Violão nylon

    Autor Mensagem
    High Voltage
    Veterano
    # mar/04


    Velhinhos, seguinte:

    Há 8 anos toco em violão aço. Aliás, aprendi no aço. Só que estou muito a fim de mergulhar na Bossa Nova e na MPB em geral, e para tal, vou precisar de um violão de nylon. A questão é que eu preciso de um violão com um timbre alto.

    E em termos de nylon, não entendo nada, nem de encordoamento, nem tensão, nem mesmo sobre o madeiramento mais adequado para uma melhor sonoridade.

    Aí, a pergunta: Vcs conhecem algum violão de nylon com um timbre alto?

    Outro dia entrei numa loja lá na Teodoro Sampaio, e peguei num Aria AK-80, um bebê, de tão pequeno. Como eu já tinha tocado num DiGiorgio Estudante 18, e num Giannini que nem sei qual é, e, em ambos, o som era muito baixo, logo imaginei que o AK seria pior ainda. Ledo engano. O bicho tem uma timbragem do caramba... porém, é muito pequeno. Pra criança mesmo.

    Aí a minha dúvida vai desde o encordoamento, tensão, até o violão em si. Um modelo que eu achei muito louco é o
    "Gwnc1-El Sevilha", da Giannini, da série clássico.

    Então, eu procuro um negócio mais ou menos naquele naipe.

    Outra coisa: Para um violão nylon, que é para os momentos mais tranqüilos, seria melhor comprar um todo acústico, ou compensa fazer um extra pra pegar um eletro-acústico ?

    Perguntas que não querem calar...
    Toda opinião será bem-vinda... valeu e obrigado.

    Max
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Voce ja tem um violao de aço pelo visto. Agora quer um nylon e viu um violão legal, nacional, que é esse giannini. Boa compra. Outra boa compra é o GWNC3 da Giannini também fala muito bem. Se voce quiser um violao de nylon eletrico compre um C1-Sevilha e compre uma captação Tron ou Condor e o violão ficara bem versatil. Legal acustico e elétrico!

    Johnny
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    High Voltage

    Bom cara... o que seria um "timbre alto"? Volume alto? Bom cara se for isso não é problema nenhum! Em geral um bom violão clássico tem mais volume que um bom violão aço. No entanto, vc teria que pagar a mais por esse "bom".

    Segue a dica do Max. Pega um GWNC3 da Giannini que tem um bom volume e o tampo é de Pinho Abeto que melhora bastante o tipo de resposta que vc precisa para MPB.

    É isso ae cara! Dá uma pesquisada nesse modelo, se não for esse pergunta por outro na mesma linha! Tem o Di Giorgio Autor 3, o Yamaha C70, todos na mesma faixa de preço.

    E é muito comum as pessoas adquirirem um violão aço não pelo gosto do som do aço, mas porque acha que o violão aço fala mais e no fundo essas pessoas estão completamente enganadas.

    High Voltage
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Johnny e Max

    Caras, vcs me ajudaram bastante. Anotei os modelos. Eu tbm não sabia que o nylon responde até mais que o aço. Uma notícia aliviadora, uma vez que o som do nylon é bem agradável quando bem dedilhado, não desmerecendo o aço, que tem lá suas grandes virtudes. Agora só me falta saber quanto a um encordoamento legal para nylon, e se o violão escolhido suportará numa boa a troca das cordas.

    Por ora é isso aí. Valeu mesmo, caras.

    Rock n' Roll can never die!

    [] (abraço)

    evitaerc
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    High Voltage

    Encordoamento depende de qnt vc esta disposta a pagar, se vc que ficar na casa dos 15 R$ compra giannini, mas pra algo com uma qualidade razoável vc vai ter que desembolsar pelo menos 35R$ (La bella, *augustine*, daddario pro arte), pra ter um encordoamento top vc vai gastar uns 45 - 60 R$ (*Savarez* e *Hannabach*). Coloque ** nos que eu considero melhores, mas isso depende de preferencia e do violão em si. So num compre aquela daddario sem ser pro arte, aquela corda é um lixo!!

    Johnny
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    evitaerc

    Não cara! A Daddario não é um lixo, mas deveria ser colocadad no lixo! Hehehehehe....

    evitaerc
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    ehehehehe

    Abda
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Boa tarde,

    Acabei de me cadastrar no forum, achei interessante pelo o assunto, pois sou apaixonada por música...enfim, resido em Brasília/DF, já estudei (atualmente parada) violão, mas por motivos de faculdade, precisei me afastar por um tempo...

    Mesmo assim não parei de tocar e estudar (às vezes)...Bom, estou querendo comprar um violão de nylon elétrico, estou sendo mais adepta para o godin acs slim, alguém tem um desses? ou outro melhor???

    Obrigada!

    High Voltage
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Abda

    Violão nylon elétrico seria ótimo, não fosse a perda de qualidade provocada pelo amp em relação ao som original do violão. Pior ainda se for um amp digital, onde a freqüência analógica é convertida para binária (0 e 1), o que provoca uma perda lastimável e irrecuperável no som, a menos que tal amp (valvulado ou transistorado) seja muito bom (o que requer uma boa grana em contrapartida).

    Não vou te dar informações mais apuradas porque eu mesmo não tenho total domínio nessa área de amps, mas o pessoal aqui anda bem antenado a respeito dessas coisas.

    Bem, a msg principal desse meu comentário é: pense bem sobre o violão eletro-acústico nylon, ou separe uma grana para um excelente amplificador para tensionamento nylon (bom, talvez seja besteira dizer, pois não sei se vc já tem esse amp).

    Uma solução viável e sem perda qualitativa para o violão nylon: Comprar um violão sem pre-amp, e microfoná-lo.

    Bom, vc vê aí o que melhor te adequar às tuas necessidades musicais. até +

    Al Majíd
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Abda

    Seja bem vinda. O High Voltage deu uma boa dica.

    Max
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Abda
    Eu acho o Godin maravilhoso em relacao a som ligado! Mas ele nao tem acustica. Teria de sempre tocar ele ligado para ouvir...mas ele é um puta violao ligado!...

    ufrpefisica
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    Na minha opinião, o melhor violão de naylon são:

    1°) Gibson Chet Atkins CE NYLON STRING (o melhor do planeta)
    2°) Os takamines da linha HIRADE e da linha TH.
    3°) Os de Luthier

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violão nylon