Autor |
Mensagem |
Adalberto Gabriel Dias Veterano |
# jul/04
Ola pessoal do forum toco violão a mais ou menos 1 ano, comprei um afinador eletronico mas, gostaria de saber afinar sem ele, então tem alguma dica para que eu possa aprender rapido?
Obrigado!
|
ziotti Veterano |
# jul/04
· votar
kra, vai afinando com o afinador digital que aos poucos vc se acostuma com o som das cordas afinadas... logo logo vc estará afinando de ouvido
|
Digao Veterano |
# jul/04
· votar
Adalberto Gabriel Dias
So com o tempo mesmo...
Mas uma boa dica e tentar perceber a diferenca de vibracao no braco qd a corda esta desafinada e qd esta afinada... qd esta desafinada ela oscila bastante... e qd esta afinada ela fica equilibrada...
|
DeFoDoN Veterano |
# jul/04
· votar
Adalberto Gabriel Dias
soh com o tempo msmo...faça q nem o ziotti e o Digao falaram...
|
Adalberto Gabriel Dias Veterano |
# jul/04
· votar
valeu pelas dicas.
|
evitaerc Veterano |
# jul/04
· votar
Adalberto Gabriel Dias
Eu aconselharia como primeiro passo para aprender a afinar de ouvido tirar a pilha do afinador digital e guarda-lo no fundo da gaveta, so afinando que voce vai aprender, o afinador eletronico na minha opinião so pode te ajudar depois de voce afinar de ouvido para dar uma conferida.
|
DeFoDoN Veterano |
# jul/04
· votar
Adalberto Gabriel Dias
aconselho tbm vc soh afina a mizona...i u resto i d ouvido....depois vc para e tenta sozinhu
|
eva_nes_cence Veterano |
# jul/04
· votar
bom, cara, meu professor passou a seguinte teoria:
a primeira corda vc tem que estar afinada, a partir dela, vc pressiona a quinta casa e toca a sexta e a quinta corda juntas, o som tem que ser igual...depois, soh na terceira corda eh diferente, vc tem que pressionar a quarta casa...bom, ta ai, espero q de para entender...
|
DeFoDoN Veterano |
# jul/04
· votar
eva_nes_cence
issu eh a afinação por harmonicos....num sei c eh assim q chama...ehhehehe
|
evitaerc Veterano |
# jul/04
· votar
DeFoDoN
Nem , a afinação por harmonicos basica casa o harmonico da quinta casa de uma corda com o harmonico da setima casa de outra.
|
DeFoDoN Veterano |
# jul/04
· votar
evitaerc
eu num tendi mto bem u q ela quis dizer...mais agora q eu vi q ela pois casa 6....=(
|
Surita Veterano |
# set/09
· votar
Só ouvindo mesmo...
Também toca um pedacinho de uma música e vê se bate...
|
GiulianoB Veterano |
# set/09
· votar
cara eu aprendi fazendo o seguinte, deixa a A afinada e apartir dela voce afina todas as outras é bem facil , so treina um pouco o ouvido... é bom desacostumar a usar afinador...
|
slow17 Veterano |
# set/09
· votar
Adalberto Gabriel Dias
é verdade sigua o que o evitaerc falou deixa ele guardainho no funda gaveta...
aprende a afinar de ouvido primeiro...
|
FeaR-ME Veterano |
# set/09
· votar
Carinhas, o topico eh de 2004, o cara provavelmente já afina até harpa de ouvido
|
romulo df Veterano |
# out/10
· votar
cara,tem uma forma visual de afinar nao sei se essa forma ja consta em outro topico mas vamos la;
1° PASSO: para afinar a 6ªcorda(E)voce quando a tocar solta note que ela se divide em dois tempos e esse primeiro tempo dele levar 2 segundos de duraçao ate entrar no segundo tempo feito isso entao a mizona estara afinada.
2° PASSO: depois que voce estiver afinado a 6ªcorda (E) voce devera a apertar na quinta casa para afinar a 5ªcorda(A), para isso voce ira atarrachar a 5ª corda ate que o som emitido fique igual ao da 6ªcorda apertada na 5ªcasa
3° PASSO: agora voce ira tocar a 6ª(E) corda presa na quinta casa e observar que a 5ª(A) corda vibrará somente com a vibraçao da 6ª(E)corda que voce tocou.
4º PASSO: voce devera fazer esta sequencia nas cordas restantes com exceçao da3ª(G)corda que voce ira prende-la na 4ªcasa para afinar a 2ª(B) corda edepois volta a prender a 2ª(B) corda na 5ªcasa para afinar a 1ª(E) corda a exemplo das outrs anteriores
+ + +4ªcasa+5ªcasa + + E-+-------+-------+--------+---------+-----------+----------+--(1ª) B-+-------+-------+--------+---------+-----------+----------+--(2ª) G-+-------+-------+--------+---------+-----------+----------+--(3ª) D-+-------+-------+--------+---------+-----------+----------+--(4ª) A-+-------+-------+--------+---------+-----------+----------+--(5ª) E-+-------+-------+--------+---------+-----------+----------+--(6ª)
bom, é isso aí espero ter ajudado, abraço.
|
Del-Rei Veterano |
# out/10
· votar
romulo df quando a tocar solta note que ela se divide em dois tempos e esse primeiro tempo dele levar 2 segundos de duraçao
?????
Um aceno de longe!!!
|
Prof. Grosélio Veterano |
# out/10
· votar
voce quando a tocar solta note que ela se divide em dois tempos e esse primeiro tempo dele levar 2 segundos de duraçao ate entrar no segundo tempo feito isso entao a mizona estara afinada.
De onde voce tirou isso?
|
DarkMakerX Veterano |
# out/10
· votar
romulo df Não sabia disso. Parece ser complicado. Mas não depende do tipo de corda, diâmetro, idade da corda, etc?
|
Heitor_SYN Veterano |
# out/10
· votar
Cara, sinto que devo ajudar aqui, pois passei muito tempo nisso de macetes de afinação, até aprender a tecnica perfeita pra mim e acredito que de mais facil utilização para iniciantes e intermediarios, bom lá vai: Vc ira precisar de 1 corda afinada pelo menos, e começaremos. Digamos que voce queira afinar a corda mizona e sua Lá já esteja afinada, o que voce deve fazer é tocar na corda lá a nota Mi, ou seja, a sexta casa, e em seguida tocar a corda Mi solta. Se vc ouvir um chiado está ocorrendo a resonancia, q quer dizer que as duas cordas estão em frequencias diferentes, e como nos já sabemos que a nota Mi da corda La já esta afinada, a corda Mizão está desafinada; O que voce deve fazer simplismente é girar a tarraxa da corda Mizona até que esse chiado acabe e vc ouça apenas o som limpo das duas cordas quando tocadas ao mesmo tempo, ai fica facil, é só repetir o precesso nas outras cordas, entende? Espero que tenha ajudado!
|
White G3 Veterano |
# out/10
· votar
Adalberto Gabriel Dias
O véio,como que tu toca violão á 1 ano,se em 2004 tu criou um tópico perguntando sobre quais cordas colocar no seu violão?
^^
|
DarkMakerX Veterano |
# out/10
· votar
Eu consigo afinar perfeito...mas não na afinação padrão :) O problema é afinar a mizona, porque as outras eu consigo apartir dela.
|
kiki Moderador |
# out/10
· votar
White G3 por que esse tópico é de 2004 tambem!!!
DarkMakerX mas pra afinar tudo sem nenhuma referencia, só tendo ouvido absoluto.
como eu faço:
o mais simples é ter uma referencia (que pode ser um diapasao, um teclado, ou uma musica gravada que voce conheça as notas) pra afinar uma corda, e aí afina o resto, pelo método da 5a casa, ou por harmonicos (eu ja expliquei isso com detalhes em algum outro topico...)
outra opção que eu acho boa, e mais facil pra iniciantes, é esses afinadores online: http://www.gieson.com/Library/projects/utilities/tuner/
eu gosto desse por que treina o ouvido, nao é como aqueles que é em linha, que só ve pela setinha.
|
# out/10
· votar
Heitor_SYN tocar na corda lá a nota Mi, ou seja, a sexta casa,
Se a corda está afinada em A, na primeira casa vai ser A#, B, C, C#, D, D#. Então será D# e nào E.
|
# out/10 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar
post duplo.
|
Heitor_SYN Veterano |
# out/10
· votar
Se a corda está afinada em A, na primeira casa vai ser A#, B, C, C#, D, D#. Então será D# e nào E.
A cara verdade, me confundi na escala hehe
|
MELPROPOLIS Veterano |
# out/10
· votar
oh yes
|
Gabrielguitar Veterano |
# out/10
· votar
Eh só ir escutando a nota afinada depois desafina e afina de novo até tu conseguir.... N leva mto tempo.. Falow
|
lc carlos Veterano |
# nov/10
· votar
EU TENHO O MESO PROBLEMA, MAS CONTINUO TENTANDO ENQUANTO NÃO CONSIGO USO A TECNOLOGIA
|
romulo df Veterano |
# nov/10
· votar
"quando a tocar solta note que ela se divide em dois tempos e esse primeiro tempo dele levar 2 segundos de duraçao"
galera essa tecnica de afinar eu peguei de outro violeiro e nao sei se foi ele quem desenvolveu, pra mim ela sempre foi muito util enquanto eu ainda nao tinha um afinador eletronico, e ainda hoje eu a uso quando nao levo o afinador para os meus shows, acho ela muito pratica e recomendo por isso a postei. quanto a referencia de nota para iniciar a afinaçao, ha tempos atras parece engraçado mas eu tirava a nota "lA" ouvindo o som de telefone publico que emite o som nessa nota quando vc tira o telefone do gancho, para afinar a 5ª corda partindo daí a afinaçao. essas sao dicas para ajudar a quem ainda nao sabe afinar mas sei que existem outros metodos, acho que ajudei, no mais valew.
|