Características de um bom violão

    Autor Mensagem
    while_true
    Veterano
    # jul/04


    Vou comprar um violão na próxima semana. Estou pensando num Yamaha C-40, ou C-70, ou outra marca com o preço na mesma faixa. O que eu preciso comparar em dois violões para saber qual deles é melhor?

    evitaerc
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    O timbre e volume do som, a facilidade de tocar (se o braço é macio) e se ele não trasteja quando voce manda ver, se a escala dele é afinada ou mais ou menos. Vale a pena pegar depoimentos de pessoas que tenham ele pra saber se com o tempo acaba empenando e etc.

    Johnny
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    while_true

    O C70 é uma boa escolha! Mas de uma olhada também no Giannini C3 e No DiGiorgio Autor 3!

    while_true
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Tenho um Giannini estudante lá em casa, pra quebrar o galho. Ele tem uma característica interessante, que só ele tem. Quando eu faço um C7+ na 8ª casa, a 6ª corda fica vibrando entre a mão do violão e a pestana. O som fica horrível, e desde que descobri isso, sempre que toco num violão novo, faço algumas posições e fico tentando ouvir algum ruido desagrdável. Este é um dos meus testes. Outra coisa que eu faço é pressionar as cordas contra cada traste do violão (pelo menos a maioria deles) pra ver se não está trasteando.

    while_true
    Veterano
    # jul/04 · Editado por: while_true
    · votar


    DOID+DOID+DOID+DOID+DOID+DOID+DOID+DOID+DOID+DOID+DOID+DOID+ comprei um tarrega DOID+DOID+DOID+DOID+DOID+DOID+DOID+DOID+DOID+DOID+DOID+DOID+DOID+DOID+ DOID+

    evitaerc
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    while_true

    Se seu giannini faz isto é porque o braço ja esta empenado

    Reverbman
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Sole uma musica que tenha muitos bends e slides para ver ate quando a afinição aguenta... Uma das caracteristica do bom violão eh a facilidade de acesso as casas mais proximas á boca... Se vc conseguir tocar uma musica sem fazer esforço usando a oitava e nona casa, conseguira tocar qualquer musica confortavelmente

    helio ramos filho
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    ..eh! uma dúvida cruel mesmo!
    Não obstante, existem alguns pressupostos/caracteristicas que são indispensáveis e indicativasdeinstrumentos de primeira linha. Tipo: escala em ébano, trastes em alpaca, tampo em pinho alemãoetc... euposso assegurar que o suguyama ex-65 está dentre os melhores assim como odi giorgio foradesérie. Mas, tô querendo conhecer o DI Giorgio MASTER que é mais acessível e me dáa impressão se ser legal.

    Johnny
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    helio ramos filho

    Esqueça cara.... o master é muito ruim...
    Até mesmo o Suguyama ja e bem fraco!

    Marcos T
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Estou considerando a compra de um Suguyiama, e fiquei curioso pela resposta do Johny. Poderia detalhar melhor ?

    Johnny
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Marcos T

    O Suguyama já fez excelentes violões, mas com a abertura da venda para musicos como João Bosco, Toquinho, ... o violão passou a carregar um nome de "peso" e a ser muito conhecido. No entanto, a qualidade do instrumento começou a cair devido à grande demanda do mercado e a grande procura jogou o preço lá em cima! Resumindo... o Suguyama é um bom violão, mas um outro bom luthier como Abreu, Tessarin e João Batista fazem intrumentos melhores. Além disso... o Suguyama não vale o que se paga por ele.... nem um terço...

    Marcos T
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Legal, Johnny. O que você esta dizendo é que o valor da Grife "Suguyiama" não acompanha o valor real do instrumento. De fato o preço dele é salgado. Mais caro que um Abreu novo, e acho que este é hoje o melhor violão feito no Brasil. O duro é que ele demora um pouco para entregar, e estou procurando um violão de 7 cordas. Obrigado pela dica, que vai ser útil. Pesquisarei mais. Alguém me indicou também o Claudio Arone, que fez violões para o quarteto Maogani, e vou tentar procurar. Valeu !

    piculo
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Falando em quarte Maogane, cara, o 6 cordas do Paulo Aragão feito pelo João Batista é muito foda... tem um grave muito maneiro. Comparando com um Suguyiama que jah ouvi tocando ao lado do dele, shiiii da nem pro cheiro... Eu sou suspeito p/ falar do Paulo pq sou fã do cara e admiro muito a qualidade com que ele faz as coisas e ensina tmb.

    mauricio joelmir dias
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Johnny
    Sobre os violoes Sugiyama tenho que discordar com a sua opiniao.
    Os violoes mais novos (de 2000 em diante) principalmente atingiram um nível fantástico difícil de se encontrar no Brasil.
    Basta uma simples visita a seu atelier para ver que o preco é em decorrencia da qualidade do material e trabalho (as madeiras sao devidamente descansadas por mais de década! ).
    A espera é em funcao de ele realizar encomendas, ou seja, um violao totalmente personalizado. Nao é a toa que Turíbio Santos, Toquinho e Joao Bosco nao trocam os seus Sugiyamas por outro. E eles dependem do instrumento para ganhar pao... Em seu livro Turíbio fala que o seu Sugiyama superou o seu Fleta.
    Enfim, é um violao valioso. Quem procura um violao de qualidade sugiro pelo menos conhecer um Sugiyama.

    affcl
    Veterano
    # out/05
    · votar


    básico, madeira, timbre pegada, captação
    se vc gostar desse quesitos e o preço do instrumento se encaixar no seu orçamento pode levar

    mauricio joelmir dias
    Veterano
    # out/05 · Editado por: mauricio joelmir dias
    · votar


    .

    Johnny
    Veterano
    # out/05
    · votar


    mauricio joelmir dias

    Toquei em um Suguyama de 2002, ainda não tem o som aberto o suficiente para dizer alguma coisa concreta, mas nem em sonho coloco ele na lista dos melhores violões que já toquei. A realidade é que por um Suguyama do final da década de 80 eu pago o valor cobrado, mas por um de hoje... da pra compra violão bem melhor na Europa ou então um Sergio Abreu, que na minha opinião, vale muito bem o preço que se paga.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Características de um bom violão