Sensações de acordes para ajudar a tocar de ouvido

    Autor Mensagem
    Matheus Sax e violão
    Membro Novato
    # set/17


    ---------------------- Utilização dos II III e IV do campo harmônico --------------------

    Olá,estava vendo um video na internet sobre tocar de ouvido,e fiquei com uma dúvida sobre os Graus menores da escala,ele falou por exemplo em um tom CMajor:
    C Dm Em F G Am B°


    para saber se após do acorde que estou fazendo irá vim um acordes menor da para sentir na musica,se é triste é menor se for alegre ou forte irá vim um acorde maior.

    existe alguma teoria concreta sobre isso ou eu tenho,quando estiver tocando de ouvido,chupa um nota menor do campo harmônico para ver se "fica bom aos ouvidos".

    Se não entenderão me desculpe,é meio difícil explicar esse assunto,obrigado!

    JJJ
    Veterano
    # set/17
    · votar


    Tem uma certa contradição aí, ao meu ver: se é "de ouvido" não tem teoria associada (pelo menos não conscientemente).

    Quanto a qual acorde pode vir depois de qual outro, não há regra fixa. A música pode ser tão "louca" (atonal, dodecafônica, cromática, esquizofrênica, bundalelê...) quanto o autor queira.

    Se você deseja algo mais... digamos... dentro da casinha... dá uma estudada no círculo das quintas.

    Lelo Mig
    Membro
    # set/17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    No meu tempo tocar de ouvido era tocar sem saber poha nenhuma de teoria.... Nem nome de acordes. Foi meu caso.

    Ai vc aprendia a formação correta dos acordes (pq quem toca de ouvido monta tudo errado) com o vizinho e na revista Vigu. Depois comprava o livro de harmonia do Almir Chediak e virava autodidata.

    E, por ultimo, arrumava um professor pra tentar consertar todos os erros e vicios de aprender sozinho.

    Aposto que 90% dos que começaram de ouvido seguiram este caminho.

    Hoje em dia, pelo jeito, o caboclo vai tocar de ouvido, quando tiver lendo partitura a primeira vista....kkk

    Ismah
    Veterano
    # set/17 · Editado por: Ismah
    · votar


    JJJ

    É uma questão de conceito, mas de ouvido pra mim quer dizer que eu não estou lendo o que um outro escreveu... A habilidade com teoria, para saber que há grandes probabilidades de depois da tônica ter uma V ou IV, só tende a complementar a lógica do ouvido.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Sensações de acordes para ajudar a tocar de ouvido