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Rato Veterano |
# jul/04
qual o melhor caminho para eu aprender a fazer um acorde do tipo Dbm7.5#, A7(9)/C# ou Eb7(9/#11) sem ter que ficar procurando nas revistas??
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Barbara Jolie Veterano |
# jul/04
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Rato
procura no guitar pro....ehehehhe
não, a melhor maneira, é vc estudar a formação de acordes.
Aí qndo precisar colocar uma setima, um bemol, um sustenido, diminuto, etc....vc saberá da onde terá que pegar. ;)
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Rato Veterano |
# jul/04
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barbara! vc sabe onde posso encontrar isso? mas de forma didática!
já li algumas coisas, mas a explicação é péssima
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maggie Veterana |
# jul/04
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Rato
Aqui
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ServeTheServants Melhor arranjo Prêmio FCC violão 2008 |
# jul/04
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Ah meu bruxo ... esses acordes ai, só se você for tocar MPB mesmo, na maioria das vezes, se eu quiser só tocar voz e violão eu simplifico isso dai, para algum acorde "normal" e deixo a música inteira - assim - "normal" ...
Essas músicas com acordes assim, tipo as do Djavan, ou do Chico Buarque, acho que requerem mais decoreba mesmo, de quando vc cantar e tocar, seus dedos já irem por instinto aonde devem ir. E ela ficar desenhada na sua cabeça.
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Rato Veterano |
# jul/04
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maggie
dei uma olhada no que tem no cifraclub mas é bem uma pequena introdução!
serve
é para tocar mpb e o pior é que quando se toca músicas do djavan ou mesmo do chico buarque eu decoro a sequência dos acordes e depois vai por instinto.Mas se me deparo com um acorde do tipo A#m7(b5) em outra música eu já nem me lembro que já uso esse acorde em outra música
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maggie Veterana |
# jul/04
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Rato
Se tu quer aprender sem decorar, vai ter que estudar formação de acordes mesmo.
No site do guitar house tem alguma coisa sobre, aqui no cifra também, um dos links é esse
Se quiser se aprofundar mais posso te mandar um livro que tenho sobre, no fim de semana. É bem completo e está no formato .pdf. Ok?
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Digao Veterano |
# jul/04
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Rato
Pra mpb tem uns acordes mais usados q sao os m7, m6, m75b, 79, 79#,79b, 7+, 7, 7/13, 7/13b entre outros... q nao sao tao dificeis de montar se vc souber um pouco de teoria...
por exemplo... partindo de um Gm7... mudando so uma nota vc pode ir pra um Gm6, Gm75b, G7 ou um C79 da pra ir pra um Cm79, C79#, C79b e por ai vai... e so saber aonde estao os graus q vc tem q mudar... e so muda um dedo de posicao o resto fica igual...
E as vezes um acorde pode ser cifrado de formas erradas (complicando tudo)... por exemplo... esses dias eu vi uma cifra q tinha essa sequencia... B7+, Db7/B... qd cheguei nesse Db tive q pensar... dai q fui ver q na verdade e um B7/11#... q e um cliche bem comum em mpb (7+ 7/11#)... mas o cara q fez a cifra nao sabia disso... tem tb acordes com varios nomes... tipo um G7/13b e um G75+...
Entao basicamente eh so decorar os acordes mais comuns e treinar eles com a tonica na mizona e na la... dai se vier alguma coisa mais estranha e so conseguir achar a nota certa no acorde... q nao deve mudar muito pra algum outro q vc ja conheca...
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Rato Veterano |
# jul/04
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MAGGIE
se não for nenhum incômodo para vc..... me manda no sergiomartins@natura.net.....
obrigadoooooooooooooooooooooooooooooooooooo
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Rato Veterano |
# jul/04
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Digão
se eu tenho um Gm7, como saber qual nota mudar para ter um Gm6 ou um G7? esse é o grande problema
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Gui Veterano |
# jul/04
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Rato
isso vc vai ter q decorar o desenho do braço...lembre-se q cada casa eh igual a mudança d meio tom...
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Digao Veterano |
# jul/04
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Rato
Ai q entra a teoria hehe... do gm7 pro gm6 vc tira o dedo q ta na setima menor (fa) e cai na sexta maior (mi)... dai vc tem q procurar saber isso... os intervalos...
tem topicos falando disso... e so procurar...
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Rato Veterano |
# jul/04
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Gui
sim, ok. Isso eu sei
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Rato Veterano |
# jul/04
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Digão
muito complicado isso....como saber qual é a sétima menor nesse acorde e qual a sexta maior (mi)
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Wolfram Veterano |
# jul/04
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maggie
wolframf@walla.com manda pra mim tb ^^
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LeandroP Moderador |
# jul/04
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Rato
As vezer temos um bom ouvido, capaz de identifcar o acorde mais exótico que existe, mas não consiguimos guardá-lo na cabeça, de forma organizada, por falta de conhecimento harmônico (que é muito comum). Quando você sabe a função dos acordes na música fica mais fácil de: decorar a música, arranjar a música, re-arranjar a música, aplicar substituições, enfim, uma porção de coisas.
Há pouco tempo criei um tópico sobre acordes e suas funções:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/41601/
Dê uma olhada e tire as dúvidas. Depois disso, procure conhecer as cadências mais comuns das músicas (tipo II, V, I ou IV, V, VIm, etc).
Muito do que se ouve hoje em dia chega a ser muito previsível, mas sempre haverá alguma novidade (pro nosso deleite).
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Richard Guitar Veterano |
# jul/04
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muito complicado isso....como saber qual é a sétima menor nesse acorde e qual a sexta maior (mi)
aí q vc tem q estudar a teoria, acorde com setima é bem básico... pega uma apostila q tem no topico fixo do forum de violão..
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Jefferson Stoianov Veterano |
# jul/04
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maggie
Se quiser se aprofundar mais posso te mandar um livro que tenho sobre, no fim de semana. É bem completo e está no formato .pdf. Ok?
Maggie , vc se icomodaria de mandar isso pra mim tb?
ihih se a resposta for não tá ai
icq 91395746
msn stormrider_6@hotmail.com
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Cobra Norato Veterano |
# jul/04
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Digao
Com interpretar esses simbolozinhos:
Bm7 - X2020X
A7/4(13) - X04030
G7M - 3240XX
F#(b9) - 2140XX
A7(13) - 5440XX
Abraços.
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LeandroP Moderador |
# jul/04
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Com a Tônica na 6ª corda, os intervalos sobre as cordas restantes:
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e-----3-> oitava justa --------- 8 --------------------
B-----3-> quinta justa --------- 5 --------------------
G-----3-> terça menor----------- 3 --------------------
D-----3-> sétima menor --------- 7m ou apenas 7 -------
A-----3-> quarta justa --------- 4 ou 11 --------------
E-----3-> tônica --------------- T --------------------
.
.
Com a tônica na 5ª corda, veja os intervalos:
.
e-----3-> quinta justa ----------- 5 ------------------
B-----3-> nona maior-------------- 9 ------------------
G-----3-> sétima menor ----------- 7m ou apenas 7 -----
D-----3-> quarta justa ----------- 4 ou 11 ------------
A-----3-> tônica ----------------- T ------------------
E-----3-> quinta justa ----------- 5 ------------------
.
.
.
Com a tônica na 4ª corda, veja os intervalos:
.
e-----3-> nona maior ------------- 9 ------------------
B-----3-> sexta maior ------------ 6 ou 13 ------------
G-----3-> quarta justa ----------- 4 ou 11 ------------
D-----3-> tônica ----------------- T ------------------
A-----3-> quinta justa ----------- 5 ------------------
E-----3-> nona maior ------------- 9 ------------------
.
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Agora que você já sabe os intervalos na mesma casa, com a tônica nas 3 cordas superiores, é só saber a distância de um intervalo pra outro. Ex.: A terça maior tem 1/2 tom de distância da quarta justa, logo, uma casa de diferença. A sétima menor tem um tom de distância pra oitava, logo, duas casas...
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Digao Veterano |
# jul/04
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LeandroPanucci
esse sim e o "caminho das pedras" hehe... agora eles se acham...
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dhelly Veterano |
# jul/04
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pode me mandar esse livro tb... to precisando muito.
dhelly@bol.com.br
Valeu
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Edson Sousa Veterano |
# jul/04
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Rato
A melhor maneira é vc estudar harmonia funcional(formação de acordes), com isso vc mesmo montará qualquer tipo de acorde.
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AgSarola Veterano |
# jul/04
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Rato Nem li a mensagem da galera pois to sem tempo... mas se fosse vc largaria mao de ficar so tocando e separaria meia hora todo dia pra estudar teoria, mesmo sozinho, pra entender escalas e harmonia... demorei 4 anos ate me mancar e estudar teoria... fiquei 4 anos procurando em guitar pro, revistas e perguntando aos outros... quando estudei em uma semana aprendi sozinho a criar os acordes, e nao me confundo mais e nem preciso ficar guardando.. apenas vejo o simbolo da cifra e faco o acorde usando a escala.... estude para nao perder tempo como eu!! E progredi muito!!! Joguei quatro anos sendo tocador de violao, pra em uma semana ter pelo menos uma basesinha do que e ser musico!!!
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Luisfree Veterano |
# jul/04
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Digão por aqui a quanto tempo.
Aprendi que a melhor forma é aprender as escalas, depois formação dos acordes, se você tiver um pouco de "ouvido" vai começar a tirar musica automaticamente sem usar as revistas , eu não consegui, mas tenho colegas que conseguiram
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GAMA Veterano |
# jul/04
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Olá, eu sugiro que voce procure algum artigo ou material do Mozart Mello. Ele é muito funcional para explicar este assunto. Agora cuidado pois existe uma revistinha que´é só para principiantes e uma revista que voce pode checar no site dele, muito boa e que só rola em SP.
Abs.
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Marcelo Alexandre Veterano |
# jul/04
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Pessoal estou com a mesma dúvida do Cobra Norato
Com interpretar esses simbolozinhos:
Bm7 - X2020X
A7/4(13) - X04030
G7M - 3240XX
F#(b9) - 2140XX
A7(13) - 5440XX
Abraços
Por favor alguém pode nos ajudar??
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MiguelFD Veterano |
# set/04
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Rato,
Sugiro que você leia Compêndio de Teoria Elementar da Música, de Osvaldo Lacerda. É um ótimo livro de teoria músical (recomendado por faculdades como, por exemplo, Unicamp), que tem tudo muito bem explicado. É bem difícil você não entender o que está escrito lá. Ok? :-)
Marcelo Alexandre e Cobra Norato,
Quando se deparar com algo do tipo "Bm7 - X2020X" é só ter a seguinte linha de raciocínio: O primeira corda do violão é o MI mais agudo, lá em baixo; a sexta é a mais grave e também é um MI; A squência de letras e números antes do traço é o nome do acorde; A sequência de letras e números depois do traço é a formação do acorde. Repare que a formação do acorde sempre apresenta seis caracteres: o primeiro indica qual trasto você deve apertar na sexta corda (a mais grave) e assim por diante, cada um deles dizendo qual trato apertas na quinta, quarta, terceira, segunda e primeira corda. O X em uma das cordas significa que aquela corda não deve ser tocada naquele acorde e o zero significa que aquela corda deve ser tocada solta (sem pressionar nenhum traste.
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Exemplo: -----------
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Bm7: -----------
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E|---| -----------
B|-0-| | 1 | 3 | |
G|-2-| -----------
D|-0-| ou ainda | | | | | |
A|-2-| x---o---o-x
E|---| E A D G B E
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MiguelFD Veterano |
# set/04
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Exemplo: -----------
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Bm7: -----------
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E|---| -----------
B|-0-| | 1 | 3 | |
G|-2-| -----------
D|-0-| ou ainda | | | | | |
A|-2-| x---o---o-x
E|---| E A D G B E
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Sversut Veterano |
# set/04
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Falando nisso, FORMAÇÃO DE ACORDES é a parte maias fácil da teoria musical, por isso que sei acho que só isso, e olhe lá que às vezes pinta dúdivas, tipo os famos /9, que uns dizem que incorpora tb 7ª, os tais sus...
Ou há algo mais fácil???
Saber Campo Hasrmonico na Teoria talvez tb não seja dificil (até sei) mais na prática é complicado aplicado saber o porque dos porquês de cada acorde.
Sversut
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