dicas para tocar de ouvido

    Autor Mensagem
    Danielc
    Veterano
    # ago/04


    gente queria algumas dicas para tocar de ouvido, sabe sou muito preso ao uso de cifras!!! se eu perder minha pasta de cifras nao toco mais nada só o que decorei!!

    Patrucci
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    tocar de ouvido pode ser perigoso cara...você pode acabar com um torcicolo ..... :P zuera..... a unica dica eh tentar tirar músicas ovindo elas cara....num tem nada além disso q vc possa fazer
    falow

    Paulo Feresin
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    ah... saber escalas, campo harmonico e todas essas coisas q enchem o saco pra aprender mas q saum mto boas ( hehe ) é recomendavel tbm =P

    piculo
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    vivência na música. naum eh fácil.... Fácil ateh eh mas depende do estilo, tipo tem q ser muito foda p/ tirar as músicas do Guinga ou do Egberto Gismonte de ouvido... legião eh mole.... aprenda a tocar umas 4 ou 5 músicas deles e pronto vc jah estará apto a tirar quase todas as outras de ouvido.

    Digao
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Danielc

    tocar musica decorada e muuuito mais dificil q tocar de ouvido...

    qd eu toco em boteco e nao lembro como q eh a musica... so pergunto pro cara q canta qual o tom e me viro por ali...

    Dai o estudo de harmonia eh fundamental... e nao e dificil como pensam nao,.,.

    Um Alquimista
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Digao
    como que consegue tocar só sabendo o tom??

    Digao
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Um Alquimista

    e so se acostumar a conhecer a funcao dos acordes (pelo som)... qd cai na tonica... dominante... subdominante... relativas e tal...

    nem sempre da certo... mas geralmente vc sente... tipo a musica vai subindo vai ficando tensa... uma hora ela tem q relaxar... dai vc ja vai sabendo +- q acordes vao estar por ali...

    e o baixo da musica tb ajuda bastante... geralmente ele e bem linear (pra musica pop em geral...)...

    Danielc
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Tudo questao de treinar o ouvido!!!!

    Danielc
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Tudo questao de treinar o ouvido??

    PuNk Bass
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Danielc
    Sim, e aos poucos vc nota qual a forma do musico tocar, que escalas ele costuma usar

    E como o Digao falou, depois que vc pega a funçao dos acordes (tonica, superdominante...) fica mais facil. Vc pega uma nota e jah sabe meio por instinto qual a outra nota a tocar.

    E sim, tantar tirar a musica pelo baixo eh facilita bastante

    PuNk Bass
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Danielc
    Sim, e aos poucos vc nota qual a forma do musico tocar, que escalas ele costuma usar

    E como o Digao falou, depois que vc pega a funçao dos acordes (tonica, superdominante...) fica mais facil. Vc pega uma nota e jah sabe meio por instinto qual a outra nota a tocar.

    E sim, tantar tirar a musica pelo baixo eh facilita bastante

    Danielc
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    pq tirar a musica pelo baixo facilita? e se houver uma inversao?

    Jeff Beck
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    aí daniel, sinto dizer, mas a questão do ouvido é um dom,
    vc pode melhorar ele uns 10 por cento, mas o ouvido musical
    é nato, é comum ver pessoas que conhecem todas as regras
    de harmonia, todas as escalas, e ainda assim não tem a
    percepçao de outra que toca sem saber o nome de um acorde

    Digao
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Danielc

    mesmo com inversao fica facil sabendo a funcao dos acordes...

    manja aquelas musicas do legiao q o baixo faz... Sol Fa# e Mi???

    Entao... da pra tocar G D Em ou G D/F# Em...


    Jeff Beck

    Nao eh dom nao... manjando o basico de harmonia musica pop e 80% previsivel...

    Jeff Beck
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    mas tem muita gente que toca tudo certinho e nao sabe nada de regra

    Jeff Beck
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    e as possibilidades são muitas, veja só 7 acordes do campo,
    + 5 dom. secundarios. + 5 emprestimos modais, mais inversoes
    dissonancias, modulaçoes, vai pra mais de 40 acordes possiveis

    Digao
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Jeff Beck

    Dai sim eh dom... tem um amigo meu (toca em boteco comigo) q nao sabe merda nenhuma de harmonia/teoria e tira as musicas pelo som mesmo... so em acordes perfeitos e tal... mas ele se vira...

    Mas estudando um pouco de harmonia.. I IV V da vida e uns clichezinhos mais manjados ja da pra se virar legal... dai e so treinar o ouvido pra indentificar os cliches...

    Digao
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Jeff Beck

    Eu sempre me refiro a musica pop qd falo de tirar musica de ouvido... se for coisa mais complicada dai sao outros 500...

    Richard Guitar
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    num tem misterio nenhum, pegue primeiro as musicas em q o baixo da musica é a propria nota, aí é só vc v se é menor ou maior o acorde e pronto

    Al Majíd
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Patrucci
    tocar de ouvido pode ser perigoso cara...você pode acabar com um torcicolo


    Heheheh...essa foi boa.:D

    Marcos T
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    piculo

    Cara... Tirar as músicas do Guinga pela partirura já é uma bica... De ouvido então... Coisa de doido.

    Sversut
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Decorar é mais dificil do que tocar de ouvido?

    Digao
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Sversut

    Pra mim eh... geralmente eu pego o tom da musica e so decoro mesmo as partes "estranhas" dela...

    harmonia funcional
    Veterano
    # out/07
    · votar


    caro amigo recomendo antes de mais nada vc começar a aprender as funçoes dos acordes(irá precisar de paciencia treine com calma) apos isto começe a tirar musicas populares e tente observar as funçoes dos acordes ali tocados comece a perceber os saltos harmonicos os dominantes ,os segundos cadencias e muito mais é claro q vc tem q ja ter estudado harmonia depois fica praticamente automatico ,pois o seu ouvido acostumara a perceber os intervalos harmonicamente sem mais um abraço.

    kiki
    Moderador
    # out/07 · Editado por: kiki
    · votar


    post duplo..

    kiki
    Moderador
    # out/07
    · votar


    Sversut
    Decorar é mais dificil do que tocar de ouvido?
    não dá pra saber, depende da pessoa. eu sou muito melhor decorando que tocando de ouvido. mas já vi o contrario.

    ps.: eu vi que a data é antiga, mas a questão é valida.

    harmonia funcional
    preste atenção às datas dos posts.
    o comentario que voce fez é pertinente, mas não adianta muito responder uma duvida de 2004..

    ikeas
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Cara,

    É uma questão de muito treino. Eu toco piano de ouvido, só que fiquei 22 anos tocando todo dia, só de ouvido.

    Uma boa dica:

    USE UMA VENDA SOBRE SEUS OLHOS e comece a tocar. Se possível, passe o dia todo tocando com os olhos vendados. É um bom treino.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a dicas para tocar de ouvido