Duvida na afinação do violão

    Autor Mensagem
    Lucas_Slipknot
    Veterano
    # abr/10


    Não sei direito como afinar meu violão, sou iniciante, e tenho uma duvida cruel !

    Na hora de afinar o violão, cada corda é afinada em uma nota diferente ou por exemplo se eu escolher o E como nota para afinar, é só afinar cada corda em E?

    Obs.: eu uso o programa Aptuner para finar meu violão, estou treinando para afinar pelo ouvido, mas nas horas de emergencia eu uso o programa :D

    A pergunta pode ser ridicula, estupida, mas eu realmente não sei como afinar um violão.

    Agradeço a todos que me ajudarem !

    kiki
    Moderador
    # abr/10
    · votar


    sim, a pergunta é meio ridicula, mas vale responder.

    a afinação em E é o nome da corda mais grave.

    contando da mais aguda pra mais grave, afina-se: e B G D A E
    (o "e" pequeno é pra dizer que a primeira corda é a mais aguda)

    nao sei como se usa esse programa, mas geralmente os afinadores já dão essa sequencia pra voce.

    kiki
    Moderador
    # abr/10 · Editado por: kiki
    · votar


    http://www.gieson.com/Library/projects/utilities/tuner/

    tente usar esse

    cada botao é uma corda, e tem que afinar pelo ouvido.

    Caio Gomes
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    O AP Guitar Tuner funciona da seguinte maneira:

    Ele tem dois gráficos, um representando a nota que você está tocando no violão dizendo quanto você está distante para alcançar tal nota ( A +32 por exemplo). E o outro a distância que você esta de alcançar a nota na corda na afinação que você escolheu. Confuso né? É simples na verdade.

    A afinação padrão do violão é em Mi: E A D B G e.

    Para afinar a mizona (6ª corda) por exemplo. Toque ela. Irá aparecer, dependendo do quanto está desafinado, uma nota, por exemplo, C -24. Isto indica que você deve ir apertando a corda até chegar no tom de C. Mas você quer E, então aperte mais. Você vai passar por D. Até chegar em E, deixe no zero.

    Mas cuidado, pode ser que você esteja indo em direção de uma oitava acima (apertando demais). Ou seja, quando você terminar de afinar a corda não pode estar mole nem rígida demais. É difícil errar neste quesito, basta ter bom senso.

    Lucas_Slipknot
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Vlw ae gente, eu sei que essa minha duvida era ridicula, mas agora eu ja entendi como funciona.

    Esse afinador online é muito bom, eu sempre tento afinar o violão pelo ouvido, pois não quero ficar dependendo de programas ou afinadores para finar meu instrumento, agradeço pela ajuda de vcs.

    kiki
    Moderador
    # abr/10
    · votar


    Caio Gomes
    É difícil errar neste quesito, basta ter bom senso.

    na verdade nao... pra quem é iniciante de tudo, é facilimo errar essas coisas. eu lembro que as vezes eu ficava dias pra conseguir acertar a afinação de um instrumento quando botava corda nova...

    quando nao sabemos nada, erra coisa besta, tipo erra de oitava, erra de tarracha (eu ja estourei uma corda por que ficava girando a tarracha errada e apertei demais).

    por isso eu prefiro o outro afinador, o que eu citei. ele dá o som da corda, entao é dificil errar a oitava. e tambem treina mais o ouvido. nao gosto de afinador que vai só olhando.

    o melhor mesmo é ouvir só o lá 440 e afinar o resto.
    tipo nesse:
    www.metronomeonline.com

    Lucas_Slipknot
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    esse de afinar a partir do lá 440 eu não entendi.

    afinar pelo lá é aquele de ficar seguirando a 5ª casa e afinar a corda de baixa até ficar com o som da corda que tem a 5ª casa apertada?

    kiki
    Moderador
    # abr/10
    · votar


    Lucas_Slipknot
    não, essa de afinar pela 5a casa é o método "tradicional", o primeiro que se aprende.
    mas pra afinar assim precisa que pelo menos uma corda esteja afinada.

    o lá 440 Hz (hertz) é uma frequencia padrão usada na musica, pra afinar qualquer instrumento.
    voce consegue ele com um diapasão de forquilha (garfinho) ou nesses afinadores online.

    a partir dele voce afina uma ou mais cordas, e as outras voce afina como quiser.
    pode ser pela 5a casa, ou por outros meios.

    o 440 hz equivale à corda mizinha na 5a casa, ou um harmonico na 5a casa da corda lá.

    Bentess
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Compre um dvd com video aula para iniciantes, você vai aprender tudo o que um iniciante deve saber, inclusive afinar seu violão, perguntar no fórum não vai te ajudar da mesma forma que você ver alguem afinar um violão, boa sorte!!!

    Lucas_Slipknot
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Agora entendi como afinar meu violão ^^

    Vlw kiki pela ajuda !

    Sobre o dvd, eu ja tava pensando em comprar um, mas tenho que esperar chegar uma revista para poder encomendar por ela, aqui onde moro não tem nenhuma loja que vende isso

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida na afinação do violão