Opinem...Yamandu Costa!

Autor Mensagem
PuNk Bass
Veterano
# ago/04
· votar


algo
Nao exagera...

LeandroP
Moderador
# ago/04
· votar


Pouco posso dizer sobre o Yamandú. Só acho que ele toca muito bem. Agora sobre a pessoa é muito difícil porque ele não aparece na mídia. Vi há muito tempo uma entrevista que ele cedeu ao Jô Soares e tive uma boa impressão.

O problema é que falta artista no Brasil. Não sei se alguém já reparou, mas por vários domingos seguidos é sempre a Sandy & Jr., Leonardo, Leonardo, Sandy & Jr. no programa do Faustão. Imagino que eles já devam estar cansados, tadinhos...

Barbara Jolie
Veterano
# ago/04
· votar


Aonde tem músicas para eu ouvir dele?
Mp3, radio on line???


Terá um festival de música aqui perto e ele vai tá lá, o ingresso, 60 pila....q vcs me dizem?

Al Majíd
Veterano
# ago/04
· votar


evitaerc

Você tem algum CD ou vinil do Manitas de Plata?

Al Majíd
Veterano
# ago/04
· votar


Marcos T

É isso aí Marcos. Conheci um camarada que tipo assim...ninguém dava nada por ele. Daí chegou um outro cara com o violão, (este estava começando e achava que tava arrasando), e começou a tocar, muito mal por sinal. O outro cara falou que de vez em quando arranhava um violãozinho. Então insistimos para ele "arranhar" um pouco... Marcos, fiquei boquiaberto com o que esse cara fez...fiquei mesmo impressionado com a leveza e a precisão de como ele feria as cordas. Por isso não subestimo mais ninguém. Aprendi a ser humilde...heheheheh.

Marcos T
Veterano
# ago/04
· votar


Al Majíd
Perfeito. Tocando e vendo outros tocarem por aí vi isto acontecer bastante.
Prudência, Canja de Galinha, e respeitar os outros nunca faz mal... :)

Tuarelli
Veterano
# ago/04
· votar


evitaerc

Ah, entendi o q vc quis dizer qt à questão da velocidade. Entendi, esses músicos acabam q sendo um tanto desonrosos à música, pois usam dela pra atingir outros fins, como exibicionismo, mídia etc. De fato, a velocidade é algo na música, a velocidade de solos, de qql coisa, é indispensável, mas tem q saber como usa-la.
Mas eu acho q mesmo depois de ter entendido isso, eu vou continuar ouindo esses músicos. É algo do tipo: vc ouve Bee Gees numa festa, dança as música e tal, mas nao vê essas músicas como algo para se tocar, e sim para se ouvir. Apesar de q em tudo existe um certo aproveitamento.
Um bom exemplo disso, é um colega da minha familia, o Marcos, q toca violão e guitarra. Ele estudou toda aquela "fritação", aquele "malabarismo" sobre cordas. Mas mesmo assim continua tocando o blues, Pegou essa agilidade, essa velocidade, e a transformou numa energia "do bem" hehe.
Outro exemplo disso tb, é o Jeff Beck. Nao sei se vc já ouviu, pois seu ramo é mais o erudito, mas o cara tem capacidade em termos de velocidade de alcançar um metalero da vida, mas ele nao faz isso. Ele usa essa velocidade de uma forma mais contida, menos exibição, entende?
Acho q vc entendeu o q eu quis dizer...
Entao é isso.

ABRAÇO,
Rafael.

maggie
Veterana
# ago/04
· votar


Minha opinião:
usa a busca

http://forum.cifraclub.com.br/?action=search

evitaerc
Veterano
# ago/04
· votar


Tuarelli

Concordo, com certeza, não nego a importancia dos virtuosis para a historia, um cara como pagannini certamente contribuiu muito para a evolução da tecnica do violino mesmo que musicalmente não tenha sido um grande genio, assim como certamente estes guitarristas que voce citou tiveram sua importancia para a tecnica da guitarra. Poxa ja ouvi falar no jeff back, e ouvi uma ou duas musicas mas não ouvi o suficiente pra poder opinar sobre o cara...

Al Majíd

Tenho um CD, mas a qualidade de gravação de varias musicas é muito ruim, mas o cara é dez, vale a pena com certeza!! Comprei na modern sound e impressionantemente não foi caro!!

Al Majíd
Veterano
# ago/04
· votar


evitaerc

Já li em algum site, que o Ricardo Baliardo era primo de José Reyes (outro músico flamenco das antigas). A nova geração das duas famílias (Reyes e Baliardo), formaram o grupo GIPSY KINGS.

Os irmãos Baliardos são:

Tonino Baliardo
Paco Baliardo
Diego Baliardo

Que por sua vez, são primos dos irmãos Reyes:

Nicolas Reyes
André Reyes
Canut Reyes
Patchay Reyes
Pablo Reyes

Sabe algo a respeito?

Barbara Jolie
Veterano
# ago/04
· votar


maggie
alguém mais generoso podia postar a mp3 aqui pra mim, mas mesmo assim, valeu.

PuNk Bass
Veterano
# ago/04
· votar


Barbara Jolie
Entra no site dele www.yamandu.com.br, lah tem uns trechos de musica pra escutar

Acho que no clique music vc acha tambem



o ingresso, 60 pila....q vcs me dizem?
Que artistas que vao de tanto?? putz, sessenta reais eh dinheiro....

Barbara Jolie
Veterano
# ago/04
· votar


PuNk Bass
brigada pelo link.
Que artistas que vao de tanto??
Solamente o cara nesse dia.

evitaerc
Veterano
# ago/04
· votar


Al Majíd

Acho que ja falei algo sobre isso contigo mesmo aqui... o Manitas de Plata é uma ou duas gerações mais velhas que os gipsy kings, formava um duo com um dos Reyes (ñ sei qual). Mas a musica dele é o flamenco bem de raiz mesmo, aquela coisa bem autentica, muito maneiro.

Al Majíd
Veterano
# ago/04
· votar


evitaerc

Beleza... vou procurar CD dos Manitas pra comprar.

Amplexos

algo
Veterano
# ago/04
· votar


Todos
Peço desculpas

Expressão
Veterano
# ago/04
· votar


Seu tocasse 80% do que toca o Yamandú ficaria muito contente.

Mas o grande defeito que acho nele é a falta de respeito que ele tem sobre a obra. A mania de colocar excesso de notas na harmonia acaba descaracterizando a música.

Mas ele já admitiu isso numa entrevista e disse que o atual objetivo dele como músico era se policiar para evitar esses excessos.

Sei lá uma vez o Oswaldinho do acordeão disse que o músico devia servir à música sempre e nunca o contrário.

Acho que falta um pouco disso no Yamandú: ele estar sevindo a música e não se servindo da música para mostrar ao mundo que ele é virtuoso...

Mas sou um fã do Yamandú.

SoldierOfFear
Veterano
# ago/04
· votar


Expressão
Sem tirar nem por

Tuarelli
Veterano
# ago/04
· votar


evitaerc

Vale a pensa ouvir o Jeff Beck, cara. Ele "originalmente" tocava blues e rock (era do Yardbirds, junto com Eric Clapton e Jimmy Page), mas hj em dia ele toca uma música bem diferente, experimental, complexa...

Smuggler
Veterano
# ago/04
· votar


Bom, eu acho que quanto ao Yamandu, o cara toca, mais toca muito mesmo.Ele desenvolveu uma técnica ótima e própria dele, assim como cada músico desenvolve a sua.A questão da velocidade varia de caso pra caso.Claro que ela deve ser usada de maneira correta, mas isso não impede que o gosto pessoal da pessoa quem toca mude um pouco isso.Tá certo: o músico tem de servir a música.E o Yamandu jah faz isso muito bem.Além disso, o músico tem que servir tbm a ele mesmo.E acho que ele tenta fazer isso.Certo, mas e o público? Yamandu pode satisfazer o ouvido dos outros muito bem.A variedade de estilos é bem grande.O que a mídia coloca na tv é justamente o que ele faz de diferente: tocar no seu estilo e com muita velocidade.E quem diz que ele só sabe tocar assim, realmente não conhece nada sobre ele.
O que falta ainda no Brasil é originalidade individual.Quantas vezes jah nao ouvi Armandinho sendo criticado por nao obedecer aos padroes classicos do instrumento.Isso não é fazer errado, é criar!

Tuarelli
Veterano
# ago/04
· votar


E quem diz que ele só sabe tocar assim, realmente não conhece nada sobre ele.

De fato é verdade. Querem uma prova d como ele toca músicas sem fritar o violâo? Ouve Habanera.

bluesgood
Veterano
# ago/04
· votar


HAHA!

Sem falar naquele Michel Michelagelo, num sei escreve...
O cara tem musicalidade zero0o0o0o!!!
Mas impressiona tanto q fez um caminhão de dinheiro com a velocidade dele...

Marcos T
Veterano
# ago/04
· votar


E quem diz que ele só sabe tocar assim, realmente não conhece nada sobre ele.


[i][/i]

Ouço e vejo o Yamandu tocar desde quando ele era mais ou menos ninguém, até que apareceu no programa da Inezita Barroso, com um grupo regional gaúcho, e deram a ele destaque.
Chamava atenção. Depois vieram as apresentações em duos no SESC, com o violinista (violino mesmo) deste grupo gaúcho, e com o Armandinho (onde ele tocou um violão de 10 cordas).
Bem depois veio o Visa e o destaque maior da mídia.
Realço minha opinião: esta verde ainda. E extremamente rápido, e como já foi dito, tem uma mão direita muito boa.
Mas ainda há bastante a amadurecer até que vá além da metralhadora de notas.
Alguém lá atrás já disse que virtuosismo não é tudo.

multimedia
Veterano
# ago/04
· votar


O cara é mestre, tem muita velocidade, e influencias do Rafael Rabello.

anonimo_83
Veterano
# ago/04
· votar


EU NÃO GOSTO DELE!
NEM PEGAR NO VIOLÃO O CARA SABE!
SÓ "COMPRA QUEM NÃO CONHECE NADA DE VIOLÃO"

Marcos T
Veterano
# set/04
· votar


Algumas comparações interessantes:
Ouvir os CDs Paulo Moura e Raphael Rabello - Morro Dois Irmãos, e o Paulo Moura e Yamandu.
Para quem puder, recomendo ouvir as gravações de Desvairada, na interpretação de ambos.
E finalmente, comparar ambos nas apresentações com o Armandinho Macedo.

evitaerc
Veterano
# set/04
· votar


Marcos T

Bom ouvi desvairada e achei um lixo, das piores coisas que ja ouvi de violão. Tambem ouvi o trenzinho caipira e o mal gosto de interpretação me deixou furioso... Ate agora, num consegui achar nada de bom com ele "pilotando" o violão.

evitaerc
Veterano
# set/04
· votar


Marcos T

As pessoas gostam de usar a pobre desvairada para se exibir, não sei o que esta musica possui que atrai os instrumentistas que querem dar uma de schummacher!!

niredsystalaringologista
Veterano
# set/04
· votar


piculo
olha, nem li os topicos acima mas eu tive uma PÉSSIMA impressão dele. Certo dia ele e o armandinho do bandolim foram na escola de música onde estudo no RJ(um projeto de choro). Tentei fazer um contato com o cara, pedir p/ ele dar uma palinha porém o cara nos(eu e um colega) tratou super frio, sem dar atenção. Já o Armandinho foi super atencioso, conversou conosco etal.

po veio eu fui num show com os dois (fiz ate um topico sobre o show). saum sensacionais jntos. o armandinho parece ser super simpatico mesmo, mas iamandu tb pareceu super gente boa, vai ver ele tava mal humorado no dia, acontece. ou talvez naum ne, talvez ele seja falso mesmo eheh

niredsystalaringologista
Veterano
# set/04
· votar


E quem diz que ele só sabe tocar assim, realmente não conhece nada sobre ele.

isso eh. tem hora q ele realmente so quer exibir sua tecnica(e acho q faz parte do show), mas quando ele quer ele toca coisas lentgas e muito bonitas sim. a versaum de oceano do djavan q ele tocou aki ele praticamente naum mudou. ele fazzia meio q a base e o armandinho solaava com a guitarra pequena dele a musica. um dos solos mais lindos (e rapido ao exxtremo hahehah) q ja vi.

sem duvidas o iamandu sabe tocar lento tb. ja vi ele tocando o basico varias vezes.


SMUGGLER
O que falta ainda no Brasil é originalidade individual.Quantas vezes jah nao ouvi Armandinho sendo criticado por nao obedecer aos padroes classicos do instrumento.Isso não é fazer errado, é criar!

pois eh! ja vi uma vez um cara falando mal pq ele fica em pe se movimentando com o bandolim. o cara falou q parece o hendrix. q iSso era errado, parecia coisa de guitarrista(alem de tudo o cara q falou isso tinha preconceito contra guitarra deve ser um nacionalista idiota. eu gosto do meu pais sem precisar desse fechamento inutil). ME MATE]


bluesgood
Sem falar naquele Michel Michelagelo, num sei escreve...
O cara tem musicalidade zero0o0o0o!!!
Mas impressiona tanto q fez um caminhão de dinheiro com a velocidade dele...


eu gosto das musicas dele. ele naum tem musicalidade para vc. isso eh gosto cara. tem vezes q ele exagera mas no geral eu gosto.



evitaerc

Bom ouvi desvairada e achei um lixo, das piores coisas que ja ouvi de violão.

pois eh, mas isso e seu gosto, eu tb ouvi e acho uma das coisas mais bonitas ja feitas no violaum. tudo e questaum de gosto :)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Opinem...Yamandu Costa!