Dúvida: afinação

Autor Mensagem
Barbara Jolie
Veterano
# mar/04


Pq toda hora que vou afinar meu violão, qndo chego na corda "e" arrebenta?
Alguém conhece esse mistério?


Não consigo afinar essa última corda, vou tentando, até q arrebenta, q chato. =/

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Barbara Jolie

Comigo isto não acontece. Você não está afinando alto demais?

Barbara Jolie
Veterano
# mar/04
· votar


Al Majíd
acho q sim, nao sei.
Eh pq eu afino na quinta casa, ae as notas de cima, anteriores sao mais graves, ateh a 5ª corda afino legal, mas chega na 6ª, nao consigo, tento afinar, mas nao dá, o timbre de uma e de outra diferencia muito pra mim. E tento cantar a nota, mas mesmo assim nao dah.

A afinação normal do violão é o E3 né?

Puxa, agora arrebentou a corda e não posso treinar, td pq emprestei meu violao pro meu irmão, e minha sobrinha de 2 anos tocou As Bachiannas nele, só pode....uix

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Barbara Jolie

E3 do piano? Acredita que nunca fiz esta comparação? Mas olhe o rastilho e a pestana do violão. Pode ser que algum deles esteja puindo a corda. Na corda 6 para a 5, tente afinar pela harmônica das duas. Assim eu faço e fica bom.:D

Barbara Jolie
Veterano
# mar/04
· votar


Al Majíd
isso, do piano.

pera....explica ae....harmônica de quem?

maggie
Veterana
# mar/04
· votar


Al Majíd
Comigo isto não acontece. Você não está afinando alto demais?

Uma vez afinei umas 2 oitavas acima, daí arrebenta mesmo!


Use um afinador.

Barbara Jolie
Veterano
# mar/04
· votar


maggie
hahahaha....só pode ser isso mesmo....

Afinador??? só tenho diapasão. O problema eh o ouvido q não tah bem "encaixado" heheehhe

maggie
Veterana
# mar/04
· votar


Barbara Jolie
hehe

Então tem que afinar o ouvido! :)

Barbara Jolie
Veterano
# mar/04
· votar


maggie
buááááá.....pq minha mãe nao educou meu ouvido absoluto, qndo eu era nenem....buááá culpa dela....eheheeh =P

Cassio
Veterano
# mar/04
· votar


Pega um Afinador de PC que é mais garantido.... Ouvido nem sempre funciona

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Barbara Jolie

Encosta (sem apertar) o dedo da mão esquerda na corda 6, no 5º traste (em cima do traste e não na casa), e toca. Depois compara com a corda 5 no 7º traste. Faça isso quase que simultaneamente e sinta as duas cordas vibrarem. Elas têm que vibrar em uníssono. Se estiverem desafinadas, você vai sentir um vai e vem danado na vibração .

Amplexos

Barbara Jolie
Veterano
# mar/04
· votar


Al Majíd
Puxa, valeu pela dica, mas eu tinha q saber isso antes de ter arrebentado minha corda...buaáááá´.....
agora vou comprar nylon, acho, só q o saco é, ter q esticar, afinar todo dia, pq nylon eh diferente de aço, blá, blá, blá....

Eu tenho afinador no PC, por causa dele, q acabou arrebentando....tava 1 oitava acima, a bagaça....ahahahah.

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Barbara Jolie

Eu costumo afinar todas as cordas pelos harmônicos, de menos da corda 3, para a corda 2, que vou lá na 4ª casa. Da corda 2 para a 1 eu também vou no harmônico.

Eu tenho afinador no PC, por causa dele, q acabou arrebentando....tava 1 oitava acima, a bagaça....ahahahah..

Heheh...assim não há corda que aguente. Ainda bem que não estourou o cavalete, porque poderia até lhe machucar.

Amplexos

evitaerc
Veterano
# mar/04
· votar


Barbara Jolie

Derrepente a corda não esta arrebentando, e sim o no la em baixo não esta firme e qnd vc tensiona as cordas pelo fato da mizinha ser a mais fina ela solta!!

Barbara Jolie
Veterano
# mar/04
· votar


Al Majíd
e o pior q machucou, kkkkkk, arrebentou e escapou na minha mão, cortou e tudo.....fez um corte ennnnooorrrmmme de pekenininho.....hahahahahahaha.....

Pode explicar melhor essa afinação pelos harmônicos?


evitaerc
Infelizmente arrebentou sim....=/

evitaerc
Veterano
# mar/04
· votar


Al Majíd

Afino do msm jeito kra!! Com algumas bossas a mais dependendo da afinação

Johnny
Veterano
# mar/04
· votar


Onde que está arrebentando, mais próximo da pestana ou mais próximo do cavalete?

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Barbara Jolie

Você encosta o dedo de leve no 5º traste, na 6ª corda e a toca. Rapidamente você encosta o dedo de leve no 7º traste, na 5ª corda e a fere. Depois você vai na 5º traste da 5ª corda e a toca. Em seguida vai no 7º traste da 4ª corda e toca também. Vai no 5º traste da 4ª corda e toca, sempre com o dedo encostado apenas. Daí vai no 7º traste da 3ª toca e toca. Da 3ª corda para a 2ª, você confere a afinação na 4ª casa, pressionando o dedo nesta. Depois vai no 5ºtraste, na 2ª corda e toca e em seguida vai no 7º traste da 1ª corda e a fere. O intervalo de toque entre um harmônico e outro deve ser rápido, para não se perder o efeito do primeiro toque.

Daí você vai sentindo a frequência das cordas. Se você sentir um variação da frequência, tipo um vai e vem (grave e agudo) é porque elas não estão afinadas entre si.

Amplexos

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


evitaerc

Beleza...pelo menos pra dar uma conferidinha, este método é infalível. A menos que as cordas já não estejam mais se equilibrando na frequência exata.

Amplexos

Barbara Jolie
Veterano
# mar/04
· votar


Al Majíd
valeu, qndo eu colocar a corda nova, farei isso.

Johnny
arrebentou em cima....não sei como q chama. =/

evitaerc
Veterano
# mar/04
· votar


Al Majíd

Ja ouvi um negocio que os harmonicos não são 100% precisos, eles tem uma diferenca de afinação pra nota natural, mas num percebo muito isso naum

evitaerc
Veterano
# mar/04
· votar


afino com o harmonico e dps do uma conferida ao natural so pra ter certeza

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


evitaerc

É pelo fato do violão não ser temperado. Mas a diferença é mínima. E é legal você ouvir duas frequências se chocando. Ás vezes eu dou uns harmônicos e fico apertando e desapertando a tarracha.

Eu faço o inverso do que você faz... eu afino naturalmente e depois confiro nos harmônicos...hehehe...vai entender...:D

lblack
Veterano
# mar/04
· votar


O eu chegando atrasado...



Aprendi a afinar a poucas semanas, tento afinar do modo tradicional acaba não conseguindo afinar, então toco vários solos que já estou acostumado com o som e tento igualar ao som original da musica entende?

Barbara Jolie
Veterano
# mar/04
· votar


Al Majíd
Uma dúvida:
mas tipow, esse método não é para afinar, é só pra ver a frequencia entre as cordas se não está muito diferente, é isso?

Pois se eu encosto o dedo da mão esquerda na corda 6, no 5º traste e depois comparo com a corda 5 no 7º traste. Não vou estar afinando-as, apenas vendo se estão afindas. Isso né?

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Barbara Jolie

Isso mesmo. E se as frequências estiverem diferentes, você vai rodando as tarrachas até colocá-las iguais.

Amplexos

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


lblack

Entendo. Digamos que gasta mais suor...hehehehe

lblack
Veterano
# mar/04
· votar


Entendo. Digamos que gasta mais suor...hehehehe

Pois é mas é só pegar um violão e tocar um acorde e já falo se tá desafinado ou não.

lblack
Veterano
# mar/04
· votar


Al Majíd

Você mexe na internet do trabalho né?

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


lblack

Isso...:D

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvida: afinação