que 6 notas simultaneas num violao (meio obvio ne?).
entao, só depende do tipo de acorde que voce fizer. se voce tava faznedo um acorde de 6 cordas (um G por exemplo), com ou sem capo, ele vai ser mais cheio que um que só use 4 (um D por exemplo).

mas tem um outro faztor. nos instrumentos de corda em geral, se voce usar as cordas mais no meio do braço (tipo da casa 7 ate a casa 12 mais ou menos) o som fica um pouco mais gordo, o que da um sensação de mais cheio, mais fofinho. se voce usa as primeiras casas, ate as cordas soltas, o som sai mais estalado, o acorde soa mais aberto. então isso ajuda um pouco nessa sensação de som mais cheio.

mas isso tambem depende de varias outras coisas. corda de aço soa diferente de corda de nylon.
onde voce toca a corda na mao direita. mais ou menos o mesmo lance do acorde: se voce toca mais perto da ponte soa mais aberto, se voce toca mais perto da boca e do braço, soa mais gordinho.
etc. etc. etc.

Barbara Jolie
Veterano
# fev/08 · Editado por: Barbara Jolie
· votar


kiki
se voce tava faznedo um acorde de 6 cordas (um G por exemplo), com ou sem capo, ele vai ser mais cheio que um que só use 4 (um D por exemplo).
tá mas utilizando o capo eu tenho mais chances de fazer um D por exemplo com as 6 cordas, ou seja 6 notas realmente???

É isso que quero saber, com o capo eu posso ter 6 notas nos acordes, ou varia como se eu estivesse tocando sem capo?

Barbara Jolie
Veterano
# fev/08
· votar


e outra pergunta, se eu quiser aumentar o tom de uma musica, sem mudar os desenhos dos acordes, eh simplesmente utilizar um capo????

entao resumindo aqui:

capo ajuda para :

tocar uma musica aumentando tom e redesenho dos acordes para facilitar na execucao????

soh isso????

nao ajuda qm nao consegue fazer uma pestana decente ??? hehehe

faz tempo qnao toco em violao de aco, minhas pestanas estao saindo totalmente abafadas =S..... tenho tendinite...=/

kiki
Moderador
# fev/08
· votar


Barbara Jolie
É isso que quero saber, com o capo eu posso ter 6 notas nos acordes, ou varia como se eu estivesse tocando sem capo?
sim, varia.
por exemplo, o acorde "tipo D", com o desenho do ré, sempre vai usar 4 ou 5 cordas, a sexta sempre vai ficar de fora. independente do capo.

se seu objetivo é usar sempre acordes de 6 cordas, dá pra nao usar capo, e usar mais pestana. por exemplo fazer todos os acordes no "modo E" (E, F, F#m), e só ir mudando a casa.
só que cansa muito a mao.

e outra pergunta, se eu quiser aumentar o tom de uma musica, sem mudar os desenhos dos acordes, eh simplesmente utilizar um capo????
sim. nesse caso, o capo só serve pra subir o tom.

tocar uma musica aumentando tom e redesenho dos acordes para facilitar na execucao????
sim. nesse caso é legal usar pra evitar excesso de pestanas. por exemplo, tons como Eb, Bb, que cai tudo com pestana, voce põe o capo e passa pra acordes mais abertos.

nao ajuda qm nao consegue fazer uma pestana decente ??? hehehe
nao... sinto informar-lhe.
pestana é um negocio mais versatil, voce monta e desmonta quando precisar. capo é estatico. é como se voce trocasse de instrumento. voce larga seu violão e troca por outro em outra afinação.
mesmo que seja possivel, nunca vi ninguem tirar ou colocar capo durante a musica.

faz tempo qnao toco em violao de aco, minhas pestanas estao saindo totalmente abafadas =S..... tenho tendinite...=/
ai ja é caso pra profisisonais.
a pestana é só treinar, que uma hora sai.
a tendinite ja nao sei, prefiro nem opinar. questao de saude!
=p

Barbara Jolie
Veterano
# fev/08
· votar


kiki
nao... sinto informar-lhe.
só que cansa muito a mao.
a pestana é só treinar, que uma hora sai.

esse eh meu problema, cansa mto.....
musicas q sao dedilhadas tb....cansa de mais =/

a pestana sai.....mas qndo to tocando mto tempo ai ela jah nao sai mais decente....ehehehe


mas valeu ae pelas dicas....saquei o esquema do capo....

vou comprar um pra ajudar nas composicoes.
valeus mesmo!

kiki
Moderador
# fev/08
· votar


Barbara Jolie
tamos ae, qualquer coisa é só perguntar!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Capotraste